GRENAL : O QUE ESPERAR DESTE CLÁSSICO



Numa outra manifestação, já me defini como um Torcedor que confia, mas um Analista que desconfia, este último reverberando sua inconformidade através de críticas realistas.
Nesta véspera de greNAL se acentua o paradoxo entre estas figuras antagônicas !!
O Torcedor quer crer numa mudança de comportamento dos atletas enquanto equipe. O Analista revisita as últimas atuações do time e não acredita na reação !!
O Torcedor dentro de mim, brada : Mas greNal é greNAL, vamos reagir . O Analista se contrapõe e argumenta, sustentando que não reagimos ante ao CSA que ocupa a 10ª posição na Série “C” do Campeonato Brasileiro, ante ao qual nos classificamos nos pênaltis, perdendo no tempo normal !!
O Torcedor pondera que greNAL é um jogo diferente, onde o grupo se impõe com mais intensidade, mas o Analista, cético que é, rebate dizendo que sequer nos impusemos frente ao lanterna isolado do Campeonato Brasileiro, adversário este que não obteve uma vitória sequer neste certame ;
E por aí prossegue este conflito entre a Paixão e a Razão, sendo que neste momento me solidarizo mais com minha porção crítica, pois desde 2016 não ganhamos sequer o Campeonato Gaúcho e, de lá pra cá, chegamos em apenas duas finais ;
Não obstante os espasmos traduzidos pelos vice-campeonatos de 2020 e 2022 no Campeonato Brasileiro, o Colorado dos Pampas tem tido desempenhos constrangedores, chegando ao ápice com esta direção formada por neófitos e despreparados dirigentes ;
E aqui faço um parênteses para buscar, no fio da história, a origem deste desastre que hoje presenciamos, tendo esta saga iniciado com o Presidente mais vencedor da história do Clube, Fernando Carvalho, que inventou Vitório Piffero que inventou (*) Giovanni Luigi que inventou Marcelo Medeiros que, por sua vez, inventou Alessandro Barcellos, resultando nesta franciscana pobreza em termos técnicos e administrativos ;
Destes, faço respeitosa ressalva à Giovanni Luigi que foi gigante – com o perdão do trocadilho – na condução dos trabalhos do novo Beira-Rio, uma vez que se anunciava um desastre sem precedentes sob a batuta de Vitório Piffero, embora o mesmo Luigi tenha sido medíocre em termos de futebol ;
Faço esta pequena digressão para chegar novamente ao assunto greNAL e justificar porque hoje enfrentamos esta deplorável situação, onde vamos para um clássico, dando o débil time do grêmio como favorito, sem sequer ter por perspectiva a célebre frase de Ibsen Pinheiro de que “greNal arruma a casa”, pois até mesmo uma improvável vitória terá este condão, visto que esta “casa” precisa ser reconstruída ;
Mas enfim, amanhã vamos para o jogo e o Torcedor que habita em mim, ainda que com receio, seque esperançoso, já o Analista, ainda que esperançoso, segue com receio .
Todavia, oremos !!!
TIDE FRANÇA

21 thoughts on “GRENAL : O QUE ESPERAR DESTE CLÁSSICO

  1. Olá Tide,
    Faço de teus sentimentos os meus, o conflito do Torcedor com o Analista, de todos nós Colorados, este ano está sendo posto a prova mais uma vez. O Inter chega a um Grenal em que nem a vitória conseguirá arrumar a casa, pois a fase das duas equipes não anda lá estas coisas e além dos mais após este Grenal continuaremos com a aflição, pois teremos mais uma partida da Libertadores fora de casa, além do jogo de volta da Copa do Brasil, onde teremos que reverter um placar por uma diferença de 3 gols.
    Mais ainda o lado Torcedor ainda pulsa mais forte, pois mesmo cético acredito que poderemos ter um bom desempenho no clássico e sairmos com uma goleada de 1 X 0.

    1. Perfeito Júlio. Também creio que hoje o mais importante será uma vitória, por qualquer placar, mas, para isto, precisaremos de muita transpiração em campo.
      Boa sorte pra nós .
      Abraço

  2. Caro Tide. vou iniciar meu comentário do seu post, com uma frase desconhecida.” GreNAL arruma ou desarruma a casa”. Pois os dois times estão numa fase ruim. Não vejo o fator campo , como favoritismo. Creio que aquele que entrar com mais vontade, sairá vencedor. Teremos pouca técnica, se o Inter marcar gol naqueles 30′ que joga durante os 90′ ,poderemos sair com uma Vitória. Na minha opinião, das 3 Competições , Brasileiro é o mais importante, pois pode trazer prejuízos horríveis. Parabéns pelo excelente Post. Abraço.

