[highlight][/highlight]
“POIS MEUS CAROS IRMÃOS DE ALEGRIA”, a essas alturas do campeonato, vale muito a pena desenvolver uma linha de raciocínio e ir a procura dos porquês. Na biografia dos times vencedores, é absolutamente normal encontrarmos um destaque muito positivo o líder ou nos líderes. Esses líderes são catalogados como técnicos ou mesmo não sendo são aqueles que se impõe por personalidade forte capaz de literalmente “empurrar” uma equipe quando percebe uma fragilidade qualquer mas muito especialmente as emocionais, motivacionais. Pra ficar num exemplo caseiro, vamos ao INTER dos anos 70. Figueroa era o jogador da personalidade forte que se impunha ante o nosso elenco e muitas vezes ao adversário. Valdomiro era o líder exemplo de dedicação , disciplina. Falcão era sem dúvida ao lado do Paulo Cesar Carpeggiani a referência técnica, mas a unanimidade entre os boleiros e jornalistas da época que Cláudio Duarte, que não era o mais velho, que não era o mais famoso, não era o mais técnico mas exercia uma liderança natural, que ficou muito mais evidente quando ele parou de jogar e aos 27/28 anos por força de uma lesão irreversível, tornou-se treinador de seus próprios colegas em 1978 e como se sabe teve uma carreira marcada sobremaneira por essa liderança natural.
Por analogia me prendo tão somente a esse aspecto, evidentemente não desconsiderando os aspectos técnicos táticos e estratégicos.
Tenho a partir de uma publicação de nosso parceiro Coordenador e blogueiro Fabiano me debruçado a observar as manifestações de vestiário, nelas são evidentes os pronunciamentos que mexem muito com o emocional do elenco. Vejo o Lomba, o Danilo (mesmo na reserva , quando acontece um gol do Inter, ele via regra é o cara que puxa o pessoal do banco de reservas para as comemorações), o Moisés de voz muito forte no vestiário,Moledo o cara que personifica a vontade e determinação , a partir dessas qualidades passa a ser um lider nato e Dourado como referência técnica sem sobra de dúvidas. É só por isso o atual momento? Não claro que não, mas que esse fator contribuí significativamente para o sucesso até aqui obtido, parece não haver dúvidas.
TENHO DITO
Alô vc…
Incluiria o Edenilson também nessa qualidade técnica, é um monstro no meio de campo, jogando de área a área e fazendo alguns gols muito importantes.
O Abel qdo veio, pensei e até postei nas redes sociais que ele estava ultrapassado.
Postei as minhas desculpas pelo engano, é o cara.
Forte abraço amigo Melo.
Agora é coroar essa união com o tão sonhado título.
Olá Melo. Abel Braga esta queimando minha língua, eu era daqueles que achava que não deveria voltar ao Inter, por conta dos seus últimos trabalhos. Se mostrou um líder para os jogadores, assim como Moledo, Lomba e Edenílson. Moisés está surpreendendo, pois chegou há pouco tempo e esta se mostrando muito útil tanto dentro do campo, quanto fora. O caminho é este, com líderes se faz um time campeão. Ainda não somos, mas estamos perto.
Vamos Inter!!
Alô você Messias!
Tens razão não somos mas estamos próximos. Para o êxito é fundamental a concentração, a determinação e a entrega, e para isso as Lideranças tem papel preponderante. A firmeza de pensamento faz parte, está no contexto, então façamos a nossa parte.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Bom dia Melo e Coloradagem assanhada por um título nacional
Pois meu caro Melo, que assunto empolgante tu trazes à baila, nesse ótimo momento que estamos vivendo. Pelo número de comentários dá para ver como esse assunto é trepidante. Mexeu com o povo colorado.
Antes de escrever essas mal traçadas linhas li com atenção sua postagem, no que concordo integralmente. Também a ótima participação dos(as) nossos(as) comentaristas.
Melo, eu incluiria nessa lista de líderes o Edenílson, pela sua obstinação em campo. Vi que o Adriano Benites também fez isso. Tamo junto nessa Adriano!
Também penso que o Abel Braga deu o suporte necessário e soube unir o grupo, bem como despertar em vários atletas essa liderança que estamos assistindo.
