Em fase final de tratamento, pé na horizontal, sem minha outrora inseparável cervejinha usufruindo do PFC, 17 horas em ponto, lá estou eu em frente ao televisor. As coisas estão andando, se acomodando. No Inter, cirurgias profundas estão sendo encaminhadas, é perceptível. Lauro, embora vacilante no segundo gol, equilibrou com uma saída de gol perfeita onde evitou um gol do Pelotas que poderia ter sido o de empate quando o jogo ainda estava 2 x 1. Nas laterais uma repetição de saída de bola e acabamento qualificado por parte do Kleber e uma presença regular de Nei. Aliás, vou repetir que não entendo as razões que levam ao não aproveitamento desse jogador naquilo que tem de melhor: a bola aérea. Alô pessoal do futebol, o cara não perde uma por cima (é estatístico), é o melhor cabeceador do time. Sugiro ao treinador que se arme uma jogada ofensiva (escanteios) para aproveitar o seu potencial.
Coisa muito séria é o nosso miolo de zaga. O problema não é de qualidade, é de lentidão. Contra-ataque contra o Mazembe (2º gol), Juventude e Pelotas (1º gol). Nas três oportunidades foram quinze ou vinte metros de carreira perdida. Urge um zagueiro de velocidade e providências.
Nosso meio Matias fez um jogo bastante razoável, sem ser brilhante, bem secundado por Guina, que continua verticalizando e aparecendo dentro da área. Desta vez ficou devendo o arremate. D’Alle…bem esse está em um momento extraordinário. Existiu um problema grave que lamentavelmente, nesse jogo passou muito claramente por um cara que é Colorado, boa gente, agregador, mas não está bem. O Tinga por conta de posicionamento (normalmente de costas para o gol adversário) não deu seqüência às jogadas. O jogo não fluiu pelo lado onde ele operava. Diferente do articulador da camisa 10, não apareceu no flanco para articular ou combinar jogadas especialmente pelo lado direito do órfão Nei. Em planilha que fiz para o jogo não consta nenhum arremate a gol. Está sem confiança meu bruxo? O que está havendo? PC joga mais do que isso.
Na contramão o ataque dá sinais de que está se conhecendo um pouco melhor. Temos centroavante, sim senhor. Damião tem imposição física, antecipa aos defensores, tem velocidade e razoável intimidade com a “gorduchinha”. Sua média tem sido muito alta e se confirmou. Bobeia, ele bota pra dentro…foi muito bem. Zé Roberto tem oscilado entre jogadas interessantes, simplificadas, rápidas e a falta efetiva na jogada terminal. Participação interessante especialmente no segundo tempo onde ocupou uma faixa pela direita em lugar do Tinga.
E o C. Juarez, a meu juízo viu alguma coisa parecida com o que eu vi, quando retirou Tinga e fez entrar Cavenaghi, de quem se viu que foi voluntariedade e interesse, dividindo com Damião encrenca para os defensores . Com isso C. Juarez, tornou o time mais harmonioso, não exatamente pela entrada do argentino, mas pelo posicionamento e rendimento do Zé, colocado logo atrás da primeira linha de atacantes, ajudando no municiamento e ocupando espaço defensivo, sem a bola . Nessa o homem foi bem.
Não se pode afirmar que as soluções tenham sido encontradas, mas que são alternativas muito interessantes parece não haver dúvidas.
Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado, CAMPEÃO DE TUDO
Alô você caro lfblog!
Tens todo o direito de discordar. Vou fazer um pedido: não pare de ler, conforme escreveste. Pode ser que haja mais alguma observação tua interessante onde todos nós possamos tirar proveito e observar algo que não vínhamos observando. Caro colorado, o Inter tem jogado com dois volantes em linha (errado em minha opinião), portanto a definição de primeiro ou segundo é conforme a jogada (Não acho isso correto, mas essa é a orientação do C.Juarez). Na jogada do Gol o posicionamento de primeiro volante era do Guina que estava ao lado do Índio e ambos perderam na corrida para o atacante pelotense. Continue comentanto, isso é salutar. Discordâncias fazem parte do contesto do futebol. Saudações Coloradas
Super Melo, “Alô você”… DAMIGOOLLLL, é isso que o torcedor quer. O Guri está em alta e mostrando que quer um espaço de respeito no time. A 9 da Libertadores já é dele, espero que tenha muuuitoooo sucesso com ela.
Uma coisa no jogo de domingo realmente me deixou muito preocupada, assim como outros milhares de Colorados, nossa zaga já era… se correr ninguém pega, nossos atletas já passaram da idade do corre-corre, precisamos de zagueiros mais rápidos. Vamos orar e esperar para ver no que vai dar, né! 😉
Por favor, onde pode se ver o jogo de quarta 16/02 em Salvador/BA, gostaria de saber se tem algum núcleo que os colorados veem os jogos. obrigada.
