Sport Club Internacional, BICAMPEÃO DA RECOPA SUL-AMERICANA 2007/2011!

Prezado(a)s Colorado(a)s por este mundo afora,

Apesar de toda a turbulência que atrapalhou o nosso clube (principalmente a nível de Comissão Técnica) nos últimos nove meses, conseguimos levantar mais um troféu neste ano.  Foi o oitavo título internacional nos últimos seis anos. Alguns (céticos e “secadores”) irão dizer: e daí, foram somente duas partidas! É verdade, só que esquecem que para jogar esses dois jogos é preciso primeiro ser Campeão da Taça Libertadores da América ou da Copa Sul-Americana! Ou seja, não é qualquer clube de futebol  que tem a capacidade técnica para disputar essas duas finais. 😉

Por isso, mais uma vez, um enorme PARABÉNS para todos nós torcedore(a)s Colorado(a)s e também jogadores, membros da Comissão Técnica e Diretoria, assim como funcionário(a)s do Sport Club Internacional! Este título foi merecido porque conseguimos reverter uma situação negativa de derrota para os argentinos em Buenos Aires por 1x2 para uma vitória convincente (principalmente no primeiro tempo) por 3x1 sobre o Independiente(ARGENTINA). Se no jogo de ida (que assisti pela TV já que estava de férias em Porto Alegre 😉  ) jogamos na retranca (e vendo aquele jogo consegui entender porque o Andrezinho “chutou o balde” já que  o Osmar Loss “inventou” de colocar o Marquinhos que estava na reserva no Avaí) pelo menos na partida desta quarta-feira (acompanhei pela Internet, pois já havia retornado ao Japão) jogamos realmente para vencer!

Wilson apresentou ao filho o Gigante e o Capitão do Mundo Colorado

Anteriormente à reconquista da Recopa Sul-Americana tive o prazer e a alegria de retornar à Porto Alegre, cidade onde nasci e ajudou-me na minha formação de cidadão do mundo e é claro, Colorado fanático (daqueles que choram de vez em quando ao lembrar-se de conquistas passadas e tempos difíceis 🙂  ). Foram apenas três semanas na capital dos Pampas mas valeu a pena, pois consegui, finalmente, mostrar ao meu filho de oito anos que nasceu aqui no Japão, a nossa casa, ou seja, o Gigante da Beira-Rio! Primeiro foi a Visita Colorada numa sexta-feira de sol muito bonito onde eu também, pela primeira vez, consegui entrar no gramado, que parece realmente um tapete de tão macio. Foi realmente emocionante voltar ao Beira-Rio depois de cinco anos ausente e ainda conhecer todas as dependências do complexo. Fiquei também muito contente em reencontrar o Fernandão que, mesmo após meia-década, ainda reconheceu-me. 🙂

Depois no domingo seguinte voltamos novamente ao estádio para ver Internacional-RS 3x2 Cruzeiro. Foi a segunda partida ao vivo da Academia do Povo que o meu filho presenciou (a primeira foi na decisão da Copa Suruga 2009) e foi a segunda vitória dele. Embora eu seja suspeito para falar, tenho que admitir que ele é pé-quente! 🙂 É sempre bom vencer o time celeste de Belo Horizonte já que é um dos clubes mais tradicionais do nosso país (e nós estávamos precisando voltar a vencer em casa).

Finalmente, na véspera de embarcar de volta para o Japão, decidi na última hora (já estava tomando banho) ir ao estádio novamente para presenciar mais uma importante vitória Colorada, ou seja, 1x0 no Botafogo-RJ. Como tive a oportunidade de ver dois jogos pela TV e dois no estádio Beira-Rio pude constatar e confirmar algumas impressões que tenho ao escutar as transmissões da Rádio Gaúcha pela Internet aqui do outro lado do mundo:

– A nossa defesa anda realmente muito mal, principalmente na bola parada. Apesar de, finalmente, termos um goleiro confiável (Muriel é muito seguro apesar da pouca idade) nossos zagueiros (todos eles, mas principalmente o “general” Bolívar) parecem “baratas tontas” quando vem um cruzamento para a nossa área.

