O TORCEDOR COLORADO “TZAC-TZAC”

O Sublime gesto (Imagem: Yahoo)
O Sublime gesto (Imagem: Yahoo)

Era exatamente assim que o Seu Walter se referia ao time do INTERNACIONAL, uma de suas grandes paixões na vida do alto de quase um século de vivencia, que se acabou ontem no final da tarde.
Nunca tive grande relacionamento com o seu Walter, estive visitando o mais vezes desde que assumi o Consulado do INTERNACIONAL em Panambi. Levei a sua casa o Claudiomiro e mais recentemente o Cláudio Pires Duarte; dois ícones dos áureos tempos da década de 70, qdo fomos Octa-Campeões Gaúchos e Tri-Campeões Brasileiros. E deu para sentir nele e em suas palavras o amor que ele tinha pelo SCI. Voltemos alguns anos, 2006…qdo da conquista da 1ª Libertadores. Nós de festa em frente ao GDP, quando um dos integrantes da POPULAR cutucou-me e disse:” Puchi, olha lá aquele velhinho lá em cima da sacada, é colorado também1!”. Sim, eu disse, eu sabia, mas não sabia que era dos doentes como nós. Acho que isso deveriam ser já pra lá da 1 hora da manhã, e lá estava o melhor jogador já formado em Panambi, em todos os tempos. Fato que eu não vi, apesar de meus cabelos brancos mostrarem o contrário, mas foi dito por muitos futebolistas ou na época, amantes do Esporte Bretão. Dizem que era um senhor jogador. Pena que se foi, sem que eu tivesse a oportunidade de escutar mais do passado dele.

A volta dos campeões (imagem: Yahoo)
A volta dos campeões (imagem: Yahoo)

Mas, assim foi, nos anos seguintes, sempre após uma conquista importante, lá estava o Seu Walter na sacada de sua casa, espichando a sua bandeira, que em outros momentos, envolvia um móvel em sua sala de entrada.
Na nossa próxima conquista iremos comemorar , no centro de Panambi, na chamada Esquina Democratica, ali na subida da Igreja do relógio. Bem defronte a sacada do Seu Walter. Para quem o admirava como eu, é bem possível que ele irá aparecer empunhando sua bandeira vermelha e branca. E nós num gesto de grandeza, de respeito iremos retribuir o aceno dele.
Na última vez que conversei com o Seu Walter ele me dizia:” esse treinador que nós temos agora, esse é bom…o time joga com atacantes , e vai para cima.., esse eu gostei”.
Seu Walter, não é de graça que nós somos o maior clube em numero de sócios das Américas e o 5º Clube do Mundo; somos o Clube mais vitorioso em Gre-Nais , em conquistas do Campeonato Gáucho e somos também o Clube mais vitoriosol da última década na América do Sul.
Obrigado Seu Walter, por mostrar a nós que um Clube só é grande com sua torcida ao lado. É um orgulho poder carregar a bandeira e o legado que o Sr. deixou para nós. Quiça, algum dia a gente se encontra para falar de nossas antigas e das novas conquistas. Mas claro, termos muito oque conversar: sobre as conquistas após a sua partida, sobre o novo Beira Rio, uma das 5 maravilhas do mundo do esporte.Teremos assuntos sim, só espero q demore um pouquinho, ta certo ? Mas a gente vai deixar marcada essa conversa.

Uma homenagem do Consulado do Internacional de Panambi.
Nelson “PUCHI” Trennepohl
Consul do Sport Club Internacional.

4 thoughts on “O TORCEDOR COLORADO “TZAC-TZAC”

  1. A CONTRATAÇÃO DE EDINHO PELO GREMIO É UM TAPA NA CARA: TAPA NA CARA DA TORCIDA COLORADA QUE VIVE SAUDANDO JOGADORES EM ATIVIDADE ANTES DE JULGAR SUAS ATITUDES. FALCÃO É IDOLO, NUNCA VESTIRÁ VERMELHO. DUVIDO QUE DUNGA TREINASSE O GRÊMIO, POR EXEMPLO..OU ATÉ MESMO ABEL. VEM ESSES CARAS SAUDADOS NO BEIRA RIO PARA AGORA APRONTAR ESSA? NÃO TINHA OUTRO CLUBE DE SÉRIE B PRA JOGAR? PALMEIRAS, BOTAFOGO TALVEZ… TAPA NA CARA PARA OS DIRIGENTES DO GREMIO QUE DECLARAM QU EDINHO É UM VENCEDOR. É UM VENCEDOR NO INTER, QUE GANHOU TUDO. ELES NÃO ESQUECEM 2006. FICO TRISTE EM VER EDINHO NO GREMIO COMO UM DIA JOGOU WINCK, MAS É PASSADO. A SABER QUE ELES TEM SÓ MAIS UM VOLANTE BRUCUTU QUE NÃO FAZ GOL, EU FICO CONTENTE. SEMPRE TIVE BRONCA COM VOLANTE QUE NÃ CHEGA PRA CONCLUIR…QUESE AFUNDEM COM NOSSAS RECORDAÇÕES DE 2006…

  2. Mello e Moacir, obrigado pelas palavras de voces. Fico deveras agradecido. Mas é uma pena que a gente esquece ou não tem tempo de homenagear essas pessoas em vida. Também por que elas colocam alguns empecilhos para que isso aconteça. Mas deveriamos fazer isso sim.
    Agradeço mais uma vez as palavras de voces.
    Saudações COLORADAS>
    Puchi

  3. Professor
    Achei interessante o seu reconhecimento em relação ao Sr. Valter, pois nos dias de hoje poucas pessoas reconhecem os feitos gloriosos das pessoas. Também notei que no BAC o pessoal gosta muito de resgatar histórias assim. Por isso que me orgulho de fazer parte desse grupo.
    É elogiável o seu Post.
    Abraço

  4. Alô você Puchi!
    O Inter é formado em sua esmagadora maioria por gente assim, puros, Colorados só por serem Colorados sem outros objetivos que não sejam comemorar ao lado do INTER seus feitos relevantes e também por gente de sensibilidade como tu és e que nos dá um imenso orgulho de pertencerem ao seleto grupo de Campeões Mundiais FIFA. Parabéns pela homenagem prestada ao seu Walter. Um abraço!
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.