Pois meus caros irmãos de alegria, creio estarmos sendo privilegiados em ver a maturação de uma raridade.
De há muito defendo nas rodas de bate papo que o INTER não é formador de laterais. Quando muito surgens alguns volantes que, sem chances de atuarem em suas posições de origem e fazem uma adaptação para a lateral, as vezes na saída da base mesmo e acabam sendo aprovados e ali se fixam. Os casos que me vem a mente são os de Cláudio Duarte e L. Carlos Winck, muito parecidos. Volantes de origem acabaram com sucesso atuando um razoável tempo pelo flanco defensivo direito. Mas quero falar do outro lado, o esquerdo, onde é muito raro um “prata da casa” se firmar. O primeiro nome que me vem a memória e o de Oreco, veio de Santa Maria, não era produto do Celeiro. Como eu era muito jovem, muito menino, fico com a observação de quem o viu jogar. Lauro Quadros sempre fez rasgados elogios ao lateral que foi a Copa de 1958 e era reserva de Nilton Santos “a enciclopédia”. Na década de 60, começamos com Ezequiel (campeão estadual de 1961) depois vieram Sadi (também seleção brasileira nas eliminatórias da copa de 70) e Jorge Andrade, recentemente falecido. Na metade dos anos 70 um jovem trazido de Passo Fundo se adonou e ajudou o Inter a ganhar os Brasileiros de 75/76, Olávio Odorico Vieira , o Vacaria.
No final dessa década e mais os anos de 80 e 90 podemos destacar Cláudio Mineiro (fez parte do do grupo que venceu de forma invicta o Brasileirão de 1979) e Rodrigues Neto. Depois desse período várias promessas foram cultivadas mas nenhuma semente germinou. Quem andou mais próximo foi Daniel Franco, a quem Lauro Quadros chamava de Orequinho. Eu também o achava acima da média, mas o time não ajudava. Anos 90 foi uma sucessão de equívocos como Eros Perez, um Chileno que parecia ter 1,40m, uma lástima. Nos anos 2000 podemos destacar Jorge Wagner e Kleber, ambos tecnicamente ótimos. Desde a saída de Kleber ninguém mais se firmou de maneira inconteste. Presentemente estamos, creio que todos, muito entusiasmados com a produção do jovem Iago, da última safra do CELEIRO DE ASES. A expectativa é muito grande. Conforme discorremos, não temos histórico na produção de laterais, especialmente o esquerdo, mas eu os convido a jogarem suas fichas no Iago, esse vai dar muito bom. Quem apostar vai ganhar dinheiro.
TENHO DITO!
Diretamente de Natal-RN
GAUCHÃO 2018 – CRUZEIRO X COLORADO!!!
ESCALAÇÃO COM PADRÃO INTERNACIONAL:
– Abmol Olecram
– Kcniw Oiduálc
– Odelom
– Selaht
– Naur
– Said Leirbag
– Ohnibaf
– Onala Naud
– Zepól Ocin
– Olimac
– Regor
O treinador será o mesmo prestigiado Odair Hellmannn.
Quanto aos reservas, não sei quem serão.
O Real Madrid que se cuide, a nossa seleção de nomes está chegando.
Abs. Dorian Bueno, POA, 07.03.2018
Sr Jaldemir, falaste duas coisas ecensiais, ritimo e seuencia, mas como um guri de 20 anos vai ter ritimo e seuencia se joga a cada dez, uinze dias??? Hj contra o cruzeirinho joga de novo os reservas. MAS PRA UE ISSO????? Preservem então o dono do time (dalessandro) e o resto manda pra campo!! Guri de 20 anos já aprendendo ser motreta deste de novo. Piá de 20 anos não cansa, tem ue transar de manha de tarde e de noite e jogar cinco vezes por semana, estão disperdiçando a energia com essa tal arghhhhhh,POUPAÇÃO. nÃO HÁ VIAGENS LONGAS NOS DOIS JOGOS SEGUINTES, nem esse ao paraná ue não é muito longe para isso, temos já um time limitadíssimo ue precisa de jogos pra melhor rendimento e os caras não colocam jogar!!!
Olá Melo, essa posição de lateral, principalmente depois que aumentaram suas tarefas, carece de qualidade em todo país, nunca mais vi similares ao Leandro e Junior ambos do Flamengo. Raros atletas tem fôlego para atacar e defender com eficiência. Iago está nos dando esperanças de preencher essa lacuna, abraço.
Alô você Roldan!