– Os nossos laterais titulares, Nei e Kleber, são bem distintos entre si. Enquanto o Nei é interessado no jogo mas limitado tecnicamente (às vezes parece usar toda a energia de uma usina somente para acender uma vela 🙂 ) o Kleber possui muita qualidade principalmente no passe mas muitas vezes parece desligado do jogo…

– O desempenho do meio-de-campo varia muito conforme a escalação. Temos volantes muitos bons, Elton (parece ser promissor) e Guinazu (é um guerreiro, mas muitas vezes parece afoito em campo, deveria pensar mais). Já o Bolatti ainda deve ser testado com mais frequência, pois começou bem no início do ano e acho que ainda pode ser bastante útil. Já o Wilson Matias é uma vergonha! (como diz o Boris Casoy 🙂 ) Apesar de ser relativamente famoso no MÉXICO não possui, na minha modesta opinião, condições técnicas suficientes para vestir o Manto Sagrado Colorado. Teve várias oportunidades e não correspondeu (o Glaydison é muito melhor jogador que ele). O Tinga já está começando a dar sinais de cansaço talvez devido à idade, mas ainda é um grande volante (pena que perdeu gols imperdíveis contra o FluminenseRJ e o Bahia). Já os nossos meio-atacantes D’Alessandro, Oscar e Andrezinho são jogadores de extrema qualidade. Muitas vezes parecem estar desligados ou numa má jornada esportiva, mas como são craques (principalmente o Oscar e o D’Alessandro) podem resolver a partida numa fração de minutos! Em suma, o que precisamos aprimorar no nosso meio-de-campo é a criação de jogadas em alta velocidade (notei muitas vezes que estávamos lentos demais na saída de bola ao tentar ir para o campo adversário).

– No ataque temos que agradecer a Deus por termos um atacante como Leandro Damião! Se não fosse pelos gols dele não estaríamos comemorando este título de Bicampeão da Recopa Sul-Americana e provavelmente estaríamos ao lado do nosso grande rival na tabela de classificação do Brasileirão 2011. Em relação ao só tenho um comentário no momento: é muito lento, me lembra aquele centroavante “aipim” que fica plantado na área 🙂 parece uma tartaruga em campo…

Acho que a minha opinião parece ser a mesma da maioria do(a)s Colorado(a)s aqui presentes, ou seja, precisamos prestar mais atenção na bola aérea do time oponente, criar jogadas de alta velocidade no meio-de-campo com o ataque (e não simplesmente jogar um “balão” para o Leandro Damião) e jogar com dois atacantes no mínimo (somente um atacante é contra-producente além de automaticamente enviar o nosso time para trás).

Para encerrar este artigo gostaria de expor o meu desapontamento com o centro da cidade de Porto Alegre. Fazia quatro anos que não passava por lá e notei que praticamente não mudou, praticamente nada. Se eu pensar um pouco mais posso até atrever a dizer que não mudou quase nada nos últimos dez anos. Ou seja, a grande maioria (cerca de 80%) dos prédios sujos sem nenhuma pintura ou “rejuvenescimento”, sujeira nas ruas (principalmente ao redor das praças e das paradas de ônibus), etc. Eu sei que a administração municipal tem que atender a todos os bairros da cidade de uma maneira justa e imparcial (principalmente a periferia para melhorarmos a qualidade de vida dos moradores locais), mas a palavra “centro” diz tudo, ou seja, é o cartão-postal da cidade. Considerando que Porto Alegre é uma das cidades-sede para a próxima Copa do Mundo (daqui a três anos) tive a impressão que estamos muito atrasados em relação à melhoria da infra-estrutura…

Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente. 

Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

.

PS. Gostaria de agradecer aqui ao amigo pessoal, Nilo Job, no presente momento 2º Vice-Presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) pelo convite para assistir ao jogos do Sport Club Internacional contra o Cruzeiro e Botafogo-RJ no camarote da FGF. Fico muito agradecido a ele, pois em virtude de eu estar residindo no exterior atualmente notei na minha curta passagem por Porto Alegre que atualmente fica difícil às vezes conseguir ingressos na última hora já que a prioridade é para os sócios do clube. O meu agradecimento é principalmente por ter possibilitado ao meu filho, nascido no Japão, a oportunidade de ver ao vivo um jogo do Colorado no nosso estádio pela primeira vez!

