Nesta segunda (22/03) pela manhã, ao abrir o jornal me deparei com a notícia sobre uma “vaga possibilidade” (ou não tão vaga!) volta do Fernandão para o Inter. E tive a certeza que toda a polêmica sobre o assunto estaria de volta. E acertei!
Já tem Twitter “@VoltaF9”, email para uma espécie de “abaixo assinado”, tópicos pipocando por todos os lados….
E o Arquibancada Colorada não podia ficar de fora!
Reunimos posições de alguns de nossos blogueiros sobre este assunto e publicamos abaixo. Participe, comente!
Deixe sua posição sobre o assunto que está “mexendo com todos os colorados”! Volta F9! Ou não!
F9 VOLTA LOGO!
Por Nelson Cerqueira
Sei que “corneta” depois de um jogo como o de domingo com o Pelotas, com aquele empate irritante no finalzinho da partida é muito fácil, mas infelizmente acho que os caminhos do nosso atual camisa 9 não estão se cruzando com os planos do clube… Será que as três ou quatro chances claras de gols seriam desperdiçadas por outro centroavante?
Creio que essa falta de gols nos últimos jogos e o excesso de gols perdidos tem muito a ver com sistema tático, mas e a falta de sorte? E bolas na trave?
Acho que está faltando algo chamado “ESTRELA” e que é o que sobrava em nosso Capitão F9. Lembro que mesmo ele também teve fases complicadas no Inter, jejum de gols, onde a bola teimava em não entrar… Mas em compensação não consigo lembrar de um jogo importante onde ele tenha se omitido do jogo, mesmo não tendo grande atuação e não podemos esquecer que era predestinado a fazer história no Inter, onde iniciamos um longo período de supremacia aqui no RS e quando não pudemos ser campeões ficamos quase sempre entre os finalistas de quase todas as competições desde que ele estreou no Beira-rio naquele inesquecível gre-NAL do gol 1000.
Todos nós sabemos que o tempo passa, que há limitações por idade, mas duvido muito que o ataque do Inter com nosso Capitão do Mundo em campo consiga jogar menos, ser menos efetivo que o atual. Nada contra os que estão em campo, nem aos que são eventualmente escalados mas acho que falta algo, falta estrada, falta sorte… Sei lá…mas muitas vezes sobra mediocridade e assistimos jogadas equivocadas.
Alguns ídolos são importantes não só por sua competência dentro de campo, mas também pela liderança no grupo e respeito das equipes adversárias e há essa carência hoje no Inter.
Convenhamos que já somos afortunados por sermos Colorados e Campeões de tudo, mas não seria demais pedir aos Deuses do Futebol que novamente iluminem nosso Capitão Fernandão F9 e conduzam-no novamente ao Beira-rio, para sermos todos felizes novamente.
VOLTA LOGO, FERNANDÃO!
Por Luciana Monteiro Michel
Em agosto do ano passado, me fiz a pergunta que a grande maioria dos colorados se fez naquela época e que está se fazendo novamente, desde pelo menos hoje pela manhã…. Será que o Fernandão deve voltar? Será que eu quero o Fernandão de volta? Este Fernandão de hoje, será que ele não vai apagar a memória DAQUELE Fernandão de 2006?
A minha resposta, em agosto e hoje, é a mesma: Eu quero, SIM! Me frustrei demais em agosto quando ele não veio. Me doeu horrores quando vi NOSSO FERNANDÃO com outra camisa!
O Fernandão faz falta, sim.
O Fernandão será importante, sim.
O Fernandão fará a diferença, sim.
Nem que seja pela palavra forte no vestiário, pela liderança que hoje sentimos falta… E tenho certeza que ele seria de uma importância sem par no nosso time atual (Se o Fernandão estivesse aqui, tenho certeza que o Walter, por exemplo, não teria pirado…).
Ninguém cabeceia como ele – e isto, a idade não leva. Posicionamento, visão de jogo, liderança em campo e fora dele… Isto só se aprimora com a idade.
Precisamos do Fernandão.
Tenho convicção na validade da contratação dele. E se for verdade o que o Fernando Carvalho alegou na época, em agosto passado, nada melhor que contrata-lo agora para selar a paz entre dois dos nossos maiores Fs de todos os tempos!
Volta, Fernandão! E logo!!! Precisamos de ti!