Até há pouco nosso grande líder era o D’Alessandro. Era tudo com ele. Isso às vezes provoca uma certa acomodação em outras prováveis e emergentes lideranças dentro do grupo de trabalho. Só que agora com o D’Ale fora do Inter e com o Abelão muito bom na gestão de pessoas, vários atletas vem demonstrando traços positivos de liderança! Pode ser uma teoria furada, mas é o que eu penso!
Para finalizar, meu humilde sonho de consumo para hoje é uma vitória sobre o Furacão. Só isso!
P.S.: Ontem o Galo levou uma rasteira em Goiânia e pelo andar da carruagem a disputa do caneco fica cada vez mais entre o Saci (é nóis) e o Urubu!
Abraço.
Alô você Célio!
É que as recentes publicações de discursos motivacionais um pouco antes da entrada em campo, nos chamou a atenção para as repetidas participações de determinados jogadores e deu pra notar o quanto o elenco aceita e viaja junto. Isso por ser uma coisa natural é muito positivo e é possível notar a 8mportante participação do Mr Braga nesse processo.
Diretamente de Natal RN
Coloradamente
Melo
Alô você PRM,
De fato, as atuais lideranças dentro do plantel Colorado estão dando uma contribuição extremamente significativa para o excelente desempenho do nosso amado Sport Club Internacional no Brasileirão 2020.
Entretanto, TODOS os times de futebol possuem lideranças positivas, mesmos aqueles que estão nas últimas colocações do Campeonato Brasileiro..
Como bem escrevestes acima, “… evidentemente não desconsiderando os aspectos técnicos táticos e estratégicos.”
Além disso, há outro(s) fator(es) MUITO importante(s) que ajudam a explicar o excelente momento pelo qual estamos passando:
1) MUITA HUMILDADE e RESPEITO pelos adversários diretos E indiretos,
2) NENHUMA arrogância por parte dos jogadores Colorados e da Direção Colorada,
3) Uma simbiose PERFEITA entre o plantel Colorado e o Técnico Colorado Abel Braga e,
4) MUITA UNIÃO entre os jogadores Colorados.
Falta ainda MUITO para chegar onde realmente queremos, mas se tivermos FÉ e PENSAMENTOS POSITIVOS todos nós, TORCEDORES COLORADO(A)S APAIXONADO(A)S que somos, poderemos também contribuir com o sucesso do nosso time em campo! 😉
Um grande abraço,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson
Alô você WPJ!
Os quatro intenso por ti citados parecem ser alicerces para as lideranças que se evidenciam. Evidente que esses aspectos não são auto suficientes, mas não há dúvidas de que são fundamentais.
Até a noite! Até a vitória!
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Sou dos que gritaram: ô, o Abel voltou… pois entendo que existe um “algo mais” entre este técnico e o nosso Inter e que era esse algo mais que estava faltando. Uma mudança aqui, outra ali e a animosidade prolifera, revelando líderes e talentos. Estamos num momento mágico, de sintonia entre todos os segmentos, que queira Deus culmine no nosso esperado Tetra! Eu acredito!!!❤️
Alô você Rosângela!
Realmente o Mister Braga é o grande Líder que propiciou o surgimento e a afirmação das lideranças que hoje sinalizam com uma muito possível afirmação na gloriosa história do INTER.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Boa noite primo amado !!!
Confesso, que o Abel vem queimando a minha língua.
Isso é ótimo, por sinal. O Inter tem que manter, a pegada.
Não me lembro do ano, Mas, vi isso acontecer. Como um
filho de Gaúcho, e amando tbm Colorado. Ficarei muito
feliz, com a conquista do título. Um abraço !! Alô Vc !!
Alô você Primo!
Eu era do grupo que entendia que o Abel não deveria voltar ao INTER. Põe tudo que de deveria ser preservado, mas veja só a partir da sua chegada lideranças se sobressaíram 3 o poder de indignação e determinação é evidente. Isso está t fazendo a diferença. Se vaí ser suficiente eu não posso prever mas torcer muito eu posso, e vou.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Vejo um fato interessante nesse momento do Inter hoje temos muitos líderes dividindo o protagonismo nas palavras e isso fez o time crescer mentalmente. Mas além disso também precisamos do futebol para saímos da fila de mais de 40 anos. Abraço vamo vamo Inter..
Alô você Daniel!
