Bobos se enganam

Wianey Carlet, que durante parte da minha infância e juventude escutei como reporte, e dos bons, primeiramente na rádio Guaiba posteriormente na Gaúcha, já como comentarista, numa fase mais dedicada as polemicas e folclores criou uma frase que dizia “Gaúchão engana bobo“.

Pois eu sempre discordei, creio que bobos se enganam com o Gaúchão, é possível fazer muitas observações e correções com o s enfrentamentos dessa competição.

Se um goleiro demonstra insegurança, um lateral comete falhas que começaram a surgir no fim da temporada 23, se atacantes continuam errando gols do tipo que o torcedor acha esse até eu faria, se tua comissão técnica insiste em repetir escalações em que a maioria da torcida já sabe antes da bola rolar, não vai dar certo, não ganha de ninguém, está na hora.

Na hora da diretoria, na pessoa do seu Vice de futebol, Diretor, executivo ou Presidente SE NÃO FOREM BOBOS (incompetentes), agirem corrigindo, exigindo, cobrando soluções, muitas vezes tendo disponiveis dentro do elenco para melhor desempenho.

Não devemos esquecer que já pagamos um campeonato para esse mesmo Novo Hamburgo, por coisas que só acontecem com nosso Internacional, todos goleiros estavam lecionados, na partida final estava em campo o keiller que mal havia saído da base, assim como hoje o Antoni, no banco estava o Lomba praticamente gessado.

Pois cá estamos novamente, numa situação bastante similar, Rochet descostelado, Ivan inutilizado por um longo período, Keiller cedido ao Vasco e o torcedor na arquibancada com o coração aos trancos, pois estamos a beira de um grenal e fim de fase do campeonato e sem certeza que nosso goleiro está capacitado para ser titular no momento.

Ontem encerrou o prazo para inscrições de novos atletas, contratações foram feitas e creio que como elenco haverá uma melhora significativa, como time já tenho minhas dúvidas e o pior de tudo , para mim, as funções cruciais não foram contempladas.

Não temos um titular indiscutível para primeira função do meio campo, Aranguiz é excelente, mas não para primeiro volante, Renê que era talvez o mais regular do time vem falhando e com frequência, e Alan Patrick continua sem um reserva.

Desde o fim da última competição de 2023, todos os dias a mídia falando sobre Tiago Maia, sem uma manifestação clara da direção, até os últimos minutos de ontem, será que realmente era a única opção? Até me servia, acho que seria um acréscimo real de qualidade ao time titular, mas é para tudo isso?

Ai vem o balde de água fria, Bruno Gomes, nada contra o jogador, mas já o contrataram, não deixaram jogar, venderam ao Coritiba para recomprar mais caro, para emprestar no negócio dois jogadores ao Fortaleza que estava à frente na negociação do Bruno.

Entre os dois oferecido ao Fortaleza falam em Mateus Dias, para mim mais promissor que o contratado e ai, Gauchão engana bobo? Bobo é quem não sabe que primeiro volante é uma das funções principais em um time, que para tanto o cara tem que ser um expoente no vigor físico, altura adequada para ajudar na bola aérea defensiva, muito vigor para ficar de pé nas trombadas, até impor medo aos atacantes.

Pergunte ao Rivelino sobre primeiro volante, creio que ele vai falar sobre Caçapava, para que os dirigentes do Inter entendam um modelo de volante.

Sem essas correções tenho muitas dúvidas sobre nossas possibilidades de sucesso em mais uma temporada, sem esquecer esse tempo exagerado sem conquistas que aumentam a pressão sobre todos envolvidos.

Então, amanhã pela nona rodada, mais um embate, dessa vez contra o Novo Hamburgo, nada diferente de uma vitória será satisfatório, para que isso ocorra, muito respeito com o adversário, sem bobagens do tipo não escalar o melhor time possível.

Um abraço Colorado.

10 thoughts on “Bobos se enganam

  1. Salve Roldan. Tua análise é impecável . Creio que todo o nosso problema reside na origem daquilo que já falamos em outras ocasiões, especialmente no pós-eleição.
    A questão crucial é de inexperiência, imaturidade e invencionice .
    Sendo a segunda gestão do Barcellos, achei que já tinha aprendido mais !!!
    Vamos torcer para que dê certo.
    Avante Inter !!

  2. O Queeeee! Boa tarde Roldan realmente precisamos alguns ajustes ainda, mas se tivermos, esse time vai ser uma seleção internacional ninguém segura mais, vamos por parte, primeiro conquistamos o Gaúcho com essas pendências, hoje às 20hs contra o N Hamburgo fora de casa observaremos a atuação colorada. Vamos torcer para que tenhamos uma vitória folgada. Abs sempre atento.

