Prezado(a)s Colorado(a)s,
De volta ao trabalho depois de uma semana e meia de férias “forçadas”, devido à mudança no calendário japonês já que um novo imperador tomou posse, eu estava na frente do computador e ao mesmo tempo com os fones de ouvido conectados ao meu celular ouvindo a rádio Gaúcha AM durante a transmissão do nosso último compromisso pela fase de classificação da Taça Libertadores da América 2019.
Como havíamos garantido a classificação para as oitavas-de-final com bastante antecedência e, ainda por cima em primeiro lugar no grupo A, eu (e acredito que a maioria de vocês) estava bem relaxado para este jogo de “Gigantes” contra o River Plate (ARGENTINA) no estádio Monumental de Núñez. A única coisa que gostaria que fosse mantida era a nossa invencibilidade no certame futebolístico mais importante das Américas.
E ao contrário do primeiro tempo no último sábado contra o atual Campeão Brasileiro, entramos bem “ligados” contra o atual Campeão da Taça Libertadores nos primeiros 15 minutos. Mesmo sendo o time argentino que tomava a iniciativa da partida nós também criamos algumas chances para marcar, principalmente com o Nico López que estava infernizando a defesa adversária. Entretanto o time argentino saiu na frente injustamente com um gol de impedimento (segundo a equipe da rádio Gaúcha) aos 34 minutos de jogo. Felizmente no finalzinho do primeiro tempo o nosso experiente atacante Colorado Rafael Sóbis fez um golaço, colocando justiça no placar. 🙂
No segundo tempo era natural que o time argentino tentasse uma maior pressão para fazer o segundo gol, mas por incrível que pareça nós começamos a tomar conta da partida aos poucos e aos 13 minutos da segunda etapa Rafael Sóbis fez um gol de pênalti (bem assinalado pelo juiz chileno Piero Maza) colocando o nosso Sport Club Internacional na frente do placar! O que já estava de bom tamanho ficou ainda melhor, não muito pela pontuação no grupo já que estávamos classificados em primeiro com antecedência, mas principalmente porque era uma vitória fora de casa contra o atual Campeão da Taça Libertadores da América o que daria muita moral para tentar vencer fora de casa no Brasileirão 2019, o que ainda não aconteceu. Infelizmente já nos acréscimos finais da partida o nosso grande goleiro Colorado Marcelo Lomba falhou bisonhamente (segundo a narrativa via áudio) e o River Plate (ARGENTINA) empatou.. 🙁
A minha análise sobre o desempenho dos nossos jogadores Colorados neste empate injusto de 2 x 2 fica prejudicada já que somente pude ouvir a transmissão de áudio da partida. De qualquer maneira aqui vai:
- Marcelo Lomba: infelizmente a falha dele foi decisiva para não sairmos de Buenos Aires com a vitória, fico pensando com os meus botões se não é resultado da sombra do outro grande goleiro Colorado, Danilo Fernandes, que voltou recentemente a ser relacionado no banco de reservas (embora não estivesse presente hoje), depois de quase um ano parado .. (nota 4)
- Zeca: muito bom desempenho, principalmente na defesa já que contou com a ajuda do Nico López na marcação (nota 6)
- Rodrigo Moledo: voltou a jogar muito bem hoje pois salvou a gente de um gol praticamente feito pelo time argentino e ainda sofreu um pênalti que, convertido pelo Rafael Sóbis, quase resultou na nossa vitória (nota 8)
- Víctor Cuesta: sentiu-se à vontade jogando no seu próprio país, boa atuação (nota 7)
- Iago: talvez uma das suas melhores partidas desde que foi efetivado como titular, deu o passe para o Rafael Sóbis marcar o nosso primeiro gol e não sentiu o “peso” da partida (nota 8)
- Rodrigo Dourado: teve muitas dificuldades diante dos atacantes argentinos sendo afoito às vezes (nota 5)
- Rodrigo Lindoso: hoje o futebol dele, tanto na marcação como na armação, foi “lindo de morrer”, uma grata surpresa para a gente! 🙂 (nota 8)
- Nonato: mostrou muita boa personalidade sendo bastante aguerrido na marcação e técnico na hora de passar a bola (nota 8)
- Guilherme Parede: cumpriu o seu papel tático à risca, boa atuação (nota 7)
- Nico López: teve uma ótima atuação hoje, tanto na defesa ajudando o Zeca como no ataque incomodando a zaga argentina e quase marca um golaço no segundo tempo (nota 7)
- Rafael Sóbis: o melhor jogador Colorado da partida, foi simplesmente perfeito: fez dois gols (um deles um golaço) contra o atual Campeão da Taça Libertadores em Buenos Aires! (nota DEZ)
- William Pottker: entrou no lugar do Rafael Sóbis aos 28 minutos do segundo tempo para dar mais força e velocidade ao ataque Colorado, mas não teve a mesma eficiência do titular (nota 6)
- D’Alessandro: o nosso “maestro” entrou no lugar do Nico López e jogou os últimos dez minutos com a finalidade de segurar mais a bola e, principalmente, para ser ovacionado por toda a torcida argentina! 😉 (nota 6)
- Patrick: entrou no lugar do Nonato aos 41 minutos do segundo tempo para também ajudar na marcação (nota 6)
Rafael Sóbis, de excepcional atuação, comemorando um dos seus dois gols com o Zeca
Mesmo deixando a vitória escapar nos últimos minutos da partida, o mais importante é que tivemos um ótimo desempenho e é assim que nós, torcedore(a)s Colorado(a)s apaixonado(a)s que somos, queremos que o time jogue fora de casa, não somente na Taça Libertadores da América 2019 mas também no Brasileirão 2019 e na Copa do Brasil 2019. Um time de futebol somente sagra-se campeão quando consegue manter um ótimo aproveitamento dentro e fora de casa!
Por isso, para subirmos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro temos que necessariamemte vencer as próximas três partidas (duas em casa e uma fora). 😉
Até o fim-de-semana! 🙂
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
ESTAMOS CAMINHANDO BEM.
Alô você WPJ!
Minha visão otimista se confunde com a tua. Também achei que fomos bem melhores especialmente na parte anímica, time ligado o tempo todo. Os gols que sofremos se explica pelas sacadas do notável Nelson Rodrigues: “o sobrenatural de Almeida” (segundo gol) e o imponderável futebol clube (primeiro gol). Resumo da ópera, sem precisar explicar o que já está explicado: Lomba falhou, Lindoso apareceu e Nonato brilhou.
Coloradamente,
Melo
Meu caro Wilson, para mim ontem seria a melhor partida do ano até aqui, não fosse a falha lamentável do Lomba no último minuto dos acréscimos! Aliás, já havia falhado contra o Flamengo. Mas isso acontece, Lomba tem créditos. Praticamente todo o time jogou bem. Dourado sentiu a volta de lesão, teve alguns vacilos e cometeu faltas desnecessárias. Mas, em contrapartida, Lindoso se agigantou e teve uma atuação muito boa! Zagueiros e laterais com boa performance. Coisa rara: ate o Zeca subiu ao apoio e arrematou a gol. Nonato fez grande partida e foi um dos destaques do jogo. Sobis e Nico muito bem. Perdemos o terceiro gol numa escapada de Potker. que arrematou para fora, quando Dale estava completamente livre e esperando o cruzamento para chutar a gol. Pagamos caro por esse erro! Agora vamos aguardar o sorteio e vero que nos espera pela frente.
Abra;os