1. Tive a oportunidade ontem de ouvir atentamente a coletiva de apresentação do CEO do Inter, Aod Cunha, nas Suítes do Beira Rio, onde o Presidente Giovani Luiggi o apresentou a Imprensa, Conselheiros, Diretores e a torcida em geral.
2. A impressão foi a melhor possível: Aod, um economista altamente competente, que já foi Secretário da Fazenda do RS, tem expertise para gerir um orçamento do tamanho do nosso, de cerca de R$ 200 milhões. Na atual situação do Inter, não tinhamos outra saída a não ser partir para isso: sai a paixão voluntária e entra o racionalismo profissional.
3. Antes que um desavisado venha me tocar a corneta nos ouvidos, aviso: a paixão é necessária e continuará existindo sempre no Internacional. Mas não podemos arriscar em deixar um orçamento e um clube do tamanho do nosso, nas mãos de alguém MUITO colorado, mas que não tenha capacidade técnica suficiente para isso.
4. E tem mais: uma informação que eu não vi ainda ser divulgada aqui pelos pagos foi também dada pelo Painel FC, da Folha de São Paulo, que nos trás a noticia que, além de Aod Cunha, o Internacional também está contratando um consultor para o departamento financeiro do clube. É Vicente Falconi, pai do “choque de gestão”, nome do programa de ajuste fiscal implantado por Aécio Neves no governo de MG e escolhido por Geraldo Alckmin para auditar contratos da gestão de José Serra.
5. O Inter sai na frente de todos os clubes brasileiros e inova mais uma vez ao contratar esta dupla. O tempo, que é sempre o senhor da razão, mostrará que este é o caminho mais acertado a ser seguido.
6. Em particular tive mais satisfação ainda ao assistir a coletiva, pois tudo aquilo que ali estava sendo dito era exatamente tudo aquilo que eu defendi durante a campanha eleitoral do final do ano passado: gestão profissional. Esse é um dos três pilares que o Convergência Colorada, grupo ao qual os Conselheiros do Arquibancada Colorada fazem parte, propôs através de um estudo que envolveu mais de 300 horas técnicas e que pode ser lidas no Plano de Gestão elaborado e entregue aos dois candidatos no segundo turno das eleições.
7. Mais do que fazer pirotecnia, contratanto jogador “de nome” e que, na prática, só vai dar trabalho para o departamento médico e dinheiro para as boates da Av. Farrapos, o Presidente Luiggi acerta na mosca e, de cara, faz as melhores contratações que poderiam ser feitas neste inicio de gestão.
José Antonio Puerta – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Conselheiro do Sport Club Internacional
Como é bom ser Colorado!
Vamos com calma pessoal. Não podemos ter a ilusão que o Clube esta ficando profissionalizado (o que já estava ocorrendo) sem tocar no futebol. Ora, se 90% dos gastos são com futebol, o que adianta economizar somente em 10% do bolo? O seu Aod vai ganhar 80.000 para ficar só com isso? Como disse o Lula, vai ser uma marolinha. Quero ver alguém ter coragem de entrar no futebol e parar com a palhaçada de bixos a revelia e salários de dirigentes fora da realidade. Tem monitor de categoria de base ganhando 3.000 e supervisor logístico 13.000. Tem roupeiro que ganhou 10.000 de bixo pela conquista da libertadores. Isso é o Clube profissionalizado que desejamos?
Muito bom post, PUERTA.
Sim, acho que começamos bem o ano e lembro um detalhe: temos um bom preparador físico, que não trabalhou o ano todo em 2010.Neste ano parece que sim.
A propósito: o principal jogador (minha modesta opinião) dos azuizinhos em 2010 foi embora: PAULO PAIXÂO faz a diferença no vestiário.
