Um ponto, mas várias certezas

Na tarde de ontem pela 9ª rodada do Brasileirão 2018, Internacional e Sport se enfrentaram no Gigante da Beira-rio.  Para ambas equipes era a chance de colar na liderança do campeonato, porém, prevaleceu o empate. Com volume de jogo superior nas duas etapas, o Internacional dominou o adversário, mas não o suficiente para ganhar os três pontos. A afobação colorada nas conclusões e assistências foram determinantes para o empate em casa, com isso, o Inter agora manteve-se no G4, na 3ª posição, ainda com o Sport na sua cola, na 4ª posição.

É fato que temos muito a melhorar, mas estamos ali, entre os líderes, na certeza do caminho certo. Não só a tabela é uma constatação disso, mas alguns outros fatores determinantes:

  • Moledo: Um dos poucos zagueiros do futebol brasileiro com imposição física e velocidade ao mesmo tempo e sem dúvida deu liga com Cuesta. Melhorou e muito a zaga colorada;

 

  • Zeca: Ajeitou a lateral direita, é definitivamente um lateral direito, joga como um, tem postura e qualidades de um lateral. Além disso, chegou e jogou, não ficaram enrolando como fizeram com alguns jogadores contratados em anos anteriores com a máxima fajuta “tem de dar tempo de adaptação”;

 

  • Patrick: Ainda causa desconfiança em alguns colorados, principalmente aqueles que acham que dele deve armar as jogadas, não, Patrick é volante, que sabe sim jogar, mas principalmente dar o abafa que o time precisa na intermediária;

 

  • Lucca: Outro que chegou e jogou. Vem mostrando bom futebol e ótima movimentação, ajudando a abrir o lado esquerdo de ataque colorado com Iago e Patrick;

 

  • Damião e Pottker: Não adianta, são os melhores jogadores do ataque colorado, precisam jogar, viu-se anteriormente que com Damião e Pottker lesionados o Inter perde força de ataque. Damião não só causa preocupação pela linha que ocupa no campo, mas também por todo o esforço na recuperação de bola e “abafa” nos zagueiros, já Pottker tem arrancada e velocidade, essencial também para furar a zaga adversária;

 

  • Intensidade: Fundamento do futebol atual, o time que não executa esse fundamento está fadado ao fracasso. O jogo de ontem (como tantos outros) foi um exemplo, o Sport veio para marcar o Internacional com muita movimentação e intensidade, fosse o Inter inferior ao adversário nesse quesito, talvez sequer tivesse conquistado 1 ponto. E temos visto nessa boa sequência de jogos do Inter, um time bem mais esforçado, com a intensidade e vontade exigidas de um time que deseja ser algo mais. No jogo de hoje foi muito disso, vontade e intensidade. Que não percamos isso, pois com trabalho o resto vem.

14 thoughts on “Um ponto, mas várias certezas

  1. Bom dia Fabiano, a exemplo do Melo, incluiria nesta lista o Victor Cuesta, que vem fazendo uma boa temporada, superando até algumas más-vontades de parte da nossa imprensa.

    Sobre o Pottker, que chegou ao Beira-Rio com uma temporada de 24 gols na Ponte Preta e cercado de grande expectativa para fazer muitos gols pelo Colorado, lamento informar mas se continuar sendo usado, posicionado da maneira como está, é questão de tempo para sair do Inter como mais um jogador que não deu certo.
    Pottker nunca foi, não é e não será um jogador técnico, de toque de bola, de jogadas combinadas, atuando numa área restrita do campo. Para piorar a situação ele vem buscar a bola no campo do Inter, rente à linha lateral, passo seguinte ou traz a bola de volta ou baixa a cabeça e parte em velocidade rente a lateral para cima da defesa não resultando em nada positivo para o time.
    O forte do nosso atacante é receber a bola na frente, ganhar na corrida e na força dos zagueiros e chutar a gol ou fazer alguma assistência. Aí ele se torna um atacante perigoso e goleador. O excelente lançamento do Lucca para o Pottker no início do jogo é uma prova disso. Ele se livrou na força do zagueiro até com certa facilidade, só faltou tirar do goleiro, mas esse é o melhor uso do nosso “Massa Bruta”, também conhecido como William Pottker.

    Sobre o jogo de sábado, achei uma certa maldade o que o Odair fez com o Lucca (que errou todos os escanteios que bateu e até faltas laterais) tirando nosso atacante do jogo após três erros seguidos. Pô meu, ele errou desde o primeiro tempo, no terceiro ou quarto erro, troca de batedor.

    Concordo contigo Fabiano, esse Sport não é uma galinha morta, se o Inter se atira prá cima podia muito bem perder o jogo, aí começa toda a pressão.

