Um time sem pontaria e com baixa auto-estima

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir relativamente tarde nesta quinta-feira à noite por volta de 23h55min, mas mesmo assim consegui acordar relativamente bem disposto por volta de 08h35min nesta sexta-feira de tempo bom (temperatura por volta de 27 graus Celsius), feriado nacional aqui no Japão devido à cerimônia de abertura das Olímpiadas 2020, para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e perigosíssima equipe do Olimpia (PARAGUAI) pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América 2021 no estádio Gigante da Beira-Rio. A expectativa, era evidentemente, ver se conseguiríamos vencer para podermos se classificar para a próxima fase da competição futebolística mais importante das Américas.

A partida começa com o nosso time pressionando tanto que já no primeiro minuto tivemos um escanteio a favor. Aos 6 minutos o meia-atacante Colorado Taison avança pela intermediária e faz um passe sensacional para o atacante Colorado Yuri Alberto que completamente livre dentro da área adversária chuta em cima do goleiro Aguilar sendo a bola afastada para longe na sequência. Aos 9 minutos, depois de um “bate-e-rebate” na frente da área Colorada, o meio-de-campo Orzusa chuta com relativo perigo com a bola passando perto da nossa goleira e sai pela linha de fundo. Aos 15 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson passa a bola para o atacante Colorado Yuri Alberto, que posicionado na direita do ataque Colorado, passa de primeira para o meia-atacante Colorado Taison, que de dentro da área adversária, chuta perigosamente pela linha de fundo com a bola passando muito perto da trave esquerda da goleira deles. Aos 18 minutos a bola é levantada para o campo da equipe adversária onde o atacante Colorado Yuri Alberto ganha a jogada no alto e deixa o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo na “cara” do gol, mas este acaba desperdiçando a ótima oportunidade ao chutar a bola em cima do goleiro Aguilar com a bola sendo afastada para fora da área a seguir. Aos 22 minutos o meia-atacante Colorado Taison avança pela intermediária, entra na área deles e chuta perigosamente com o pé esquerdo, mas a bola bate na trave direita e sai para fora da área. Aos 33 minutos, numa cobrança de falta pelo lado esquerdo de ataque, o lateral-esquerdo Colorado Moisés levanta a bola na área deles e o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo sobe mais alto que a zaga do Olimpia (PARAGUAI) e cabecea para a excelente defesa parcial do goleiro Aguilar, no rebote o atacante Colorado Yuri Alberto chuta por cima da goleira pela linha de fundo. Aos 39 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson dá um “balãozinho” num jogador adversário na intermediária e levanta a bola na área deles onde o lateral-esquerdo Colorado Moisés cruza para a pequena área e o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo desperdiça mais uma ótima chance ao chutar duas vezes, uma em cima de um defensor do Olimpia (PARAGUAI) e a outra, no rebote, pela linha de fundo. Aos 40 minutos o meio-de-campo Colorado Maurício levanta a bola na área adversária e encontra o atacante Colorado Yuri Alberto completamente livre, que de primeira, chuta à “queima-roupa” para a defesa simplesmente espetacular do goleiro Aguilar que espalma para escanteio. O primeiro tempo termina empatado em 0 x 0, mas se tivesse que haver um vencedor seria o nosso time devido à enorme quantidade de situações claras de gol criadas contra praticamente nenhuma por parte da equipe deles.

A segunda etapa começa exatamente da mesma forma como acabou a primeira etapa, ou seja, com o nosso time buscando o gol. Aos 4 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo ganha a disputa de bola contra um defensor do time adversário e chuta de fora da área com perigo pela linha de fundo. Aos 6 minutos o lateral-esquerdo Colorado Moisés recebe um ótimo passe do meio-de-campo Colorado Maurício, invade a área deles e chuta uma “semi-bomba” que passa raspando o travessão da meta adversária e sai pela linha de fundo. Aos 18 minutos, numa cobrança de escanteio, o zagueiro Colorado Víctor Cuesta quase marca de cabeça, mas o atacante Pitta, quase em cima da linha, consegue evitar o gol ao afastar de cabeça. Aos 20 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo cruza para a área do Olimpia (PARAGUAI), o meia-atacante Colorado Taison é derrubado pelo defensor da equipe adversária e consequentemente o árbitro Christian Ferreyra marca o pênalti a nosso favor! 🙂 Entretanto, aos 23 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson desperdiça a melhor chance da partida ao ver a penalidade máxima ser defendida espetacularmente pelo goleiro Aguilar com a mão “trocada”.. 🙁 Aos 25 minutos, num lance de contra-ataque, a equipe do Olimpia (PARAGUAI) avança em alta velocidade em direção à nossa meta e de dentro da área Colorada só não abriram o marcador porque o zagueiro Colorado Bruno Méndez salvou a gente já que o goleiro Colorado Daniel estava “batido” no lance. Aos 47 minutos o meio-de-campo Ojeda arrisca um chute da intermediária e a bola passa perigosamente perto da nossa meta e sai pela linha de fundo. A verdade é que após desperdiçarmos a penalidade máxima a auto-estima, que já era baixa, do time Colorado caiu consideravelmente e por isso o Olimpia (PARAGUAI) conseguiu finalmente jogar com mais tranquilidade e conseguiu segurar o empate e levar a decisão da vaga para as quartas-de-final da Taça Libertadores da América 2021 para as cobranças de penalidades máximas.

