Considerações sobre a verdadeira imagem e a projetada.

Nessa postagem gostaria de colocar algumas considerações sobre a imagem projetada do nosso INTERNACIONAL, no cenário futebolístico, e com a ajuda de vocês tentar entender se são colocações de um torcedor apaixonado ou representam uma verdade.

 Tenho observado uma certa má vontade ou nenhuma ou pouca simpatia da imprensa, de um modo geral, quando se trata do nosso clube. Não sei se posso acreditar que o momento atual é um reflexo devido a ocupação desses lugares por determinados homens da imprensa escrita, falada e televisionada, com uma ação inocente, como torcedores fiéis de outros cubes e que defendem com “unhas e dentes” os interesses desses clubes, ou que seja resultado de uma ação diferenciada do marketing desses clubes.

 Penso que no mínimo, ao ser transmitido um jogo do INTERNACIONAL, as observações deveriam espelhar, respeitar e se prender exclusivamente aos fatos que estão sendo transmitidos. Ao meu modo de ver, se torna ridícula a posição de alguém, mesmo vendo por diversas vezes a repetição de uma jogada, não tem a humildade de reconhecer o seu erro e corrigir a sua equivocada posição.

 Da mesma maneira, quando é noticiada uma informação que envolva o nosso INTERNACIONAL, assim como qualquer outro clube, deve espelhar a verdade histórica, que deve ser resultado de um preparo mínimo de estudo prévio sobre o clube, ou ao fato novo, a notícia, para que bobagens não sejam ditas, escritas ou mostradas como sendo verdades inquestionáveis.

 O que é difícil de aceitar é a submissão da imprensa em geral, de todos os Estados, ao “bater do tambor”, como dizia o Lauro Quadros, da imprensa do centro do nosso País. Parece que existem dois Brasil, um o do centro do País, o melhor, o mais majestoso e incomparável e o outro, o da mediocridade e da submissão, formado pelo resto dos Estados que ficam fora do eixo central. Sinceramente, vejo com muita tristeza nosso Rio Grande do Sul, relegado a segundo ou terceiro plano no mundo futebolístico nacional, apesar de todas as nossas conquistas, inclusive mundiais.

 Nunca me deixei levar pela ilusão de ver o reconhecimento dos méritos de um clube com a história do nosso INTERNACIONAL, devido a inveja velada que temos de torcedores de outros clubes e de defensores de outros interesses, mas é uma lástima que as experiências e a luta de nosso clube não sirvam de exemplos às novas gerações. Não permitindo espaço a nenhuma forma de discriminação social, política, religiosa, sexual ou de idade, conseguimos unir a maioria de um povo maravilhoso em um único clube. Temos o mérito de ter construído com “nossas próprias mãos” e recursos próprios ou alcançados com méritos, sem a proteção de favores altamente questionáveis, a nossa sonhada casa, o nosso Estádio Beira Rio, a Bóia Cativa deles, conquistamos títulos regionais, nacionais (inclusive um, o único invicto), nas Américas e mundial, e, para o sofrimento de muitos, somos uma única, invejável e incomparável torcida, a MASSA COLORADA.

Ainda vamos mostrar aos desavisados que nós COLORADOS “somos duros na queda”, que “não está morto quem peleia” e que “damos um boi para não entrar na briga, mas damos uma boiada para não sair”.

 Vamos lá, INTERNACIONAL, orgulho dessa gente e dessa terra gaúcha.

One thought on “Considerações sobre a verdadeira imagem e a projetada.

  1. Pois é, Paupério: às vezes penso que estou vendo fantasmas, que é implicância de torcedor. Mas a verdade é que tenho a mesma sensação de que tentam relegar nosso INTER a um plano secundário. Como é possível? Somos 100% Primeira Divisão; o único Clube a vencer um Campeonato Brasileiro de forma invicta; temos o maior número de associados do Brasil; temos a maior e mais vibrante torcida do sul do Brasil; somos Bi Campeões da Libertadores e Campeões do MUNDO MESMO; talvez por não permitirmos espaços à discriminação, como você muito bem relata, tudo resulte numa certa humildade que nos faça, como tem sido, comemorarmos muito as nossas conquistas, sem ficarmos nos preocupando com os revezes alheios. Ou, quem sabe, deva a Diretoria adotar táticas mais agressivas de marketing. SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.