Bah! Citastes dois monstros como exemplo, nem precisa tanto, se dessa forma sair algo parecido com o Kleber já estou pra lá de satisfeito.
Diretamente de Natal RN
Coloradamente,
Melo
PRM: também acredito que Iago tem sido uma bela surpresa. Levo fé no menino. Precisa apenas de mais cautela e confiança. Com a possibilidade de sequência o ritmo de jogo e o entrosamento se encarregarão de eclodir a firmação, a segurança de adulto profissional. Vi alguns dos laterais citados em campo, e comungo da mesma missa. Agora, os demais atletas que formam a equipe e a proposta oferecida pelos “professores” é que poderão conduzir o menino a sua condição de vencedor ou de mais um insucesso. Abraço.
Alô você Jaldemir!
Muito bem lembrado pelo parceiro José proporcionalmente Iago está para esse time como Chiquinho esteve outrora. Da base, promissor. Há que se ter atenção muito especial com esse jovem talentoso. Tem muito potencial.
Diretamente de Natal-RN
Coloradamente,
Melo
Prezado Melo, como não cozinho na primeira fervura, a primeira vez que escutei no rádio a escalação da defesa do Inter era Gainete, Laurício, Scala, Luis Carlos e Sadi. Isso lá pelos idos de 1966. Quando o Sadi saiu do entrou entrou o Jorge Andrade. Depois chegou o Vacaria. Em fim, muita gente boa de bola passou pela nossa LE, alguns nem tão bons assim. Potencial o Iago já mostrou que ele tem. Que ele possa ter cabeça boa, sorte, Parceria boa também ajuda, humildade, vontade de evoluir na carreira para ser mais um vencedor com o nosso manto vermelho.
Abraços!
Alô você Bike Boy Colorado!
Se me permite essa é a defesa da equipe que inaugurou o Gigante naquele 06 de abril de 1969. A escalação se completaria com Elton e Fotinho e no ataque Valdomiro, Bráulio, Claudionor e Gilson Porto. Nostalgia pura. Obrigado pela lembrança.
Diretamente de Natal RN
COLORADAMENTE,
Melo
REAL MADRID X INTERNACIONAL x CRUZEIRO X GRÊMIO!!!
Caso o Cristiano Ronaldo jogasse no Internacional, será que ele jogaria amanhã contra o grandioso Cruzeiro e domingo contra o freguês Grêmio?
Pelo o que eu li o Cristiano jogou no fim de semana passado contra o Getafe, e meteu dois GOLS, e hoje jogará também contra o PSG.
Não é de se duvidar, mas ele poderá fazer mais GOL hoje.
Vai entender esta escalação do Colorado para amanhã.
Quem poupa jogadores, não entrosa.
Abs. Dorian Bueno, POA, 06.03.2018
Para mim , tomando por base todo o periodo em que esteve no Inter, o lateral esquerdo mais completo foi o Cláudio Mineiro. Kleber teve uma grande passagem mas não foi durante toda sua passagem que esteve bem Iago é mais uma promessa que e esperamos que vingue, pois das ultimas nenhuma vingou. Estamos em um periodo critico em nossas categorias de base e toda essa politica deve ser revista. O Inter está contratando a Double Pass , uma empresa belga que revolucionou as categorias de base tanto da Alemanha como da Bélgica. Um de seus clientes também é a Premiere League.
Alô você Marco!
Muito boa essa notícia de que as categorias de base serão remodeladas profissionalmente. Precisamos de algo muito sério e para médio e longo prazo.O modelo atual se mostra fragilizado. Aleluia!
Diretamente de Natal,
COLORADAMENTE,
Melo
Muito boa a tua postagem, Paulo Melo.
Mas lembro também do Chiquinho, um lateral esquerdo que pintou muito bem no Inter. Fez algumas partidas memoráveis. mas logo depois acabou sucumbindo, um pouco por lesões, outro por falta de cabeça.
Grande abraço!
Alô você José!
Grande lembrança.Mais um talentoso produto do Celeiro que tinha muito para acontecer e não explodiu. Muito boa contribuição, obrigado.
Diretamente de Natal,RN
COLORADAMENTE,
Melo
Melo
Enciclopédia é você também! Não vi todos os citados jogarem mas com teu post imaginei o talento de cada um.
Alô você Simone k!
Bondade sua mas isso é sinônimo de IA.
(Idade avançada) Só isso.
Diretamente de Natal RN
COLORADAMENTE,
Melo