Como as duas partidas contra o Olimpia (PARAGUAI) terminaram empatadas em 0 x 0, fomos então para a série de cobrança de penalidades máximas onde infelizmente perdemos por 4 x 5 e consequentemente a equipe adversária classificou-se para a próxima fase da competição futebolística mais importante das Américas… 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁

Segue abaixo a minha análise criteriosa sobre o desempenho dos jogadores Colorados em mais uma eliminação de oitavas de final pela Taça Libertadores da América.. 

  • Daniel: não precisou fazer nenhuma defesa importante no tempo regulamentar, mas infelizmente não conseguiu defender nenhuma das cinco cobranças convertidas pelo Olimpia (PARAGUAI) na série de penalidades máximas.. (nota 5)
  • Heitor: foi muito bem defensivamente, mas não conseguiu ter um desempenho razoável no apoio (nota 5)
  • Bruno Méndez: mais uma ótima partida jogando sempre com muita simplicidade e objetividade (nota 7)
  • Víctor Cuesta: além de jogar muito bem na zaga Colorada ainda teve boa participação no apoio (nota 6)
  • Moisés: foi muito bem na parte defensiva e também no apoio onde participou de algumas oportunidades claras de gol durante a partida, além disso converteu a sua cobrança na série de penalidades máximas (nota 7)
  • Rodrigo Dourado: foi muito bem na tarefa de proteger a área Colorada, mas não produziu nada de importante mais à frente do meio-de-campo Colorado (nota 5)
  • Edenílson: apesar de ter jogado muito bem durante a maior parte da partida não pode desperdiçar uma penalidade máxima no tempo normal de um jogo decisivo mesmo que tenha convertido a sua cobrança na série de penalidades máximas.. (nota 5)
  • Taison: fez uma ótima partida, criou situações claras de gol, teve participação decisiva no pênalti assinalado a nosso favor, mas ainda não conseguiu marcar o gol tão desejado.. (nota 7)
  • Patrick: praticamente não conseguiu jogar devido a dores musculares e por isso teve que ser substituído ainda na primeira etapa (nota 4)
  • Thiago Galhardo: mostrou disposição e muita força de vontade, mas perdeu uma quantidade incrível de gols incluíndo o pênalti desperdiçado na cobrança de penalidades máximas que infelizmente foi decisivo para a nossa eliminação na competição.. 🙁 (nota 2)
  • Yuri Alberto: mostrou muita movimentação e participação no ataque Colorado e por muito pouco não marcou um ou mais gols na partida (nota 6)
  • Maurício: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Patrick aos 30 minutos da primeira etapa para dar maior mobilidade ao meio-de-campo Colorado e até que foi efetivo, também converteu o seu pênalti nas cobranças de penalidades máximas (nota 6)
  • Gabriel Boschilia: entrou no lugar do lateral-direito Colorado Heitor aos 29 minutos da segunda etapa para aumentar a produção do meio-de-campo Colorado, mas não foi muito efetivo embora tenha convertido a sua penalidade na cobrança de penalidades máximas (nota 6)
  • Vinícius Mello: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Taison aos 37 minutos da segunda etapa para aumentar a produção do ataque Colorado, mas nada conseguiu fazer durante o tempo em que esteve em campo (nota 4)
  • Carlos Palacios: entrou no lugar do atacante Colorado Yuri Alberto aos 37 minutos da segunda etapa e até que mostrou iniciativa ao jogar no sentido “vertical”, mas nada além disso (nota 5)

Nota média do time na partida de hoje: 5,33

Pois é, meus(minhas) amigo(a)s virtuais Colorado(a)s: mais uma temporada esportiva sem conquistar nenhum título.. 🙁 Já são cinco anos sem ganhar nenhuma competição a nível estadual, nacional ou internacional.. 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 De quem é a culpa, dessa vez?

  • Dos jogadores Colorados?
  • Da atual Comissão Técnica Colorada
  • Do atual técnico Colorado Diego Aguirre
  • Da Direção do Sport Club Internacional?

Na minha humilde opinião, dessa vez, são os jogadores Colorados e a Direção do Sport Club Internacional os únicos culpados, já que a atual Comissão Técnica Colorada e o atual técnico Colorado Diego Aguirre recém completaram um mes nos seus respectivos cargos..  O que me deixa indignado não é ser eliminado, mas sim a falta de ambição em campo com um plantel que não sabe o que fazer com a bola quando encontra um time adversário bem postado na defesa.. 🙁 Temos que mudar radicalmente a nossa postura não somente dentro de campo, mas fora também, caso contrário este ano de 2021 será somente na base do OREMOS! 🙏 ….

Entretanto, temos que “mudar a chave” novamente e se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente já que no próximo domingo à noite vamos enfrentar a tradicional e perigosa equipe do AthleticoPR no estádio Joaquim Américo Guimarães, popularmente conhecido como Arena da Baixada, pela décima-terceira rodada do Brasileirão 2021 na bela cidade de Curitiba, capital do Paraná! Como o nosso time ainda não está confiável mais uma vez OREMOS! 🙏 

Até breve,

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

One thought on “Um time sem pontaria e com baixa auto-estima

  1. Alô você WPJ!
    Que trauma, que trauma. Parece que brigamos com a bola e ela se nega a entrar no arco adversário. O time jogou muito bem , mas pecou no fundamental que são as finalizações. Meu único reparo a equipe foi justamente nesse quesito. Lamentável, lamentável. Fique 48hs sem sequer escutar programa de esporte. Mas vai passar, vamos virar a chave como dissestes.
    Diretamente de Natal RN
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.