João Garcia é um dos homens mais respeitados na mídia gaúcha. Hoje ele é um dos principais integrantes da equipe de esportes da Rede Bandeirantes-RS. João é um daqueles sujeitos que quando alguém se refere é para tecer elogios, agradecimentos, citá-lo como referência de conduta e cidadania. Seu sentimento de amor carinho e devoção por sua família ultrapassam os limites de seu lar. Tem em seu neto, grande motivador de tudo o que faz. Arrisca até jogar bola e sofrer algumas lesões em função disso.
Anonimamente presenciei uma das homenagens que recebeu em uma das festas organizadas pelo jornalista João Bosco Vaz, onde fez questão absoluta de orgulhosamente levar o Luquinha (neto), que acho eu não entendeu o que estava acontecendo, mas um dia vai perceber ou alguém vai lhe contar a preciosidade de cidadão que está o seu lado e que lhe indica o caminho a ser seguido com palavras e atitudes.
Pois foi nesse homem, torcedor do Brasil de Pelotas, que conhecemos já há algum tempo que fomos buscar uma das melhores sustentações para algumas das ações do Arquibancada Colorada. João nos apoia sempre que o procuramos, com sua presença nos eventos ou mesmo nos dando alguns conselhos, fruto de sua enorme vivência. Consenso, achamos que pessoas merecedoras precisam ouvir ver ou ler as considerações a seu respeito. Por isso resolvemos homenageá-lo e materializar, lhe entregando a cópia em CD de uma obra sua, datada de 1983. João e seu parceiro Pedro Ernesto Denardim gravaram um disco intitulado NARRADOR E REPORTER, formato long play em 33 rotações, “a fina flor” da época. Uma grande brincadeira em forma de disco. Comenta-se que por conta da vendagem JG colocou seu “burro na sombra”.
João Antônio Garcia nasceu no dia 16 de fevereiro de 1949 na cidade do Arroio Grande, na zona sul do Estado. Sua carreira começou quando o velho João Jacinto, seu avô, montou o primeiro rádio na terra de Arroio Grande. Trabalhou como radialista na Rádio Cultura de Pelotas, no interior do estado, em 1971. Quase virou alcoólatra, por conta dos traguinhos que precisou tomar, no início da carreira, para ter a tranquilidade de provar a um diretor que sua voz não era assim tão ruim. Mas isso foi durante uma só semana até se convencer que era tudo por conta do psicológico.
Em 1974 JG trabalhou em Brasília na TV Tuiuty e logo após Rádio Alvorada. Ainda no DF fez parte da equipe que criou a primeira sucursal da RBS. No inicio dos anos 80, Garcia voltou para Porto Alegre para trabalhar no esporte da Rádio Gaúcha. Logo após o lançamento do disco e com mais uma turma alavancou a rádio Sucesso, que em nossa opinião foi o primata dos veículos interativos e despojados que temos hoje. Trabalhou ainda na TV Educativa em 1989. Começou como diretor da Rádio Cultura, e depois foi chefiar a programação da TV. Finalmente, em 1995, transfere-se para a Rede Bandeirantes onde se encontra até hoje.
Para os jovens e principalmente aos estudantes de jornalismo João Garcia deixa o seu recado: “Sonhar é preciso, a gente pode sonhar que a gente realiza e as coisas acabam acontecendo. Não pensem apenas em dinheiro. Promovam a virtude e a honestidade, repudiem a mentira, façam do rádio um instrumento de amor e solidariedade, sejam sinceros, mas criteriosos. E agradecer a oportunidade, que não é apenas para mim, mas para uma filha que está começando a fazer jornalismo, e a outra que será radialista. E elas sabem que em algum lugar, quando eu não mais estiver aqui, e eu for apenas saudade, elas vão poder matar a saudade do pai. Obrigado“.
Essa é uma amostra do que é João Garcia. O Exemplo esta aí é só seguir. Obrigado pela parceria, um abraço João!
