A TORCIDA DO INTER


 

 

Desde a sua fundação, um dos valores do Sport Club Internacional foi a integração entre brasileiros e estrangeiros com o intuito de realizarem novos contatos sociais visto que os dois clubes existentes na época em Porto Alegre eram ligados à sociedade germânica e não permitiam o ingresso de “não-germânicos” em suas agremiações.

Até Falcão trabalhou em uma das reformas do Beira-Rio (imagem: Google

Outra grande demonstração de amor entre clube/torcedor foi na construção do Beira-Rio, onde os torcedores do clube ajudavam ou com saco de cimento, ou com tijolo ou com mão-de-obra para a construção do Gigante, numa área na qual poucos acreditavam que pudesse ser erguido um estádio de futebol.

 

A torcida colorada passou por altos e baixos momentos com o time. Tivemos uma excelente década de 70, uma década de 80 com altos e baixos, sendo para mim, a vitória no Gre-nal do Século como o ponto alto da década. Tivemos uma década de 90 sofrível, apesar da conquista da Copa do Brasil em 1992, pois o nosso co-irmão teve uma década gloriosa. Iniciamos os anos 2000 cometendo os mesmos erros dos anos 90, porém, nos planejamos e passamos pelo período das maiores conquistas do clube chegando aos inacreditáveis 100 mil sócios para os padrões do futebol brasileiro.

E, em todos os momentos (bons e/ou ruis) a torcida do Inter esteve ao lado do time. Chegamos ao fatídico ano de 2016 para a história do Inter e, mesmo nesse ano dramático, a torcida abraçou o clube.

Agora, em 2017, mesmo disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, a direção do Inter espera chegar aos 140 mil associados. E, a torcida colorada já demonstrou que estará ao lado do clube, pois na primeira semana após o rebaixamento, conquistou mais de 3 mil novos associados. Mais um feito inédito, por parte do Inter, na história do futebol brasileiro. E, se o time apresentar os resultados esperados pela torcida, este número será facilmente atingido.

 

O apoio da torcida será mais uma vez, fundamental. (imagem: Google)

A torcida colorada já mostrou todo o seu amor pela instituição e não será agora que ela irá abandonar o clube. Nós, torcedores, faremos a nossa parte indo ao Beira Rio, lotando as arquibancadas e, torcendo e entoando os cânticos em apoio a o nosso clube do coração em todos os campeonatos que formos disputar este ano.

A torcida do Inter sempre esteve, está e estará ao lado do clube do coração.

13 thoughts on “A TORCIDA DO INTER

  1. Alô você Charles!
    Louvo a tua atitude em reverenciar a torcida Colorada. Tua citação das diversas situações em que a torcida esteve presente respondendo aos apelos ou simplesmente seguindo sua intuição tem relevância.
    Daí pode até partir uma ação a da atual direção. Que sabe preços popularíssimos no primeiro jogo no Beiro -Rio, tipo ‘MUITO OBRIGADO TORCEDOR”, não conseguimos mas tu acreditastes até o final e nós sabemos reconhecer. Não seria bonito?

    1. Buenas Melo !!

      Já havia pensado em algo do gênero … mas para a disputa da Série B .. o que deixaria o estádio sempre cheio .. e a relação clube/jogador/torcedor seria agraciada por muitas pessoas .. inclusive da mídia nacional.

      Vamos esperar e ver qual a postura da nova direção frete ao fiel torcedor do nosso Inter.

      Saudações

  2. Boa noite !!!
    Torcida não ganha jogo, apenas usufrui de momentos tristes ou alegres.
    Pagando ou não ingresso pode através da emoção de estar dentro de um estádio assistindo uma partida de futebol, vivenciar o que os jogadores estão dispostos a fazer.
    Se torcida fosse competente para vencer jogos, o Inter não teria sido rebaixado devido aos pontos perdidos dentro do Beira-Rio.
    Torcida não joga, apenas faz parte do sistema.
    Abs. Dorian Bueno

    1. Buenas Dorian !!

      Discordo quando você afirma que torcida não ganha jogo. Ganha jogo sim. Vide o jogo contra o Flamengo ano passado no Beira Rio. A torcida fez o Inter virar o jogo.
      Agora, concordo que a torcida não ganha campeonato e muito menos salva um time do rebaixamento.

      Se o time for bom, cria-se uma sintonia entre time/torcedor .. Assim, se o time não estiver bem em determinada partida a torcida pode empurrar o time para a vitória .. e se o time estiver bem e inicia uma partida indo para cima e apresentando um padrão de jogo .. a torcida se infla e empurra ainda mais o time para cima do adversário.
      Já, se o time não for bom .. a torcida pode até empurrar o time e vencer algumas partidas … mas na maioria dos jogos a sensação de insegurança se faz presente .. tornando o jogador bom em mediano, o mediano em ruim e o ruim em .. nem se comenta … o que torna uma vitória quase que um feito inédito.

      Sendo assim, a sintonia time/torcedor deve ser a melhor possível .. pois se o incentivo vem da arquibancada o jogador sente essa confiança e ele perde o medo de tentar, de arriscar, de ousar … e as glórias ao clube acaba vindo naturalmente.

      Saudações

      1. O maior incentivo dos jogadores são seus MEGAS SALÁRIOS.

        Jogador bom de bola, nem precisa de torcida, já recebe muito bem para se divertir e gastar o dinheiro que ganha.

        Nós torcedores que alimentamos esta situação de adoração para quem nem está aí para nós.

        Fique na Paz !!!

        Abs.

