Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir já na madrugada desta quinta-feira por volta de 00h10min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 07h46min nesta manhã de tempo bom (temperatura por volta de 10 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e perigosíssima equipe do Fluminense-RJ pela trigésima-quinta rodada do Brasileirão 2021 no estádio Maracanã na bela cidade do Rio de Janeiro, conhecida popularmente como Cidade Maravilhosa. A expectativa era, antes de mais nada, ver se conseguiríamos vencer fora de casa com o objetivo de permanecer na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro rumo ao G4.
A partida não poderia começar de forma pior para o nosso time! Logo no primeiro minuto o centroavante Fred tenta fazer um passe para dentro da área Colorada, mas a bola desvia no lateral-direito Colorado Gabriel Mercado e toca por acidente, ou seja, não intencionalmente, no braço esquerdo (que estava em posição natural de descanso) do zagueiro Colorado Bruno Méndez e o árbitro Felipe Fernandes de Lima marca pênalti.. Aos 3 minutos o centroavante Fred converte a penalidade máxima e abre o placar no estádio Maracanã. 🙁 Aos 8 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson cruza para a área adversária onde a bola é logo afastada pela defesa deles, mas o zagueiro Colorado Víctor Cuesta consegue pegar o rebote e a bola sobra para o meio-de-campo Colorado Patrick, que de dentro da área deles, chuta com muito perigo uma bola que desvia na defesa adversária e passa muito perto da trave esquerda da goleira deles saindo pela linha de fundo com escanteio a nosso favor. Aos 24 minutos, numa cobrança de falta pelo lado direito de ataque, o meio-de-campo Colorado Edenílson cruza para a área adversária e o zagueiro Colorado Víctor Cuesta sobe mais alto que todo mundo e cabecea quase que no ângulo, mas o goleiro Marcos Felipe faz uma defesa sensacional espalmando para escanteio. Aos 43 minutos o meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado faz um ótimo lançamento para o meio-de-campo Colorado Edenílson, que completamente livre dentro da área deles, faz mais um passe lateral do que um chute própriamente dito ao gol. Aos 44 minutos o atacante Caio Paulista recebe a bola na esquerda de ataque, dribla o lateral-direito Colorado Gabriel Mercado, entra na área Colorada e chuta perigosamente por cima da nossa goleira pela linha de fundo. Aos 46 minutos o lateral-direito (hoje jogando como meia-campista) Colorado Renzo Saravia faz um passe pelo alto para o meio-de-campo Colorado Edenílson, que de frente para a área adversária, passa de cabeça para o meia-atacante Colorado Taison, que de dentro da área deles, “mata” a bola no peito e chuta de primeira com a bola passando por cima e bem perto da goleira deles. Aos 48 minutos o meio-de-campo Colorado Patrick faz um cruzamento na área deles obrigando o o goleiro Marcos Felipe a espalmar parcialmente sendo que na sequência do lance o lateral-direito Colorado Gabriel Mercado, quase de dentro da pequena área, quase empata, mas a bola desvia num jogador deles e sai para escanteio a nosso favor só que antes disso o árbitro Felipe Fernandes de Lima encerra o primeiro tempo com a derrota parcial de 0 x 1 para a tradicional e perigosíssima equipe do Fluminense-RJ..
A segunda etapa começa com o nosso time tomando a iniciativa já que estávamos perdendo a partida. Aos 18 minutos o meio-de-campo Colorado Maurício chuta com relativo perigo da intermediária e a bola passa perto da trave direita da goleira deles em direção à linha de fundo. Aos 21 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson faz um ótimo lançamento do círculo central para o meia-atacante Colorado Taison que na frente da área adversária domina a bola e tenta chutar a gol, mas a bola desvia na defesa deles e sobra completamente livre para o centroavante Colorado Matheus Cadorini que perto da marca penal desperdiça uma excelente chance de empatar ao chutar perigosamente uma bola que passa quase raspando a trave direita da goleira deles e sai pela linha de fundo. Aos 29 minutos o lateral-esquerdo Marlon, numa cobrança de falta pelo lado esquerdo de ataque, cruza para a área Colorada e o zagueiro Luccas Claro cabecea com muito perigo uma bola que passa bem perto da trave esquerda da nossa goleira e sai pela linha de fundo. Aos 53 minutos o atacante Bobadilla tabela com o atacante Lucca pelo lado direito de ataque, recebe a bola de volta dentro da área Colorada e chuta com muito perigo uma bola que toca na junção da trave direita com o travessão pelo lado de fora. E assim se encerra mais uma partida fora de casa no Campeonato Brasileiro com uma derrota nas “costas”.. 🙁
Segue abaixo a minha análise criteriosa sobre o desempenho dos jogadores Colorados em mais um resultado negativo fora de casa no Brasileirão 2021.. :
- Marcelo Lomba: praticamente não trabalhou na partida, exceto no gol sofrido pela penalidade máxima (nota 6)
- Gabriel Mercado: mostrou uma boa regularidade, tanto na lateral como no meio-de-campo (nota 6)
- Bruno Méndez: seu único “defeito” na partida foi não ter nascido como deficiente físico já que, pela regra atual e ridícula da FIFA – Federação de Imbecis Falastrões e Analfabetos – qualquer toque no braço ou na mão, mesmo em posições naturais de descanso, é pênalti! 🙁 🙁 🙁 (nota 5)
