Jogadores de seleção prá que?

Não é de hoje, que venho comentando entre os amigos, algumas contrariedades que tenho quanto aos processos de seleção de recursos humanos no Brasil. Neste comentário, vou citar duas mas apenas uma se enquadra naquilo que nos interessa, ou seja, o futebol.

O 9 da Seleção

A primeira delas, se refere ao nosso famigerado sistema eleitoral.  Na minha modesta opinião, qualquer cidadão que queira se canditar a algum cargo público deveria, no mínimo, além de ter de comprovar o conhecimento específico na área onde gostaria de atuar, economia, administração, direito, etc…, submeter-se a concurso público e a partir destes pré-requisitos, habilitar-se para ser candidato a qualquer cargo público e então submeter-se ao crivo do eleitorado em geral. Hoje, basta saber escrever o próprio nome para estar habilitado, inclusive para ser o Chefe Supremo da Nação. Em tempos de terceiro milénio, a meu ver, é um extaordinário absurdo a possibilidade de ter de presenciar um semi-analfabeto administrando uma cidade, um estado ou até mesmo um país inteiro.

A outra contrariedade que tenho e a que nos interessa neste momento, diz respeito a utilização dos jogadores dos clubes de futebol na seleção brasileira. Não sou contra a seleção canarinho, por favor, não me entendam mal. Desde a copa de 70, com a conquista do tri-campeonato mundial, sempre fui um fã incondicional da nossa seleção e que tantas alegrias já nos proporcionou, não é? Sou contra, sim, o processo de seleção e utilização dos jogadores convocados que passam a serviço do selecionado brasileiro mas que continuam sendo pagos pelos clubes de onde foram chamados. A CBF, na minha modestíssima opinião, deveria arcar com todas as despesas destes jogadores selecionados, visto que, tais atletas não estão prestando os serviçoes para os quais foram contratados pelos vários clubes de futebol a que pertencem. Isto, sem contar o prejuízo técnico que os clubes sofrem, por não poder contar com seus principais e mais bem pagos atletas, nas diversas competições que participam, algumas delas, defendendo as cores do solo pátrio, como é o caso da própria Libertadores da América. O prejuízo, sem dúvida nenhuma, é imenso!

Escrevo sobre este assunto, porque não aguento mais assistir os prejuízos que o nosso amado Sport Club Internacional vem sofrendo nos últimos anos com as inúmeras convocações de jogadores para servir a seleção brasileira e até mesmo seleções de outros países. Poderia aqui citar vários dos nossos melhores jogadores que foram convocados para defender as cores do país mas vou me ater, apenas como exemplo destes prejuízos, os deste ano: Leandro Damião, Oscar, Guiñazu, Forlan e se não me falha a memória, o D’Alessandro também. E fica aqui também o meu protesto, pois de que adianta ter jogadores considerados em nível de seleção, se na maior parte do tempo eles ficam a disposição das diversas seleções, mas a despesa, esta sim, as confederações não convocam juntamente com os atletas. Uma injustiça!

Gostaria de deixar bem claro, mais uma vez, que sou fã incondicional da seleção nacional, mas sou contra este sistema atual, porque justamente os melhores e mais caros jogadores são afastados do clube que os contratou e sustenta, e não raro, isso acontece nos momentos mais imoportantes das competições.

Quem sabe um dia destes, uma destas cabeças pensantes do nosso futebol, que infelizmente só aparecem uma vez por milênio, não pare para pensar sobre estas questões e quem sabe também, não adote um sistema de uma seleção nacional reunida permanentementemente, como se um clube fosse, e é claro, com as despesas todas a cargo da Confederação Nacional de Futebol de seu país, no nosso caso, a CBF. Obviamente que os jogadores seriam convocados e contratados dos clubes e passariam imediata e permanentemente a disposição da seleção e CBF até o momento em que fossem desconvocados retornando ao seus clubes de origem. Certamente há muito o que se aperfeiçoar nisto tudo. Fica a idéia! Quem sabe?