Deus te abençoe!
Adoro o Gordo quando ele trabalhou em Pelotas a gente se encontrava na praia do Laranjal ou no Calçadão, o Gordo é muito divertido…ele como bom colorado adorava contar piadas do arqui-rival o Grêmio, principalmente da tal de Coligay…depois foi pra Porto Alegre e viu que a rivalidade entre Gremistas e Colorados era muito maior do que ele imaginava….teve que dar uma disfarçada virou Xavante…mas o seu coração é vermelho. Obrigado a todos os colorados.
Linda a homenagem, fiquei emocionada pois trata-se de um amigo de infância que fez parte do nosso querido Esporte Clube Arroio Grande como atleta juvenil no qual eu fui madrinha,confesso que não sabia de tantas virdudes, pois o tempo nos afastou.
Parabéns JG de todo coração.
Alô você, Ana!
Tu és uma privilegiada en ter compartilhado um considerável período da tua vida com esse exemplo de homem e c idadão. Obrigado pelo prestígio. Por favor continue comentando conosco é uma satisfação, é um prazer. Em nome no BAC, agradeço.
SC
Melo
Muito legal a homenagem.
O Garcia é um baita jornalista, seu comentário sempre passa muita credibilidade.
Parabéns ao Garcia e Grande Abraço aos amigos do Arquibancada Colorada.
Bela homenagem e queria comentar que não sabias de tantas virtudes do João Garcia, mas desde que eu comecei a escutar ele na rádio sempre me passou a imagem desse tipo de pessoa: integro, profissional, dedicado, sincero e um amor pelo que faz e por sua família. Sou um ouvinte da Rádio Bandeirantes e gosto de ouvi-la justamente pela qualidade dos seus comentáristas e expecialmente o João Garcia.
Saudações Coloradas.
Cláudio R. Vidal
Grande e merecida homenagem àquele que sempre que necessitamos nos deu orientação ou participou, com sua presença, das nossas iniciativas e além de tudo um jornalista de respeito.
Grande JG, mais um amigo do Arquibancada Colorada !!!
Grande homenagem a um dos melhores jornalistas do nosso estado. São pessoas como o João que engrandessem a imagem do nosso povo, com sua honestidade, seriedade, dedicação, competência e tantos outros adjetivos que poderiamos delinear neste momento. Parabéns! João! Continue assim! Uma pessoa integra e trabalhadora que serve de exemplo para os jornalistas mais jovens e para todos nós! Abração!
Os apaixonados pelo rádio, assim como eu, sabem distinguir um radialista nato, um jornalista de valor, daqueles que usam o microfone apenas em benefício próprio, esquecendo a coletividade e a verdadeira missão de quem tem o poder da comunicação. São pessoas assim como o João, que modelam os sonhos dos novos jornalistas. Eu não estou nesta conta dos novos, mas continuo sonhando João. E cada vez que acordo encontro em jornalistas como vc motivo para seguir em frente. Fica o meu reconhecimento junto com o Arquibancada Colorada, mas sobretudo como colega de profissão que ainda aprende muito contigo.
Que exemplo de profissional! Há certas pessoas que deveriam ser produzidas em série, pela história que constróem. O cidadão João Garcia é com certeza uma dessas raras personalidades. Parabéns ao João Garcia e às lideranças do BAC pela singela mas muito significativa homenagem. SC
Parabéns ao João Garcia, pela vida profissional e pelas atitudes de um grande ser humano. Parabéns ao BAC pela iniciativa de reconhecimento e agradecimento.
Abraços!
Justíssima homenagem a um daquele que sempre nos apoiou, nos divulga e está conosco em todas as horas. Além disso, as palavras confirmam a grande pessoa que é o “ex-gordo”, uma pessoa rara no meio que preza por valores muito fortes como sinceridade, seriedade, profissionalismos e competência.
Valeu por tudo grande Garcia!