Internacional e Brasil de Pelotas decidem hoje, dia 19 de abril quem ficará com a segunda vaga para as finais do campeonato gaúcho de 2015. É o duelo entre o saci e o índio xavante. Comemorado todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e decisões.
Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Mas neste mesmo dia também comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.
Quem vai ganhar essa batalha do dia 19? Quem vai levar adiante o sonho do título? O índio xavante ou o exército colorado? Após a vitória por 4 a 0 sobre a Universidad de Chile na última quinta-feira, o Inter ganhou ares de soldado combatente. Um empate em 0 a 0 já serve, para os soldados rasos do comandante Aguirre, já que especula-se time reserva neste domingo.
Alguns jogadores trazidos com o status de generais ainda nem chegaram a cabo. Alguns devido á condição física, outros (como suspeita minha Tia Asteróide) “sem honrar a patente”. Isso não significa que estes soldados não possam ser incluídos em futuras batalhas. O rodízio promovido por Diego Aguirre será mantido. É convicção do uruguaio e deve ser respeitadas as convicções de um esporte que não respeita quase nada em nome da paixão.
Na partida de ida, o placar em 1 a 1 deixou o Inter a um empate sem gols da decisão do estadual. O jogo disputado no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande foi cheio de incidentes: no intervalo de 45 minutos, torcedores do Brasil entraram em confronto com a Brigada Militar, o que atrasou o início do segundo tempo em cerca de meia hora. Como o estádio não dispunha de iluminação artificial, os últimos minutos da partida foram disputados sem as condições ideais de visibilidade. Ô várzea!
Bicampeão do interior, o Brasil teve uma semana inteira para se preparar exclusivamente para o duelo. A torcida xavante, sempre de presença maciça em jogos na capital, esgotou rapidamente os 1,5 mil ingressos a que tinha direito. Já a torcida do Inter deve comparecer em bom público como resposta à atuação no Chile. O time pode, a partir daí, começar a empolgar a torcida.
INTERNACIONAL (provável): Muriel; William, Paulão, Réver e Alan Ruschel; Freitas, Nilton, Anderson, Alex, Valdívia e Rafael Moura.
O soldados da capital ou o índio xavante. Em seu dia, quem vai comemorar na Padre Cacique????
Beijocas!
Simone Bonfante – Criciúma/SANTA CATARINA
Inter: no campeonato das paixões és líder invicto e isolado!
Estava apostando numa batalha muito dificil. A tribo do INTER vem mexendo co nossas inquietudes. Cacique Diego Aguirre precisa convencer as tribos vizinhas….
India que taça! rsrsrsrsr
Alô você Simony!
Os índios até que tinham razão, os lanceiros Negros acreditaram e se ferraram. Ao Glorioso Exército Brasileiro, que ao ver reunidos, Negros, Indios, Brancos na primeira manifestação de defesa do território brasileiro em Guararapes, teve sua primeira formação nossa saudação, mas a nossa batalha de hoje lamentavelmente é contra os Indios. Desta vez o Xavante. desculpem mas hoje sou contra o Ìndio.
Coloradamente,
Melo