O Clube Atlético Mineiro (conhecido apenas por Atlético e cujo acrônimo é CAM) é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes, tem como suas cores tradicionais o preto e o branco. Contudo, o clube teve como primeiro nome Athlético Mineiro Football Club . Seu símbolo e alcunha mais popular é o Galo, mascote oficial no final da década de 1930.
O Atlético é um dos maiores e mais populares clubes de futebol do Brasil, possuindo a segunda maior torcida de Minas Gerais, e uma das maiores torcidas do país fora do eixo Rio-São Paulo.
Seu maior rival é o Cruzeiro Esporte Clube, com quem faz um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Em menor grau, há também rivalidade com o América Mineiro. O autor do primeiro gol foi Aníbal Machado, que anos mais tarde se transformaria em um dos grandes escritores da Literatura Brasileira por meio de sua obra principal: Viagem aos Seios de Duília. (Fonte: Wikypedia).
Este foi o adversário, então segundo colocado no Brasileirão – Série A. Saímos vencendo e ainda não havíamos perdido o sorriso pelo gol feito – 1 x 0 – e sofremos o empate em gol contra. Vamos para a segunda etapa. O galo canta mais alto: 2 x 1. Segue o jogo. Professor substituto coloca a “gurizada vermelha” e consegue o honroso empate. Termina a festa.
Trouxemos um ponto de Minas, com uma equipe totalmente descaracterizada, longe da equipe titular, que ficou preservada para o decisivo jogo classificatório de fase, na Argentina tendo como adversário o Boca Juniors.
Hoje, ocupamos a sexta colocação, caindo do quarto lugar na vigésima quarta rodada, de trinta e oito. Não sei mais o que nos espera, pois são dois certames que sofremos reveses. Mesmo assim, perante a infinidade de percalços que se instalaram no Colosso da Beira-Rio, ainda podemos dar a volta por cima: é só levantar a cabeça. Temos plantel ainda para responder as necessidades. E podemos e devemos começar por quarta-feira, na Bombonera, fora de casa , conforme renomado Espirita:
Oi Jaldemir. Assim que terminou o jogo, fiz dois comentários: A gurizada tá pedindo passagem e outro, empate com gosto de Praxedes e Peglow. Ora um time que ganha a Copa de Sã o Paulo, uma das ais difíceis competições, pelo acúmulo de jogos e inexperiência, tem que ser olhado com mais carinho. Cito o exemplo do Santos, que praticamente, todos os anos promove uma meia dúzia da base para os profissionais. Creio que nos resta brigar por uma vaga na LIB no ano que vem, pois a produção técnica caiu muito e os motivos todos nós sabemos.Abraço.
Alô você Jaldemir!
Podemos dar a volta por cima, essa frase é emblemática. Concordo integfralmente.
Não concordo com ESSA afirmação de que faltam “x pontos” para escapar. A APLICAÇÃO DA EQUIPE, em que pese algumas falhas eminentemente técnicas e até estruturais são muito possiveis de reparos e recondução às vitórias. EU CONFIO NISSO.
Coloradamente,
Melo
Olá Jaldemir, o futebol tem sido pouco, as decisões pífias e o futuro incerto, a única coisa que podemos como torcedores é renovar nossas esperanças a cada novo confronto, abraço.
Caríssimo Jaldemir:
Muito boa essa tua explanação sobre a fundação e as características do Clube Atlético Mineiro, com quem o nosso amado Inter empatou ontem. Uma coisa que eu não sabia, era que o Atlético tem a segunda maior torcida de Minas. Eu achava que fosses a primeira. De fato, a “gurizada vermelha” foi decisiva na conquista de um ponto precioso que conquistamos. Agora é tudo na quarta, contra o Boca, na Bombonera.
Abraços