Como será o 2014 do Internacional? Difícil saber. Mas vale uma análise do que o clube está apresentando até o momento. A próxima temporada reserva a Abel Braga mais uma passagem no clube onde conquistou os maiores títulos de sua carreira. Abelão vem para seu sexto trabalho como técnico do Inter e terá como trunfo para o sucesso o profundo conhecimento de alguns jogadores do atual elenco.
Muriel chegou a treinar com Abel em 2007 e 2008. Contestado por alguns torcedores, teve boas atuações na reta final do brasileirão. No meu entender, foi vítima de um sistema defensivo que comprometeu muuuuito a campanha do clube. Não sou a favor de gastar dinheiro com outro goleiro, mas se for para gastar, que não seja com o Júlio César. Na criticada zaga, Índio é um antigo conhecido de Abel. Eles trabalharam juntos de 2006 a abril de 2007 e de agosto de 2007 a junho de 2008.
O contrato do atleta de 38 anos, no entanto, encerra no fim de dezembro e provavelmente ficará por, no mínimo, seis meses. Alex, assim como Índio, foi jogador de Abel em suas duas últimas passagens e conquistou os mesmos títulos. A dupla de atletas, aliás, figura a lista de medalhões a serem recuperados depois de um ano com criticadas e poucas atuações. Já Rafael Moura, conhece o técnico dos tempos de Fluminense. Com apenas seis gols e muitas críticas, é um atleta a ser recuperado pelo técnico. É mais um que poderá contar com o apoio de Abelão para melhorar o desempenho.
Para a próxima temporada, o trabalho começará no dia 8 de janeiro, quando está marcada a reapresentação do clube. Abel Braga disputará Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. Alijado de competições internacionais, o principal objetivo é conquistar um certame nacional. Confirmado como vice-presidente de futebol, Marcelo Medeiros frisou que esse será o principal objetivo do clube para o próximo ano. Medeiros colocou seu cargo de diretor de futebol à disposição do presidente Luigi. Nesta semana, o seu colega no departamento, Luis César Souto de Moura, deixou a função. Depois disso, Medeiros foi convidado a se tornar vice de futebol. Ele garantiu que a relação não ficou estremecida após essa mudança política no clube. Eu, sinceramente duvido muito disso. Outra questão importante é evitar que a vaidade política interfira no futebol.
Se fosse apostar em alguém em 2014, apostaria em Alex: o meia Alex foi contratado no meio do ano junto ao Al-Gharafa, do Qatar, ainda não está em plena forma física e técnica. O coordenador da preparação física, