Uma classificação heróica e sofrida para as quartas de final da Taça Libertadores da América 2023! 🙂 🙂

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir já na madrugada desta quarta-feira por volta de 00h21min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 07h27min nesta manhã de tempo chuvoso (temperatura por volta de 25 graus Celsius) para ver ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional, perigosíssima e forte equipe do River Plate (ARGENTINA), atual Campeão Argentino, pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América 2023 no estádio Gigante da Beira-Rio. A expectativa era, evidentemente, somente uma, ou seja, vencer com dois gols de diferença no mínimo para se classificar para as quartas de final da competição futebolística mais importante das Américas! 🙏 🙏 🙏

A partida começa num ritmo até que devagar, considerando-se que precisávamos fazer um gol logo para empatar no escore agregado. Aos 10 minutos, numa cobrança de escanteio, a bola é cruzada na área adversária onde o zagueiro Colorado Vitão cabecea com relativo perigo pela linha de fundo. Aos 11 minutos o meio-de-campo Barco avança pela esquerda de ataque, passa pelo lateral-direito Colorado Fabrício Bustos e na frente da área Colorada, chuta forte com perigo por cima da nossa meta. Aos 18 minutos o meio-de-campo Colorado Charles Aránguiz, na entrada da área adversária, faz um excelente passe para o meio-de-campo Colorado Alan Patrick, que completamente livre na área deles, chuta uma bola que bate na trave esquerda da goleira deles e sai pela linha de fundo. Erronêamente o bandeirinha assinala impedimento no lance.. Aos 29 minutos, num lance de contra-ataque, o atacante Colorado Enner Valencia dá uma meia-lua no lateral-esquerdo Enzo Díaz, arranca em alta velocidade pelo lado direito de ataque, entra na área adversária e chuta forte para a excelente defesa do goleiro Armani que espalma para longe. Aos 30 minutos o atacante Colorado Enner Valencia recebe o passe dentro da área deles e chuta forte para a excelente defesa do goleiro Armani que desvia a bola pela linha de fundo, sendo que novamente o mesmo bandeirinha assinala um impedimento que não existiu! Aos 32 minutos o atacante Colorado Enner Valencia avança com a bola até a frente da área adversária, entra na área e chuta forte uma bola que passa perto da trave esquerda da meta deles e sai pela linha de fundo. Aos 35 minutos o lateral-direito Colorado Fabrício Bustos recebe um ótimo passe do meio-de-campo Colorado Alan Patrick dentro da área adversária e é derrubado pelo lateral-esquerdo Enzo Díaz num pênalti escandaloso não assinalado pelo árbitro Andrés Matonte e pasmem, também não recomendado pelos AAVs (Árbitros Auxiliares de Vídeo)! Aos 47 minutos, numa falta pelo lado esquerdo de ataque, o meio-de-campo Nacho Fernandez cobra bem rápido, pegando de surpresa o goleiro Colorado Rochet que consegue fazer a defesa parcial na pequena área sendo que na sequência do lance o atacante Lucas Béltran chuta com perigo obrigando o goleiro Colorado Rochet a tocar de leve na bola para a linha de fundo com escanteio a favor da equipe visitante. Final de primeiro tempo e um empate de 0 x 0 injusto devido ao predomínio da nossa equipe em campo e principalmente por uma penalidade clara não marcada em cima do lateral-direito Colorado Fabrício Bustos e duas situações de gol criadas pelo nosso time que foram anuladas indevidamente por  impedimentos inexistentes! 

O segundo tempo também começa num ritmo lento, mas que vai aumentando com o decorrer do tempo. Consequentemente o número de jogadas ríspidas e de cartões amarelos também aumentam. Aos 6 minutos, numa ótima troca de passes entre os jogadores Colorados na intermediária de ataque, a bola sobra para o atacante Colorado Enner Valencia que dentro da área deles, chuta com perigo uma bola que passa relativamente perto da trave direita da meta adversária e sai pela linha de fundo. Entretanto, para a nossa felicidade, aos 25 minutos, numa cobrança de escanteio, o atacante Colorado Wanderson cruza na área deles e o zagueiro Colorado Gabriel Mercado dá uma cabeçada fulminante e abre o placar no estádio Gigante da Beira-Rio! 🙂 Aos 31 minutos o atacante Colorado Enner Valencia avança com a bola pelo lado esquerdo de ataque e é derrubado pelo zagueiro González Pírez, próximo à área adversária. Aos 32 minutos, na cobrança de falta, o meio-de-campo Colorado Alan Patrick chuta forte e a bola desvia no zagueiro González Pírez enganando o goleiro Armani e consequentemente marcando o segundo gol Colorado na partida! 🙂 A classificação para as quartas de final da Taça Libertadores da América de 2023 parecia assegurada, mas infelizmente aos 44 minutos, numa cobrança de escanteio, a bola é cruzada do lado direito na área Colorada e pelo lado esquerdo o zagueiro Robert Rojas empurra a bola para o fundo da rede da nossa goleira e consequentemente restabele a igualdade no placar agregado.. 🙁 Aos 47 minutos o meio-de-campo Aliendro, na frente da área Colorada, chuta forte obrigando o goleiro Colorado Rochet a fazer uma grande defesa em dois tempos. Aos 48 minutos o lateral-direito Colorado Igor Gomes erra ao tentar atrasar a bola para o goleiro Colorado Rochet e deixa o atacante Lucas Béltran completamente livre para entrar na área Colorada, mas felizmente o zagueiro Colorado Gabriel Mercado chega rápido e intercepta a jogada enviando a bola pela linha de fundo com escanteio a favor da equipe visitante. Aos 49 minutos, na cobrança de escanteio, a bola é alçada na área Colorada e o lateral-esquerdo Enzo Díacabeceia com muito perigo uma bola que passa muito perto por cima da nossa meta e sai pela linha de fundo. Final de jogo e uma Vitória Colorada de 2 x 1 simplesmente espetacular pelo o que o nosso time apresentou em campo e que só não foi maior devido à péssima atuação do árbitro Andrés Matontes e principalmente dos AAVs (Árbitros Auxiliares de Vídeo) que, mesmo com vários ângulos das câmeras de vídeo à disposição, deixaram de marcar um pênalti escandaloso a nosso favor no primeiro tempo! 

