Mais um ano começando e tudo na mesma. Como ficam as deficiências do time? Estamos convivendo há anos com carências evidentes e que teriam que ser sanadas para que voltássemos a realmente disputar títulos importantes.
Os títulos que estamos ganhando (de real importância) são de apenas de poucos jogos, o que mascara nossas deficiências.
Em campeonatos de duração mais longa realmente podemos ver (nós torcedores) o que estamos precisando mas a diretoria não vê.
Vamos a uma análise rápida dos nosso plantel:
GOLEIROS: Muriel, Agenor e Renan. Muriel ainda carece de mais experiência, em alguns jogos pareceu inseguro em bolas cruzadas na área e com “braço curto”, mas acho que deve-se apostar nele. Agenor ainda inexperiente e o Renan continua amarelando em decisões e muito inseguro;
LATERAL DIREITO: Nei, jogador de altos e baixos, fraco no apoio, não sabe cruzar, melhor na marcação;
ZAGUEIROS: Bolivar, Dalton, Indio, Juan,Romário e Moledo,este para mim, é o melhor zagueiro que temos apesar da puco experiência. Pode crescer neste ano. Bolivar é ex-jogador, Juan pensa que joga tudo aquilo que ele não joga, deve sair para o Exterior. O melhor no lado esquerdo que ainda temos é o eterno Indio;
LATERAL ESQUERDA:Fabrício e Kleber também com altos e baixos, mais baixos do que altos. Sonda quer colocá-lo em outro time para recuperar investimento e para reserva o básico Fabricio, que pode virar titular com a saida do Kleber.
VOLANTES: Glaydson,Tinga, Guinazu, Elton, Bolatti,Sandro Silva, Wilson Matias e Zé Mario. Tinga apesar de tudo ainda deu uma resposta nos jogos finais do Brasileiro, Guinazu deixou de ir muito para o ataque com a chegada do Dorival. Élton virou opção no banco e Bolatti também, o resto tem que mandar embora e enxugar a folha;
MEIAS: Andrézinho, Dalessandro, Oscar, Ilsinho e João Paulo. Andrézinho o camisa 12 do time mas acho que está na hora de ir embora para dar espaço para o João Paulo, Dalessandro também com altos e baixos mas ainda assim se destacou , Oscar “desapareceu” após o retorno da Seleção, Ilsinho não mostrou porque veio e João Paulo mostrou bom futebol e pode ser um destaque neste ano;
ATACANTES: Jô, Gilberto, Zé Roberto, Damião, Delatorre, Lucas Roggia e Dagoberto. Jô não mostrou porque veio, Gilberto mostrou bom potencial e deve-se dar novas oportunidades neste ano. Zé Roberto muitos problemas no campo e fora dele, Damião inquestionável, mas não sabemos se estará no plantel ano que vem, Delatorre despontou como promessa mas afundou no decorrer do ano, Lucas Roggia muito inexperiente e Dagoberto o companheiro ideal para Damião.
Depois de todas essas informações, onde precisamos de reforços para grupo e para serem titulares?
Comentem!!!!
Abraço a todos!!!!
Marco Vinicio Barbosa Dutra – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
“Muito mais que um vício, muito mais que amor“
Marco:
O teu belo texto traz uma refleção sobre o momento que antecede um novo ano e uma temporada em que teremos mais uma Libertadores para tentar conquistar, por isso é tão importante este debate. Além da competição internacional, existe o Campeonato Brasileiro e a busca da manuntenção da hegemonia estadual.
Não consegui ver todos os jogos que o Inter participou do Campeonato Sub-20, mas nas partidas que tive a oportunidade de assistir, vi alguns bons jogadores e que podem vir a ser utilizados pelo menos como opção no banco ou dependo do jogo até sair jogando, como: o Diogo e o Cláudio Winck (para lateral direita), o Paulinho (para esquerda), o Pedro Victor (na zaga esquerda), o Guilherme Noé e o Marlon Bica (como 2º volante), o Fred (para a meia) e o Dellatorre para o ataque. Além disso, temos o Élton citado mais o Zé Mario, o Romário, o João Paulo e o Lucas Roggia.
O problema que eu vejo no grupo é outro, ou seja, não é falta de jogador oriundo das categorias de base, pois para mim o que está faltando é uma filosofia de futebol, pois o modelo empregado no nosso Departamento de Futebol é de ter um grupo grande e de peças de uma qualidade duvidosa e uma mistura de posições.