    Por fim, está na hora de acharmos um novo Aranguiz para qualificar nossa saída de bola. O Danilo Fernandes passou a tarde inteira cobrando tiros de meta.

    Apesar das dificuldades, estamos evoluindo!

    Abraço!

  2. Infelizmente não pude ver o jogo, mas vi nas estatísticas mais de 50 escanteios e por volta de 30 cruzamentos. Isso está correto?
    62% de posse de bola, poucos passes errados e 4 defesas importantes do goleiro adversário… 0 gols?
    Ou precisamos treinar mais cruzamentos ou mais finalizações… Estou certo?

  3. Não quero com o que vou escrever incitar ou dizer que sou qualquer tipo de violencia, até por que nosso time ta indo aos trancos e barrancos mas ta indo. Muitos dizem que são contra qualquer tipo de pressão nos boleiros ou na direção do cluube e que isso não resolve nada. A RESOLVE E COMO, DIAS ATRÁS OS JOGADORES DO FLAMENGO QUASE FORAM LINCHADOS NO AEROPORTO QUANDO FORAM DESCLASSIFICADOS NÃO LEMBRO DE QUAL CAMPEONATO; HOJE SÃO LIDERES DO BRASILEIRÃO E JOGANDO BEM; ONTEM O CT DO SANTOS FOI UMA ZONA TRANSFORMADA PELOS TORCEDORES, RESULTADO HJ GOLEARAM O VITÓRIA, o que não dá é pro sócio torcedor ficar colocando dinheiro lá no clube e passando a mão na cabeça dos boleiros que ganham muito bem e tem as melhores mordomias, para muitas vezes fazer corpo mole ou ficar só no chinelinho. Então uma pressãozinha resolve sim.

  4. Senhor
    Torcida do Inter já foi melhor
    Mais 245 anos e quem sabe seremos campeão do Brasil
    Futebol horroroso ontem
    Mas como estamos bem na tabela foi só um deslize
    Quero ver quando entrar a má fase de novo, basta perder para o SP terça que tudo começar mudar
    Potker vendam, antes que o valor fique como as ações da Petrobrás

  5. Comentei uns dias atrás que o treinador, no primeiro treino pós jogo, deveria reunir os boleiros em uma sala e mostrar o teipe do jogo á eles. Não pode um jogador profissional e tivemos duas ou três chances de gols que era só dar um toquinho embaixo da bola por cima do goleiro que estava feito o gol nisso digo também DEVE SER DIFICIL JOGAR FUTEBOL OS CARA NÃO CONSEGUEM FAZER ISSO, E LANCES QUE SÃO REPETIDOS VÁRIAS VEZES E EM VÁRIOS JOGOS. Não estou nem um pouquinho satisfeito com o empate de ontem no Beira (poderia ser diferente ???kkkk)tinha que ganhar sim senhor, em casa tem que vir a vitória nem que seja de meio a zero. Jogos contra times digamos de menor expressão digamos tem que ganhar, sei vão dizer que ganharam do palmeiras fora de outro time grande que não lembro, mas isso é do jogo, to falando de nós que precisamos destes pontos que láááá´na frente vai fazer falta. Outra errar bizonhamente dois laterais é de matar, é do jogo, não não é do jogo, os cara cobram lateral desde o pré mirim, aí chegam no profissional e continuam errando fundamentos básicos do futebol. DISCORDO (quem sou eu??kkk) No teu texto que Damião é um bom centro avante ou estamos bem servidos, Damião é quase varzeano, o que coloca ele na frente dos outros é a vontade dele e que com isso faz os mais novos digamos assim, correr mais, pois técnica nenhuma, Potker chego a pensar que no campeonato paulista ele teve uma boa fase; Enfim resultado ruim no meu modo de ver, ninguém aqui de sã consciencia irá acreditar que estes pontos iremos recuperar contra o são paulo que vem mordido pois tomou uma goleada ontem e o Santos que jogará a vida na vila belmiro pois vive um momento de turbulencia, podemos CLARO, sport não ganhou do palmeiras lá, ontem a chape empatou com um jogador a menos em minas, então, sim podemos, mas que não deveria ter empatado a não devia. A imprensa gaucha insiste que o inter ainda está em formação!! PERAÍ, ESTAMOS EM JUNHO METADE DO ANO E AINDA EM FORMAÇÃO??? Façam-me rir.

    1. Vanderlei, bom dia! Como citei no texto, não estou satisfeito não, um empate, principalmente contra um time logo atrás na tabela, não é nada bom não. Sobre o Damião e Pottker, observe que não disse que estamos bem servidos, até por que para estarmos bem servidos teríamos de ter reservas melhores no banco. E temos???? Não, claro que não, por isso sim, ambos devem jogar.