FERNANDÃO, DE NOVO!
Por Adriana Paranhos
Não lembro de um grande ídolo ter voltado para os braços da torcida e ter continuado em paz. Tenho pelo Fernandão a mais alta estima. Como colorada, sei que devemos em boa parte a ele, os maiores títulos de nossa história tão brilhante. Além disso, como jornalista, Fernandão representou o sonho de todo repórter de esporte. Atencioso, inteligente, capaz de entender e se comunicar com o público, usando muito bem as ferramentas que os veículos possuem como instrumento.
Mas, não sejamos cegos. Infelizmente, ele não é mais o mesmo jogador que comandou o time na Libertadores de 2006, rumo ao mundial. Quando saiu do Inter já não o era. A relação se desgastou com a negociação antes dele ir para o Goiás, mas já ali, pra mim, a diretoria acertou.
Quero o Fernandão sempre na minha lista de heróis colorados, mas não quero ve-lo sucumbir em campo. Quero ele no vestiário, com toda sua liderança, mas não quero ele queimado pela imprensa no primeiro erro que possa vir a cometer. Não que seu tempo tenha terminado. Mas a verdade é que o Fernandão, nosso Fernandão capitão da América, não está mais aí disponível. Nem lá no Goiás. Por todo o respeito que aprendi a ter por este profissional do futebol brasileiro moderno, Fernandão não deve voltar ao Beira Rio para trabalhar.
Venha nos visitar capitão. Tua presença, desta forma, será sempre um bálsamo para nossa torcida!
NADA NOVO. DE NOVO.
Por José Antônio Puerta
Contrariar a obviedade sempre foi uma das minhas manias.
A minha natureza “do contra” acaba muitas vezes me levando na direção oposta da “maioria”. Agora, por exemplo, eu vejo a campanha para comover a direção do Internacional, ou sei lá com que objetivo, mas tendo como meta trazer Fernando Lúcio Costa, o eterno Capitão Planeta, de volta ao time.
Pelo andar da carruagem eu quase tenho dúvidas se é o Fernandão que eles querem ou se é o tão esperado Messias que vai chegar e, antes de dar um jeito nessa baderna que virou a nossa Terrinha criada com tanto esmero pelo Pai dele, vai calçar chuteiras encarnadas e, com cabeçadas certeiras ( ah ! que saudade …) vai mandar para o mármore do Inferno essa fase do “ quase “ em que estamos. Claro que no meio da turma também temos as moças que querem ter as melenas rebeldes do Capitão para poder apreciá-las mais de perto, mas estas estão fora da minha argumentação pelo simples fato de não ter nada para oferecer em troca, até mesmo porque o salário do Kaká está fora do teto máximo do Gigante erguido a beira do rio.
Já tive a oportunidade e o privilégio de poder conversar longamente com o Fernandão. O cara é tudo isso que falam e mais um pouco: simpático, atencioso e tem uma humildade rara nos jogadores de hoje (falando nisso o mascarado ainda está entre nós ! ). Já como jogador do Goiás, ele e o Iarley nos receberam para um bate papo e uma homenagem que preparamos para eles. Sabe aquela pergunta que tu sempre quis fazer pro Iarley – porque tu passou a bola pro Gabirú e não para o Luis Adriano ? Pois é. Nessa oportunidade eu fiz. E tive a resposta do cara que fez 95% do maior gol da nossa história. Assim.Como se fossemos amigos de longo tempo e batêssemos papo no buteco. Só faltou a Polar, que não estava presente porque eles estavam na Concentração no Holiday Inn.
E foi nessa oportunidade que eu vi que o Fernandão saiu na hora certa do Internacional. Um pouco antes da sua saída ele já não era mais unanimidade no Beira Rio. Já tinha gente, e não era o pessoal aquele que tem a corneta tatuada nos lábios, que profetizava: F9 não é mais o mesmo. Eu mesmo achei que em alguns jogos ele estava precisando de um descanso no banco. Mas tchê, o cara É O CARA. COMO que tu despachas o cara que foi o maestro das nossas maiores conquistas ? Além de ter aquilo roxo, como já disse um cidadão que habitou o Palácio da Alvorada, tens que ter Argumentos, assim mesmo, com “A” maiúsculo, para isso.