O segundo gol Colorado na partida foi feita numa cobrança de falta efetuada pelo meio-de-campo Colorado Alan Patrick aos 32 minutos da segunda etapa! 🙂 (Fonte: Ricardo Duarte – https://internacional.com.br/galerias/internacional-x-river-plate-arg-oitavas-de-final-conmebol-libertadores-2023)
O zagueiro Colorado Gabriel Mercado levou nota DEZ pela sua atuação simplesmente exemplar! 😉 (Fonte: Ricardo Duarte – https://internacional.com.br/galerias/internacional-x-river-plate-arg-oitavas-de-final-conmebol-libertadores-2023)

Como o placar agregado ficou em 3 x 3, tivemos que decidir a vaga para as quartas-de-final por meio de cobranças de penalidades máximas.. Como havíamos perdidos as últimas quatro cobranças de pênaltis no nosso estádio, comigo sempre na frente do monito em pé gritando “gol” (a nosso favor) e “erra, pra fora, etc” (contra a equipe oponente), desta vez resolvi fazer diferente..

Eu simplesmente sentei numa cadeira, de frente para o monitor de TV, e assumi uma “posição zen“, ou seja, fiquei totalmente tranquilo, apenas sussurrando algumas palavras enquanto se desenrolava a cobrança das penalidades máximas.. 

Como a tradicional, perigosíssima e forte equipe do River Plate (ARGENTINA) começou cobrando, a angústia era maior pois quando eles convertiam os pênaltis, só nos restava empatar. E assim foi: 0 x 1, 1 x 1, 1 x 2, 2 x 2, 2 x 3, 3 x 3, 3 x 4, 4 x 4, 4 x 5 e 5 x 5. Então vieram as cobranças alternadas e a história se repetiu, ou seja, 5 x 6, 6 x 6 e até que na sétima cobrança deles o atacante Solaris (sim, aquele mesmo que fez dois gols contra nós na partida de ida) tem a sua cobrança invalidada porque acidentalmente tocou duas vezes na bola! 🙂 E aí o meio-de-campo Colorado Carlos De Pena pegou a bola para bater o pênalti decisivo e.. chutou na trave.. 🙁

Cheguei a arrancar alguns fios de cabelos, mas rápidamente voltei ao estado “zen” já que era a única maneira de seguir adiante. E assim continuou: 6 x 7, 7 x 7, 7 x 8 e 8 x 8 quando então o árbitro Andrés Matontes decidi mudar de goleira para continuar as cobranças de penalidades máximas já que a marca do pênalti estava totalmente fora dos padrões normais para uma decisão tão importante.

A cobrança de penalidades máximas recomeça do outro lado do campo com o zagueiro Robert Rojas acertando o travessão! 🙂 Ainda numa posição “zen” vi o goleiro Colorado Rochet pegar a bola para bater o pênalti decisivo e.. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Colorado que classificou o nosso time para as quartas de final da Taça Libertadores da América 2023! 🙂 🙂 🙂

Que emoção, que maravilha! Chorei que nem uma criança depois do pênalti decisivo, isso que a recém completei 60 anos! 😉

Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta primeira vitória desde a (re)contratação do Técnico Colorado Eduardo Coudet:

