Foi sem querer querendo…

O Inter diz que é mais por uma questão de honra do que teimosia em não ser rebaixado. Convenhamos: mereceu porque mereceu. Fez por onde.

Chega a dar mais vergonha, mas cada notícia sobre o imbróglio Victor Ramos coloca a torcida colorada de orelha em pé. Alguns colorados mantém a esperança, confiando em uma decisão favorável ao clube no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Não sei se devíamos continuar com isso por uma questão de princípios ou me envergonhar cada vez mais com esta batalha do para não jogar a Série B. Mas quem tem princípios no futebol?

Caímos jogando um futebol medíocre (caímos pelo resultado de campo) e, portanto, deveríamos jogar a ‘B’. Entretanto, o Inter não está driblando questões éticas ou morais nem atuando de forma ilegal. Busca seus direitos dentro da lei.

Em casos sobre este, existe uma ‘lenda urbana‘ a respeito do Brasileirão de 1992, a respeito de uma virada de mesa durante a competição. Alega-se que o regulamento daquela competição teria sido alterado com a competição em andamento. O Grêmio, que terminou na nona colocação a série B daquele ano, e mesmo assim subiu. Ao invés dos habituais dois times, subiram 12 para contemplar o inquilino da OAS.

No livro “Fábio André Koff, Memórias e Confidências: o que faltou esclarecer”, o ex-presidente gremista é enfático: (…) “Em 1990, fui eleito para presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio. Foi um período muito ruim para o clube, que culminou como rebaixamento para a segunda divisão do brasileiro em 1991.

Depois o clube conseguiu subir graças a duas alterações no regulamento, assunto que me fez ir duas vezes ao Rio de Janeiro para falar com o diretor de futebol da CBF, na época Eurico Miranda. O regulamento original previa ascensão de oito clubes da segunda divisão para a primeira, enquanto o Grêmio estava em décimo lugar. Alteramos para dez e num segundo momento para doze. E o Grêmio ficou com a última vaga.” O Inter diz que disputará a serie B mas, nos bastidores, até a data do julgamento do TAS tenta antecipar para não passar a vergonha de jogar terça e sexta até o final do ano.

Uma notícia fantasiosa que está sendo vinculada na mídia dá conta que a CBF, temendo ser punida, marcará o Brasileiro com 22 times. Com o Inter e subindo o Vitória. Não existe qualquer informação oficial. Portanto, até prova em contrário, trata-se de boato. De informação concreta: o Tribunal marcou data para a audiência: 25 de abril. No fim é aquela história: eu queria não querer, mas sem querer, eu quero.

Beijocas…

Simone Bonfante – Criciúma/SANTA CATARINA

Inter: no campeonato das paixões és líder invicto e isolado!

10 thoughts on “Foi sem querer querendo…

  1. É Simone, se justiça fosse feita acho que estaríamos tranquilo pelo reversão, mesmo sem merecer por todos os erros da direção passado e dos fracassados que nos representaram em campo, mas estamos no Brasil, por aqui pra se dar bem tem que ser o Corinthians ou Flamengo, caso contrário a CBF sempre estará contra nós. Claro que sem querer querendo, desejo o mesmo.

  2. Prezado Charles, “…e o Vitória punidos com multa e o Inter ficando na série A.”
    Não foi isso que tu quisestes dizer?
    Se for, estou de acordo. Punição e multa para CBF e Vitória.
    Agora, se vierem retaliações será muito prejudicial ao clube porque estaremos sozinhos nesta.

    A sentença sendo favorável à nós, a positividade do fato é a manutenção na série A e não na B. Na B nunca estivemos e apesar do VPíffero e do GLuigi ainda não será desta vez. Toda torcida para sairmos ilesos desta e de cara limpa e cabeça erguida, chamando para o debate paulistas e cariocos mais inflamados que colocaram merda no ventilador na hora do fedor bater nos narizes de todos.

    União dos 13? Lembra? Liga…já teve vários nomes, Mas união que é bom, nada de nadica. É cada um por si e a RG com o talão de cheques na mão, oferecendo mais para um do que para outros. E assim vamos vivendo. Pergunta para os gambás e para o Urubú se largam os gordos patrocínios Globais para virem participar da união dos pelancas? Difícil.
    Grande abraço

    1. Buenas Gaude !!

      Torço muito para o nosso Inter ficar na Série A .. mas não quero me iludir muito .. por isso escrevi “B”.

