Planejamento futuro

"Valdomiros", não existem mais. (Imagem: Arquivo BAC)
“Valdomiros”, não existem mais. (Imagem: Arquivo BAC)

Estamos em vias de fato no brasileirão com dois sentimentos: frustração e angústia. A frustração é coerente, e nada mais óbvio, pela perda inacreditável de sermos campeões nesse campeonato mais inexplicável que o “samba do crioulo doido”.  Um time se faz, e não é campeão meramente titulado. Comcumentemente criamos um Judas para justificar toda uma falência, no caso Luigi. Penso um pouco diferente: creio ser um conjunto de elementos, passando pela presidência, diretoria e técnico. Talvez, repito, talvez com uma nova direção o INTER poderá fazer-se campeão e não apenas tentar ser. E, poderia ser explanado detalhadamente cada setor e seus percalços, mas imagino que a maioria dos colorados mais próximos compreendem tal colocação. A valorização da base (Celeiros de  Ases) é um exemplo de plena atuação na nova administração. A contratação de jogadores sem expressão técnica não é mais aceitável e não apresenta justificativa alguma.

O que diferencia nosso clube de 2013, além da inexistência da possibilidade de rebaixamento, foi o “surgimento” de muitos garotos promissores que deveriam ser valorizados. Contratações futuras devem ser extremamente pontuais, focalizando a zaga e laterais. Mas, por favor, sem purpurina; isto é: grandes nomes, imposição de empresários e coisas afins não podem ser aceitas. Um contrato de dois anos para o Dida? O Paulão, Rafael, Fabrício, Gilberto, entre outros, não são culpados, afinal eles não pediram para jogar no clube. E, sobre os consagrados, acredito que Alex, Dale, Nilmar, Aranguiz darão recado ainda em 2015. Infelizmente acho que Abel Braga não tem condições para conduzir o INTER ano que vem. Isso é um grande problema para a futura direção: qual técnico seria melhor para nosso amado colorado? Eu apostaria no Tite.
Após os enclaves colorados, o tema angústia. Ela está bem presente e envolve o breve futuro. Será que vamos conseguir a vaga para Libertadores? Após recentes e inesperados resultados, corremos sério risco para ficar fora dos três primeiros lugares. Não tenho a mínima ideia do que vai ocorrer – só me resta torcer; pois, nosso INTER mostrou-se tão irregular que é capaz de ganhar do Flamengo no Rio e perder para o Bahia em casa.
Porém, fico me questionando se vale a pena ir à Libertadores. Do ponto de vista econômico é muito vantajoso. Mas, com um time assim, fico com receio de um fiasco latino-americano.
Um dia me disseram que quem erra é inocência, duas vezes é imprudência e mais vezes é burrice. Nos últimos anos a direção cometeu muitos erros e não compreendo como inexiste qualquer aprendizado. Quem sofre é o torcedor, esteja na capital do mundo ou na longínqua Vacas Gordas. Não existem mais Valdomiros no mundo dos jogadores, e devemos considerá-los como profissionais que tem o dever de cumprir ordens de forma plena e adequada. E as ordens? De quem vem? Poderemos criar um plantel “maravilhoso”, mas sem uma definição hierárquica forte e decidida jamais seremos um time conquistador em campeonatos de alta eficiência.

5 thoughts on “Planejamento futuro

  1. Alô você Maurício!
    Perfeito, o culpado é o conjunto da obra, se não vejamos: vários jogadores da base foram testados na zaga desde Falcão e seguido por Fernandão incusive não deram certo ato contínuo a direção foi as compras, medida acertada. Sobre Juan não pairava e creio que nem paira nenhuma dúvida quanto a sua capacidade, acontece que ao que parece a bandeira quadriculada já está na sua visada. Paulão é um jogador limitado (não o acho um horror) que poderia até compor para a reserva, mas está no mesmo patamar dos “prata da casa”, aí a direção errou. Quanto as outras contratações creio que acertou muito mais do que errou (errar faz parte do negócio chamado futebol), justifico minha linha de pensamento sinalizando para Nilmar, Alex, Aranguiz e a manutenção de D’Ale. É assim, em futebol se erra e quem erra menos normalmente vence. O galho é que o Inter vem errando mais do que a concorrência e aí não chega ao topo do pódium. Se tivéssemos um vice de futebol que realmente entendesse do riscado…bem mas aí já é outra conversa.
    Coloradamente,
    Melo

    1. Grande Melo, de fato acertos e erros fazem parte de qualquer atividade humana. Algumas mais e outros menos. No futebol brasileiro (latino) a coisa toda ainda é certa bagunça e creio que há muito mais erros do que acertos. Pelo menos pelas bandas do Gigante acho que erramos além do permitido. Por que acho isso? Simplesmente poderia citar a ausência de times verdadeiramente competitivos. Como já dito, atingimos um patamar grandioso, onde o índice de acerto deve ser muito alto. Apostas servem para times pequenos. Perder faz parte do jogo, mas num campeonato de pontos corridos há clara e manifesta percepção dos times organizados ou não. Chegamos perto três vezes em 12 anos de brasileirão, mas nunca fomos campeões nessa forma. Isso pode ter algum significado, não achas? O melhor INTER dos últimos dez anos foi aquele de 2005/2006, um ano campeão moral e outro vice de fato. Não podemos contestar esse fato.

  2. Maurício,

    Sou coloradasso, nasci em Porto Alegre, me criei orgulhosamente na infância em Viamão-RS, em uma família de colorados e respiro SCI a vida toda, acompanho o futebol gaúcho, nacional e internacional e quando tenho disponibilidade vou aos jogos do Inter no beira-rio e o último que fui atualmente foi domingo passado contra o corinthians.
    Desde o inicio da temporada percebo alguns equívocos da Direção do Inter que são primários do tipo: tú empresta uma prata da casa e contrata algo pior.. ex: Paulão! outro exemplo é o lateral direito Gilberto.. O que ta faltando no SCI é política da concorrência sadia, do tipo, si eu tenho centroavante bom titular, eu preciso ter ao mesmo nível um na reserva.. Preciso ter peças de reposição ao mesmo nível, e não é o que estamos vendo no SCI.. esses caras que você citou acima, com certeza não são culpados por estarem no SCI.. O Paulão, Rafael, Fabrício e o Gilberto.. isso são equívocos que a diretoria fez aposta errada!!! Espero que o Abel acerte o time, digo escale e treine uma forma a onde o ataque tenha uma maior sincronia e deixe de ser toca-toca de bola sem objetividade, tomara eu esteja errado, que o SCI não segure a vaga para o CAM ou GFPA, pois o sistema defensivo do SCI é uma piada muito sem graça. Nós torcedores esperamos que a direção tome uma atitude urgente para o sistema defensivo, se não sofreremos uma vitória, depois duas derrotas.. e assim por diante essa oscilação o próximo campeonato inteiro! Um abraço Colorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.