Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir um pouco tarde por volta de 23h49min nesta quinta-feira à noite para acordar bem disposto por volta de 07h45min nesta sexta-feira de tempo bom (temperatura por volta de 4 graus Celsius) com o propósito de acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e ótima equipe do Athletico–PR no estádio Joaquim Américo Guimarães, popularmente conhecido como Arena da Baixada na bela cidade de Curitiba pela trigésima-quarta rodada do Brasileirão 2020. A nossa expectativa era evidentemente ver se o nosso amado Sport Club Internacional iria conseguir novamente mais um resultado positivo que nos mantivesse na primeira colocação da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
A partida começou com o Athletico–PR tentando atacar o nosso time pelos lados do campo com muita velocidade, ao mesmo tempo que tínhamos dificuldade em se adaptar rapidamente com a grama sintética. Aos 6 minutos o atacante Nikão cruza perigosamente da esquerda e a bola passa com muito perigo por toda a extensão da pequena área e sai pela linha de fundo. Aos 18 minutos a bola é alçada na nossa área e o meio-de-campo Léo Cittadini desperdiça uma ótima chance de abrir o marcador ao chutar com muito perigo na trave esquerda. Aos 23 minutos o lateral-direito Colorado Rodinei arrisca um chute da intermediária e a bola acerta a trave direita da goleira adversária. Aos 28 minutos o lateral-direito Colorado Rodinei cobra uma falta com muito perigo, a bola desvia na barreira e quase que pega de surpresa o goleiro Santos que espalma para escanteio. Aos 45 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson cruza de canhota no lado direito de ataque e o meio-de-campo Colorado Praxedes quase abre o placar ao cabecear uma bola que passa muito perto da trave esquerda da goleira do Athletico–PR. O primeiro tempo chega ao final com o placar em “branco” com o time deles jogando melhor nos primeiros vinte minutos e com o nosso time jogando melhor na parte restante da primeira etapa.
A segunda etapa começou de uma forma mais equilibrada com lances mais ríspidos e muita discussão entre os jogadores, como uma leve predominância do time da casa. Aos 12 minutos o atacante Jadson cobra um escanteio com muito perigo, mas a bola é interceptada pelo goleiro Colorado Marcelo Lomba. Aos 29 minutos o atacante Nikão arrisca um chute de fora da área, mas o goleiro Colorado Marcelo Lomba segura firme. Aos 46 minutos o atacante Vitinho avança com perigo pelo lado esquerdo de ataque deles e chuta uma “bomba” para a excelente defesa do goleiro Colorado Marcelo Lomba para escanteio. Na cobrança de escanteio, aos 47 minutos, quase que o zagueiro Thiago Heleno abre o marcador ao cabecear pra fora. No final nosso desempenho no segundo tempo foi bem inferior à aquele apresentado na primeira etapa, consequentemente até que o resultado de 0 x 0 fora de casa no estádio Arena da Baixada contra a ótima equipe do Athletico–PR pode ser considerado um resultado muito bom, devido às circunstâncias.
Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados em mais uma partida sem vitória desde 2014, no estádio Joaquim Américo Guimarães:
- Marcelo Lomba: fez boas defesas, principalmente a última no final da partida (nota 8)
- Rodinei: foi muito bem no setor defensivo e teve uma ótima participação no apoio, inclusive quase marcando um gol no primeiro tempo (nota 8)
- Lucas Ribeiro: mostrou bastante segurança na zaga Colorada (nota 7)
- Víctor Cuesta: jogou com a mesma simplicidade e determinação de sempre na defesa (nota 7)
- Moisés: teve alguns bons momentos na partida, mas mostrou um pouco de dificuldade na marcação e no apoio (nota 6)
- Rodrigo Lindoso: embora não tenha conseguido ter um bom desempenho mais à frente no meio-de-campo Colorado cumpriu o seu papel de marcação à frente da zaga Colorada (nota 6)
- Edenílson: levou um certo tempo até se achar na partida, mas aos poucos foi conseguindo dar uma melhor consistência em todas as partes do meio-de-campo (nota 7)
- Patrick: tentou fazer a suas características jogadas pelo lado esquerdo do ataque, mas foi bem marcado pelos jogadores adversários (nota 6)
- Praxedes: se esforçou bastante e quase marcou um gol no final da primeira etapa (nota 6)
- Marcos Guilherme: não comprometeu na marcação, mas não contribuiu em nada no ataque (nota 5)
- Yuri Alberto: praticamente isolado à frente no ataque, não conseguiu ganhar nenhuma jogada da zaga adversária (nota 5)
- Johnny: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Praxedes aos 22 minutos da segunda etapa para reforçar a marcação no meio-de-campo e não comprometeu (nota 6)
- Peglow: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Marcos Guilherme aos 23 minutos da segunda etapa para dar mais dinamismo ao ataque Colorado, mas não teve sucesso (nota 5)
- Caio Vidal: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Patrick aos 38 minutos da segunda etapa para dar mais ofensividade à equipe, mas não conseguiu ser muito efetivo (nota 6)
- Zé Gabriel: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Lindoso aos 42 minutos da segunda etapa e conseguiu manter a mesma qualidade de proteção à zaga Colorada (nota 6)
- Abel Hernández: entrou no lugar do atacante Colorado Yuri Alberto aos 43 minutos da segunda etapa, mas mal teve tempo de tocar na bola (nota 5)
Infelizmente o empate de 0 x 0 diante da ótima equipe do Athletico–PR fez com que a nossa vantagem em relação ao Flamengo-RJ diminuísse de quatro para dois pontos. 🙁 Por outro lado a nossa vantagem em relação ao Atlético-MG passou de cinco para seis pontos. 😉
Portanto, apesar de estarmos ainda na liderança do Brasileirão 2020 insisto em dizer que temos que manter os “pés no chão” e ter muita humildade para seguir adiante! Temos uma partida extremamente difícil contra a tradicional equipe do Sport no estádio Gigante da Beira-Rio na próxima quarta-feira e por isso precisamos manter o foco na busca de mais três pontos ganhos para seguir sonhando com dias melhores!