Puerta, estou confiante e certo de que nosso futuro sera ainda mais prospero! Uma administracao profissional ira tornar nosso clube mais eficiente e ira minimizar os erros de gestao. Nao podemnos largar um orcamento de 200 milhoes nas maos de amadores (colorados, mas amadores). A transicao nao sera facil, sera preciso apoiar, mas o pontape inicial foi dado. Espero que profissionais de verdade tbm possam trabalhar no departamento de futebol, estamos precisamendo de um “CHOQUE DE GESTAO” ali. O instrumento de trabalho de atleta profissional e o corpo e jogador que vive na noite, bebendo, brigando, e ficando mais de um mes recebendo salario tendo que perdendo horas de sono nao ira render nos treinos e nos jogos. Nos todos sabemos os efeitos de uma resasca e p/ jogador nao e diferente! Quer ter a vida de boemio, pode ir, so nao venha “furtar” 200 mil todo fim do mes do nosso Internacional! Em media sao 14 anos de carreira e estarao aposentados! Se nao quer essa cobranca, volta a cortar cana novamente, trabalhe por salario minimo ate os 65 anos de idade p/ se aposentar com 500 reais. So nao aceito o cara ir p/ depto medico por mais de uma mes por causa de noitada que rendeu cirurgia e receber salario integral, sem punicao ou qqer desconto em folha. Se isso acontecer numa empresa privada, eu perderia meu emprego na hora! Sao atletas muito bem remunerados e devem se portar como tal!
Amigos(as) continua me preocupando em particular a postura da direção em alguns pontos, em especial na surpreendente aprovação do trabalho do Juarez Roth, apesar do que vimos no returno do Brasileirão e no Mundial de Clubes e manter de forma convicta alguns jogadores no grupo e por consequência no time titular cujo retorno já vimos claramente que é insuficiente para as pretensões do Clube. As medidas positivas de ordem administrativo-financeiras devem ser saudadas, mas não podemos esquecer que temos uma Libertadores pela frente e a forma melancólica com que encerramos a temporada traz muita preocupação. Parece que a direção vive em outra realidade, isso é que me deixa preocupado.
Lembrando, ainda, que Vicente Falconi campos é o pai do TQC e ISO 9000 no Brasil, indispensável na implementação de administração com Excelência.
Isso que eu chamo de começar com o pé direito. Antes de fazer negócios que, à luz da imprensa, são fantásticos e impressionantes, o INTERNACIONAL inova e qualifica seu corpo de direção, para então saber onde e como investir. Parabéns Presidente Giovanni, parabéns INTER!
Concordo com o enfoque inicial da nova gestao e acredito que este caminho tinha que ser tomado o mais breve possivel. Nosso clube “inchou” de forma muito rapida e se tornou uma bola de neve. Isso encheu nossos coracoes de orgulho e seremos eternamente gratos as gestoes que propiciaram este crescimento. Mas quando as coisas acontecem nesta velocidade, sempre acabam ficando pontas soltas, e elas uma hora vao acabar aparecendo e pondo a perder todo o trabalho realizado ate aqui.
Entendo tambem que teremos que aceitar o fato de a direcao ter que apertar o cinto por um tempo e podem nao acontecer contratacoes bombasticas que a paixao colorada tanto apreciaria ver, mas estou seguro que sera por uma causa mais do que justificada.
Parabens a direcao. Ate o momento, tudo certo. E que os resultados venham o mais rapido possivel.
Abracos colorados!
Ótimo post. A verdade é que como colorados críticos – lembrando que o sentido crítico é de um posicionamento positivo ou negativo sobre algo, e não de corneteiro – temos que prezar pela seriedade e profissionalismo com excelência na gestão. Fizemos isso no CTG daqui e tivemos o primeiro Patrão Cearense da história, sendo que o cara era mais gaúcho que muita gente, ainda, igualmente Secretário de Fazenda do Estado. O resultado foi uma grande administração. Ser competente, muitas vezes, é realmente deixar a paixão e o interesse pessoal de lado para ter uma melhor visão do todo. Parabéns ao Inter. O resultado, somente o tempo dirá.
Alô você!
Firmo minha espectativa de uma gestão impar comandada pelo equilíbrio de G Luigi .Seus discursos de campanha, começam a se confirmar. Concordo plenamente com tua colocação de que contratação de pirotecnia é plenamente dispensável.
SC
MELO
Excelente informativo. Não pude estar presente devido a uma viagem profissional, mas fui esclarecido, por este post, sobre o que ocorreu nesta coletiva. PROFISSIONALISMO é que pregamos para o nosso INTER. Tomara que estes executivos tenham o apoio necessário para colocarem em prática seus conhecimentos. Nolci