  • Rochet: não teve no gol sofrido e além de fazer uma defesa extremamente importante nos acréscimos finais da partida que poderia resultar na eliminação do nosso time, ainda converteu o nono e decisivo gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 🙂 (nota 9)
  • Fabrício Bustos: teve um bom desempenho no setor defensivo e também no apoio, tanto que sofreu um pênalti legítimo não assinalado pelo árbitro Andrés Matonte (nota 6)
  • Vitão: fez uma partida muito boa, mantendo sempre a mesma serenidade tanto na defesa como também no apoio (nota 6)
  • Gabriel Mercado: teve uma atuação de gala, simplesmente perfeita, sem nenhuma falha no setor defensivo, salvando a equipe em pelo menos duas oportunidades e além de ter feito o primeiro gol Colorado na partida, ainda fez o sexto gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 🙂 🙂 (nota DEZ!)
  • Renê: jogou com muita seriedade tendo bom desempenho no setor defensivo e ainda fez o quinto gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 🙂 (nota 7)
  • Johnny: protegeu a frente da área Colorada com louvor e ainda fez o sétimo gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 7)
  • Charles Aránguiz: mostrou bastante desenvoltura por todas as partes do meio-de-campo Colorado tanto na frente como atrás, sempre com muita técnica (nota 7)
  • Maurício: jogou com muita disposição por várias partes do meio-de-campo e ataque Colorado, mas esteve bem marcado durante a maior parte do tempo (nota 5)
  • Alan Patrick: teve uma atuação apenas regular ao longo da partida, mas cobrou a falta que originou no segundo gol Colorado! 😉 (nota 8)
  • Enner Valencia: jogou com muita inteligência e técnica incomodando sempre a defesa adversária e além de ter tido participação extremamente decisiva na falta que originou no segundo gol Colorado, ainda fez o segundo gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 8)
  • Wanderson: fez uma partida exemplar pois além de ter tido uma participação extremamente decisiva no primeiro gol Colorado, ajudou bastante na marcação pelo lado esquerdo e sempre com muita garra e dedicação 😉 (nota 8)
  • Pedro Henrique: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Maurício aos 26 minutos da segunda etapa para tentar aumentar a velocidade do ataque Colorado e apesar de um desempenho regular, fez o quarto gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 7)
  • Luiz Adriano: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Charles Aránguiz aos 26 minutos da segunda etapa para tentar aumentar o “poder de fogo” do ataque Colorado e apesar de não ter tido muito êxito, fez o primeiro gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 7)
  • Carlos De Pena: entrou no lugar do atacante Colorado Wanderson aos 36 minutos da segunda etapa para tentar cadenciar as jogadas no meio-de-campo Colorado já que estávamos ganhando por 2 x 0, mas além de não ter tido muito êxito, foi o único jogador Colorado que desperdiçou uma cobrança na série decisiva de penalidades máximas.. 🙁 (nota 1)
  • Igor Gomes: entrou no lugar do lateral-direito Colorado Fabrício Bustos aos 36 minutos da segunda etapa para ajudar na marcação da defesa Colorada, e apesar de “entregar o ouro pros bandidos” no final da partida e ser salvo pelo zagueiro “Xerife” Colorado Gabriel Mercado, fez o gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 6)
  • Bruno Henrique: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Alan Patrick aos 41 minutos da segunda etapa para tentar reforçar a marcação no meio-de-campo Colorado e apesar de uma atuação discreta, fez o terceiro gol Colorado nas cobranças de penalidades máximas! 😉 (nota 7)

Nota média do time na partida de hoje: 6,81

Foi a primeira vez que passamos de fase na Taça Libertadores da América através de cobranças de penalidades máximas! 🙂 Um verdadeiro milagre!  🙏 Foi literalmente uma noite de “lavar a alma”! 🙏

Depois de uma noite histórica no estádio Gigante da Beira-Rio diante da tradicional, perigosíssima e forte equipe do River Plate (ARGENTINA) temos que “virar a chave” novamente para começar a se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente para enfrentar a tradicional, forte e perigosa equipe do Botafogo-RJ, campeão virtual do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no próximo sábado à noite, no estádio Olímpico Nilton Santos (popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão), na bela cidade do Rio de Janeiro (conhecida como “Cidade Maravilhosa”), pela décima-nona rodada do Brasileirão 2023. 🙏🙏🙏

Até mais,

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior

 

 

 

 

One thought on “Uma classificação heróica e sofrida para as quartas de final da Taça Libertadores da América 2023! 🙂 🙂

  1. Coisas de Dorian Bueno –
    O Jogador Já Foi Torcedor!!!
    É mais fácil um jogador de futebol ser um desajeitado torcedor, do que um fanático torcedor ser um craque de futebol?
    Sei que existem casos de jogadores que acompanhavam das arquibancadas, jogos dos seus clubes do coração, e quis o destino que se tornassem um atleta identificado com seu time.
    Isto aconteceu por não ser um torcedor perna de pau, e sim porque tinha talento para ter a oportunidade no campo 🏟️ com a ⚽ ao seus 👣, jogar futebol, fazer gols ⚽⚽⚽ 🥅, como já estava traçado na sua vida.
    Abs. Dorian Bueno, apenas um escritor, sonhador e torcedor do Internacional, que é o único representante de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul na LBA 2023. 💪🇮🇩🏟️⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽🥅8 🇦🇷🇧🇼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.