Grande Colorada Alexandra. Obrigado pela tua participação no blog. Continue nos prestigiando com visitas e, principalmente, com teus comentários sobre nossos textos.
Para assistir o jogo na bahia tens a seguinte referência:
GILSON NOVAES – nosso blogueiro na Bahia
JUAREZ CHIES – Presidente do centro gaúcho da Bahia
O endereço é:
Rua Mário Besteti, 25 – Alto do São João – Boca do rio
CTG Rincão da saudade
O email é secretaria@centrogauchodabahia.com.br
Telefones: 34611033 e/ou 34611594
IMPORTANTE
Não os conhecemos pessoalmente, somente os contatamos por emails.
Bom jogo.
Nolci
Meu peito foi garroteado, PM, quanto li o teu primeiro parágrafo: “sem minha outrora inseparável cervejinha usufruindo do PFC”, mas, daí em diante, foi uma leitura muito confortadora, pois me abriste os olhos para uma série de detalhes positivos, tais como pra recuperação de parte da auto-estima pelo Lauro, um tímido compulsivo, daqueles que parecem estar sempre à beira de desatar num ataque de choro; pra grande qualidade do Nei, no cabeceio, quase que a sua única virtude; pro grande desastre a que nos levará esta absurda – cosa de louco, tchê! – dupla de zaga; pra imensa consciência do futebol coletivo do Cleber, que jamais apóia quando percebe que não tem uma proteção confiável e que, em caso contrário, se trasforma num apoiador da melhor qualidade; pro nosso “razoável” (já estás a ver que, aqui, discordo de ti) W. Mathias, uma espécie de piorra tonta que está, invariavelmente, ou SEMPRE tropeçando na bola, ou NUNCA onde ela está e ele seria necessário, conforme o que seja pior para a defesa, mas ele já será reserva do Bollati e voltaremos a estar em boas mãos; pro Guina… o Guina, sei lá(!), acho que as suas melhores qualidades foram sendo perdidas nas desencontradas e absurdas orientações produzidas nos meandros sombrios da obscura mente do C. Juarez (C. Juarez é ótimo!); pro Tinga, que não está bem, mas, ele, todos nós conhecemos e, por isto mesmo, sabemos que logo, logo, ele voltará a ser o “monstro” de sempre. Buenas, PM, daí pra frente – e desde que não volte o Alecone! – tudo é colírio e festa pros nossos olhos.
Então, que venha a Libertadores 2011, pois a 2010 já está no armário!
Boas melhoras pra ti, com um breve retorno às cervejinhas!
Melo. Muito boa a tua análise. Vimos o mesmo jogo, sendo que tu conseguiste decifrar as ações tomadas pelo Roth. Estamos com sério problema na zaga, como tu escreveste. Tenho alguma expectativa com a entrada do Rodrigo. Confesso que não lembro de suas características, mas lembro ser um zagueiro de força. Espero que tenha velocidade também. Gosto muito do Kleber, quando ele está “acordado”. No segundo tempo ele começou a jogar bola. Tinga, infelizmente, está muito mal. Sem força, errando passes, não conseguindo chutar a gol. É uma pena. Concordo contigo, parece que o ataque está se encontrando. Temo que, pela forte chamada de atenção que o Roth deu no Damião, numa “comida de mosca” em que ele voltava caminhando quando retomamos a bola e foi impedimento, ele seja a bola da vez quando o Roth quiser recuar o time “para compor e equilibrar o time”. Parabéns pelo comentário. Nolci
“Nosso meio Matias fez um jogo bastante razoável, sem ser brilhante,”
parei de ler aqui
voce tem de observar onde ele estava no primeiro gol
observe o que ele feZ no ultimo lance do pelotas onde o cara errou o gol
VOCE TEM DE ENTENDER QUE ELE SERIA O PRiMEIRO VOLANTE
DAI ENTÃO ELE FOI O PIOR EM CAMPO, NADA DE COBERTURAS NADA DE PROTEÇÃO NADA DE NADA
ele é sempre a mala que fica dentro da area dando condições para o atacante adversario fazer gol
O MATHIAS quando acaba o jogo e voce vai escrever a cronica do jogo não consegue lembrar dele dai volta e meia escrevem que não comprometeu
Grande Colorado (não consegui identificar teu nome). Penso igual à ti. Trata-se de um enganador. Nunca se apresenta pro jogo. Com aquela altura, não ajuda a defesa e nem o ataque nas bolas altas. Nunca está na cobertura…..deve cumprir alguma função tática que eu não vejo….até pode ser, porém quero-o longe do time principal. Nolci