TÁ TODO MUNDO ENROLANDO

As entrevistas do diretor Marcelo Medeiros e o do treinador Dunga, concedidas após a derrota para o Cruzeiro beiram o surrealismo. Ambos debocharam da inteligência dos torcedores e da própria imprensa, ao dizer que o trabalho que vem sendo realizado (???) dará resultados, e blá blá blá…
Lembrei de um antigo personagem de um programa humorístico da TV, que simbolizava o servidor público brasileiro e sempre pronunciava a mesma frase: “tá todo mundo enrolando” e todos os demais colegas da “repartição” repetiam em coro a mesma frase, fingindo trabalhar.
Segundo o diretor Marcelo nada irá mudar! Coitados de nós, torcedores, que a cada jogo renovamos nossas esperanças no reencontro com a vitória! Se nada irá mudar, continuaremos a ser derrotados por adversários fortes e medíocres, em casa e fora, completos ou desfalcados.
Fiquei muito preocupado ao ouvir o que o Dunga disse à Rádio Guaiba, antes do jogo, sobre a escalação de Otávio e Caio no ataque: “todo mundo está usando jogadores de velocidade, todo mundo está jogando assim”. Quem é todo mundo, cara pálida? Jogando assim como? Quanta convicção! Esse é o nosso treinador, pessoal! Para mim se trata de um franco atirador, um mero aprendiz.
As desculpas mais esfarrapadas têm surgido após os maus resultados, dentre elas:
1) Não temos estádio, jogamos sempre fora: isso não é surpresa para ninguém, devia fazer parte do planejamento da Diretoria desde o início do ano. Ademais, o CAP também só joga fora e vai muito bem no campeonato, com um plantel bem mais modesto que o do INTER.
2) Falta tempo para treinar: é a desculpa mais absurda de todas, pois TODAS as equipes sofrem com o calendário apertado, com muitas viagens, etc. Na verdade, a equipe deveria vir pronta do Gauchão, quando havia tempo para treinamento. E quando houve o recesso para a Copa das Confederações, os clubes tiveram um novo período para treinamento. Desculpa esfarrapada, seu Dunga! Veja o exemplo do Guto Ferreira, que em meia dúzia de jogos organizou o time da Portuguesa, infinitamente menos qualificado que o grupo do INTER.
3) Jogamos de igual para igual mas o adversário fez os gols: falta humildade, seu Dunga! Essa história de igual para igual é balela! Contra o Cruzeiro, é preciso tomar maiores cuidados, é preciso reconhecer a superioridade do adversário no momento. Já contra o Náutico, no primeiro turno, o INTER deveria ter ido pra cima, pois é muito mais time. Vacilou e levou 3 x 0. Cada jogo é uma história, tem que saber fazer a leitura do jogo.
4) Sofrer gols no início do jogo é acaso, isso vai passar: não é acaso não, seu Dunga! Evitar que o adversário faça gols é questão de orientação e posicionamento do sistema defensivo, seja no início ou em qualquer momento do jogo. Três derrotas seguidas não é nenhum acaso.
Vou parar por aqui. Estou me desgastando com essa história, enquanto a Diretoria do INTER diz aos quatro cantos que está tudo bem. Palhaçada, esse é o termo que define a atual gestão do futebol, incluindo o técnico Dunga.

Arquibadan Machado

19 thoughts on “TÁ TODO MUNDO ENROLANDO

  1. Colorados, obrigado pelos comentários! Desculpe ser repetitivo, mas tive que refazer o comentário em relação às considerações do Niko, porque achei que tinha perdido o texto em algum lugar do espaço onde os computadores é que mandam… Por isso que há dois comentários meus muito parecidos. SC

