Era o início de temporada de 1975, entre os meses de fevereiro e março, e o INTER já despertava a curiosidade dos europeus, excursionando pelo velho continente.
Embora naquela época ainda não ostentasse títulos de âmbito nacional, já detinha fama de ser um dos melhores do futebol do País. Consolidou o fato, pela conquista do 1º Campeonato Brasileiro, no final do mesmo ano. Além de grande equipe, sua fama também era devida a jogadores de expressão em seu plantel, entre outros, Figueroa, capitão da seleção chilena, eleito o melhor jogador da América e o bola-bola Falcão, já bastante cobiçado pelos italianos, que acabaram contratando-o alguns anos depois, através da Roma.
A rigor, quando de sua passagem pela Inglaterra, a mídia de lá noticiou que estava se apresentando no País um dos melhores times do Brasil e que, em seu plantel, figuravam alguns jogadores que haviam participado da Copa do Mundo na Alemanha, disputada no ano anterior.
A excursão pela Europa foi tão exitosa, que o INTER realizou 14 (quatorze) jogos – vide relação abaixo – mantendo-se invicto, mediante 13 (treze) vitórias e apenas 1 (um) empate. No total foram marcados 50 (cinqüenta) gols, com apenas 1 (um) sofrido. A média por partida foi alta, de quase 4 (quatro) gols feitos.
Não resta dúvida que o INTER possuía uma respeitável equipe. Para se ter uma idéia do time da excursão, buscamos a escalação de um dos jogos (contra o Oldham Athletic da Inglaterra) que foi a seguinte: Manga, Cláudio, Figueroa, Hermínio e Vacaria; Tovar, Falcão e Borjão; Valdomiro, Tadeu (Claudiomiro) e Lula. O treinador era Rubens Minelli.
A seguir. A relação de todos os jogos realizados:
23/02/1975 – Ostende (Bélgica) – INTER 1 x 0 Ostende
25/02/1975 – Lancashire (Ingl.) – INTER 1 x 0 Oldham Athletic
04/03/1975 – Olbia (Itália) – INTER 12 x 0 Comb.Olbia Arzachena
06/03/1975 – Cesena (Itália) – INTER 1 x 0 Cesena
08/03/1975 – Newcastle (Ingl.) – INTER 3 x 0 Newcastle
11/03/1975 – Stuttgart (Alem.) – INTER 1 x 0 VfB Stuttgart
13/03/1975 – Pescara (Itália) – INTER 2 x 0 Sel.Pescara
16/03/1975 – Benveneto (Itália)- INTER 1 x 1 Sel.Benveneto
10/03/1975 – Tharros (Itália) – INTER 6 x 0 Tharros
23/03/1975 – Arzachena (Itália)- INTER 7 x 0 Arzachena
25/03/1975 – Calangianus (Itália)- INTER 9 x 0 Calangianus
26/03/1975 – Torres (Itália) – INTER 3 x 0 Torres
29/03/1975 – Istambul (Turquia)- INTER 2 x 0 Besiktas
30/03/1975 – Istambul (Turquia)- INTER 1 x 0 Fenerbahce
Fonte: Site Oficial S.C.Internacional
Conforme visto, boa parte dos jogos foi realizada com equipes sem grande tradição no futebol do velho continente, oportunizando ao INTER a aplicação de verdadeiras goleadas. Contudo, não se pode deixar de considerar que também enfrentou equipes de tradição do futebol europeu, como o Newcastle, várias vezes campeão inglês, o Stuttgart, diversas vezes campeão alemão e o Fenerbahce, multicampeão do futebol turco, contendo os dois primeiros vários títulos da UEFA em seus respectivos currículos.
Por fim a registrar, que o INTER deixou de realizar outras excursões no exterior, em anos posteriores, limitando-se a eventuais e breves participações internacionais, tendo em vista as alterações do calendário do futebol brasileiro, que acabou inserindo mais competições como as atuais Copa do Brasil e Taça Sul-Americana, além de outras que já não vigoram mais. Ficar mais de 30 dias em excursão, como a aqui apresentada, hoje se tornou prática quase impossível, devido às competições oficiais, com o início ainda em janeiro e estenderem-se pelo restante do ano, sem qualquer possibilidade de folgas do calendário.
Saudações Coloradas
Heleno Costi
Para um Colorado que não sabe ver o nosso Intenacional perder nem em treino, excelente recordação. Para mim, qualquer adversário é grande, principalmente jogando em “casa” e toda a vitória é importante. Como o Melo escreve, nostalgia das boas. Lembranças boas, pois ao menos existiam oportunidades ao nosso Internacional no outro lado do mundo (para desgosto de alguns). Heleno, por favor, procure não aguçar suas pesquisas nos momentos tristes…
Alô você Heleno!
Sou um admirador de tua capacidade de busca de assuntos ligados a história e especialmente tua capacidade de pesquisa para chegar a fatos contundentes do registro dessas passagens. Essa excursão lembro bem e inclusie os times hoje citados como grandes, naquela oportunidade não eram assim considerados e serviam de chacota de certos setores da imprensa e “daquele pessoal” também.Lamentávelmente todos os clubes brasileiros abriram mão dessas excursões em função da inadequação do calendário. Nostalgia pura.
Coloradamente,
Melo