Para nós, colorados, vencer GRENAL já é hábito, sem falarmos na vanguarda de vitórias no clássico que mantemos há quase 70 anos.
Ao derrotar o adversário na semana retrasada, o Sr. Presidente Giovanni Luigi afirmou que não se lembrava do INTER ter vencido dois GRENAIS seguidos em tão curto espaço de tempo, já que, em 21 dias, superou o rival nos jogos realizados em 03 e 24 de fevereiro, pelo mesmo resultado de 2 x 1.
Contudo, cabe salientar que, talvez devido ao tempo já decorrido de 40 anos, não foi lembrada a façanha acontecida em agosto de 1972, praticamente no mesmo período de dias acima citado, em que o INTER venceu não somente dois, mas três Grenais, conforme segue: dia 6 –1×0; dia 20 – 1×0 e dia 30 – 2×0.
Mas isto não se constituiu em algo inédito, diante de estupenda façanha anterior, que o próprio INTER detém em seu histórico.
A propósito, você já imaginou ganhar dois clássicos do maior adversário num curto espaço de tempo de apenas 3 (três) dias (sic) ou 3 (três) consecutivos no decurso de apenas uma semana, e com o mesmo time titular? E mais, você conhece algum time brasileiro com tamanha proeza?
Pois bem, esse time existe e chama-se S. C. INTERNACIONAL que venceu o rival azul da então Baixada, hoje em transição do Olímpico para a Arena (dos Aflitos).
O fato aconteceu nos dias 27 e 30 de dezembro de 1950, quando o colorado venceu dois Grenais, respectivamente, por 4×3 e 1×0.
Como se pode ver, em apenas 3 (três) dias, abateu o rival duas vezes e conquistou o título de Campeão Metropolitano. E mais, 4 (quatro) dias após (03-01-51) foi disputado mais um Grenal e a equipe rubra aplicou um sonoro 3×0 no rival azulado. Em suma, em 7 (sete) dias o INTER não deu folgas ao adversário, vencendo-o em três clássicos consecutivos.
Difícil de acreditar, mas efetivamente aconteceu, conforme atestam os jornais da época (cópias anexas).
Portanto, na disputa direta com o adversário, além de sermos detentores de maior número de vitórias em Grenais ao longo da história, mantendo uma vanguarda de quase 70 anos, também possuímos um período maior de invencibilidade em clássicos consecutivos, totalizando 17 num período de 4 (quatro anos) compreendido entre 1971-1975. E, conforme visto agora, o INTER é também o time que detém o maior número de GRENAIS vencidos em seqüência, no menor espaço de tempo.
Poderíamos, ainda, acrescentar que as duas maiores goleadas acontecidas em Grenais nos últimos 60 (sessenta) anos, também pertencem ao INTER, obtidas, respectivamente, nos 6×2 (Inauguração do Estádio Olímpico, em 1954) e 5×2 (Grenal do Uh Fabiano, em1997).
E para finalizar este comentário, só não obtivemos a maior goleada de todos os tempos, no clássico, porque nos foi impedida pelo árbitro confesso, cuja matéria será abordada em nossa próxima postagem.
Saudações Coloradas
Heleno Costi
Pauperio,
Ao trazeres as lembranças de teu pai e irmão, também recordei de meu falecido pai, que muito contribuiu para que eu me tornasse colorado. Infelizmente, partiu antes de ver nosso INTER ganhar a América e o Mundo, mas, com certeza, tudo assistiu lá de cima.
No ano passado elaborei post sobre minhas origens coloradas (vide link abaixo), onde faço referências a respeito. E não poderia faltar a participação dele (meu pai).
http://arquibancadacolorada.com.br/2012/04/03/contos-de-minhas-origens-coloradas/
Abraço e Saudações Coloradas
Melo
Pois é, meu amigo. Sempre que for preciso demonstrar nossa supremacia sobre “eles”, não medimos esforços.
SC
Heleno, como é bom ganhar do eterno rival, do time dos maiores tristes secadores que existem no mundo do futebol. É bem verdade, eles até se esforçam, torcem muito mais para os outros, mas não tem jeito, quem nasceu para “apanhar”, vai “apanhar” a vida toda. Graças a Deus, meu velho e querido pai, que, lá em cima, junto com meu irmão, deve estar “lendo” as postagens do nosso blog, está vendo que o bom exemplo de escolha e o bom gosto pela superioridade inconteste regional passado ao filho, só trouxe e só traz alegrias. Como é bom ganhar deles… Quanto mais, melhor…
Alô você Heleno!
Maravilha de post. Como foi possível captar depois de sua pesquisa, ganhar dêles pra nós já e lugar comum e aquilo que se ensava ser inédito pertence ao mesmo universo. Tudo tem seu papel no mundo. O “deles” é perder pra gente. E o teu é ter essa capacidade de pesquisar essas verdadeiras joias da história colorada.
SC