Sua colocação é 100% acertada. Não nos basta termos lideranças e o futebol deixar a desejar. Mas podemos fazer 7m 2x3ecixio, que aliás norteia minha vida há algum tempo. SE não puder ter 9 ideal que eu tenha o possível. Não temos super craques, então sejamos aplicados, determinados e objetivos, aí as lideranças são fundamentais.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Ilustre PRM: creio que este é o nosso momento. Amanhã, deveremos escrever mais uma significativa página da nossa História. Vamos acreditar. Vamos olhar este desafio como o mais importante a ser enfrentado dos próximos três. E TRÊS são os pontos que nos darão a tranquilidade para os outros dois adversários, embora, aparentemente menos poderosos, mas que lutam também pelas suas melhores colocações no Brasileirão Série A. Assim, colocaremos em campo onze ou mais líderes que buscarão a Vitória merecida.
Alô você Jaldemir!
Queiram os Deuses do futebol que tenhas razão. Essas lideranças tanto técnicas quanto motivacionais haverão de somadas nos ajudar muito, muito para que tenhamos um grande resultado.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Olá Melo,
Concordo com você, temos aqueles lideres que demonstram, como Danilo que puxa o coro nas festividades do gols para abraçar seus companheiros e aqueles que parecem não serem, mas que nos bastidores sabem agregar ao grupo. Cito como exemplo Rodrigo Dourado, que apresentar ser um rapaz quieto, “na dele”, mas é um dos líderes desta equipe, pois não é atoa que é nosso capitão.
Saudações Colorada
Ana Cristina
Alô você Ana!
Pois é, de todos esses que se apresentaram como líderes positivos, me chamou a atenção a participação do Moisés, e essa participação como líder, como motivador parece ter motivado o próprio pois se futebol também cresceu.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Pelos vídeos publicados nas redes sociais pelo Inter, Rodinei e Dourado também aparecem na preleção chamando o discurso. Time com referências que agregam e motivam é muito mais forte!
Alô você Simone!
Confesso que não vi destaque no Rosinei no que se refere ao Dourado,embora também se pronuncie no vestiário quero crer que a liderança dele se dá muito por empenho dentro do campo, ele é um exemplo de dedicação . Quando os mais jovens percebem a entrega dele, não devem ter dúvidas de que o exemplo está ali.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Mwlo
Olá Melo, em todos os grupos de trabalho o sucesso vem com naturalidade com um bom comando e fica mais fácil ainda com uma liderança natural. Creio que nesse momento estamos bem em ambos aspectos, abraço.
Alô você Roldan!
Perfeito, o galho é que como “nos” sabemos a liderança por ser algo natural só germina em terreno fértil. As condições precisa ser opoerunizadas e pelo menos ao alcance de nossos olhos isso aconteceu.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
A História do Abel no inter está fazendo a diferença no time,a gurizada simplesmente assimilou a proposta,e as lideranças se afloraram,pena não estar mais o Dale no grupo. Mas creio que a saída deles tbm sacudiu a gurizada. E agora é inter campeão.
Alô você Roberto
Mesmo gostando muito do De”Ale, também acho que o evidente crescimento das lideranças pode ter se dado, também, a. Partir da saída do. Osso CABEZIN.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
– Realmente todos os anos de vitórias e conquistas marcantes ao longo da nossa história, sempre se destacaram grandes lideranças combinando com a técnica.
No atual momento o nosso Inter até a saída do Coudê os líderes que hoje se destacam não tinham aparecido, foi preciso acontecer o abandono do treinador e houve mobilização quase que imediatamente ,o grupo de jogadores capitaneados pela forma que o Abel costuma treinar suas equipes os resultados apareceram e as liderança que até então não estavam tão visíveis, hoje são reconhecidas e passaram a ser fundamentais na atual campanha da liderança do brasileiro. Penso que o saber é o grande responsável posição que estamos , valorizou jogadores da base a onde era aclamação de todos os torcedores.
Alô você Reche!
Perfeito. Isso mesmo. Temos a mesma linha de pensamento.
Diretamente dê NATAL RN
Coloradamente
Mwlo
Oi Melo. Penso que a confiança e objetivo de todos de ser Campeão do Brasileiro deste ano, tem levado o INTER para grandes vitórias. Nem sempre o desempenho tem sido ideal, mas a vontade tem sobrepujado alguma deficiência. Creio que amanhã contra a touca chamado A. Paranaense, será um divisor de águas.