  3. Oi Roldan. Colocaste o dedo na ferida. O tal número 5 que precisamos , existe. Chama-se Rômulo. Mas pelo andar da carruagem, Coudet tá preparando ele para ser reserva do Bustos, pois em vários jogos tem deslocado este garoto para a LD. Gabriel não é nem sombra daquele jogador do ano passado, pois voltou da lesão e esqueceu de trazer junto o futebol. Sobre Renê, gosto do futebol e como se posiciona taticamente, ou seja, caindo pro meio e articulando com os homens do meio campo. O que falta é um número 5 jovem e com vigor, cobrir os avanços dele. Sobre jogo de hoje, uma vitória é imprescindível, pois nos colocaria numa posição de liderança e com um maior saldo de gols.Abraco

  4. Bom dia! Não entendo de posições e esquemas táticos, mas entendo de torcer. E, como torcedora, vou te contar, faz tempo que vejo a coisa difícil, mas continuo torcendo e apoiando, até porque acredito que jogadores, técnicos e dirigentes passam, mas o clube, Sport Club Internacional, esse fica, e é grande. Maior que qualquer um de nós, mas não tenho como discordar que faltam bons elementos, para que o time como um todo se sagre campeão, e isso deveria começar de cima, ou seja, deveria vir do presidente ou até mesmo do vice de futebol, mas não acho que eles tenham essa competência. O Inter já foi temido, hoje infelizmente não é mais assim, nossos adversários já não nos temem. Então, só o que resta é continuar torcendo e apoiando para que possamos voltar a ser o que éramos, grandes.

  5. Salve, Roldan! Tudo certo e muito bem explicitado! Parabéns! Entretanto, ao que me parece, entraremos 2024 de cobertores curtos! Citastes quatro posições onde não temos e não teremos substitutos à altura de uma equipe que possa manter o nível de qualidade técnica na primeira necessidade de troca, quer sob o ponto de vista técnico ou mesmo físico. Isto realmente esgota a expectativa de tecermos qualquer tipo de ambição na conquista de um Campeonato, quer Regional, Nacional ou Internacional.

    1. Olá Jaldemir, já há algum tempo temos uns quatro Clubes bem a frente dos demais em vários fatores, técnico, financeiro e estrutuais
      Para poder fazer frente a eles, não há espaço para erros, por isso minha preocupação, não acho impossível, sim muito difícil obter sucesso deixando pontas sem nó, e nosso caso até esse momento, claro que no meu entender, torço muito para estar equivocado, abraço.

  6. Alô você Roldan!
    Pelo tanto que conversamos até que não temos muitos pontos divergentes, talvez uma sintonia fina, não mais do que isso. A meu juízo por mais que se procure, não encontraremos um lateral capaz de suprir a ausência do Renê, que seja muito superior ao Tauã Lara. Entendo que seja uma questão de maturação e isso demora um pouquinho, mas tem que ir para o microfone e convencer a torcida e a imprensa (nos falta esse homem que tenha esse poder), além de diariamente conversar com ele e dar responsabilidade dizendo: “eu aposto em ti, estou segurando tua onda, faça a sua parte”. Mas esse trabalho é quase que diRio até que o resultado se pronunciem ou que estejamos convencidos que nos enganamos. Vamos ao Novo Hamburgo.
    Diretamente do LEME RJ
    Coloradamente,
    Melo

    1. Olá Melo, também acho difícil localizar e viabilizar contratação de jogadores superiores aos já existentes, mas vejo equívocos grande de gestão, escolhas de prioridades.
      Hoje temos contratados, Borré, Alario, Luiz Adriano e Lucca para centroavante, eu abriria mão do Alario em recuperação física e ocupando uma vaga de estrangeiro para suprir uma função carente, eu não conheço mas tem que haver um lateral esquerdo, um articulador ou primeiro volante América Latina a fora, que se pudesse contratar.
      O próprio De Pena que está mal há bastante tempo poderia abrir mais uma vaga para estrangeiro, por isso que digo acho que o problema é mais de gestão que qualquer outro.
      Continuando na humana, o que acontece com um jovem promissor como Tahuam Lara, que em um mês de férias retorna 8 kg acima do ideal para um atleta? Onde ficou a concientização, orientação e cobrança do Clube? Vai ter que lutar muito para recuperar o respeito e aceitação da torcida e o que ele mais necessita o futebol não oferece que é tempo e paciência.
      Sempre torcendo muito que o equivocado seja eu e não os que decidem pelo Internacional e desejando uma ótima estada no Rio abraço.

  7. Roldan
    São tantos pontos frágeis que tu citou, porém o mais crítico pra mim é o meio campo. Não há ali um titular articulador/motor, quem dirá um reserva.

    1. Olá Simone, concordo contigo, faz muito tempo que entendo que o jogo se decide no meio campo.
      O nosso necessita de dois ajustes, já temos talvez o melhor articulador do Brasil, falta seu reserva e também um titular para primeira função.
      Até não é muita coisa, masnai dá para enfrentar todos com chances reais de sucesso, abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.