O Gigante de verde e amarelo!

Cheguei em casa ontem à noite e me surprendi com as cores eventuais do Beira Rio. Registrei, como faz a jornalista ligada em tudo à sua volta, e me apressei em divulgar nas Redes Sociais. Mais surpresa ainda fiquei ao ver a reação de alguns amigos, inclusive em outros posts. Os colorados brigando: ” O Beira Rio é nosso. Tem que estar sempre de vermelho”, ” Somos gaúchos. Verde e amarelo é coisa de brazileiro” (assim mesmo com z , como se fossem estrangeiros a falarem do Brasil). Os gremistas debochando: ” Claro que os colorados são parceria da seleção do Nero”, ” Assim é que conseguem tantos penaltis”…

Só eu acho este ódio e despeito desnecessário?

Sou gaúcha por demais. Amo o Inter e como colorada defendo nossas cores até morrer. Adoro brincar com as afirmações de que como gaúchos somos melhores em tudo, o que nos torna diferente dos demais brasileiros. Adoro até brincar com o fato de que alguns de nós acreditam mesmo nisso! Mas antes de tudo isso sou brasileira, me emociono com o hino e torço pelo Brasil. Depois da brincadeira, meu bairrismo cai a zero. Sei que estamos passando por um período de corrupção escrachada, de desmando escancarados que vão desde a esfera política até o cobrador de ônibus, dos governos federal, estadual e municipal até as universidade de nossos jovens, hospitais e empresas privadas . Tudo está apodrecido por uma bactéria chamada “jeitinho-vantagem sobre tudo e sobre todos”.O futebol também!  Então penso que na minha infância, fase colegial, vivi na ditadura e era obrigada a ter aulas de OSPB. Organizações Sociais e Políticas do Brasil. Aulas que vinham com mensagens que não me convenceram muito, mas de onde tirei valores e moral que até hoje me orgulho de ter.  Não quero a ditadura de volta. Mas quero o que me ensinaram. Amar e respeitar o país. Isso chama-se civismo.Não tem nada a ver com militares, ou ditadura, ou presidencialismo.Isso não pertence a um movimento. Mas deveria pertencer a cada um de nós. Se o amor e o respeito ao nosso país estivesse na moda, talvez não vivessemos dias de caos como estamos vivendo.

Então esqueci a Fifa, a CBF e o privilégio que concede a times paulistas e cariocas (nesta ordem), esqueci as mazelas que tanto nos preocupam no trabalho e em casa e apenas me alegrei com a possibildiade que nós, colorados e gaúchos tivemos para demonstrar nosso orgulho com o verde e amarelo. Nosso bergamotão brilhou como sempre! Vai receber hoje um jogo que aposto terá o tamanho do adversário: Honduras. O palco que oferecemos tem história, glórias, conquistas. O que nós temos vivenciado dentro do Gigante  é de uma emoção imensa. O Beira Rio que desde a copa é patrimônio do mundo, agora acolhe a paixão nacional, que eu desejo, volte a ser modelo de futebol para todos. Porque o futebol do Inter hoje está entre os quatro melhores da américa e nós somos sim brasileiros!

Saudações coloradas!verde

5 thoughts on “O Gigante de verde e amarelo!

  1. Também achei louvável a iniciativa do SC INTERNACIONAL ao iluminar o GIGANTE DA BEIRA-RIO com as cores do Brasil. Também tive OSPB, aprendi a cantar o Hino Nacional no pátio do colégio em fileiras organizadas de alunos. Senti a emoção de desfilar com minha escola na semana da pátria, ao som da Banda Marcial que ensaiara por horas e horas para fazer bonito no dia do desfile. Estou enojado com a corrupção que assola o país. A cada dia há um novo escândalo! Mas ainda sou brasileiro. Ainda não perdi a esperança de vviver em um país melhor. E sou COLORADO, é claro!

  2. Adriana e Melo, Bom dia!

    Excelente matéria; simplesmente a matéria e seus comentários sintetizam as carências que todos nós brasileiros sentimos hoje em todos os campos de nossas vidas.

    Refletindo um pouco, me surpreendo como o futebol pode estar relacionado, ao respeito, moral, civismo, ética outros valores que existem em inúmeras outras áreas de nossa vida, seja ela, profissional, familiar, social etc… e que na minha opinião; nos brasileiros estamos tentando de alguma forma resgatar.

    Acho que todos, sem exceção, estamos cansados do nosso “jeitinho Brasileiro” e estamos querendo resgatar os valores que nos foram ensinados lá nos primórdios e que com o passar dos anos não foram repassados as gerações futuras ou foram banalizados ou considerados fora de moda.

    Os diversos casos de corrupções , mando e desmandos que ocorrem no país já nos deixam cansados e esgotados e a única alegria, até então acima de qualquer suspeita, no caso o Futebol como um todo, caiu no descrédito ao vir atona os mesmo casos de corrupções e manipulações existentes na esfera politica.

    Espero que o Brasileiro resgate este valores de ética, respeito, civismo, pois é uma das formas mais lentas, mas mais duradouras de recuperar o carácter vamos dizer assim de um país.

    O Esporte, seja o futebol, volei , futsal ou qualquer outro esporte sempre tiveram como premissa estas características…se o caminho para recuperarmos estes valores seja através do esporte, mais propriamente o FUTEBOL, que começamos por ele e rápido.

    Abraço,
    Luciano Torres
    Diretor Regional SCI -RJ

  3. Alô você Adri!
    Também achei muito bonito o “Pinheiro Borda” de verde amarelo. algumas algumas pessoas estão meio perdidas nesse turbilhão de acontecimentos não sabendo direito quem é o rato e quem é o queijo. Fiico pensando que as pessoas perderam o filtro vão todos ou QUASE TODOS para onde a gritaria é maior. O reflexo daqueles acéfalos que entoam cânticos sobre o Hino Nacional Brasileiro no cerimonial que antecede os jogos está aí se evidenciando cada vez mais. Os valores que como MILITAR aprendi me dão muito orgulho de ter sido forjado na caserna e ter a noção exata da significativa contribuição que me foi dado para que hoje eu saiba respeitar, conheça meus limites e saiba sobreduto reconhecer os símbolos Nacionais e saber respeitá-los e cultuá-los. Mas a matéria escolar que tratava de símbolos, deveres de cidadão para com a Pátria e seu semelhante era MORAL e CÍVICA, cujas mensagens eram estampadas nos cadernos era uma mensagem de brasilidade, tipo: Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
    Criança! não verás nenhum país como este!
    “Olavo Bilac”
    OSPB tratava de assuntos meramente políticos como formação de Colégio eleitoral e da organização social do País. Então, BEIRA RIO VERDE AMARELO, SIM!
    Coloradamente,
    Melo

    1. kkkkkkkkkkkkk Vou explicar melhor Melo. Como sou muito, mas muito mais nova que tu, nunca estudei Moral e Civica. Estudei apenas OSPB que na época era uma junção entre as duas!!!! Concordo contigo.O que se aprendeu naquela época e não se ensina mais é brasilidade. Eu continuo seguindo aquele princípio. E acredito nele independente do regime ou sistema que governe o país.Eu não acredito em teorias.Mas em pessoas.Em gente que tenha valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.