  2. Olha Aquidaban, eu “larguei” há muito tempo. Claro que continuo sócio em dia, vou a alguns jogos, mas deixei de acreditar nesta direção (com “d” minúsculo). O ano de 2012 já foi lamentável, dentro de campo e também na questão da obra do Beira-Rio. Ao contrário de muitos, eu considero o Presidente Luigi o maior culpado de tudo o que está acontecendo neste ano e em 2012 também. Na questão da AG eu achei e continuo convicto de que a direção não teve a habilidade para desentranhar o assunto, mesmo que alguns ilustres colorados tenham elogiado o Presidente como um “estadista”. Quanto aos dirigentes de segundo e terceiros escalões, bom, melhor nem comentar, ainda mais quando se tratam de suas pérolas em entrevistas. Melhor seriam se dissessem…”falem com o Dunga e com algum jogador, talvez eles tenham algo a dizer”. Enquanto este Presidente estiver no Clube e com a maioria do Conselho Deliberativo na sua mão, como foi na eleição sem sócios, não espero e não tenho razões para esperar dias melhores para o INTERNACIONAL.

  3. post perfeito que fecha com o que penso do nosso momento atual. parabéns .

    e ao comentário do Niko tb dou meus parabéns.

  4. Concordo muito com sua opinião sobre as ações da Diretoria, Niko. Assim como em relação à banalização das PLACAS concedidas, pois isso é uma honraria, uma deferência muito especial para pessoas de grande destaque. Quanto à contratação do Dunga, discordo de você, amigo. As razões pelas quais entendo que Dunga é o maior responsável pela situação pela qual o time está passando, já declinei em outro post alguns dias atrás, e agora reproduzo parcialmente:
    1) O INTER de Dunga sofre muitos gols. Por quê o sistema defensivo não foi até hoje bem organizado pelo treinador, se o trabalho realizado é tão bom assim?
    2) O INTER de Dunga não sabe sair jogando. O trabalho tão bem realizado não inclui esse fundamento do futebol?
    3) O INTER de Dunga não tem velocidade para chegar ao ataque, permitindo que os adversários se reorganizem defensivamente com toda calma. Ao longo do ano não puderam treinar isso? Nem no período de recesso para a Copa das Confederações?
    4) O INTER de Dunga tem o melhor preparador físico do Brasil, mas sempre que o time consegue fazer um gol no adversário, imediatamente recua tanto que dá a impressão de estar sem fôlego para tentar fazer mais gols!
    5) O INTER de Dunga não tem jogadas ensaiadas, exceto os cruzamentos de escanteios e faltas próximas à área adversária procurando o cabeceio de Juan. E só!
    6) O INTER de Dunga não tem sequer um time definido! E estamos em Outubro!
    Além do mais, Niko, o isolamento de Dunga foi plantado por ele mesmo, desde o primeiro dia em que chegou ao Clube. É só lembrar de suas entrevistas agressivas, hoje nem tanto. Reforço as palavras do Evandro: escreva neste blog, pois as divergências são discutidas no plano das ideias e entre Colorados que só pensam no Clube como uma das suas maiores paixões. Obrigado pelos comentários, e participe sempre. SC

