Me detive a observar este jogador, especificamente, durante a partida contra o Palmeiras, cujo empate eu já havia projetado em minha mente, no sábado, após a vitória do tricolor paulista. Aliás, final de semana de resultados normais, para campanhas médias, como a que se está prevendo para os times formados, até aqui, pelos dois clubes de Porto Alegre. Devo afirmar, que estas conclusões podem parecer, mas não são precipitadas. Tenho feito estas observações desde o fim da LA.
Damião correu muito sem a bola e posicionou-se quase sempre mais a esquerda do ataque do INTER. Muitas bolas alçadas ao meio de campo para que ele, de casquinha, faça chegar até o companheiro mais a frente. Mais a frente? Não seria pra ele mesmo? De certo que, por causa desta pequena confusão, nenhuma destas bolas foi aproveitada. O Damião disputou a bola com os zagueiros, muitas vezes, antes da linha divisória do campo. Mas o INTER não seria compacto, mas porém mais avançado? Talvez por causa desta pequena confusão, muitas jogadas terminavam em desgaste e no quarto passe antes de chegar na grande área adversária. Mas não seria o INTER mais objetivo?
Damião esteve muitas vezes na área de defesa do INTER. Posicionou-se para defender. Lá não houve pequenas confusões, não neste quesito. Então Damião, por uma ou duas vezes, estava ainda chegando ao meio de campo quando a jogada estava vencida. Precisamos mesmo do Damião na nossa área? Bom, neste caso, precisamos também de alguem para sair em contra ataque. Tem alguem hoje que realmente faça isso? Talvez por causa desta pequena confusão a bola, já estava com o adversário, quando nosso centroavante chegava na posição mais adequada.
Damião não estava na cobertura do Nei, nas tantas vezes que o ataque alvi verde passou pelo Nei. Essa não foi uma pequena confusão, e por causa disso, o Inter levou dois gols.
Damião esteve na jogada do primeiro gol do Inter. Comemorou como se dele fosse. Mas por causa desta pequena confusão não ganhou o João Bobo ofertado pela Globo (???). E vejam bem: O DAMIÃO estava na área na jogada do segundo gol. Por causa desta pequena confusão, ele marcou. Ah Damião!!!!
Adriana Paranhos/Porto Alegre – RIO GRANDE DO SUL
Conselheira do Sport Club Internacional e Fundadora da FFC (1º Torcida Organizada Feminina)
Aproveito o tema, para questionar os colegas sobre dois temas interessantes. Primeiro, Bustos. Pois é, este senhor ganha mensalmente 80 mil para ficar treinando no Beira-Rio. Por que não empresta para qualquer time. Talvez alguém ajuda a pagar parte do pagto. Segundo, ouvi dizer que o Renan vai embora e que será titular contra o Coritiba. Bem, se vai, por que não colocar desde já o Muriel? Coisas que eu não entendo.
UMA RESPOSTA JÁ FOI ATENDIDA… AMANHÃ TEM MURIEL, O GOLEIRO QUE SEMPRE DEFENDI PÓS-ABBONDANZIERI
Damião é nosso grande jogador, nosso cheque em branco…
Adriana: muito pertinentes tuas observações, pois o Damião que admiramos, em quem confiamos para nos levar às vitórias e que foi convocado para a Seleção Brasileira, é o Damião-antes-de-Falcão! Infelizmente, nosso grande ídolo Falcão não conseguiu até agora demonstrar que pode ser ídolo também na casamata. A coisa tá tão feia que até a elegância nosso Treinador já perdeu. Mas temos que acreditar numa virada, que certamente passará pela maior presença de Damião na área adversária. SC
Pois é! Faz tempo que fazem o Damião (e até mesmo o Alecsandro no tempo dele) jogar antes da grande área adversária. Não temos contra ataque rápido pois TODOS precisam ajudar a fraca defesa do inter.
Bolivar : Tchau! Dêem um cheque para ele e mandem passear! Coloque Juan + Rodrigo!
E o Nei ? Mandem no mesmo trem do Bolivar. Tchau tb! Temos que achar um defensor para aquele lado!
Acho que estes dois pontos são as grandes fraquesas do inter. Arrumando isto, até o Renan ficará mais confiante e não tomará chutes de qq lado e a qq distância.
Aliás, o Renan poderia ficar uns jogos no banco, dando lugar a outro que queira jogar!
Abraço.