TEMPO E O FUTEBOL CONTEMPORÂNEO


POR ADRIANO GARCIA – EL MAGO

relogioGeralmente, quando as pessoas olham para o pêndulo de um relógio, pensam que ele vai e volta, mas na verdade o pêndulo somente vai, vai, vai,… Infinitamente! Não há como ele voltar, pois a terra gira sobre seu próprio eixo e em torno do sol, além de todos os movimentos do universo, o pêndulo somente vai, vai, vai… Confundimos nossa percepção com a realidade! O tempo é uma ilusão; na verdade não existe mais o passado, nem futuro aconteceu ainda, mas existe o presente. Você já viu alguém que respira no passado ou no futuro? Somente podemos respirar agora! A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos. Da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muit

o rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio – aparelho especificamente construído para medida de tempo – diga o contrário. Muitos vivem do passado ressentindo o que passou, querendo reviver paixões que se foram tentando resgatar algo que já não existe mais. Arrastar pela vida tamanho peso nos faz esquecer-se de nosso presente: o agora! Mas o tempo o que é isso? Esta pergunta tem intrigado estudiosos, matemáticos, físicos, filósofos e curiosos ao longo da história da humanidade. Contudo, dificilmente chegar-se-á a um consenso da definição absoluta e definitiva de tempo porque ele é, para o ser humano, em senso comum, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição de um movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma idiossincrática, tanto que estudiosos conceituados ousaram sentencia-lo.

“Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.” (Albert Einstein)

Se fossemos mestres do tempo deixaríamos nosso passado para trás, saberíamos que tentar reviver o passado é perda de tempo. Viveríamos no agora com a leveza de um balão. Livres diante da vida!
Muitos vivem de futuro, “pré-ocupados” com o que irá acontecer. Carregam-se de ansiedade e vêem barreiras em tudo. Vivem com medo.

Se fossemos mestres do tempo, plantaríamos nossos pés no presente, teríamos a certeza de que no futuro tudo daria certo e estabeleceríamos metas para termos um norte e nisso pautaríamos nossas escolhas! Muitos ficam o dia todo contando suas perdas, as riquezas que não acumularam os cursos que não fizeram o namoro que acabou e só sabem reclamar. Se fossemos mestres do tempo saberíamos que o trabalho faz parte de nosso desenvolvimento e que o trabalho não é ruim, mas que precisamos aprender a valorizar o que temos. Muitos vivem suas vidas tentando controlar o incontrolável, como: suas emoções, seus filhos, sua família, seu futuro… Sofrem por saber que o controle de tudo é impossível, mas continuam tentando. Se fossemos mestres do tempo, viveríamos mais soltos, felizes e serenos. Compreenderíamos que há coisas que não podem ser controladas, que se investíssemos nosso tempo em dirigir nossas próprias vidas seríamos mais felizes. Muitos querem que tudo seja perfeito, passam a vida criticando os outros e a si mesmos, ante ao mínimo defeito ou erro. Paralisam-se na vida e paralisam aqueles que estão a sua volta.Amigos e o futebol, o tempo e mais severo pois uma partida de futebol tem os devastadores 90 minutos que separam a  alegria da tristeza, sao segundos, milesimos, minutos que vao do trilar inicial do apito ao trilar final. Porem nao pode se condenar as criticas da torcida que e apaixonado. No entanto temos que ter o dicernimento que tudo é recomeço, e 2015; ja esta em pleno andamento, a melhora vira com o passar do tempo. Enganos, erros irao acontecer pois na vida unicidade e algo que fica ao poder de Deus, mas alcansavel. Tudo esta a sua medida, nem mais nem menos. Critica –se muitas vezes para melhorar, mas ha tambem o grupo dos que pregam que tudo esta errado e que o sucesso, êxito e inalcançável. Fico contudo a expectativa de atingir este objetivo o quanto antes, pois no futebol amor e odio ando abracados lado a lado trocando caricias e juras. É claro que existe muita a se melhorar, principalmente, porque necessitamos corrigir os erros/enganos do passado para nao repeti-los no hoje e desta maneira que a torcida esta na sua maioria pensando. Nao obstante se imagina que tudo sera corrigido a tempo e que não passa de questão de tempo! Se fossemos mestres do tempo saberíamos que na vida tudo é bom, perfeito e benéfico e tudo está exatamente onde deveria estar, saberíamos que não existe fracasso, e sim aprendizado. Muitos passam a vida, indecisos, não sabem o que querem e não procuram saber, deixam a vida os levarem como um barquinho de papel perdido no oceano. Não conseguem se encontrar. Se fossemos mestres do tempo saberíamos que o agora é o maior presente que temos. Viva o Agora!

One thought on “TEMPO E O FUTEBOL CONTEMPORÂNEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.