    1. Obrigado Godoy.
      Sem dúvida, se o Inter ganhar o greNAL pode dar uma boa ajeitada na casa (desde que não se iluda), mas para “arrumar” a casa, creio que ainda temos uma boa estrada pela frente!!
      Concordo também que os dois times estão jogando um futebol indigente, assim como concordo que, em razão disto, “ganhará quem tiver mais vontade” e aí reside minha preocupação, pois este espírito guerreiro que sempre caracterizou nossas grande equipes, não tem se revelado em campo nos últimos tempos .
      Mas, enfim, vamos pro jogo e que a equipe nos surpreenda com uma boa atuação e, se possível, uma vitória com brio !!

  3. Quanta maestria em tuas palavras, Aristides. Palavras estas que ressoam com os sentimentos de muitos de nós, torcedores do Internacional de Porto Alegre, neste momento delicado que estamos vivendo.

    É inegável a importância do clássico greNAL, e tua reflexão, é de suma importância pois traz à tona a atual situação do time, marcada por desempenhos constrangedores e uma série de desafios e patacoadas técnicas e administrativas. Esta necessária reconstrução que citas, é, infelizmente, um retrato realista do nosso atual momento.

    Agora, o que nos resta, é a fagulha de esperança de que os jogadores entrarão em campo cientes da grandiosidade do confronto, e, acima disto, da camisa que hoje vestem. Rogo ainda, que cada lance seja disputado com raça e que a equipe demonstre uma nova atitude, capaz de resgatar a confiança dos nossos corações.

    Por fim, manifesto o anseio por tuas próximas crônicas, que certamente nos presentearão com análises precisas e reflexões profundas sobre o universo do futebol, e, em especial, do nosso Colorado.

    Saudações futebolísticas,
    Luann

    1. Querido Luann, a sensibilidade sobre o atual momento do Inter, brota de cada palavra do teu comentário !
      Como falei, persiste o dileta entre o sentimento do Torcedor e o compromisso com uma análise honesta e criteriosa .
      Ao
      Mesmo tempo que quero comemorar uma vitória amanhã e ter a esperança de uma retomada do bom desempenho ao longo do ano, também não posso me furtar de analisar os tantos equívocos cometidos no decorrer dos últimos tempos.
      Enfim, amanhã teremos a resposta sobre qual Inter estará em campo!
      Por enquanto nos restar orar e vigiar.
      Um
      Bom jogo pra nós amanhã !!
      Abraço

      1. Olá Aristide, concordo plenamente com tua descrição da nossa atual situação. O momento é tão crítico, que mesmo sendo contra um adversário ridículo como equipe, não vou me apegar os Grenal é Grenal e sim apelar para o sobrenatural de Almeida do Nelson Rodrigues que vez por outra intervém no futebol, abraço.

  4. Eu sou a torcedora que confia, mas tenho sentimentos e tudo o que vem acontecendo faz com que eles estejam desmotivados. Nos últimos jogos tenho passado raiva, uma tormenta assistir até o final. Veremos o que será essa gre-nal.

    1. Simone, quero deixar meu lado emocional falar mais alto, mas o racional teima em me repreender. Mas espero estar errado e que possamos comemorar um significativa vitória no Clássico de amanhã. Vamos Inter !!

    2. ANALISTAS E TORCEDORES !
      SOU TIRCEDOR E ANALISTA !
      A UNICA COISA QUE NAO PODE HAVER, NUM CLUBE DE FUTEBOL DO TAMANHO DO SPORT CLUB INTERNACIONAL É O QUE A GRANDE COLORADA SIMONE COLOCOU COMO DESMOTIVADOS !
      NENHUM DOS JOGADORES ESCALADOS, RECEBEM MENOS DE R$200.000,00 MENSAIS !
      PAGAMENTOS EM DIA !
      TREINAM , CONCENTRAM E JOGAM NAS MELHORES CONDICIES POSSIVEIS !
      ACREDITO QUE SEJA FRACASSO GERAL, ACONPANHANDO OS PASSOS DESTA DIRECAO DERROTADA, MAS ENFIM, COMO TORCEDIR IREI NA ARENA OAS, NA EXPECTATIVA DE UMA VITORIA, POIS POR AQUELES LADOS, AS COISAS NAO ANDAM TAMBÉM….
      NADA SE COMOAEANDO AO TIME RESERVA DO AMERICA MINEIRO, MAS ENFIM,
      TIRCEFIR VIVE DE PAIXAO E DE SONHOS !
      NADA COMO.MUDAR TODO UM PANORAMA VENCENDO UM CLÁSSICO GRENAL !