      Sobre o São Paulo, não se assuste não, apesar de termos muito a melhorar o time deles não é melhor que o do Inter, te diria inclusive que o São Paulo está perdido lá em cima na tabela, tem muito menos time, por exemplo, que nosso adversário de ontem, e digo de ontem, pois o Sport com os ex-colorados que lá estão, é bem pior que o de ontem.

  6. COLORADOS SEM PÂNICO!!!
    Imaginem se tivéssemos empatado os últimos CINCO jogos, nem estaríamos provisoriamente no G4.
    O empate de ontem dentro do Beira-Rio contra o Sport Recife em zero a zero, seria a gota d’água de uma campanha muito acanhada.
    Também penso o que seria do Colorado, se tivesse perdido os últimos CINCO jogos?
    Bah Tchê, aí sim a casa mais uma vez estaria caindo novamente, para a zona do horror que é o Z4.
    Mas não, vencemos três jogos que poderíamos ter empatado ou até mesmo perdido.
    É verdade que a pontaria dos jogadores ontem, deve ter ficado lá no CT.
    Sou torcedor e não gosto de ver jogadores, jogando através do seu nome do passado.
    Todos os jogos serão muito perigosos e perder GOLS em demasia, como o Pottker perde, poderá ser tri cruel para nós todos.
    Já que o time ainda não passa confiança para a TORCIDA ficar mais tranquila, tenhamos paciência.
    Abs. Dorian Bueno, POA, 03.06.2018

    1. Dorian, bom dia! É exatamente o que quis dizer no texto acima, A VONTADE, acima de tudo nos levou onde estamos na tabela, pois sim, falta muito ainda em relação ao futebol, mas com certeza não seria com a falta de vontade e consequentemente o Z4 que iriamos conseguir melhorar. Abs!

  7. Alô você Fabiano!
    Estou absolutamente e acordo com o teu texto. Acrescentaria a extraordinária apresnetação do Victor Cuesta nesse jogo contra o Sport Recife. FOI PERFEITO, não perdeu uma por cima por baixo, foi muito bem na antecipação e ainda está virando lançador, e dos bons. Outro que encheu as medidas ontem, um pouco abaixo do Cuesta foi o Yago, no primeiro tempo quase faz um gol de placa. E assim vamos nós, mais um poninho contabilizado. Estamos no bolo.
    Coloradamente,
    Melo

    1. Vamos lá Melo!! Esse bom posicionamento na tabela trás ao mínimo mais tranquilidade para trabalhar durante a semana. Vejo alguns coloradas citando por aí que vamos tomar um chocolate do São Paulo. OK! Veremos. Temos muito a melhorar sim, como citei, agora o São Paulo atual não é nada demais, tampouco melhor que o Inter.

  8. Meu caro Fabiano concordo em quase tudo contigo. Mas .no quesito Damião e Potker me parece que estamos muito mal servidos. Ambos não estão jogando absolutamente nada. Se é que jogam alguma coisa.
    Potker, sozinho contra o goleiro, não teve o mínimo de habilidade para concluir a gol. De cabeça baixa, como sempre, chutou em cima do goleiro. E não fez mais nada em campo. Damião teve um cabeceada para fora durante todo o tempo de jogo. E nenhum chute a gol. Convenhamos: é muito pouco para dois atacantes de time do nível do Inter. E como bem diz o Fabiano, são os melhores atacantes que o Colorado dispõe. O que é verdade. Mas de fato é muito pouco. Além do que, com um centroavante do tipo Damião, alto e pau fincado na área, o Inter passa todo tempo levantando bola na defesa adversária. Como ontem. Ronaldo Alves, zagueiro fraco, e mais o veteraníssimo Durval, tiraram todas as bolas alçadas na área do Sport. É nesse ponto que não vejo evolução no Inter. Odair não tem outro modelo de jogo. Não tem variação de jogadas. Cada um que pega a bola dá um balão da grande área adversária. É só esse o jogo do Inter. Nosso treinador é muito fraco.
    Abraços a todos os parças do blog.

    1. José, bom dia,

      “E como bem diz o Fabiano, são os melhores atacantes que o Colorado dispõe”, foi exatamente isso que quis dizer, tu tem visto o que temos no banco??? É de chorar né, um exemplo bem recente, na bela jogada do Cuesta contra o Vitória, no fim do jogo, que resultou no gol do Nico, observa o que faz o jovem Brenner, ele desiste da jogada, ou seja, um dos caras mais novos do elenco, centroavante naquele momento simplesmente desiste da jogada. Convenhamos, se Damião e Pottker não jogar, fardemos nós então.

      Abraço!!

    1. Roque, bom dia! Faltam então 31, quanto será que falta então para o Sport e tantos outros mais ou menos da tabela?? Concordo que temos muito a melhorar, mas a vontade e intensidade é o primeiro quesito e nesse melhoramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.