Até semana que vem!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Colorados, sobrevivemos o Furacão com um baita empate Tchê, já o Mengo perdeu!!!
Por Dorian Bueno
Será que está sendo muito mais fácil para o Colorado começar a perder a gordura que tinha acumulado, ou conseguirá de forma épica jogar mais futebol e novamente aumentar a diferença de pontos para os demais postulantes ao título?
Nas próximas rodadas além de ter que ser mais corajoso dentro do campo, terá que torcer contra o Flamengo que pode ficar atrás ou dar mais liga nestes últimos jogos e nos ultrapassar.
O time Colorado que jogou contra o Athletico-PR, teve mais sorte do que atitude e posse de bola, para jogar mais futebol e manter uma distância tranquila como estava até antes desta última rodada. Talvez tenha faltado a coragem para jogar como antes e deslanchar na liderança.
Mesmo jogando fora do Beira-Rio, conseguir trazer um empate não pode ser considerado um resultado tão ruim, até mesmo pelas circunstâncias encontradas dentro do campo sintético, e principalmente pelo forte Furacão.
Agora teremos que torcer para o TIME focar muito mais cada partida, como se fossem jogar uma Final de Copa do Mundo. Ah, também vamos torcer para que os nossos adversários, não joguem tanto futebol contra NÓS e criem problemas para o Internacional.
Não quero acreditar que o Abel teve que bagunçar o TIME, por causa da saída do Capitão Rodrigo Dourado. Brincadeira a parte, creio que os jogadores como nós também não ficaram tão felizes com este empate por zero a zero, já que deram somente um passo para frente e dois para atras.
Para mim desta vez, ficou nítido, a incapacidade do nosso Internacional, de fazer o crime na casa do adversário. Cada partida dentro ou fora do Beira-Rio nesta reta final do Brasileirão, será um tremendo desespero.
Quem diria o Rodrigo Dourado fez falta como mais atacantes para o Internacional conseguir fazer algum Gol, ter mais a BOLA para jogar com a tranquilidade de um Líder isolado, e sair de campo com a DÉCIMA VITÓRIA consecutiva, que não rolou.
Vamos com fé e jogando para frente Colorados, porque tanto o Inter como os demais Times, brigarão muito para poder sorrir mais no final.
Abs. Dorian Bueno, sempre feliz e otimista
Caro Wilson
Antes de começar essa 34ª rodada, três equipes estavam disputando fortemente as condições para buscar o caneco. Galo, Urubu e Saci. Como o Galo levou uma rasteira em Goiânia, afastou-se dos outros dois candidatos.
Uma análise fria no contexto dos jogos em Curitiba e no RJ indicativa claramente mais facilidade para o Flamengo enfrentar o Vasco (nos últimos cinco jogos 2 derrotas, 2 empates e uma vitória) e a dois pontos do atual primeiro rebaixado. Jogo no Maraca e tudo o mais. Venceu o mais forte. Deu a lógica!
Quanto a nós fomos enfrentar o CAP (nos últimos cinco jogos 1 derrota, dois empates e 2 vitórias), time em franca recuperação com o experiente Autuori no comando. Buscando vaga no Sul Americana ou quem sabe Libertadores. Jogo a ser realizado em um gramado artificial, no qual o CAP está perfeitamente adaptado.
Convenhamos que a nossa missão era bem mais indigesta!
No final das contas o empate em zero refletiu bem o que foi o jogo. Muita marcação, muita estratégia, pouca criatividade, raras chances de gol, uma bola na trave para cada lado. Uma cabeçada perigosa para cada lado e ficamos por aí.
Um erro de arbitragem já no final do jogo (jogador se atrapalhou e claramente, para não perder o domínio da bola corrigiu a trajetória com a mão) poderia nos proporcionar a vitória, mas o árbitro ignorou e vida que segue.
Diante de tudo o que exposto aqui fica bem justificado o título da tua postagem: “Um ponto ganho valioso”.
Grande abraço.
Alô você WPJ!
Nossa dificuldade em nos adaptarmos ao gramado sintético ficou muito evidente. Só saímos para o campo ofensivo depois dos 20 min. Até ali, só marcamos, e muito bem. Se não oferecemos perigo ao adversário, é bem verdade que também não corremos riscos constantes. No campo individual, além da muito segura atuação do Lomba, tivemos uma ótima atuação do Rosinei e uma jornada pouco feliz do Moisés. No meio a equipe parece ter se ressentido das iniciativas de início das jogadas que o Dourado proporciona.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo