semifinal: Pré jogo de Inter x BRASIL Pel

Internacional e Brasil de Pelotas decidem hoje, dia 19 de abril quem ficará com a segunda vaga para as finais do campeonato gaúcho de 2015. É o duelo entre o saci e o índio xavante. Comemorado todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.  Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e decisões.

ss
Sai fora Abel, já ganhaste o ano passado…

 

Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Mas neste mesmo dia também comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

Quem vai ganhar essa batalha do dia 19? Quem vai levar adiante o sonho do título? O índio xavante ou o exército colorado? Após a vitória por 4 a 0 sobre a Universidad de Chile na última quinta-feira, o Inter ganhou ares de soldado combatente. Um empate em 0 a 0 já serve, para os soldados rasos do comandante Aguirre, já que especula-se time reserva neste domingo.

untitled
Todo dia é dia de índio, só que não!

 

Alguns jogadores trazidos com o status de generais ainda nem chegaram a cabo. Alguns devido á condição física, outros (como suspeita minha Tia Asteróide) “sem honrar a patente”. Isso não significa que estes soldados não possam ser incluídos em futuras batalhas. O rodízio promovido por Diego Aguirre será mantido. É convicção do uruguaio e deve ser respeitadas as convicções de um esporte que não respeita quase nada em nome da paixão.

Na partida de ida, o placar em 1 a 1 deixou o Inter a um empate sem gols da decisão do estadual. O jogo disputado no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande foi cheio de incidentes: no intervalo de 45 minutos, torcedores do Brasil entraram em confronto com a Brigada Militar, o que atrasou o início do segundo tempo em cerca de meia hora. Como o estádio não dispunha de iluminação artificial, os últimos minutos da partida foram disputados sem as condições ideais de visibilidade. Ô várzea!

Bicampeão do interior, o Brasil teve uma semana inteira para se preparar exclusivamente para o duelo. A torcida xavante, sempre de presença maciça em jogos na capital, esgotou rapidamente os 1,5 mil ingressos a que tinha direito. Já a torcida do Inter deve comparecer em bom público como resposta à atuação no Chile. O time pode, a partir daí, começar a empolgar a torcida.

INTERNACIONAL (provável): Muriel; William, Paulão, Réver e Alan Ruschel; Freitas, Nilton, Anderson, Alex, Valdívia e Rafael Moura.

O soldados da capital ou o índio xavante. Em seu dia, quem vai comemorar na Padre Cacique????

Beijocas!

Simone Bonfante – Criciúma/SANTA CATARINA

Inter: no campeonato das paixões és líder invicto e isolado!

3 thoughts on “semifinal: Pré jogo de Inter x BRASIL Pel

  1. Estava apostando numa batalha muito dificil. A tribo do INTER vem mexendo co nossas inquietudes. Cacique Diego Aguirre precisa convencer as tribos vizinhas….

  2. Alô você Simony!
    Os índios até que tinham razão, os lanceiros Negros acreditaram e se ferraram. Ao Glorioso Exército Brasileiro, que ao ver reunidos, Negros, Indios, Brancos na primeira manifestação de defesa do território brasileiro em Guararapes, teve sua primeira formação nossa saudação, mas a nossa batalha de hoje lamentavelmente é contra os Indios. Desta vez o Xavante. desculpem mas hoje sou contra o Ìndio.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.