      Estava olhando a tabela divulgada pela CBF e curiosamente a tabela consta: quando Vitória joga em casa o Grêmio joga fora e vice-versa. Essa é uma exigência por parte da nossa Brigada Militar para não haver 2 jogos da dupla grenal em porto alegre na mesma rodada ….. será isso mais uma premissa de culpa da CBF já temendo a punição ao Vitória e a manutenção do Inter ??? … uma vez que na tabela é somente tocar Vitória por Inter !!

      Quanto a união dos clubes contra a CBF … também acho pouco provável !! … Mas, este seria o momento ideal para tentar moralizar o nosso futebol.

      Saudações

  3. Oi Simone, não vamos esquecer que a CBF encaminhou uma reclamatória contra o Inter alegando falsificação de documentos (e-mails). Então na medida que o Inter toca o processo em frente (e teve que recorrer ao TAS para isso), ele está também se defendendo.

    Caso o Inter tenha ganho de causa no TAS, acho difícil ele e o Vitória frequentarem 2017 na mesma divisão.

    Suponho que a primeira coisa que o TAS está fazendo seja uma investigação a fundo para saber se houve irregularidade na inscrição do atleta citado. Próximo passo: Quem foi(ram) o(s) responsável (eis) pela irregularidade.

    Pelo teor dos e-mails trocados entre o Depto. de inscrições da CBF e Vitória, a irregularidade está plasmada. Ambos tem culpa no cartório.

    Confirmando-se isso, se o TAS decidir seguir o regulamento da competição, O Vitória perde alguns pontos, ficando abaixo do Inter em número de pontos e caindo para a B e o Inter voltaria para a A como 16º classificado.

    Ou o TAS não vê irregularidade e vamos disputar a B com muito orgulho, com muito amor. Deus me livre, que refrãozinho mais chato!

  4. Outra dúvida que paira na minha cabeça:
    1) Já vi em várias fontes e agora, no artigo da Simone, que o Braileirão 2017 teria 22 clubes com Inter e Vitória subindo. Mas o vitória não caiu ao contrário do Inter. Assim, qual seria o 22º clube: o 18º do Brasileirão de 2016 (Figueirense-SC) ou o 5º da Série B de 2016 (Náutico-PE) ??
    Isso muda e, muito a estrutura e, principalmente, a montagem do time para uma eventual disputa de Brasileirão para esses clubes citados acima ??

    Alguém .. consegue me dar uma luz a respeito dessa questão ?? … Obrigado

  5. Buenas !!

    A questão em jogo acredito não ser disputar a Série B. No campo o Inter fez por merecer.
    A questão é provar que a acusação que o Inter fez em relação a inscrição do Victor Ramos é verdadeira e tentar limpar um pouco da imagem perante a imprensa e torcida de clubes adversários de todo o Brasil que estão tirando o Inter como a ovelha negra da história.
    Para mim, essa suposta virada com o Brasileirão tendo 22 clubes em 2017, é mais uma assinatura que a CBF dá confirmando a sua culpa. E, ela temendo alguma sanção da FIFA estaria se antecipando ao julgamento.

    E outra, se o Inter tiver a sentença a seu favor, essa é a hora de os clubes se mobilizarem e moralizarem a CBF !! .. Porém, acredito que a grande maioria deles esteja com o “rabo” preso junto a CBF e isso dificilmente ocorrerá. Porém, se o Inter tiver a sentença não-favorável, a CBF, poderia, vir a dificultar as coisas para o Inter, como arbitragens tendenciosas, julgamentos rigorosos entre outras punições ??

    Sinceramente, eu acredito que a sentença será favorável ao nosso Inter sendo a CBF e o Vitória punidos com multa e o Inter ficando na Série B.
    Minha maior torcida, é para a sentença ser favorável ao nosso Inter e os clubes se unirem contra a CBF e moralizarem o futebol brasileiro que vem agonizando faz anos !!

    Seria uma utopia minha ??

    Saudações

  6. Ja havia me pronunciado anteriormente em relação ao assunto, caímos jogando mal?? Merecemos pelo futebol jogado?? Sim. MAS SE HOUVE IRREGULARIDADES NA INSCRIÇÃO DO ATLETA ESCUDADA PELA MÁFIA DA CBF que não é a primeira que apronta, já nos roubaram um TITULO, eu não teria nenhuma vergonha de volta á elite, ou se subirem mais dois, tanto faz, isso tudo pra cortar um pouco o barato da CBF de fazer o que quer e nada acontecer.

  7. Grande Pauperio, singular manifestação neste oportuníssimo post da Simone, uma vez que, começam a circular boatos de que haverá sim, um “jeitinho” para acomodar a situação vergonhosa em que as duas últimas direções colocaram o Inter, neste fatídico ano 2017.