  5. Estimado amigo Tide, o teu texto cala fundo qualquer Colorado que tem sentimento pelo Clube! Você resumiu muito bem o atual momento do SC Internacional, sendo dirigido por curiosos que nada sabem de futebol. Triste, muito triste ver isso, eu sou Colorado desde dos meus 06 anos de idade, quando ganhei a minha primeira camiseta e nunca mais abandonei o meu Inter. Há muito tempo eu tenho dito que o Inter está nas mãos pessoas inaptas, que não conhecem o que é futebol. Concordo com você, nos últimos 15 anos o Internacional teve na sua história os três piores Presidentes que ficaram marcados pela suas incompetências administrativas e morais . Vitorio Piffero , Marcelo Medeiros que alcançou a marca de ser ele membro de uma família de Colorados Campeões e foi o único a não conquistar nada como Presidente. O atual gestor é dotado de uma incapacidade intelectual, além daarrogância sobre futebol, o que me deixa profundamente triste e pensar que estamos indo a passos largos para o abismo da Segunda Divisão do Futebol Brasileiro!! Falo isso com tristeza e decepção de ter votado nesta gestão! Paulo Joel Ramos

    1. Amigo Joel, já conversamos outras vezes sobre isto. Nós, veteranos, sofremos ainda mais, pois já vimos grandes times, formados ou liderados por atletas de grande capacidade técnica, além de muita personalidade dentro de campo. Foram equipes vencedoras. Agora estamos reduzidos e resumidos, por esta e outras direções, a um time medíocre, cuja camisa já não mais impõe o respeito de outrora.

  6. Show do meu compadre e irmão.
    Coloradasso,porém com os pés no chão.
    Opinião forte e muito correta.
    Para mim amanhã,o vencedor será na verdade,o perdedor.
    O sol será tapado com a peneira.
    Mas as cabeças que teem as rédeas do nosso clube, poderão enfim nos surpreender e tomarem uma atitude.
    Está na hora
    Um abraço .

    1. Compadre, é com tristeza que compartilho integralmente da tua opinião. Eventual vitória, não pode servir pra tapar o sol com a peneira !!!

    2. Coisas de Dorian Bueno – O GreNal 439 Poderá Arrumar ou Desarrumar a Casa de Ambos Times!!!

      Será que o Internacional está pronto, para enfrentar o atual Campeão Gaúcho de P.Alegre neste primeiro confronto do Brasileirão 2023?
      Será que o Grêmio fará um jogo totalmente diferenciado e manter a escrita?
      Será que os jogadores estão com a cabeça e condições físicas, para fazer algo melhor dentro de campo?
      Será que eles pensam algo tipo, o time deles está preocupado com o nosso, e vice versa?
      Será que caso sairmos na frente no placar, conseguiremos segurar o rojão da pressão deles?
      Será que o LAdriano poderá entrar tri descansado durante a peleia, para fazer algo diferenciado tipo um GOL de placa em prol do Saci Colorado e comemorar com a torcida?
      Será que o emparedado Mano Menezes já sabe como poderá vencer o Portaluppi, dentro da Arena?
      É Amigos, como o será não entrará em campo, ficaremos aqui aguardando os acontecimentos.
      Tomara que o Colorado tenha atitude, capacidade física, técnica e tática de Campeão de outros tempos.
      Amém!!!
      Abs. Dorian Bueno, 🏟️🇧🇷🇧🇼⚽🥅⚽🇮🇩🤔

      1. Pois é meu caro Dorian, também acho que o grande diferencial deste clássico será, sem dúvida, a atitude, o comportamento que cada equipe adotar em campo, pois trata-se de times medianos e equivalentes .
        Possivelmente o vencedor seja aquele mais vibrante e determinado .
        Que seja o nosso Inter !

  7. Alô você Tide!
    Absolutamente de acordo. Ponderei certa ocasião , de que não havia nenhum movimento interno ou externo para formação ou mesmo adequação dos quadros visando o gerenciamento do futebol, mais especificamente. Um ex presidente (Zachia) fez a contraposição afirmando que não era esse o modelo, a tréplica foi minha dizendo: “então está na hora de trocar o modelo, porque esse não vem dando certo há um bom tempo”.
    Temendo a adjetivação de covarde vou ver o jogo, mas com o coração em frangalhos. A Sensação é a de subir ao ringue sabendo que o nocaute é eminente, a menos que o queixo do adversário se choque ao meu punho e assim passe a “nanar”.
    Pelo que, evoquemos Cláudio Cabral e…
    OREMOS!
    Diretamente de Natal RN
    Coloradamente,
    Melo

    1. Caro Melo, temos a tendência de fazer a crítica pontual e, por vezes, esquecemos de buscar a real origem dos problemas. Uma simples análise perfunctória, já nos remete à raiz de todos os males atuais. Aventura e inexperiência à frente de um clube centenário e multicampeão. Inadmissível !!

      1. Para o Inter me considero muito mais torcedor que confia que o analista, porém, os últimos jogos têm tirado está confiança. Nunca espero um resultado ruim do Inter, mas me contentando com o “empate”. Enfim, veremos o que ocorrerá neste Gre-Nal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.