Garra gaúcha, fé e confiança

Na próxima quarta-feira, 06 de março de 2019, as 19:15 horas, estaremos todos juntos e unidos frente a TV torcendo para que o time de nosso Internacional inicie com o pé direito o caminho na Libertadores da América desse ano, se possível, com uma boa vitória contra o Palestino, no Estádio da Universidad Católica, em Santiago, no Chile. Estamos acreditando que aqueles Colorados que residem no Chile ou tiverem condições e oportunidade de comparecer ao estádio estarão lá presentes nos representando. As expectativas para essa competição são grandes e nossa esperança é que o trabalho efetuado nesses primeiros dois meses de 2019 comece a mostrar bons resultados e a angariar nossa confiança no potencial e força do time Colorado.

A torcida Colorada sonhou durante o Campeonato Brasileiro de 2018 com essa volta à essa competição tão importante e deseja, como nunca, um título em 2019, em especial esse ou, ao menos,  que retorne a seus desempenhos de clube protagonista. O tri é visto como uma possibilidade atingível, mas sabemos e respeitamos as particularidades e as dificuldades que essa competição sempre apresenta. Disputa essa que não fica somente restrita à qualidade dos jogadores ou de cada equipe, mas fortemente se sustenta no empenho, dedicação e desejo de vencer demonstrado em campo. É competição para “cachorro grande” e para quem não se amedronta com cara feia.

Iniciamos com um jogo contra a boa equipe do Palestino, fora do Beira-Rio, provavelmente em um estádio lotado por torcedores do clube adversário, entretanto, fora essas desvantagens, os maiores cuidados que devem ser observados são com a ansiedade e os nervos que sempre afloram nas estreias, assim como, com a qualidade do time adversário, que eliminou boas equipes em seu caminho. Acredito que muitos acompanharam o desempenho qualificado do time chileno contra o Talleres, do nosso conhecido, respeitado e querido  Guiñazu e todos possuem uma ideia das dificuldades que iremos encontrar. Um bom resultado nesse primeiro confronto, é um importante passo dado, principalmente para que cada jogador vá recuperando a confiança em seu jogo e no conjunto. Dificuldades maiores virão pela frente.

A grande maioria dos torcedores carregam grande expectativa quanto a condução, formação, competitividade e desempenho da equipe Colorada. Existem posições que não conseguimos ver substitutos à altura dos titulares e outras, que nem imaginamos quem será o titular.  Temos expectativa que a medida que a “carruagem ande”, o time fique mais coeso, encaixe, se torne mais competitivo e possa a melhorar o seu desempenho atual. Apesar de até o momento ainda não conseguirmos adquirir confiança costumeira na equipe Colorada e considerando que um jogo apenas não nos levará a nada conclusivo, apesar de ser um importante primeiro passo, toda a reserva de paciência e compreensão que houver será necessária.  Jogo de testar os nervos.

Acredito que a hora de discordar não é agora, pois confiança e lealdade nunca nos faltaram em momentos difíceis e sempre esperamos que o sangue Colorado fale mais alto e que os jogadores, com nosso apoio, honrarão a camisa vermelha que vestem, a história, tradição e o brio, próprios do Internacional, do futebol Gaúcho e do povo de nosso Rio Grande do Sul. Nossa história evidencia que quanto maiores são as dificuldades, quando unidos, “somos um osso duro para roer”, pois “damos um boi para não entrar em uma briga, mas uma boiada para não sair” e, nesse momento, acreditamos que temos condições de crescer ao longo da competição e de superar todas as dificuldades que encontraremos pela frente.

Penso que a aparente insegurança nas decisões e a falta de convicção no que possivelmente acredita sobre futebol e, principalmente como chegar aos objetivos, assusta qualquer torcedor mais atento aos passos do comando técnico. Tenho insistido nisso, mas, por favor, há quatro dias de um jogo tão importante, com o tempo e as condições que teve para trabalhar, conhecendo o plantel que tem à sua disposição e conhecendo o adversário, não pode haver dúvidas quanto a escalação e a forma de jogar do time Colorado.

Sendo sincero e honesto com minha forma de pensar e agir, apesar de discordar das diretrizes e estratégias traçadas pela gestão (quem sabe por ter a “visão torcedor” e não conhecer os meandros do dia-a-dia) e de ter opinião totalmente contrária à forma de condução do futebol e do plantel, nesse momento, dou lugar ao carinho que tenho pelo nosso Internacional, acreditando em um crescimento no desempenho da equipe, dando meu voto de confiança, afirmando que não faltará meu apoio como torcedor Colorado e que vou torcer, como nunca, para que tenhamos sucesso em todas as competições importantes que iremos participar em 2019.

Que os deuses do futebol inspirem os gestores, o comando técnico e todos os jogadores do plante. Que nossos heróis de conquistas inesquecíveis (não tão recentes), possam transmitir a energia, a força, a garra, a luz e o brio de protagonistas e vencedores. Que todos tenham em mente que carregam o sonho de felicidade de uma torcida maravilhosa e que quanto maiores forem as dificuldades enfrentadas, maiores serão as oportunidades de se tornarem eternos heróis Colorados e do futebol gaúcho, brasileiro e internacional.

Avante e para cima, Internacional!  Alma, coração e garra gaúcha na ponta da chuteira.

4 thoughts on “Garra gaúcha, fé e confiança

  1. Alô você, Pauperio!
    É hora de torcermos muito. Estamos juntos. Antes a apuração dos desfiles. Firmes co nosso Salgueiro
    Vamos Inter!
    Diretamente do Leme, RJ
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.