Sinal de alerta

Desde a temporada passada, as cotas de televisão mantêm o mesmo fluxo de negociação: emissora – clube, clube – emissora. Não há mais mediação do Clube dos 13, pois este feneceu. O valor pago é baseado, essencialmente, no poder de mídia da agremiação.

Na Europa é assim, onde Barcelona e Real Madrid lideram as fortunas. No Brasil, Corinthians e Flamengo começaram a liderar.

Um dos citados, o Corinthians, que em tempos recentes resumia-se em desordem e incompetência, reconheceu a sua força e é campeão da América. O Flamengo parece não querer reconhecer, porém pode.

Pergunto eu: será que, no futuro, não teremos (como já tivemos) apenas dois clubes elitizados no Brasil? Há dirigentes que batem no peito e garantem que não chegaremos a tal ponto.

Torçamos para que estejam certos. O contrário seria uma “europeização” indigesta tanto para o Inter como para o futebol do país.

2 thoughts on “Sinal de alerta

  1. Harry, você tocou em um ponto crítico no futebol brasileiro. É evidente a exagerada projeção de alguns clubes, principalmente os dois clubes citados, favorecidos por altos investimentos de empresas “estatais” e a descriminalização dos demais clubes que não pertencem ao eixo Rio/São Paulo. Infelizmente, isso é o retrato de nosso País, principalmente por estar “criando” e alimentando feudos, quando deveria estar pensando em falar e agir com verdadeira democracia, coragem e promover a igualdade. A “falência” do Clube dos 13 e a ganância, outros interesses e miopia de alguns dirigentes só vieram a sacramentar essa situação lamentável. Não sei se por morar em uma cidade nordestina, essa revolta se torna maior ainda, pois aprendi a entender e amar o Brasil, como uma Pátria e um povo maravilhoso, não aceitando qualquer tipo de descriminalização, seja por raça, por religião, por opção sexual ou outra abominável qualquer.

  2. Pedro! Acho que não vou concordar contigo quanto a esse processo ter tido início apenas a partir do ano passado, mas sim a muito mais anos atras. Penso que essa manipulação da massa torcedora no Brasil já existe desde que a emissora monopolizadora das deixou de transmitir as partidas de cada clube, ao jogar fora de casa, para as suas respectivas praças (cidades), lá por 2003 ou 2004, desde aquela época nos colocam goela abaixo os jogos dos famigerados clubes do Rio e São Paulo, a não ser que compremos da ditacuja o pacote do brasileirão (PFC). Já residi fora do estado e pude constatar que, em particular nos estados do Centrooeste, do Norte e do Nordeste do Brasil, praticamente com poucas exceções, existe uma imensa massa de “Pseudo flamenguistas” ou “pseudo corinthianos” em detrimento dos clubes regionais. E respondendo a tua pergunta: A tal elitização do futebol no nosso país, infelizmente já está em andamento, sim, e não é de hoje! Rezemos e oremos! Saudações Coloradas! Claudio Saldanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.