  5. Niko Duarte, obrigado pela sua importante contribuição. As divergências e os diferentes pontos de vista enriquecem a troca de ideias e o debate realizado diariamente no BAC. No que diz respeito à diretoria atual, concordo muito com você. O Presidente Luigi tem muita capacidade administrativa, já demonstrada nas negociações da reformulação do estádio, por exemplo. Mas no futebol, naquilo que mais se liga à paixão do torcedor, deixa muito a desejar, pois suas escolhas para os cargos vinculados diretamente a essa área sempre foram equivocadas, como você muito bem demonstrou. Apenas me permita discordar com relação à contratação de Dunga para treinador. Quando Dunga foi anunciado o sentimento de dúvida tomou conta de cada torcedor colorado. Falo por mim e por todos com quem conversei. Havia muita esperança que Dunga desse certo no INTER. Mas nunca houve confiança verdadeira na sua capacidade como treinador de futebol. Mesmo porque sua experiência anterior fora tão somente na Seleção Brasileira, o que não é pouco, mas todos sabemos que lá estão disponíveis os melhores jogadores em TODAS as posições, e não apenas onze bons atletas, mas os melhores 22 ou 24 atletas. Este privilégio não temos no INTER. A esperança se transformou em realidade com a conquista do Gauchão, embora a duras penas na decisão contra a filial do rival em dois jogos que apenas empatamos. Moledo e Fred, que eram titulares, foram negociados. Vieram Scocco, Alex, Alan Patrick e o lateral Ednei. Damião ficou, Índio se recuperou, D’Ale está jogando muito, Juan tem muita regularidade, etc. O que quero dizer é que um bom treinador faria o time ter um desempenho muito melhor nas competições nacionais que o INTER está disputando, tendo à disposição o elenco atual do Colorado. E aqui utilizo parte do que escrevi dias atrás neste mesmo blog para resumir o que penso de Dunga;
    1) O INTER de Dunga sofre muitos gols. Por quê o sistema defensivo não foi até hoje bem organizado pelo treinador, se o trabalho realizado é tão bom assim?
    2) O INTER de Dunga não sabe sair jogando. O trabalho tão bem realizado não inclui esse fundamento do futebol?
    3) O INTER de Dunga não tem velocidade para chegar ao ataque, permitindo que os adversários se reorganizem defensivamente com toda calma. Ao longo do ano não puderam treinar isso? Nem no período de recesso para a Copa das Confederações?
    4) O INTER de Dunga tem o melhor preparador físico do Brasil, mas sempre que o time consegue fazer um gol no adversário, imediatamente recua tanto que dá a impressão de estar sem fôlego para tentar fazer mais gols!
    5) O INTER de Dunga não tem jogadas ensaiadas, exceto os cruzamentos de escanteios e faltas próximas à área adversária procurando o cabeceio de Juan. E só!
    6) O INTER de Dunga não tem sequer um time definido! E estamos em Outubro!
    Assim, meu caro Niko, tem chamado muito a minha atenção tanto o desempenho pífio da equipe colorada quanto a evolução positiva de algumas equipes da Série “A” que possuem elencos muito modestos, a partir do trabalho de seus treinadores, todos experientes mas ainda em processo de afirmação no cenário nacional (cito o CAP, o Bahia e a Portuguesa de Guto Ferreira). Não quero impor o meu ponto de vista, mas penso que existem referenciais como esses que não isentam o Dunga da responsabilidade pela situação atual do nosso INTER. Lembro ainda que o isolamento de Dunga foi decretado por ele mesmo, ao afastar alguns componentes da própria diretoria, que apenas gostariam de colaborar, não de interferir. Quanto às PLACAS concordo integralmente com suas observações. PLACA é uma deferência muito especial, de significado forte, uma homenagem marcante. Banalizar essa distinção é diminuir sobremaneira o seu valor. Espero que isso mude e não voltemos a ver a concessão de PLACAS a meros coadjuvantes. Ah, também quero ver Muriel fora do elenco e Fabrício quando muito no banco. Para concluir, endosso o pedido feito pelo Evandro: venha escrever no BAC. Com certeza todos aprenderemos e apreciaremos muito. SC

  6. Prezado Roberto Vianna, nada é mais patético na atualidade do que o discursinho chororô e de justificativas infundadas pronunciado pelos diretores e pelo técnico de plantão. É muito triste ver tudo isso e se sentir impotente para mudar qualquer coisa. A diretoria foi eleita e ficará até o fim do mandato, e o Dunga, que já deveria ter saído espontaneamente, também acha que está tudo bem e vai ficando. Nem diretoria nem Dunga têm hoje o respaldo da torcida. Mas alguém no Clube está preocupado com o que pensa a Torcida Colorada? SC

