Um campeonato com 38 jogos e longas viagens por esse Brasil-Continente, torna-se especialmente mais cansativo para equipes cujas sedes se localizam em regiões mais distantes do centro do país, pois suas viagens serão sempre as mais longas, já que a fórmula prevê que todos joguem contra todos, em dois turnos.
Sabe-se que o número de jogos e as viagens reduzem o tempo para treinamento e recuperação física dos atletas. Assim, para poder sonhar com a conquista do título ou com as melhores colocações na tabela, é preciso ter um grande elenco à disposição do treinador, pois só assim será possível suprir as ausências por motivos de lesão e por suspensões (cartões amarelos e vermelhos), que fatalmente irão acontecer.
Depois do erro estratégico cometido pela Diretoria com a manutenção de Celso Roth no comando do vestiário, sucedeu-se novo erro: a contratação de Falcão. Eterno ídolo como jogador, talvez o maior destaque com a camisa 5 em toda a história Colorada, o Bola-Bola apenas conseguiu provar que ainda não está pronto para ser o titular da casamata vermelha e branca.
Entretanto, consertando os erros cometidos, teve a Diretoria paciência e sabedoria para esperar a melhor oportunidade e efetuar a contratação que me pareceu a mais adequada: Dorival Junior. Profissão, Treinador de Futebol, com passagem destacada pelo Santos e que estava, antes de vir para o INTERNACIONAL, à frente de uma equipe muito carente no quesito qualidade técnica.
Sem ter um bom elenco à disposição, torna-se muito difícil para qualquer treinador realizar o seu trabalho. E Dorival Junior encontrou no Campeão de Tudo a qualidade técnica e a estrutura de um Clube acostumado a enfrentar as mais duras competições em condições de vencer. Efetuando correções pontuais, como no miolo da zaga e no meio de campo, pode o Colorado alcançar objetivos que pareciam muito distantes, incluindo-se a possibilidade de conquistar o título do Brasileirão 2011.
Pode parecer precipitado de minha parte realizar análise tão otimista, mas além da qualidade profissional já demonstrada pelo atual treinador, apesar do pouco tempo de trabalho, o plantel Colorado é um dos melhores do campeonato e está sendo reforçado por gratas revelações do Celeiro de Ases e pela recuperação de jogadores lesionados, como Sorondo e Zé Roberto, que logo estarão à disposição. A renovação está sendo encaminhada sem muitos sobressaltos, mesmo que em alguns casos a torcida tenha esperado tempo demais para ver certas alterações na equipe titular. E é esse conjunto de fatores que constrói uma equipe vencedora.
Se a Diretoria fez a sua parte, contratando um treinador capacitado e à altura da grandeza do INTER; se consegue manter no Beira-Rio o melhor atacante em atividade no país – Leandro Damião; se resiste às frequentes ofertas estrangeiras para levar embora nossos ídolos atuais e futuros, cabe a nós, sócios e torcedores Colorados, desempenharmos o papel de apoio incondicional ao Clube do Povo, frequentando o estádio, mantendo as mensalidades em dia e entoando a uma única voz, sem divisões, os cânticos que têm embalado a equipe nas maiores conquistas dos últimos anos. É só acreditar!
“INTER, estaremos contigo! Vamo, vamo INTER!”.
Aquidaban Flores Machado – Ijuí/RIO GRANDE DO SUL
INTER: VERMELHA PAIXÃO!
Não custa tentar essa sugestão, Luciano! Se o Dellatorre não o é, quem sabe o Si-lo-é? SC
Fecho contigo Claudio, Delatorre não existe. Fraco, não ganha uma dividida e nem passa perto do gol. Tem jogador que conquista simpatia não me pergunte como!!!! Que testem o Siloé e digam o que fizeram do João Paulo.
Me desculpem os adéptos do Delatorre mas acho que é muito fraquinho. Se somarmos os minutos que o Jô jogou não dá uma partida inteira e tem dois gols na sacola! Quantos tem o Delatorre? E já jogou quantas partidas inteira? e O Oscar? errando gol de dentro da pequena área? E depois a culpa é do Jô? Do Bolivar? E quando vejo o Bolatti, sinceramente me dá uma saudade do Wilson Mathias! Esse Bolatti é muito ruim! Perdi a paciência! SC
Amigos do BAC: somos uma nação que acredita sempre. Lembram da Libertadores 2006? E da Libertadores 2010? E do Mundial FIFA em que derrotamos o poderoso Barcelona? E dos muitos outros feitos relevantes do nosso glorioso INTER? Claro que é possível! Temos que acreditar e apoiar! SC
Pois é Aquidaban, tb acredito que podemos chegar lá. Ninguém está disparando, apesar de todas as nossas mancadas, ainda estamos no páreo.