A minha análise começa pela nossa zaga, todos os nossos zagueiros são do tipo zagueiro central, ou seja, nenhum tem a característica de dar o primeiro bote, de jogar ao lado do primeiro volante e de saber sair jogando com a bola. Quando a direção pensa em contratar tenta jogadores de mesma característica, exemplos: Manoel, Henrique, Tolói, Roger Carvalho. Nenhum destes citados joga pela esquerda em seus times e também não são quartos zagueiros. Simplificando, o Inter deveria manter dos seus zagueiros do grupo principal: o Moledo para ser titular e o Índio para ser seu reserva, pois este não aguenta muitas partidas em sequência, analisar o Dalton se pode vir a ser o reserva no futuro. Para a esquerda teriamos o Romário que serve atualmente para o time aspirante (para ganhar maturidade) ou ser o reserva eventual do quarto-zagueiro, ou seja, nesta posição temos uma carência efetiva (o Bolatti poderia ser testado nesta função, pois possui algumas das principais características desta função).
Outro problema está nas laterais. Na direita, nosso melhor lateral diz que não quer jogar naquela posição e não joga que é o Ilsinho. Se ele queria ser meia o Inter não deveria ter contratá-lo. O Nei vive o jogo inteiro apoiando mesmo quando o esquerdo sobe e com isso deixa o setor defensivo vulnerável. No apoio ele não tem qualidade suficiente para ser um apoiador, defensivamente ele é vulnerável, pois ele só melhorou depois que o Moledo passou a ser o zagueiro e aí começou a ter cobertura, ou seja, não é lateral para o Inter. Nesta posição, ou o Ilsinho passa a ser lateral ou o melhor seria vender os dois e trazer um para ser titular de verdade, pois para reserva temos os dois guris da base citado acima e se trouxer outro impedirá a subida dos mesmos. Na esquerda, o Fabrício é bom, mas não sei se para titular, pois quando teve sequência caiu de produção e o Kléber, apesar de tudo, tinha qualidade tanto defensivamente como ofensivamente.
No meio campo, que a preocupação aumenta, pois o Inter não tem um primeiro volante (antigo centro-médio), que possa liberar os meia-armadores (segundo volante) para se somar na criação. Hoje, temos o Guiñazu sacrificado na posição de primeiro homem lá atrás o transformando em um jogador comum e começamos a ouvir que ele já não é mais o mesmo pelo seu mau posicionamento (nesse sentido é só lembrar a roubada dele no último Gre-Nal, pois quando ele foi à frente dar o bote conseguiu passar a bola para o Óscar e o resto nos já sabemos). O Sandro Silva que tem esta característica quando jogava no Palmeiras e no Botafogo não foi testado. Neste setor temos bons reservas: Élton, Bolatti, Tinga (pois não aguenta uma sequência grande de jogos), Zé Mario, Sandro Silva, Augusto, João Paulo, Márquinhos,… No time titular, dependo do esquema colocando o Óscar vindo de trás ao lado do Guiñazu mais o D’Alessandro como Ponta-de-lança que cai pelos lados e um centro-médio de ofício teriamos um grande meio campo. Neste setor temos bons jogadores, mas nos falta um jogador que possa liberar os demais para jogar e por isso o nosso meio é fragilizado e esta deve ser uma das preocupações do Dorival para arrumar este setor, pois ele tem que obdecer as características dos seus jogadores e não querer importar ou implantar esquema que prejudique a qualidade dos seus próprios jogadores.
No ataque temos alguns bons jogadores e que dá para continuar apostando que são o Damião (desde que consigam mantê-lo), o Gilberto, o Zé Roberto (desde que queira jogar), o Lucas Roggia e o Dellatorre no futuro. O Dagoberto se quiser jogar bola e não for estrelinha tem capacidade também de contribuir muito com o ataque. Agora para isto funcionar o meio de campo tem que estar arrumado e os laterais funcionando, que hoje é o nosso maior pecado.
Por último, com relação ao goleiro falta um pouco de maturidade ao Muriel, principalmente, em momentos decisivos, mas este tem um baita potencial. Deveria trabalhar mais a saída do gol e a reposição de bola. Ao mesmo tempo, não pode ser crucificado enquanto não arrumar o sistema defensivo, pois o goleiro é o unico jogador que deve ser protegido, pois para quando for exigido ele tenha plenas condições de atuar.
Analisando no geral nos falta pouca coisa para tornar em um time confiável e com as condições de disputar qualquer competição. O que falta para mim é enchugar o elenco de alguns jogadores que pouco contribuem que acabam consumindo recursos do clube e tem influência nos demais e que muitas vezes acaba contaminando o grupo. Não vou citar nomes aqui para não tirar o foco do texto e não gerar polêmicas desnecessárias. Com relação ao encaixe citado pelo o Paupério é preciso um pouco de trabalho de vestiário e direção, pois vejo vários jogadores que tem esta vontade, mas quando toma um gol se abatem muito e já outros quando sofrem este gol quer resolver sozinho e não tem a característica de finalização ou não pode estar no campo em todas as partes e acaba se prejudicando e sendo criticado. Neste sentido, acho que o nosso técnico tem a capacidade de intervir.