  7. Futebol é subjetividade pura. Isto posto, peço-lhes licença para expor meu ponto de vista: A culpa do iminente fracasso em 2013 é da diretoria! Por questões da tal ‘governabilidade’ Luiggi sempre se ferrou nas escolhas: Siegmann, Anápio, Luciano (Deus nos livre e guarde) David, Souto de Moura e M. Medeiros não deram conta do recado. E qual seria o recado? Colocar o (mal ensinado) elenco do Inter nos eixos. Fazer com que aquela cambada de mascarados honrem as cores do clube acima das vaidades pessoais. Por não serem do ramo demoram para agir e quando agem o fazem de forma errada, dando ‘asas às cobras’. E quem paga a fatura? A instituição, é claro. Não sei mais como classificar a atitude da direção que resolveu distribuir e banalizar as PLACAS que o clube eventualmente presenteava algum ídolo máximo do time. Os últimos ‘craques’ agraciados com a referida distinção foram Fabrício e Muriel que na míope visão desta diretoria amadora, prestaram e ainda prestam serviços relevantes ao SC Internacional. Chancelaram a perebice no time principal! Quem aqui após receber uma homenagem do chefe leva a sério uma crítica ou uma dica para melhorar, aprimomar, rever certas atitudes? O chiliquento Fabrício se acha o Rei da lateral. E com toda a razão, pois tem o aval da diretoria. Isto é apenas um exemplo dentre as tantas barbaridades que esta direção de futebol faz ao nosso clube. Na era Luiggi, na única vez em que o futebol acertou na contratação de um técnico, no caso Dunga, deixaram com que nosso comandante naufragasse nas próprias bizarrices neuróticas e no baixo-astral inerente que o Capitão do Tetra carrega consigo. Diretores de futebol do Internacional se preocupam em refutar, reverberar e surfar nas ondas artificiais que a imprensa pampeana produz (que moral poderá ter esse diretor diante dos boleiros?), deixando o perturbado comandante Dunga acionar todas as bombas que lhe restavam dentro do surrado colete de tantas batalhas travadas contra tudo e contra todos… Resultado: implosão e descrédito total no ano da Graça de 2013. Quero crer que o tamanho desamparo e isolamento de Dunga à frente do time o tenha influenciado negativamente nas equivocadas escolhas dos jogadores no campo. Regra nº 01 (básica no futebol): um bom time começa… POR UM BOM GOLEIRO! Muriel pode ser tudo, até galã da malhação, mas definitivamente não é goleiro de futebol! Por favor, demitam o treinador da base que permitiu o surgimento do João Gabriel II. Esse rapaz chamado Muriel tem fobia da bola e passa toda a intranquilidade do mundo para o time. Regra nº 02: o jogo começa pelo meio-campo, com os volantes e os volantes preferidos do Dunga, Airton e Willians são péssimos passadores, fazendo com que o Inter seja o time mais fácil a ser marcado no Mundo: gruda um bruxo no D’Ale, deixa a natureza marcar os volantes do Inter e boa noite cinderela! Regra nº 03: um bom time termina com… UM GRANDE CENTROAVANTE! Damião é goleador e é o cara! Portanto, definitivamente ataque não é o nosso problema. Problema mesmo é fazer o jogo fluir a partir de uma reposição serena do goleiro, passando pelos volantes, percorrendo o meio-campo… E dizer que deixaram o Guinazú ir embora…! Ah sim, é claro: estavam como de hábito surfando nas ondas artificiais da isenta imprensa pampeana que sempre martelou no fato do Guina não saber chutar a gol e coisa e tal… Por fim, algo precisa ser feito para que mudemos o fim desta história: sugiro que a direção de futebol, após recolher as malditas PLACAS entregues aos perébas Muriel e Fabrício, entreguem os respectivos cargos políticos e deixem o futebol nas mãos de quem realmente é do métier. É preciso acabar com o isolamento triste de Dunga e acredito que um diretor de futebol ‘cancheiro’ possa derrubar as muralhas que isolam o nosso comandante. Demiti-lo realmente seria mais prático, mas é continuar subscrevendo o baile de máscaras dentro do vestiário colorado. @_nikoduarte #dunganeles

    1. Cara, tu pode escolher um dia ou escrever post eventuais e me enviar que publico. Acho que viste que o pessoal gostou muito do teu post, pela riqueza e clareza. Temos todos os tipos de comentários e opiniões, que desde que não ofenda ninguém, sempre será publicado. Somos um dos raros blogs que é atualizado todos os dias, embora não tenhamos muitos comentários, visualizamos no provedor do blog, que acontecem milhares de visitas por mês.
      Escreves de onde ???