Abraço
Vendendo o Jô e o Wilson Mathias, ambos espetaculares, dá prá trazer o Nilmar! Já o Dellatorre me parece que deva ser o substituto do Leandro Damigol e não o seu companheiro no ataque. SC
Dá pro Delatorre o mesmo remédio que o Nei tá tomando. Atacante tem que fazer gol. De qualquer jeito, bonito ou feio, mas tem que marcar….
Nosso Clube não pára de crescer e nós associados e torcedores em geral também não queremos ficar estagnados. Vamos fazer de tudo pelo título de 2011 ou ao menos a vaga na Libertadores. Eu escrevi em um comentário de outro post que para 2012 poderíamos tentar repatriar o Nilmar, além de manter o Damião. Seria um ataque de COLORADOS, um velocista, outro forte, posicionado e matador. Coloca dinheiro aí Sonda que nós garantimos o retorno para o investimento. Que acham da idéia? Abraços!!!
Pois é, pessoal! Houve uma visível melhora em nosso miolo de zaga, com jogadores jovens e com maiores ambições conquistando a titularidade. Como consequencia, o futebol do Nei, por exemplo, melhorou muito. No meio, Elton mantém a regularidade, e pode ainda evoluir treinando chutes a gol de meia distância e o fundamento do passe. Guina dá segurança, e poderia melhorar se chutasse a gol, mas quanto a isso parece haver um bloqueio mental! Andrezinho, Oscar e D’Ale devem ser mesmo os municiadores do matador Damião (quero vê-lo dançar a chula amanhã, com o gol valendo). Dellatorre é uma aposta ainda, possui alta velocidade, boa técnica, mas se posiciona muito mal ao lado de Damião, a ponto de ter estragado a comemoração do que seria o gol da vitória contra o Coxa no último domingo. Vamos ver. Temos a experiência do Tinga, do Sorondo, do Zé, do Índio e do próprio Bolivar para somar nesse time (não digo que para isso devam estar todos em campo). Temos o Dorival, treinador experiente. E temos a maior e melhor torcida do sul do país. Tem que dar certo! Saudações Coloradas!
Alô você Aquidaban!
Vai dar certo amigo, vai dar.
SC
Alô você Aquidaban!
Perfeito, também entendo que queríamos algo melhor, mas a maneira de dar nossa contribuição é contribuindo. Acho que o Delatorre tem qualidades (já o vi jogar entre os sub 20, várias vezes) e que está lhe faltando ousadia e confiança. Há jogadores que respondem rápidamente outros demoram um pouco mais. Me parece ser o caso do garoto. O que não se pode é desistir dele. Ele é do ramo, conhece a posição. e uma questãoa de tempo. O zé aquece as turbinas e em breve estará de volta.
Pois é Aquidaban, o Dorival assumiu o time em meio ao campeonato, tendo que melhorar o desempenho na competição e uma decisão de Recopa em poucos dias. Se com o Falcão a coisa não vinha bem, apesar da conquista do Gauchão, com o interino Osmar Loss ficou pior. Um time amedrontado, cheio de volantes e jogando para perder. O Dorival teve que ir ajustando aos poucos sem treinamentos. Nós e os técnicos temos nossas manias e insistências. A do Dorival agora é o Delatorre. Acho que não vai dar pelo menos para esse ano. Minha tese é que o Delatorre deva passar pelo mesmo processo do Taison. Encarar um gauchão e ver no que dá. Talvez o Siloé seja uma opção. O Zé Roberto vai levar ainda um mês para se recondicionar, fora o ritmo de jogo. Com isso o campeonato vai estar já chegando ao final. Se ele voltar bem, vai ser um ótimo reforço para uma arrancada final. Para isso, temos que estar no bolo, estar na briga, até o final de Novembro. Acho que temos bala na agulha para encarar todos. O Vasco, por exemplo, tem melhor elenco que o INTER? Não, mas está jogando mais como equipe. Acho que temos munição para ficar no páreo.