    Estamos entre a manutenção no lamaçal da série “B” e o retorno para a série “A”, de onde não deveríamos ter saído. Caímos para a subdivisão do doentio futebol brasileiro ( doentio pela corrupção, aliás um mal que assola o país inteiro, em várias instituições, inclusive o Governo Federal e o Congresso Nacional) e em vez de manter-se o estatuto, diante da situação criada, a impossibilidade de fuga pela culatra, se as trombetas tocarem lá dos Alpes, estaremos sim de volta à elite, entretanto, com uma “arrumação” para ter os baianos que causaram o impasse, com a falcatrua, também na elite e disputando o Brasileirão. Este é o ponto nevrálgico. Deixa-se de punir quem causou o estrago e após a execração pública nacional com o nome do Inter, abre-se a porta para entrar pelos fundos enão pela frente como seria de se esperar.

    Esperar o que desta gente? Simone oportunamente coloca no seu post as notícias da época do rebaixamento dos pijamas e ali está estampado a virada de mesa para voltarem à elite. Isso sim é uma vergonha tremenda. Mas para quem arrota caviar e come fígado, tá tudo bem.

    Tem outro ingrediente que está se criando no horizonte colorado. O rebaixamento para segunda divisão no futebol gaúcho. Faltam 5 jogos para terminar a classificação e estamos abaixo da linha da classificação, AINDA. Há um detalhe pernicioso que teima em se manter na ativa. O defensivismo exagerado e a improvisação idiota que enterra a forma de jogar do Inter que começava a tomar forma com o início do trabalho do Zago. Mas já colocaram as manguinhas de fora…

    Já pensaram o tamanho da vergonha para nós colorados? Voltar para a elite, tendo o Vitória ainda disputando o Brasileirão da série “A”, como se nada tivesse acontecido e nós estarmos fora do Gauchão de 2018 por termos que disputar a segunda divisão gaúcha…darão razão aos mentirosos de plantão que tanto cornetearam a imagem do Inter como clube de futebol. Durma-se com um barulho destes.
    Grande abraço

    PS- já estamos em plena D’Aledependência. Como 2015.

  8. Simone, excelente postagem, com colocações bem claras e deixando aflorar o lado lógico e o sentimental. Tudo muito bem colocado em tua postagem, entretanto gostaria de dar ênfase a um ponto crucial, que acredito seja importante salientar e que não sinto nenhuma vergonha em reafirmar. Tenho reiterado minha posição em outras postagens e comentários, que não se trata somente de descer ou não à Serie B, pois se o regulamento da Série A fosse observado por todos os clubes e resguardado pela entidade maior, a equipe envolvida na irregularidade deveria perder os pontos conquistados (como previsto). Isso me parece inquestionável, caso contrário, não precisaria haver regulamentos, regras e punições a serem observadas quando necessárias. Não tenho conhecimento ou informações suficientes para julgar ninguém, só quero a verdade. O que está em jogo nesse momento, nesse julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte, em Lausanne, na Suíça, é a integridade da história de um clube da grandeza de nossa Internacional e o respeito à paixão de uma torcida maravilhosa, que foram “avacalhados”, vilipendiados, no Brasil inteiro, com acusações muito sérias à postura do clube, e isso é imperdoável. Nosso Internacional deve ir às últimas consequências para apurar a verdade e exigir a punição dos responsáveis, não interessa de que lado, caso contrário, estará aceitando uma humilhação inaceitável. Mesmo que se faça alguma “manobra” para “ajeitar” as coisas, não acredito que a gestão atual, o Departamento Jurídico de nosso Internacional ou a torcida Colorada deixará “barato” e não buscará a reparação devida pelos responsáveis pela calúnia e difamação do clube, que também atinge a honra e a honestidade do povo do Rio Grande do Sul. Sinceramente, o resto, Série A ou B é secundário, não merece atenção especial, pois, nesse momento, nada é mais importante que a verdade.

  9. Alô você Simony!
    Também estou acompanhando (como todo o colorado é lógico) e vejo brotarem notícias, provavelmente especulativas dando conta de que decisão tal será tomada se fulano ou beltrano agirem dessa ou daquela maneira. Ora, creio eu que nenhuma decisão brotará de lá prematuramente, muito embora pense de quando em vez no adágio popular que diz que onde há fumaça…
    Mas como bem escreves são coisas distintas se por um lado a direção do Inter à época foi “muito competente” no que fez. “planejando” e atingindo o objetivo ao final, por outro lado exite a legalidade do pleito. Estou confortavelmente instalado em minha cadeira aguardando.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.