5 thoughts on “Sport Club Internacional, BICAMPEÃO DA RECOPA SUL-AMERICANA 2007/2011!

  1. Prezado(a)s Colorado(a)s,

    Obrigado pelos comentários acima!

    Fico aliviado ao saber que as minhas (rápidas) impressões sobre o nosso time e a nossa Porto Alegre são as mesmas de vocês.

    Antônio Carlos Pauperio: muito legal as tuas lembranças sobre Porto Alegre e vamos torcer (e rezar) para que as autoridades políticas do município (e também do estado) se mexam para dar um jeito no “centro” da cidade, afinal faltam menos de três anos para a Copa do Mundo. À propósito: como está Salvador (nunca estive lá) em termos de infra-estrutura e segurança? Gostei das tuas lembranças em relação ao Japão, perfeito! 🙂

    Um grande abraço,

    Wilson

    PS. Aquidaban (é este o teu nome mesmo? :-): vi o teu convite para se conectar no Facebook, assim que puder irei aceitar.

  2. Muito legal que o teu pequeno conheceu nosso ídolo maior e nosso Gigante ao vivo e a cores. Pena que não conseguimos reunir o pessoal do Blog com você, mas fica para a próxima. Vamos torcer que não demore mais cinco anos! 😉

    Grande abraço

  3. Grande colorado Wilson. Fico feliz em ver que lá na terra do sol nascente existe uma brasa colorada ardente e pronta para aquecer outros corações colorados por esse mundo a fora. Comungo contigo tudo o que está escrito. Da primeira a última linha, inclusive quando falas sobre a nossa querida Porto Alegre. Sem saudosismo, que saudades da nossa verdadeira Rua da Praia. De seus canteiros floridos, das grandes lojas e suas vitrines, do café gostoso do Ryan, da meia taça, pão e manteiga do Montanhês, da comida do Copacabana e outras coisas gostosas mais. Como moro em Salvador, na Bahia, e, como constantemente visito minha família, sempre tenho a mesma impressão sua. Sem esquecer ou não valorizar o que foi feito para os menos favorecidos da periferia, nosso centro está acabado, triste, escurecido pela falta de conservação e pouco convidativo. Precisa sim, urgente, de um repensar de nossos governantes (estadual e municipal).
    Quanto ao nosso INTERNACIONAL, concordo contigo, já sofremos o bastante. Sim temos muito orgulho, pois fazemos parte de uma torcida maravilhosa de um dos maiores clubes do mundo e consagrado novamente como o maior das Américas. Desculpe os invejosos, nos acostumamos a curtir grandes títulos e, sendo assim, temos o direito de sempre exigir e querer mais.
    Por favor, diga a seu filho que mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, aprendeu a fazer e fez a escolha certa. Seja bem-vindo à NAÇÃO COLORADA GAÚCHA.
    Para encerrar, que saudades e lembranças maravilhosas de Tóquio, Kyoto e Nara. A expectativa, visão e o impacto ao ver o Monte Fuji. A pontualidade e limpeza do shinkansen. Tenho saudades até das comidas compradas na Estação de Tóquio antes de embarcar. As saídas a noite para curtir um curtir karaokê, tomando chá, saquê, Suntory ou Sapporo. As cerimonias para comer (utilizando o hashi) um saboroso sukiyaki, shabu-shabu, sashimi e sobá. De iniciar e terminar os dias gentilmente ouvindo e respondendo Ohayou , Konnichiwa, Konbanwa, Arigato, Sumimasen e Gomennasai.
    Okaeri! Itte irashai. Sayonara COLORADOS.

  4. Bela participação no AC! Espero que logo sejas recompensado com a visita do INTER novamente ao Japão para a disputa de mais um MUNDIAL FIFA! Parabéns pelo artigo e pelo filho pé-quente também! SC

  5. Wilson:
    Um belo texto e uma análise precisa do que tu vistes, sem tirar, nem por.
    A minha torcida que tu possas ver o nosso time jogando novamente aí em um novo Mundial, mas para isso devemos corrigir alguns detalhes do time, mas a minha confiança esta renovada devido agora termos técnico.
    Saudações Coloradas!
    Cláudio R. Vidal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.