- Víctor Cuesta: além do bom desempenho na zaga Colorada criou a melhor situação de gol do nosso time na partida (nota 7)
- Moisés: conseguiu ter um bom desempenho na defesa e também no apoio durante a maior parte do tempo (nota 6)
- Rodrigo Dourado: foi muito bem na proteção à frente da área Colorada e ainda tentou criar algumas jogadas no meio-de-campo (nota 6)
- Edenílson: jogou por todas as partes do meio-campo Colorado com razoável desenvoltura (nota 6)
- Taison: além de um chute interessante a gol também criou a segunda melhor situação de gol do time, pena que ficou só nisso (nota 6)
- Renzo Saravia: jogou hoje como meio-campista como falso ponta-de-lança, mas pareceu perdido em campo na maior parte do tempo (nota 4)
- Patrick: mostrou bastante raça sempre indo em direção ao gol adversário e tentando criar situações interessantes no ataque Colorado (nota 6)
- Carlos Palacios: foi bastante esforçado sempre tentando tabelar com os companheiros da equipe e chutar a gol, mas não teve muito sucesso nas suas investidas (nota 5)
- Matheus Cadorini: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Patrick aos 11 minutos da segunda etapa para aumentar o poder de “fogo” do ataque Colorado e até que tentou sendo que quase marcou o gol de empate (nota 5)
- Maurício: entrou no lugar do zagueiro Colorado Bruno Maurício aos 11 minutos da segunda etapa para tentar melhorar a qualidade de criação no meio-de-campo Colorado, mas não teve muito êxito (nota 5)
- Gustavo Maia: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Carlos Palacios aos 29 minutos da segunda etapa e chutou apenas uma vez ao gol um chute sem direção (nota 4)
- Heitor: entrou no lugar do lateral-esquerdo Colorado Moisés aos 36 minutos da segunda etapa e teve uma atuação apenas regular (nota 5)
- Paulo Victor: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado aos 36 minutos da segunda etapa e foi, na minha humilde opinião, injustamente expulso já que chutou apenas a bola para a lateral sem tocar no jogador adversário.. (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 5,44
Com esta terceira derrota consecutiva (a quarta nos últimos quatro jogos! 🙁 🙁 🙁 🙁 ) provávelmente até o final desta rodada vamos cair para a décima posição na tabela de classificação do Brasileirão 2021 podendo ficar até nove pontos atrás da zona de classificação direta para a Taça Libertadores da América..
Ou seja, como temos apenas mais três jogos para acabar a nossa participação no Campeonato Brasileiro deste ano não temos mais chances de se classificar diretamente para a fase de grupos da Taça Libertadores da América do ano que vem, por isso só nos resta tentar se classificar para a pré-Libertadores..
Portanto temos que se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente para enfrentar a tradicional e perigosíssima equipe do Santos-SP no estádio Gigante da Beira-Rio no próximo domingo à noite.
Até breve,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
PS. Curioso para saber quando foi publicado a parte 1 deste artigo? Clique no “link” abaixo e verás que já faz muito tempo que o nosso time só sabe perder quando joga fora de casa.. 🙁
Prezado W.P.J:
O título da tua postagem dá bem a dimensão do patamar onde se encontra o nosso querido e amado Inter. Jogo fora de casa tem sido um pandemônio para nossas pretensões, não há títulos, mas à vaga de Libertadores, tanto direta quanto indireta. Mas, classificado ou não, a direção do nosso time precisa rever conceitos. Não podemos de forma nenhuma insistir, em 2022, com peças que não dão mais rendimentos à equipe, se é que uma vez já deram. Aliás, o caso Paulo Paixão escancarou essa questão. Que é preciso ser aprofundada. Desde os tempos de Odair o Inter vem insistindo no tripé Dourado, Edenilson e Patrick no meio do campo. E esse trio não tem correspondido. Em alguns jogos, até resolve. Mas numa sequência de campeonato não. É muito pouco para um setor vital em qualquer time o mundo. A meia cancha é responsável por dar solidez à equipe, com força, técnica e velocidade. Tanto sustentando o setor defensivo, quanto abastecendo o ataque. E isso não temos há muito tempo. Não é por outra coisa que estamos sem vencer uma decisão há muitos séculos! Com todo o respeito, até para o Novo Hamburgo já entregamos a rapadura. A nossa zaga melhorou muito com a inclusão do Bruno Méndez. Mas é jogador emprestado, com valor alto de aquisição. A lateral direita é um desastre. Saravia é insuficiente. A esquerda ainda vem claudicando menos, com Moisés, também emprestado e preço alto. Paulo Vitor até agora não mostrou qualidades nem para ser reserva do Inter. Lindoso também pouca acrescenta. Taison joga bem menos do que se imaginava. Dá mostras de porque foi librado pelo Shakhtar Donetsk. E no setor ofensivo, temos apenas Yuri Alberto, que deve ser negociado com algum time europeu. E como reforçar o elenco sem grana? Ainda ficará pior o cenário sem a classificação para a Libertadores. É preciso um esforço gigantesco para melhorar a situação. E 2022 está logo ali na esquina. Então, a meu ver, o cenário não é nada auspicioso. Pelo menos momentaneamente.,,
Abraços
Alô você WPJ!
Depois da ótima descrição do jogo e da previsão muito bem fundamentada, concordar é uma imposição. Fosse eu o treinador, Cadorini, Maurício e Gustavo Maia sairiam jogando contra o Santos. Força, velocidade e Juventude podem ser fundamentais nesses jogos que nos restam.
Um abraço.
Direto de Natal RN
Colordamente,
Melo