  3. Tenho uma teoria sobre torcida: grandes conquistas, dependendo do contexto de cada clube, fazem crescer a torcida e o ostracismo reduz torcida. Aqui na cidade que moro, no Paraná, a maioria da população torce para o time local, o glorioso Operário Ferroviário, e para algum time de São Paulo, infelizmente. Pois acreditem, tenho visto uma enormidade de camisas do Grêmio pelas ruas daqui, assim como vi surgirem muitos colorados na segunda metade da década passada. O que eu quero dizer é que eta mentalidade de abrir mãos de disputados, incutida no Inter de 2011 para cá é muito prejudicial neste sentido, de atrair a simpatia de novos torcedores. É esse problema vem se agravando e me irrita muito quando vejo a comissão técnica, com concordância da direção, abrir mão de disputar títulos, colocar reservas em campo para disputar vagas, como aconteceu em 2014, lembram? O time foi bisonhamente eliminado de Copa do Brasil e também da Sulamericana porque preferiu disputar vaga para a Libertadores! Se não for expurgada esta mentalidade conformista, retranqueira e derrotista do clube, acho que o futuro será preocupante, pois ser mero participante é bacana para time médio, não para time que se diz grande.

    1. Buenas JC Dias !!

      Concordo com você que títulos faz aumentar a simpatia pelo clube e o número de torcedores também cresce. E um clube para renovar o seu torcedor necessita de grandes conquistas.

      Vejamos .. o nosso co-irmão teve uma década de 90 muito boa .. e se você analisar perceberá que a grande maioria dos torcedores nascidos no início dos anos 90 são gremistas .. pois o torcedor se forma normalmente entre os 4 e 7 anos tendo sua definição o mais tardar até os 10 anos de idade .. O nosso Inter entre 2005 e 2011 ganhou quase tudo … o que fez renovar muito a torcida colorada tanto que a maioria dos adolescentes hoje no RS são colorados .. O nosso co-irmão com o título ganho no ano passado e a queda do nosso Inter .. “arrecadou” muitas crianças em sua torcida.

      Sendo assim, a disputa de títulos importantes .. tanto nacional quanto internacional .. faz a criançada se aproximar do clube e, consequentemente, mantém o ciclo da renovação da torcida do clube.

      E é por esse motivo que eu não admito um time, do tamanho do nosso Inter, abrir mão de um campeonato para tentar conquistar outro.

      Saudações

  4. Pitacos:

    Texto – parabéns Charles. Isso mesmo. A idade ajuda a gente a ser cada vez mais sábio para discernir, dentro das regras do desporto, sem perder a emoção fundamental para o sentimento de amor por um clube.

    Corneta – bastou o Corinthians chegar à final da Copinha para começar uma investigação sobre uma irregularidade na inscrição de um jogador do Paulista, adversário na decisão. Longe de mim estas teorias da conspiração ou favorecimento a A ou B, mas que é muito engraçado, ah, isso é…rsrsrs

    Ataque – parece que o Zago começa a ficar preocupado com a inércia do ataque do Inter. Ouvi e li que o jogo treino contra nosso homônimo de Lages teve posse digno de ciúmes do Barcelona nos tempos de Guardiola, mas que, por não termos um Messi ou um Iniesta ficamos naquele inheco-inheco na defesa que me faz perder a calma quando assisto aos jogos do Inter dos últimos anos. Não existe coisa mais irritante do que – 1) rodizio de jogadores; 2) posse de bola sem velocidade, infiltração, saída, intensidade, movimentação etc e tal…

    1. ALÔ VOCÊ Wolfgang !
      Ter pessoal atento é muito especial mesmo. Eu não tinha me dado conta da irregularidade na Copinha estava favorecendo mais uma vez o CURINTIA. E os outros times que foram eliminados pelo irregular PAULISTA?
      ´Definitivamente, “não creio em bruxas, mas…”
      Coloradamente,Melo

    2. Obrigado Wolfgang !!

      Quanto ao jogador irregular … se fosse qualquer outro time além do Corinthians .. provavelmente o cardápio seria pizza !!

      Quanto ao nosso ataque .. falta, pelo menos, um homem de velocidade .. e sinto uma falta de confiança nos atuais atacantes da equipe visto que quase não chutam em gol (acho que por medo de chamar a responsabilidade) .. Essa falta de personalidade fez o Inter de 2016 ter um dos piores ataques do brasileirão !!

      Saudações

  5. Charles, sem sombra de dúvidas, você está corretíssimo e foi muito feliz em teu texto. Parabéns! Poucos entendem que ser Colorado não é ser fanático, é ser detentor de um amor imensurável a um clube, a uma história linda e fazer parte de uma torcida única e incomparável, sob todos os aspectos. Uma torcida que não aceita qualquer espécie de prática de discriminação, oferecendo a companhia sadia e amiga a todos, independente de como pensam ou vivem. Não queremos ser os melhores em relação aos outros, pois em nossas cabeças não há espaço para comparações. Para nós Colorados, outras torcidas existem, grandes ou pequenas, todas importantes e nós a respeitamos, entretanto não fazem parte de nossa preocupação ou atenção, pois não interferem em nada no amor, fidelidade e foco que temos em nosso Internacional. Os torcedores de outros clubes, por favor, me desculpem, mas só um coração Colorado entende e sente a felicidade de ser torcedor Colorado.

    1. Obrigado Pauperio !!
      Ser torcedor é muito mais do que fanatismo.
      Ser torcedor é saber estar ao lado do seu clube não somente nos momento de glórias.
      Ser torcedor é usar na rua a camisa do seu clube do coração mesmo nos fracassos do time.
      Ser torcedor é ser fiel ao clube e amá-lo incondicionalmente !!

      Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.