Foco no Brasileirão e planejamento para o Mundial

A campanha do Internacional no Campeonato Brasileiro de 2010 é invejável para um clube que recentemente sagrou-se Bi-campeão da Taça Libertadores da América e pela natural e necessária priorização daquela competição em relação ao campeonato nacional. Mesmo que um novo título brasileiro seja algo almejado há muitos anos pelos Colorados, é inegável que a Libertadores e a participação no Mundial da FIFA tem maior repercussão internacional, perante a torcida, a mídia, patrocinadores, etc.

Estou entre aqueles que acreditam que não há como disputar o Brasileirão se preservando para o Mundial. É evidente que temos que ter o bom senso necessário para agir com cautela em relação aos atletas que são considerados peças imprescindíveis para a disputa em Abu Dhabi. Os riscos de lesões musculares com o desgaste das competições fortes, que um clube vencedor como o Internacional está acostumado a participar, estão sendo criteriosamente avaliados pela comissão técnica e médica do clube. Não tem como ser diferente, mas o mais importante é que não estamos desprezando o Campeonato Brasileiro.

Nossa tradição, nossa camisa, nossa torcida, todos esses fatores e mais outros não nos permitem deixar em segundo plano o maior campeonato de clubes de nosso país. Estamos fazendo uma campanha de recuperação, figuramos no bloco de frente da competição há várias rodadas e nossa regularidade deverá nos levar a assumir a liderança inevitavelmente. Outro fator interessante a considerar é uma espécie de idéia plantada pela mídia de que este esforço do Inter de nada vai adiantar quando chegar próximo o Mundial da FIFA. Talvez seja uma forma bem articulada de desmobilizar o Clube, o que não vai acontecer. Temos novos jogadores sendo cuidadosamente lançados. O grupo está se fortalecendo em união, pois jogadores considerados reservas e até da equipe B estão sendo aproveitados.

O Mundial é um sonho que não está distante, estamos bem preparados, mais respeitados ainda pelas outras equipes que almejam esse título, mas a grande maioria de nossos atletas nunca conquistou um Brasileirão. Não faltam razões para acreditar. Com cautela, planejamento e ambição, podemos chegar lá.

Luciano Fonseca – Esteio/RIO GRANDE DO SUL
Colorado é o verdadeiro Campeão de TUDO!

One thought on “Foco no Brasileirão e planejamento para o Mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.