Mas ali, sentado em frente ao cara que eternizou o gesto de erguer a taça FIFA, em Yokohama, eu vi que ele estava em outro patamar. Naquele nível que reservamos aos maiores do Gigante. Do inconteste . Do cara que PARA SEMPRE vai ser estar na nossa história.
Não me sinto em condições de opinar sob as atuais condições técnicas dele, mas creio que, pelo profissionalismo e competência, devem estar apuradas.
Se Fernandão voltar, ele não vai ser só um jogador a integrar o plantel colorado. Ele vai ser uma espécie de “intocável” que não me agradaria ter dentro das quatro linhas. Alguém que teria lugar certo, SEMPRE.
E isso, senhoras, senhores e viúvas, é MUITO PERIGOSO.
Todo mundo que já assistiu o Michel ( aquele, o do Abel ), jogar , sabe por que.
Vo te falar uma coisa Fernando…
quando vc voltou para o Brasil sempre manifestou a vontade de jogar no Inter, a primeira oportunidade que teve simplesmente desperdiçou, pq o Inter estava interesado em vc so que o Carvalho tava no Japao e ele nao pode se dividir em dois. Agora ate os dirigentes mostraram intersse em contratar vc(mesmo depois de vc ter esculachado o Inter em sua 1ª entrevista no Goias) mas vc preferiu ir pro Sao Paulo???
Me desculpa mas nao sei se e verdade que vc e gosta tanto assim do Inter, e se vc merece todo o carinho que a torcida tem vc. O Inter precisava muito de vc pra conquistar essa Libertadores, pois vc sabe o voz de comando que vc tem, e foi agora que vc demostrou que nao sente tanto carinho assim pelo Inter, e tambem um capitao nos ja temos, e tenho certeza que o Guina e muito mais guerreiro que vc, e ama muito mais o Inter.
Sei que vou sofer muitas criticas com esse comentario, mas precisava desabafar e mandar a real pra torcida, porque um ETERNO CAPITAO NAO PENSA 2 VEZES EM VOLTAR PRA O CLUBE DO SEU CORAÇAO
Volta Fernandão… és o símbolo da Liderança que estás faltando em campo!!! o Eterno Capitão América precisa voltar!!!
com certeza quero e espero a volta do nosso eterno f9.
o inter e a torcida com certeza ficarão diferentes com ele
aqui. em qualquer posição ou local , entre nós ele fará a dife-
rença .
Concordo em gênero, número e grau com a Adriana.
fernandão é o eterno capitão colorado, mas não acho que seria uma boa para o INTer agora.
SEm querer ser corneta já sendo…eu sei lá , mas para mim o Fossati não agrada.espero que melhore muito e que mostre q que veio.
Saudações para tod@s.
Pelo Amor de Deus!!! O que estamos esperando!! Vamos ter que nos unir, e exigir de Fernando Carvalho a volta do Capitão.. Só ele poderá reconduzir o Inter ás glórias, e sabem por que?? Esse joga por amor a camisa colorada, não esse bando de mercenários e farristas que existem por aí… VOLTA FERNANDÃO!!Espero que Fernando Carvalho ponha a mão na consciência e o traga novamente, se não quiser manchar sua espetacular tragetória no Internacional… VOLTA FERNANDÃO, A NAÇÃO COLORADA LHE ESPERA, SALGADO FILHO FICARÁ PEQUENO..
FERNANDÃO É SINONIMO DE GARRA DETERMINAÇÃO PEGADA ENFIM TUDO DE BOM ! VOLTA LOGO FERNANDÃO ANTES QUE O BEIRA RIO FIQUE MUITO TRISTE E CALADO ! QUERO OUVIR A GALERA UIVAR CONTIGO LÁ DENTRO OU MESMO COMO TÉCNICO RSRS JÁ PENSARAM??? VOLTE LOGO A GALERA VERMELHA TE ESPERA !
Fernandão, para mim, é sinônimo de vitória. Conquista. Respeito. Liderança. Raça. Dedicação. Paixão. Triunfo. E, hoje, saudade.
Fernandão faz parte do rol de privilegiados ídolos da história do nosso Inter. É um cara iluminado, que veio iluminar e iluminar-se. Nós ganhamos, e ele também. Os Anjos Colorados disseram “Amém!” quando este encontro predestinado ao sucesso aconteceu há quase 6 anos.