  8. Grande Melo! É mesmo um ótimo momento para estar veraneando no Nordeste das belas praias e de um povo muito acolhedor, porque aqui a coisa tá feia, meu irmão! É só enrolação, e nada de uma vitória capaz de animar a brava Torcida do Clube do Povo. As reclamações de Dunga contra o calendário e outras cositas más, dizem respeito a todas as equipes, grandes e pequenas. Não é desculpa. Se formos analisar friamente a campanha do INTER no primeiro turno, não poderemos afirmar que foi boa, embora tenhamos iniciado o segundo turno em posição confortável. Na verdade a campanha colorada foi tão somente MENOS PIOR do que boa parte das equipes, inclusive alguns grandes. Então, meu amigo, falta conhecimento não apenas do vestiário, mas de como montar uma equipe que tem jogadores qualificados à disposição. Cansei de ter esperança. Dunga é um engodo. SC

  9. Pois é, meu caro Moacir! Posso traçar um paralelo entre os políticos e seus eleitores com os dirigentes e torcedores do INTER. O contexto é muito semelhante, veja bem: nas campanhas eleitorais, os políticos prometem tudo, qualquer coisa aos eleitores, e depois de eleitos desaparecem e vão cuidar dos interesses do partido, de certos grupos e dos seus próprios interesses. A Diretoria do INTER afirma que os sócios e torcedores são o maior patrimônio do Clube, entretanto estão muito distantes da torcida colorada. O Dunga fica dizendo que está tudo bem e os diretores de futebol apenas reafirmam que nada irá mudar. O que significa tudo isso? É simples: nem o Dunga nem a Diretoria dão a mínima importância ao clamor da torcida, que pede a saída do treinador burro e zangado, que tem sob seu comando um grupo de3 muita qualidade, que penou para ser Campeão Gaúcho perante um clube da Série “D”, em dois jogos em que não venceu! A Diretoria foi eleita, vamos ter que esperar o fim do mandato. Mas o Dunga deve SAIR JÁ, antes que sejamos atropelados na tabela do Brasileirão. SC

  10. Prezado Aquidaban !!
    Fecho com o relator, é patético e surreal o discurso ensaiado feito um bando de colegiais ingênuos no vestiário após cada fracasso do time em campo. Isto me faz crer que deve ter alguma coisa a mais e que nunca saberemos do se trata, pois é de uma incoerência ridícula o que se houve E o presidente … enfim oremos !!

  11. Alô você, Aquidaban!
    Estou contigo na história do “todo mundo enrolando”. Mas especificamente no caso do diretor de futebol , vice ou coisa que o valha falta é conhecimento , não conhece o cheiro do éter do vestiário, mas os dois “são do partido”. E o Inter? Ah o Inter é um mero detalhe.
    Sc

  12. Professor
    Pior que tudo que descreveu está acontecendo, parece até a torcida é uma coisa secundário, na qual deveria ser a primária, pois é dela que o Inter está onde está em matéria de campeonatos…….Vem cá !!!!!! e essa de calendário ? estão cansadinhos…rsrsrsrsrsrsr querem que mudem o calendário para um jogo por semana…rsrsrsrsrsrsrsr é brincadeira…. Espero que a CBF concorde mas que coloque um této nos salários deles , pior os atletas vão ganhar por jogo, daí eles vão ver o que é bom para tosse……Ganham muito para o pouco que estão jogando….fico indignado com isso….
    Abraço parceiro
    moacir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.