Viabilidade do Beira-Rio – Parte II

COMPLEXO DO ESTÁDIO BEIRA RIO – ESTUDO DE VIABILIDADE E CONCORRÊNCIA GANHAM FORÇA

De acordo com as notícias divulgadas pela mídia, o conselho deliberativo do Sport Club Internacional decidiu que as fontes de financiamento para a implantação do projeto do complexo do estádio Beira-Rio serão obtidas via parceria. Era de se esperar que tantas pessoas qualificadas reunidas de forma democrática e com um objetivo claro, deixando de lado interesses outros que não técnicos, decidissem o melhor para o Clube, ou seja, buscar parceiras para o empreendimento e fomentar a concorrência entre elas.

Será nomeada uma comissão de obras que deverá modelar o projeto, ou seja,  definir os itens previstos para a construção ou reforma, o orçamento e cronograma físico e financeiro, o horizonte do projeto, as fontes de recursos e seus custos (taxas de juros) e as receitas geradas pelo empreendimento. Feito isso, atrair parceiras e analisar qual proposta oferece melhor retorno ao Clube.

Neste contexto, ganham importância duas teses apregoadas pelo profissional que subscreve este texto, a primeira é a necessidade de proceder-se a análise de viabilidade das propostas e projetos de investimento, comparando as diferentes propostas que serão oferecidas pelas parceiras, e a segunda a de estimular a concorrência, pois o empreendimento é muito atrativo, apresentando excelente retorno em remuneração direta da construção e em receitas futuras.

Estas duas providências permitem dimensionar as margens e sinalizar a necessidade de baixá-las para níveis mais interessantes ao Clube.

Luciano B. Silveira – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
INTER – nada vai nos separar!
.

O Engenheiro Luciano Blessmann Silveira, colaborador do Blog Arquibancada Colorada, é especialista em Engenharia Econômica, de Avaliações e Perícias.

Fonte : Site do INTER

Confirma a primeira parte publicada em 17/03/2010

8 thoughts on “Viabilidade do Beira-Rio – Parte II

  1. É isto ai Luciano, se deixarem as paixões de lado e pensarem como empresa, o INTER terá todo o seu complexo renovado com a ajuda das parcerias, pois obra não é o negócio do INTER e perder-se nesta, seria vital.
    Precisamos de um estádio melhor e maior, com uma estrutura ao seu redor, que simboliza toda a grandeza do nosso INTER.
    Grande abraço.

  2. Alô você, Luciano!
    Parece-me que foi nomeada uma comissão cujo objetivo, é entre outras ações examinar a s questões abordadas em teu interessante texto. As análises me parecem deverão ser técnicas, mas sem duvidas com tangências políticas.

  3. Continue nos informando das novidades Luciano. Sempre é bom para quem não entende nada do assunto a visão de um profissional do meio. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.