Não tem como ser contra a volta de um ídolo eterno.
Fernandão, sempre Fernandão.
Acho que o F9 que chegou ao Goiás no G4 enfrentou um grupo que o colocou para escanteio e não souberam valorizar a sua experiência. Por isso os problemas vieram na sequência e o time caiu tabela abaixo.
Entretanto eu acredito que o F9 no Inter é beeeemmm diferente, ela daria o sangue e alma, sabem porque… PORQUE ELE AMA O COLORADO muito mais que qualquer outro clube. Tenho certeza que ele superaria idade, forma física ou seja lá o problema que fosse, pelo Inter ele tem amor e por amor se dá a vida na guerra.
Entretanto, como diz a Adriana, não quero ver vaias para ele (como já faziam antes de partir), não quero que o chamem de perna de pau e ignorem toda a história de vitória que construiu. Se ele não era tão grande quando chegou ao Inter, o Inter não era mundialmente a potência que é hoje se não tivesse a ajuda de Fernandão. A história de sucesso de ambos se confundem, com a diferença que o Inter continua e terá novas conquistas, já F9 fica pra eternidade.
Eu gostaria muito de F9 como treinador, presidente, pois tem a alma Colorada para esse comando. Mas tb fica a dúvida, nesse momento técnico em que passamos, será que um grande líder dentro de campo não seria mais útil? E como ficariam os demais membros do grupo?? Ficariam vendo uma estrela como F9, idolatrado pela torcida, chegar de uma hora para outra e tirar alguém do time? Não aconteceriam os mesmo problemas que ocorreram no Goiás? Guina gostaria de perder a braçadeira de capitão?
Como marketing e estímulo para a torcida, F9 seria jogada de mestre (vejam o caso do gordo Ronaldo em 2009), mas será que ele conseguiria dar a volta por cima e ser vitorioso novamente?
Enfim, tenho dois corações neste assunto, fico em cima do muro, quero ver F9 novamente no Beira-Rio, só não sei se dentro ou fora das quatro linhas!
FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA COLORADA LUCIANA MONTEIRO MICHEL.VOLTA SIM, ESTAMOS PRECISANDO DE VOCE.
Fantástica participação do ARQUIBANCADA COLORADA neste assunto tão importante, tão polêmico….Os quatro depoimentos retratam exatamente a encruzilhada que minha cabeça está neste assunto. Tentando fugir do debate, temporariamente, me situando entre as centenas, milhares de Colorados aguardando o Fernandão no aeroporto. Ele chegando nos braços do povo, carreata até o Beira-Rio. Recepção por Fernando Carvalho e Presidente Píffero. Testes OK. Entrevista coletiva, carregada de emoções, lágrimas, sorrisos, manutenção de promessa de amor eterno. Aí vem o primeiro treino. O que um técnico, que não indicou o Fernandão, faria? Engoliria que, a partir daquele momento, só escalaria 10 jogadores? Manteria-o no banco até conhecê-lo melhor e que ele, o Fernandão, provasse para o grupo que, de fato, poderia ser titular (os leitores têm idéia o que se passa na cabeça dos boleiros?…..vide caso Walter?) ? E a crônica “isento-tricolor” silenciaria ao ver o Fernandão no banco ou em campo, caso não seja mais AQUELE Fernandão? Ou o destruiriam? Ou combateriam a Diretoria, caso ele viesse a falhar? É uma inhaca tal situação. Principalmente lembrando que, na sua saída, muitos já o vaiavam….como fizeram, também, com o Sóbis, Alex e, até, com o Nilmar….
Bueno, saíndo de cima do muro, acho que precisamos de maiores dados sobre o atual momento do nosso eterno Capitão. Quanto à sua pessoa, à sua liderança, ao seu carisma…..etc, etc, etc…..NADA A DECLARAR. Tudo é realidade e muito importante. Mas tais qualidades não obrigatoriamente são de um jogador de futebol. Podem ser de um Gerente de Futebol, Diretor ou Vice-Presidente de um clube. Para jogador de futebol há que se considerar a sua capacidade de, num time de ponta, poder desempenhar plenamente suas atividades, sem necessitar obrigar o clube a fazer um planejamento sobre quais partidas ele poderá jogar. Vide Ronalducho, Adriano, etc….Até o Ronaldinho dentuço colocaria nesta lista. Feita esta análise e percebendo-se que, mesmo não sendo o mesmo, mas podendo ser um jogador 100% à disposição do clube e, também, a atual Direção Técnica e o plantel o aceitarem, em meio a uma competição, somaria minha voz ao coro: VOLTA CAPITÃO DO MUNDO FERNANDÃO.
Abraços…..Nolci
VOLTA FERNANDÃO……
NOS TE AMOMOS, E VOCÊ ESTA FAZENDO MUITA FALTA…
VOLTA FERNANDÃO VOLTA…
Aos prós e contras !!!
Como não há verdade absoluta,considero válidas as 2 linhas de pensamento.
Não é muro pois nunca me furto a dar uma opinião na qual tenha plena convicção.
Esse seria um caso,primeiro por envolver um dos maiores personagens do INTER centenário e por influir certamente em nosso futuro próximo.
Assim vejo uma alternativa ”histórica” para essa questão.
A chave da questão está em um ”craque” Colorado ,que embora reserva na maioria das vezes,habita o coração de quem o acompanhou nos gramados e atende pelo singelo apelido de ”ESCURINHO”.
Se o nosso Capitão Planeta aceitar esse desafio de compor o grupo,sendo opção na maioria das vezes,será um baita reforço a meter medo nos adversários.
Será certamente um amadurecimento pessoal e do grupo(dirigentes,jogadores e comissão técnica) numa renúncia de grandes líderes em prol do grupo.
E este será mais um novo passo para fazermos história.
Quem sofrerá será o Alecsandro,que ao menor vacilo será bombardeado pelos pedidos de Fernandão.
Paciência.
Centoavante de Gigante tem que suportar pressão desde que não seja pura perseguição.
Será que termos o início da era F14 no Beira-Rio ???
Um grande abraço,
João.
AMO O FERNANDÃO… ELE É GARRA, AMOR E PAIXÃO, MINHA TORCIDA É Q ELE VOLTE LOGO, E SÓ SAIA DAQ PRA SE APOSENTAR!!!! ….VOLTA FERNANDÃO, A TORCIDA TE QUER MUITO, SÓ C/ SUA GARRA E DETERMINAÇÃO GANHAREMOS A LIBERTADORES!!!!!
AMOoOoOoOoOoO……..
Vou dar pitaco por aqui…
Repetindo o que venho dizendo desde 2009, qd Fernandão escreveu em seu blog que estaria voltando ao Brasil, sou favoravel a sua volta ao Inter para ser um gestor do futebol, JAMAIS PARA VESTIR NOSSO MANTO!
O Fernandão que deixou o Inter em 2007, era um cara desmotivado, acomadado nas “glorias” que ajudara o clube a conquistar, se arrastava em campo…
O Fernandão que voltou para o Goiás, afrontou o Sport Club Internacional, ao acreditar ser maior que o Inter, exigindo tratamento diferenciado…Não foi ele que “inventou” o Inter, mas é ele sim que deve ao Inter suas maiores glorias pessoais.
Quem era Fernandão antes de vestir nosso manto???
Inversão de valores torcer para atletas, em detrimento ao amor que devotamos ao clube de nosso coração.
Não sou politicamente correta e, menos ainda de meias palavras…
Fernandão quer bajulação…Não quer ajudar ao Inter!
Goiás que o recebeu em 2009 estava no G4, quando encerrou o campeonato estava aonde na tabela?
Jogador que joga quando está com vontade tem aos montes no Beira-Rio, não precisamos de mais um…
Precisamos de um camisa 9 com TESÃO!COM SANGUE NAS VEIAS! COM VONTADE DE SER CAMPEÃO DA AMÉRICA!
Se tiver que ser outro “gringo”, caso não exista brasileiro como essas caracteristicas, que seja, importa que seja alguém comprometido com o nosso manto.
Antes de encerrar, em 2007 F9 estava no elenco Colorado, até onde fomos na Libertadores? Caimos na primeira fase, por critérios de desempate – saldo de gols…
Agarrar-se a toda esperança para tentar salvar o sonho do BI da América é valido, mas “desenterrar” atletas que estavam aqui em 2006 e, que hoje já rendem o que renderam em 2006, é perigoso, devaneio…