Neste início de dezembro ouvem-se muitos comentários negativos a respeito da atual situação colorada no Campeonato Brasileiro. Eu, ao contrário, prefiro falar dos bons momentos, relembrando o 7º ano da conquista do MUNDIAL FIFA, maior façanha que um clube de futebol pode ostentar, cujo privilégio e exclusividade no sul do País são do S.C.Internacional .
Para tanto, trago um poema, feito pelo poeta gaúcho Lari Franceschetto, natural de Veranópolis, que veio a falecer em fevereiro do corrente ano. Ainda quando estava em nosso meio, entre inúmeras obras, deixou um legado especial, qual seja, o poema VERMELHOS, em homenagem ao INTER, seu time de coração, por ocasião da maior conquista de sua história acima referida.
Fui convidado a assistir a premiação do concurso de poesias promovido pela FECI – Fundação de Educação e Cultura do S.C. Internacional, ocorrido em outubro passado, e confesso que, ao ouvir a recitação do texto poético em referência, no ato de abertura, fiquei emocionado, assim como outros presentes no evento.
Vejam que beleza de obra:
VERMELHOS
Desculpem-me os des (avisados)
mas Deus muito obrigado
por ter decretado, para sempre:
Vermelho é o sangue nas veias
vermelho é a cor da paixão
pintando a emoção de milhões.
Bendito colorado!
Teu passado não nega:
É de todas as raças
tua sagrada bandeira,
sangue gaúcho de história farrapa.
Salve Inter!
Ideologia de vida
um jeito de ser
um sopro de Deus
a cada jornada.
O Gigante ruge
a cada façanha.
É dádiva, é alma, é graça,
é febre que não passa.
O mundo é vermelho;
o Barça é segundo.
Sob o céu do sul
não há melhor pôr-do-sol
que o pôr-do-sol do Guaíba
antecedendo a melhor noite de estrelas
e, de todas elas, são seis agora,
estampadas no coração campeão.
Eu já nasci vermelho
porque Inter é religião
e quando eu for embora
levarei comigo
as seis estrelas, ou mais,
alimentadas de eterno amor!
Em homenagem ao time Campeão do Mundo 2006-FIFA
LARI FRANCESCHETTO
Caro Lari, aproveitando o final do poema, já que foste embora e levaste contigo as seis estrelas com outras mais, que lá do outro plano continues vibrando e emitindo energias para que as glórias do nosso INTER sejam multiplicadas e cada vez maiores.
Saudações Coloradas
Heleno Costi
Eu estou extremante feliz, sou irmão do Larí… ele se foi faleceu a 6 anos…
Estou produzindo o filme sobre o poema Vermelhos, achei este post estou em lagrimas.. sou gremista acreditem, mas me emociono com esse poema, pois elçe se foi exatamente da maneira que ele disse… com 7 estrelas, eu preciso colaboradores, para o filme… sou produtor em filmes americanos e ates de sair do brasil desejo fazer isso esse filme em homenagem ao inter e ao meu irmão
Homenagem de veradeiros colorados: muito lindo!
Ola… me chamo Maikol irmão do Larí, estou produzindo um documentario sobre este poema, adoraria a colaboração de vocÊs!
Melo e Pauperio,
Eu sei que o momento é difícil e só se fala da triste situação colorada do momento. Foi justamento por isso que coloquei um post distanciado desta realidade, com o fim de descontrair e lembrar que a instituição S.C. INTERNACIONAL é grande demais, a ponto de ter em seu histórico o título de CAMPEÃO MUNDIAL FIFA, privilégio de poucos, aliás, muito poucos. E não se preocupem que os anjos lá de cima, a exemplo do poeta Lari, já me assopraram que domingo passaremos fácil e continuaremos sempre na 1ª Divisão.
SC
Heleno, linda homenagem, pois se trata de um verdadeiro Colorado e, graças a Deus, não está passando pelo sofrimento do momento. Não posso me omitir, pois penso que essa direção não está a altura da grandeza desse clube e do amor dessa torcida. Como o Melo, acredito em uma vitória no domingo, mas não precisavamos estar passando por isso. É um vexame para um clube do porte e do plantel de nosso Internacional. Só espero que realmente sirva de lição e que a atual direção tire algum proveito disso iniciando uma mudança radical de postura e atitudes. Sinceramente, não consigo mais aturar essa sequência de erros e equivocos.
Alô você Heleno!
Aproxima-se a datade nossa comemoração. Alguns estão com o coração apertado, ansiosos. Não é meu caso (será?). estou confiante, só uma hecatombe, e nem assim eu acredito. Numa hora dessas ler essa obra faz um bem danado. Só tu para ter essas sacadas, meu bruxo!
SC