Já dizia o poeta: “De médico e louco todo mundo tem um pouco”.

Saudações Coloradas! 

Cláudio Roberto do Amaral Saldanha

“Colorado Nato Não Desiste Nunca”

10 thoughts on “Jogadores de seleção prá que?

  1. Alo você, Saldanha!
    Cocordando com tudo o que foi escrito quero também registrar que sò há um culpado por esse acontecimento. É o presidente do clube. Não Um nome, mas a instituição presidente. A solução esteve bem próxima, era o clube dos treze, mas as vaidades e os interesses pessoais implodiram o projeto. Só uma revolução salva o nosso futebol. Na Europa para tudo quando é data FIFA e não há prejuIzo, é mas é Europa, lá quando o gravata rouba, responde e via de regra vai preso.
    SC

    1. Grande Melo! Concordo plenamente com você também! O clube dos treze era a representatividade dos clubes brasileiros, sim. Mas acho que teve também sua parcela de culpa neste processo de desartículação ao perder a credibilidade junto aos seus afiliados, ao permitir, como você bem indagou, uma série de equívocos administrativos, jogos de interesses e de vaidades da própria CBF, sem sequer interpor qualquer ponderação! E na terra tupiniquim, ninguém é punido. Hoje só nos resta torcer e ao mesmo tempo Reza e Orar! Saudações Coloradas!

    1. Com certeza Simone! Nós que acompanhamos e debatemos o futebol quase que dioturnamente e principalmente no que se refere às coisas que trazem algum prejuízo ao nosso “Campeão de Tudo” temos de ficar sempre atentos a tudo! Vida que segue! Saudações Coloradas!

  2. Concordo com você tche bagual
    E o pior é que, quando mais precisamos de nossos jogadores é que ficamos sem eles
    Mesmo longe, não perco um jogo do nosso amado Inter

    1. Valeu meu irmão! Quem sabe um dia, como disse no comentário, alguém pense mais sério sobre essas questões todas, por enquanto temos que ficar só na torcida. E Sempre que tem jogo do nosso amado “Campeão de Tudo” lembro muito de você e bate sempre aquela “marvada” saudade! Mas fim de ano ta logo alí! Apareça por aqui sempre que! Saudações Coloradísssimas mano velho!

  3. Saldanha e Cássio, estou com vocês e “não abro”… Vitrine é para loja e não para um grande clube. Todos os clubes brasileiros, não só o nosso INTERNACIONAL, deveriam se unir e exigir uma postura menos prejudicial da CBF. Eu até entendo que alguns clubes regionais, que estão “agarrados no osso”, com times medíocres e morrendo de inveja não participem, mas os grandes clubes brasileiros, com grandes investimentos em seus plantéis e altamente prejudicados, deveriam se unir e exigir uma mudança de postura. Caso conrário é ficar também medíocre e ficar exultante quando vencer um clássico regional…

    1. Pois é Pauperio! Esta postura é a que os grandes clubes e não só estes, mas todos aqueles que tiverem jogadores convocados deveriam adotar, mas, infelizmente, não é o que presenciamos. Acho que isto deverá demorar um pouco mais e quem sabe até não vir a acontecer, porque a grande maioria destes mesmos clubes devido ao mercado atual, têm interesse na valorização de seus jogadores convocados, visando uma possível negociação financeiramente mais vantajosa logo ali na frente! É uma pena isto tudo ainda ser desta forma! Portanto: rezemos e oremos por melhorias! Saudações Coloradas! Abração

  4. Belo texto Saldanha!
    Eu também não aguento mais essas convocações para amistósos rídiculos do outro lado do mundo.
    É só pra dar mais dinheiro para a CBF.

    1. Perfeitamente Cássio! Acho que já estamos todos fartos desses mandos e desmandos da CBF com relação a convocação de jogadores importantes para utilização em jogos “caça níqueis” que só servem para prejudicar os clubes. Abração e Saudações Coloradas meu amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.