O título nunca esteve tão perto, e a união do Grupo, é o grande motivador para que isso aconteça. Abraço
Alô você L.Godoy!
E que essa união (muito bem lembrada por ti) cadenciada pelas lideranças some amanhã para subirmos mais um degrau.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
O time de Coudet era vibrante e focado tmb. Mas estávamos em 3 competições e o desempenho em algumas partidas cairia. Se Coudet tivesse desde o inicio só o Brasileiro, a estas alturas ja seriamos campeões. Com Abel ( eliminado de 2 competições) o brasileiro se oferece. Mas é dificil manter as vitorias até o final, o q deixa o campeonato completamente aberto e muito mais para quem iniciou agora uma sequencia de vitorias. Independente disso é um grande presente ver o Inter disputando títulos novamente. Ainda q a cada jogo seja um pré infarto( Abel gosta de marcar e recuar) temos Um grupo confiante. Ver o Danilo mandando o grupo voltar pro jogo com nítido gesto de “ falta 3 min mas da pra vencer) é um orgulho. Eu gosto de futebol. Quanto mais gol melhor. Então estava confortavel vendo o Inter do Coudet indo pra cima.Mas ser campeão é muito bom. Estamos na torcida como sempre. Quero muito q Abel nos de mais este titulo e depois vá curtir um bom vinho.
Alô você Adri!
Perfeito, são momentos distintos mas sobretudo muito positivos. Abel permissionou a divisão de responsabilidades e com isso se evidenciaram lideranças que põe qualquer motivo estavam acanhadas.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Quando da contração do Abel , me pronunciei aqui dizendo que achava que ele já havia dado sua contribuição ao clube e que seu nome já estava em nossa história , foi um início ruim mas agora tenho certeza que esse título ninguém nos tira mais , mas ainda acho que para a próxima temporada devemos ter um outro técnico .
Alô você Sônia!
De são consciência nunca qui o retorno do Abel entretanto naquele momento de sua 3scolga o tiro dou certeiro e ele com sua larga experiência permitiu que as lideranças se solidificassem.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Mwlo
Acho que o Abel faz toda a diferença para empurrar o nosso Inter. Não consigo indicar um nome no time, todos estão de parabéns. Vamo que vamo Interrrrr!
Alô você Marisa!
Sem dúvidas, tens razão. Abel é o grande condutor o grande comandante.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Eu acrescentaria a presença do Abel, coloradissimo, cuidando da gurizada como seus filhos fossem, é um baita estímulo para todos os jogadores expressarem o amor a camisa, ao clube, mostrando isso em campo!
Alô você Gladis!
Perfeito, Abel deu o suporte para que 3ssas lideranças pudessem entregar o seu melhor.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Correta a tua análise do momento do nosso Inter, claro que sempre com a liderança do nosso treinador. Realmente temos jogadores líderes isto é importante mas na minha opinião nosso grupo de jogadores é apenas médio, fomos desclassificados da copa do Brasil e Libertadores, felizmente estamos portões fechados porque se tivesse com a torcida MODINHA seria impossível o sucesso do Abelao. Jogadores como Moisés, Rudinei, Wuendel,Marcos Guilherme, Zé Gabriel seriam diretamente vaiados pela torcida.
Alô você Rogério!
Bem a propósito da tua procedente observação
evidenxcia-se o crescimwnto de produção especialmente do Moisés e em parte podemos creditar aí exercício da liderança que esse jogador vem demonstrando.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Prezado Paulo Melo:
Muito boa e consistente tua postagem a respeito de lideranças do time. De fato, aquele esquadrão inigualável dos anos 70 era bem assim como descreves. A liderança forte e consistente de Figueroa mobilizava todo o time. A meu ver, Don Elias passava mais segurança do que as figuras técnicas de Falcão e Carpeggiani. E também ainda mais que a capitania de Cláudio Duarte, ou da dedicação de Valdomiro. A partir da sua chegada ao Inter, Figueroa se impôs como zagueiro inigualável e também como a voz forte do Inter frente a imprensa da época que duvidava que um chileno pudesse ser superior ao zagueiro uruguaio do coirmão. E a gente sabe como uma liderança forte é sempre bem vinda. Basta citar Obdúlio Varela na Copa de 50. Mas no momento nosso time parece estar bem conduzido, sem nos apresentar qualquer temor de salto alto, ou jogo jogado. Abel conseguiu mesmo mobilizar o time.
