SANDRO FARIAS responde aos questionamentos do BAC

O BLOG ARQUIBANCADA COLORADA, entende que  sua proposta momentânea de não vinculação com nenhum movimento político(leia abaixo), não o isentaria de participar  desse importante momento do SC Internacional, por fidelidade aos seus blogueiros e especialmente ao NOSSO CLUBE. Dessa forma  com base em nossa proposta regulamentar, particularmente  em seus dois últimos parágrafos  

Por meio do ARQUIBANCADA COLORADA, você vai ser parte ativa na vida deste que é um dos principais clubes de futebol do mundo, tendo espaço para participar com fotos, filmes, opinião e todo coloradismo, possível, de corpo e alma!

Neste Blog, Colorados de todo mundo vão se encontrar, como nas arquibancadas do Gigante da Beira-Rio. Unidos vamos fazer o INTERNACIONAL ainda maior, vibrar com nossas vitórias, discutir nossas derrotas, mas sempre com a certeza de que nada vai nos separar!!”

 encaminhaminhou correspondência aos três segmentos postulantes a conduzirem o nosso clube no próximo biênio. Os questionamentos que vieram das arquibancadas nos nortearam, cumprindo fielmente nosso propósito.

Abaixo a íntegra do documento que RECEBEMOS após termos encaminhado aos três segmentos.

OBS: OBTIVEMOS RESPOSTA, NESTA DATA (08 de novembro), comunicação endereçada a esta Coordenação,  oriunda do segmento liderado por SANDRO FARIAS, O CONVERGÊNCIA COLORADA.

O BLOG ARQUIBANCADA COLORADA ALMEJA QUE TODOS COM PODER DE VOTO SAIBAM AVALIAR E VOTEM  COM CONSCIÊNCIA PARA O BEM DO SC INTERNACIONAL.

1) O que pensam os grupos postulantes a dirigirem a caminhos vitoriosos o SC Internacional?

Um clube de excelência é construído por meio de uma política de excelência. O convergência Colorada acredita que a melhor forma de contribuir para a maturidade democrática do Internacional é apresentando nossas propostas em um plano de gestão. Dessa forma, podemos fazer o período eleitoral um momento de crescimento da instituição, pautando o debate em ideias e projetos e não apenas em pessoas. Apresentamos então três pilares para levar o clube a um caminho vitorioso, organizado e transparente ao seu torcedor: Clube Democrático, Gestão Profissional e Futebol Campeão.

2) Quais caminhos pretendem percorrer?

O Convergência Colorada tem por valor incondicional a Instituição acima de gestão ou de pessoas. As contribuições individuais devem ser sempre valorizadas e dignas de todas as nossas homenagens, mas o Internacional deve seguir adiante em sua senda de vitórias. Jogando, lutando, vencendo e levantando taças. Nossas ideias são voltadas para a grandeza e crescimento constante de nosso Clube, um clube democrático e que queremos ver sempre Campeão.

3) Como atingir os objetivos traçados?

Primeiramente temos uma eleição no primeiro turno. São duas campanhas distintas, mas temos a consciência de que temos um excelente projeto para o clube e esperamos que os conselheiros tenham em mente que a democracia deve prevalecer no Clube do Povo e o sócio tem que ter o direito de escolher o presidente do clube. Neste ano será fundamental aumentar o nosso número de conselheiros, para que na próxima eleição o Convergência esteja mais forte e praticamente garantido no segundo turno.

4) Quais as soluções ou propostas para questões fundamentais como:

a) Futebol Campeão, com real aproveitamento das categorias de base;

Nosso Futebol Campeão deve ter atenção total de todos os setores do Clube. Nossas propostas são fortemente voltadas para a profissionalização, ciência e tecnologia aplicadas ao futebol, bem como a utilização de ferramentas modernas de gestão. Assim criaremos uma estrutura sólida, com processos mapeados e definidos, além da definição de modelo de jogo próprio do Internacional, evitando grandes oscilações quando houver troca de nomes. Nosso modelo de comando tem um orgranograma definido, com o Vice de futebol político voltado apenas para o futebol, comandando dois coordenadores, um técnico e outro executivo. Ambos darão suporte ao treinador e se reportarão ao vice de futebol.

As categorias de Base terão um cuidado especial:

Proporcionar a formação integral dos atletas, dentro do modelo de jogo padrão do clube (futebol de forte marcação, propondo o jogo), transformando as categorias em centro de excelência técnica, priorizando a formação de jogadores para o grupo principalem vez da simples busca de resultados em competições de base;

Somente contrataremos jogadores após rígida avaliação dos jogadores disponíveis nas categorias de base;

Desenvolveremos um trabalho integrado e unificado do profissional e das categorias de base, em especial o Inter B ou Sub 23 e juniores, aprimorando o processo de integração da base com o profissional;

b) Efetiva valorização de sócio;

Por ser detentor de direitos políticos, o sócio possui grande responsabilidade em relação ao Clube. A qualidade de suas escolhas será proporcional a quantidade de políticas de transparência e participação dos associados.

Através  de um portal exclusivo para sócios, é possível criar espaço para pesquisas de opinião com excelente grau de confiabilidade bem como aumentar a interatividade do sócio com seu clube. Além de oportunizar diversos meios de relacionamento, interatividade e promoções.

Também por meio das audiências públicas, consulados, blogs e dos atuais meios de comunicação do Clube, o presidente e demais dirigentes devem manter um canal direto de aproximação, informação, transparência e mobilização dos colorados.

Incentivar e valorizar os sócios com maior tempo de permanência no quadro social, através da premiação com certificados, medalhas de reconhecimento para os sócios que contemplarem 5, 10, 20… 50 anos como sócios no clube.

c) Gestão Profissional e Transparente;

Gestão profissional

O Internacional atua em um mercado comercial e esportivo altamente competitivo. Os resultados dentro de campo é o reflexo da sua qualidade administrativa. A disponibilidade de recursos disponíveis para investimento é o que permite ao Clube contratar os melhores atletas e possuir a melhor infraestrutura física e humana na busca dos resultados. Nesse processo que o crescimento e gestão de todas as receitas, aliadas a uma política de controle de gastos, tornam-se fundamentais. Nos próximos anos, os Clubes que se profissionalizarem da maneira mais eficiente, ética e sustentável, serão recompensados dentro de campo. Passado o tempo dos dirigentes amadores no desenvolvimento de atividades operacionais do Clube, é chegada a hora de promover a profissionalização aliada com as melhores práticas de governança corporativa.

Transparência

A difusão da informação organizada qualifica a relação entre Clube e sócios. Gera comprometimento, evita desgastes e compartilha responsabilidades entre todos os interessados na grandeza do clube. Propomos um portal da transparência, tendo como referência a adoção de boas práticas de governança Corporativa, propomos um portal na internet no qual o sócio poderá acompanhar, por exemplo, comparativos financeiros; resultados por área técnica e atuação dos conselheiros. Propomos também audiências públicas para os sócios, onde a Diretoria irá responder questionamentos, apresentar demonstrações contábeis ou outros projetos do Clube. A Ouvidoria do Clube deverá apresentar relatórios completos sobre os questionamentos dúvidas, sugestões e as respostas/encaminhamentos sobre estas questões.

d) Planejamento para o Parque Gigante com real investimento;

O Parque Gigante deve ser visto com mais carinho pelo clube e pelo nosso associado, para que o mesmo sinta-se valorizado. Em nosso Planejamento e Manutenção Patrimonial, queremos realizar um Plano de Negócio exclusivo para o Parque Gigante. Observada as limitações legais e oportunidades comerciais, é necessário contar com estudo profissional, que apresente propostas comerciais factíveis dentro da realidade das áreas ali contidas, com base em pesquisa de mercado e que também indique atividades possíveis de serem implantadas e desenvolvidas, pois o local é privilegiado e precisamos explorar mais o Parque, principalmente após a reforma do Gigante.

e) Apoio estatutário (regulamentado) aos Consulados:

Pretendemos realizar as eleições para os consulados, conforme consta em estatuto e não é cumprido hoje. Pela importância dos órgãos consulares para a valorização dos associados, através das eleições por internet, devemos desenvolver eleições para os consulados de acordo com o que exige o Estatuto do Clube. Deve-se estimular também o engajamento contínuo dos consulados em projetos do clubetanto na captação de novos sócios como no estímulo para a prática de ações que reforcem a marca do Clube dentre os quais o combate à pirataria e engajamento em projetos sociais organizados a partir da FECI.

f) Efetiva participação do segmento Feminino.

O clube hoje tem aproximadamente 26% do seu quadro social ocupado por mulheres. Temos que executar projetos de marketing e ações voltadas as nossas sócias para quem sabe aumentar este número ainda mais, pois hoje sabemos que são raros ou quase inexistentes os projetos voltados para este segmento de associadas.

Internamente no Convergência Colorada já incentivamos a participação feminina no grupo, temos conselheiras eleitas pelo movimento, sócias concorrendo ao conselho nesta eleição e em 2010 a conselheira Berenice Corsetti foi candidata a segunda vice presidente pelo Convergência Colorada.

2 thoughts on “SANDRO FARIAS responde aos questionamentos do BAC

  1. Caro Sandro!
    Agradecedemos a gentileza de ter atendido nossa solicitação, esteja certo que estamos acompanhando sua atuação a frente do CC e entendemos ser de extrema relevância tudo que tem sido feito por esse jovem e promissor grupo.
    SC

  2. Obrigado Sandro Farias por ter respondido aos questionamentos da torcida colorada.
    É importante que o segmento político que postula administrar o clube consiga ter o contato direto com o torcedor, expressando as ideias do movimento e os possíveis rumos da administração.

    É uma pena que o presidente reeleito não pense da mesma forma!!!!
    Mesmo assim lhe desejo muito sucesso e desejo muitas conquistas para o Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.