Saudações Coloradas.
Cláudio R. Vidal
Precisamos de um lateral esquerdo que eu não sei quem pode ser. Pelos 350 do Kleber pode ser o meu marido (rsrsrsrsr) e precisamos de um zagueiro que pode ser o Manoel do Atlético PR. Precisamos de um outro avante de velocidade e eu indico o Osvaldo do Ceará. Ainda devemos nos desfazer do Mathias e aturar o JÔ, fazer o q????
Simone, não achas que precisamos também de um lateral direito ?
Grande abaraço e boas festas para ti e tua familia. SC
Enquanto o Nei estiver “noivo”, não…
Marco, sinceramente penso que o grande problema ainda é “querer realmente vencer”, ter um time coeso, vibrante em busca da vitória, jogando com qualidade e garra. Não sei, mas o que percebo, é apenas bons jogadores em campo, sem aquele algo mais de vencedor, aceitando muito fácil os maus resultados. Falta a “liga”, o encaixe. Penso que na pré temporada, com o tempo necessário para trabalhar melhor os atletas, as razões desse comportamento apático devam ser identificadas e corrigidas. Penso que a troca dos “móveis”, como o Melo diz, pode trazer bons resultados. Temos “móveis” muito bons e que nos proporcionaram bons momentos de felicidade, mas que o tempo acabou desgastando e que agora precisam ser substituídos. Tivemos outros “móveis” que foram comprados para uma serventia e por, não terem utilidade nenhuma, devem ser repassados o mais rápido possível. No meio, vieram alguns “móveis” vazios, sem nenhum conteúdo, narcisistas em extremo e que nada trouxeram de bom ao conjunto. Quanto antes esses “móveis” forem retirados e tomarem o seu rumo, melhor será para nossa casa. Não podemos esquecer que temos bons “carpinteiros” em casa e que estão fazendo excelentes “móveis” e de várias utilidades. Para encerrar, sem “colocar a carroça na frente dos bois”, continuo acreditando que a garimpagem fora, de “bons móveis”, está em andamento, pois quero continuar CAMPEÃO DE TUDO e quero ter um 2012 à altura da grandeza de nosso INTERNACIONAL.
Paupério, concordo contigo, o time do Inter não tem sangue. Tem alguns jogadores que tanto faz ganhar ou perder pois no final do mes receberão seus salários milionários. Isso passa por uma boa avaliação e definição de perfil de jogadores. Será que essa diretoria tem esse discernimento?
Grande abraço e boas festas !!! SC
Concordo contigo Marco. No Campeonato Brasileiro, um campeonato difícil, longo, o Inter acaba mostrando as suas fragilidades.
Na minha opinião, o time que quer fazer campanha tem que fazer investimentos, e acho que dinheiro não é problema no Beira-Rio.
Confesso que estou bem assustado com as contratações feitas, ou melhor, com a ausência de contratações.
Saudações Coloradas.
Marco, começarei dizendo que já temos três gringos, portanto os reforços deverão ser brazucas. O Dagol já está contratado, porém a data de sua apresentação virou novela… Penso ser urgente a contratação de um zagueiro maduro para atuar ao lado de Moledo, embora a melhor dupla que vi jogar no INTER durante o Brasileirão foi MOLEDO-ÍNDIO, mas em poucos jogos. E o Índio já não é mais um guri…Quero que ele permaneça, ao contrário do Bolivar, que deve sair e dar carona para o espetacular Wilson Mathias e para o Sandro Silva (tem cada um, hein???). Nas demais posições, temos bons jogadores, e também é preciso dar oportunidades para os novos talentos: João Paulo e Fred, por exemplo. SC
Aquidaban, concordo com o aproveitamento das categorias, porém vi o campeonato sub 20 e me assustei. Não vi ninguém apto a ser pelo menos reserva do time profissinal.
Como ficamos com a lateral direita, e a esquerda?
Grande abraço e boas festas !!! SC
Alô você Marco!
Parece que as tuas observações, com as quais eu concordo, já foram ouvidas pelo menos em parte no Beira-Rio. Kleber, Andrezinho, Sorondo, Juan, já arrumaram as malas. Agradeçamos pelos serviços, bem remunerados, realizados e que tenham boa sorte em seus novos clubes. Tomara que tenham se tornado um pouco colorados. Enquanto isso vamos arrumando espaço na casa para colocar os móveis novos. Por falar nisso onde estão os móveis novos?
SC
Vi o campeonato sub 20 e me assustei. QUem poderiamos aproveitar?