Meu temor está na partida de amanhã contra o Furacão. Sabidamente sempre tivemos dificuldades lá na Arena de grama artificial, que torna o jogo rápido como eles estão habituados, e os demais times não. É preciso que o Inter quebre a velocidade do Athlético para que possamos nos impor. Mas repito, é partida dificílima. E tem mais, o Urubu e o Galo vem chegando também para a disputa na reta final. O Fla goleou em POA e em Recife. E o Galo não teve dificuldade jogando em casa. Qualquer tropeço de nossa parte, pode comprometer o campeonato. Oremos…
Grande abraço!
Alô você José!
Figueroa foi uma UNANIMIDADE,sem dúvidas e sua personalidade forte fez com que outras lideranças se saliwetassem.Presentemente essas lideranças consolidadas ou emergentes podem ser fundamentais à vôos mais altos.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Vejo também estás características no Edenilson. Além de primoroso tecnicamente um exemplo para os mais novos. Beijo Tio Melo.
Alô você Adri!
Perfeito. Se dúvidas Edenilson é um.dos protagonistas. Concordamos.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Olá Melo,
Uma equipe vencedora é forjada não somente por um Líder em campo, mas por vários lideres que mesmo não atuando são capazes de incentivar seus parceiros e companheiros de equipe. Isso nós temos, como bem você classificou alguns. Também podemos citar nosso treinador Abel Braga, uma pessoa que consegue agregar a experiência dos jogadores mais “cascudos” com a jovialidade da gurizada, mantendo o equilíbrio necessário para que a equipe possa jogo a jogo ir mostrando seus valores.
Alô você Júlio!
Perfeito perfeito O “Mister Braga” deu o equilíbrio necessário e o suporte necessário para que os “líderes” se reforçassem e pudessem alcançar tal rendimento.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Concordo com tudo isso, mas tínhamos esses mesmos jogadores até pouco tempo e ERA um time apático, mudou quando entrou um líder com sangue colorado. ABEL, velho ABEL…de novo…ABEL.
E, vamos seguir o líder!
Alô você Bida!
Perfeito essa observação muito procedente de fato credite-se o atual momento, TAMBÉM, a liderança do Abelão.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Boa tarde Melo!
Como dito a muitos anos atrás pelo então General Osório: “A força moral do soldado aumenta quando é bem comandado”. Sem dúvida isso serve também para um equipe de futebol, o exemplo em campo de Figueroa, Valdomiro, Claudião, Célio Silva e Pinga, Índio, Fabiano Eller meu xará, Tinga e Fernandão, Magrão e Guiñazu e tantos outros fora, como o próprio Claudião, Mario Sérgio e agora e novamente Abelão, fazem toda diferença. Esse último pela capacidade de identificar que o grupo atual só entregava pelo compromisso da grana, do trabalho (talvez o único compromisso do antigo técnico também), mas não do sonho e da conquista, sabiamente ele identificou que era só um grupo e não uma equipe, todas as lideranças que ali estão já estavam no grupo, mas talvez mais pensando em si próprio, que no todo, Abel soube despertar ou reforçar isso também, como fez tantas outras vezes aqui, como em 2006 no Mundial, por exemplo. Liderança não é só ficar aos berros ao lado do campo gritando palavras de ordem, mas saber também identificar e delegar a liderança a outros líderes no grupo, bem como saber mostrar a todos o valor da conquista e da glória, pois só grana não faz diferença, principalmente a quem já tem e muito.
Alô você Fabiano!
Em primeiro lugar, os créditos da proposta do assunto vão pra ti pela sequência de postagem com pronunciamentos muito fortes dentro do vestiário. Temos ainda um vice presidente que até agora tem me surpreendido positivamente que é o J.P Hermann, que pelos primeiros pronunciamentos se inscreve como um possível Líder diretivo.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente
Melo
Após tantos anos esperando, chegou o nosso ano. Agora vai ou vai! Ansiedade me define!
Alô você Cariuxa!
Não se pode precisar que seremos campeões mas está danfo pra antecede dias melhores, creio nisso.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo