Saindo um pouco do assunto Libertadores e Gauchão e sempre tentando de alguma maneira trazer algo diferente para o Blog, neste estarei comentando o que os canadenses e estrangeiros que vivem por aqui responderam quando eu perguntava se conheciam o Internacional. Quero antes lembrar que o futebol está muito longe de ser um considerado um esporte nacional aqui no Canadá.
Primeiro, sem duvida nenhuma é o Hockey, os canadenses amam esse esporte e todo sábado ás 7 da noite (horário nobre pros jogos) é sagrado estar vendo o seu time jogando. Ou seja, a paixão que nós brasileiros temos pelo futebol é a mesma que os canadenses tem pelo hockey. Depois os esportes favoritos de massa seriam entre on Basquetebol, Baseball e o futebol Americano também seguidos pelos esportes de inverno em geral. De uma certa forma o futebol cresceu bastante nos últimos anos mas ainda está engatinhando no Canadá se comparado aos outros esportes. Além disso, o marketing esportivo (e nisso os caras são BONS aqui) em qualquer um desses esportes é literalmente voraz o que cria ainda mais dificuldades para esportes em crescimento ganharem visibilidade.
Mesmo assim, com o tempo as coisas mudam. Hoje, o Canadá é composto em grande parte por imigrantes, primeira leva veio da Europa e depois mais tarde dos outros continentes, foi inevitável que a paixão pelo futebol começasse a crescer no “Big White”. O Canadá reconhece que o futebol é o esporte mais popular do mundo, e o nicho pro futebol aqui está crescendo e com certeza nas próximas duas décadas, com as gerações novas que agora gostam e jogam futebol vão fazer desse esporte chegar ao nível de pelo menos atrás do Hockey. Hoje já é mais fácil de encontrar canais de TV que mostram futebol, mas mais focados no futebol europeu. Por aqui já fazem a cobertura do campeonato Inglês (Premier League) que eu não acompanho porque não gosto muito do estilo do futebol inglês (só balão), mas a cobertura televisiva do campeonato é de primeira classe e de realmente dar inveja.
Então depois de muito brevemente tentar mostrar o contexto de como são as coisas por aqui acho que já da para adivinhar quais foram as respostas que tive quando eu perguntava para as pessoas se conheciam o Internacional . Tirando os latinos que realmente seguem mesmo o futebol, foi raro encontrar alguém que conhecesse o Internacional e por isso o título do post “Internacional who?”, porque era o que mais eu escutava. No começo foi meio que um “mas como não conhece?” mas depois você entende que saiu de um lugar onde se respira futebol 24 horas e chegou em outro lugar que se respira zero de futebol. Mas não pensem que é só Internacional, nosso hermano do lado que já ganhou várias Libertadores ou até outros clubes brasileiros que ganharam mais de uma Libertadores estão no mesmo barco. O que estou querendo dizer de forma geral que esse desconhecimento não é só sobre o nosso glorioso time, mas sim de todos os time latinos porque não existe cobertura da mídia que favoreça isso, de entrar no mercado canadense ou norte-americano em geral. Então, o que um time precisa para ser realmente “internacional”? E esse vai ser o assunto do meu terceiro post, mas pra da uma prévia da minha humilde modesta opinião, isso não é uma cruzada de um time só, existem outros fatores além de só o time.
Mas trazendo uma coisa legal, TODA a vez que saio com a camisa do Inter, a camisa branca manga cumprida campeão do mundo sem os Tramontinas no braço, seja jogando bola, andando de bicicleta ou até mesmo caminhando com minha namorada nos parques, sempre que encontro um amigo ou amigo de amigo, eles olham a minha camiseta e dizem “UAU, QUE LEGAL ESSA TUA JERSEY!!!” (“Jersey” é como eles chamam qualquer camisa oficial de um time de qualquer esporte). Aí faço a propaganda do nosso time e saio todo orgulhoso do nosso manto sagrado pelas ruas de Toronto e pensando comigo mesmo “pronto, mais um conhece o Internacional, agora só faltam 4,345,566 na cidade e o pacote tá fechado e a churrascada tá garantida!!!! Heheheh
Abraços a todos!!!
Alô você!
Pefeito Rod!
Teu relato me fez fer o “BIG White” en torno de ti dizendo:
Ali vai o Internacional. asegue em frente, dentro em breve obterás retorno de tua dedicação.
Saudações Coloradas,
MELO
Muito bom o teu post. Do tamanho certo e com um conteúdo interessante. O final foi muito bom 🙂
Parabéns!!!
Blz Rod, o importante é que vc está fazendo a sua parte, acesse tb o site da confrainter http://www.confrainter.com.br
Cara gostei muito de tua prancha, um barato mesmo.
Eu moro em Campinas SP e mesmo estando somente a 1200 km de Porto Alegre, sempre propago nosso Inter.
Muitos amigos começaram a conhecer nosso clube e muitos tornaram-se simpatizantes. Tive o prazer de sob uma baita influência e pressão, rrsrsrsr, fazer estes amigos torcer em jogos do Inter.
Gostaria muito de conhecer este maravilhoso pais, Canadá, dizem ser muito lindo.
Um grande abraço e saudações coloradas