Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir relativamente tarde nesta quinta-feira (já que era uma data muito especial para o vosso Cônsul aqui do outro lado do mundo 😉 ) por volta de 23h00min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 06h19min nesta sexta-feira de tempo nublado (temperatura por volta de 26 graus Celsius) para ver ao vivo pela Internet a nossa primeira partida válida pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana 2022 contra a tradicional, fortíssima e perigosa equipe do Foot Ball Club Melgar (PERU) no estádio Arequipa, na bela Arequipa, capital da província de Arequipa no Peru, localizada no sul do país numa altitude de 2300 m. A expectativa era, evidentemente, ver se conseguiríamos voltar do Peru com pelo menos um empate para decidir em casa na semana que vem com mais tranquilidade. 🙏🙏🙏
A partida começa em ritmo lento com as duas equipes se “estudando” em campo. Entretanto logo no primeiro minuto o centroavante Cuesta recebe a bola perto da área Colorada e chuta para a fácil defesa do goleiro Colorado Daniel. Aos 2 minutos numa ótima troca de passes entre os jogadores Colorados perto da área adversária, o lateral-direito Colorado Fabrício Bustos recebe a bola já dentro da área adversária e desperdiça uma ótima chance ao chutar pela linha de fundo. Aos 7 minutos a bola é cruzada na área Colorada e o centroavante Cuesta cabecea com muito perigo para a excelente defesa parcial do goleiro Colorado Daniel sendo que na sequência a bola é afastada para longe. Aos 10 minutos a bola é cruzada novamente para a área Colorada onde o zagueiro Deneumostier cabecea para a defesa segura do goleiro Colorado Daniel. Logo em seguida em mais um cruzamento para a área Colorada o centroavante Cuesta chuta com muito perigo e o goleiro Colorado Daniel espalma para escanteio. Aos 11 minutos, numa jogada pelo lado esquerdo de ataque, o atacante Colorado Wanderson recebe um passe de calcanhar do meio-de-campo Colorado Edenílson e entra na área adversária onde chuta forte com o pé esquerdo para a excelente defesa do goleiro Cáceda que espalma para escanteio. Aos 14 minutos numa cobrança de escanteio para a área Colorada o centroavante Cuesta cabecea novamente com perigo e o goleiro Colorado Daniel faz uma ótima defesa parcial, sendo que na sequência é marcado impedimento. Aos 16 minutos o meio-de-campo Colorado Maurício recebe o passe na intermediária e chuta forte sendo que a bola passa perto da trave direita da meta deles e sai pela linha de fundo. Apesar da enorme pressão inicial da equipe adversária nos primeiros vinte minutos de jogo, aos poucos o nosso time consegue controlar um pouco mais a partida, apesar de não conseguirmos criar outras situações interessantes de gol. Aos 45 minutos a bola é cruzada na área Colorada onde o atacante Bordacahar cabecea com muito perigo uma bola que passa muito perto do travessão da nossa meta e sai pela linha de fundo. Final de primeiro tempo e apesar dos percalços e da enorme pressão feita pela equipe adversária, principalmente na bola aérea, conseguimos segurar o resultado parcial de 0 x 0.
A segunda etapa começa com a equipe local já fazendo pressão sobre o nosso time. Logo no primeiro minuto o meio-de-campo Arias chuta perigosamente da entrada da área Colorada obrigando o goleiro Colorado Daniel a espalmar para escanteio. Aos 7 minutos numa cobrança de falta da intermediária de ataque, o meio-de-campo Colorado Edenílson cruza para a área deles e o zagueiro Colorado Gabriel Mercado cabecea pela linha de fundo. Aos 8 minutos o meio-de-campo Cabrera chuta da intermediária uma bola que passa perto da trave direita da nossa meta e sai pela linha de fundo. Até que a pressão inicial no segundo tempo feita pela tradicional, fortíssima e perigosa equipe do Foot Ball Club Melgar (PERU) não foi tão intensa quando comparada à aquela feita no primeiro tempo, mas infelizmente a partir dos 18 minutos ficamos com um jogador Colorado a menos em campo devido à justa expulsão do centroavante Colorado Alemão.. Aos 31 minutos, num lance de contra-ataque, o meio-de-campo Colorado Edenílson faz uma linda tabela com o meio-de-campo Colorado Alan Patrick na intermediária de ataque, recebe a bola de volta já dentro da área deles e desperdiça uma excelente chance de abrir o placar ao chutar em cima do goleiro Cáceda que espalma parcialmente a bola para longe. Final de partida e apesar de jogarmos mais da metade da segunda etapa com um jogador a menos, conseguimos segurar o empate de 0 x 0 diante de uma equipe muito qualificada.
Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados neste ótimo resultado fora de casa pela primeira partida válida pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana 2022:
- Daniel: fez defesas extremamente importantes durante toda a partida que garantiram um empate precioso fora de casa (nota 9)
- Fabrício Bustos: foi bem no setor defensivo, mas discreto no apoio (nota 5)
- Gabriel Mercado: teve dificuldades na primeira etapa, mas foi melhorando de desempenho com o passar do tempo (nota 6)
- Vitão: um primeiro tempo sofrível quando perdeu todas as bolas disputadas, mas um ótimo segundo tempo quando ganhou todas na bola aérea (nota 7)
- Renê: foi muito bem na defesa, não perdendo nenhum lance contra os jogadores da equipe adversária (nota 7)
- Gabriel: teve uma excelente atuação na proteção à frente da área Colorada, tanto que a equipe deles só conseguiu criar situações de gol pelas extremidades do campo (nota 7)
- Edenílson: jogou com bastante disposição por todas as partes do meio-de-campo tendo criado uma ótima situação de gol na primeira etapa e desperdiçado uma excelente chance de gol na segunda etapa (nota 6)
- Carlos de Pena: não conseguiu ser muito efetivo na criação de jogadas no meio-de-campo, tendo uma atuação apenas discreta (nota 5)
- Maurício: foi bastante esforçado em campo, mas o máximo que conseguiu foi dar um bom chute à gol na primeira etapa (nota 5)
- Alemão: praticamente não fez nada de produtivo em campo, levou um cartão amarelo “bobo” na primeira etapa e levou o cartão vermelho com justiça na segunda etapa por mais uma falta desnecessária (nota 1)
- Wanderson: criou a melhor situação de gol do time na primeira etapa sempre deixando a defesa adversária em estado de alerta devido à sua verticalidade em direção ao gol (nota 6)
- Pedro Henrique: entrou no lugar do atacante Colorado Wanderson aos 20 minutos da segunda etapa, mas não conseguiu aumentar o “poder de fogo” do ataque Colorado já que foi bastante prejudicado devido à justa expulsão do centroavante Colorado Alemão (nota 5)
- Alan Patrick: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Maurício aos 20 minutos da segunda etapa e conseguiu dar uma melhor cadência ao meio-de-campo Colorado (nota 7)
- Johnny: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Carlos de Pena aos 39 minutos da segunda etapa e conseguiu ajudar na proteção à frente da área Colorada com sucesso (nota 6)
- Liziero: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Edenílson aos 44 minutos da segunda etapa e devido ao pouquíssimo tempo em campo leva apenas a nota “padrão” (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 5,80
Apesar de termos encontrado muitas dificuldades, principalmente na primeira etapa quando fomos pressionados, foi extremamente importante voltar para casa sabendo que agora precisamos “apenas” de uma vitória simples na partida de volta pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana 2022 para passar de fase.
De qualquer maneira temos que agora “virar a chave” novamente para se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente pois enfrentaremos a tradicional e perigosa equipe do Fortaleza no estádio Governador Plácido Castelo (conhecido popularmente como Arena Castelão), na belíssima cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2022 no próximo domingo à noite. 🙏🙏🙏
Até semana que vem,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Alô você WPJ!
Não do tipo que faz terra arrazada para quem um resultado desfavorável serve para se dizer que tudo está errado. Erramos sim, e feio. MM aquém tenho elogiado, desta vez se equivocou ao mexer em três posições da defesa,
tido o meio campo e ataque. Tentou corrigir mandando cinco titulares a campo em meio a partida, mas a “vaca já tinha ido pro brejo”. Normalmente se escolhe o melhor, ontem escolhi os dois piores: VITÃO, no mano a mano
se é que me lembro bem ganhou muito pouco, pouco ou quase nada. Alan Patrick passou a segunda etapa inteira armando contra ataque aí até o Alemão ficou enciumado erepetiu o colega. Coletivamente não esperava nada de excepcional, bastando para isso olhar a escalação. DIA NÃO.
Diretamente de Natal RN
Coloradamente
Melo
Alô você PRM,
Acho que tu colocastes o teu comentário acima no “post” errado… 😉
Diretamente de Yokohama,
Wilson, o “Samurai Colorado”! 🙂
Jogo Rápido!!
O Edenilson precisa ver o DVD do craque mundial Gabiru.
O Saci Colorado deu uma galo contra os peruanos.
Eu creio num grande banquete no jogo da volta, porque ficamos com fome de gooolllsss do Internacional.
Abs. Dorian Bueno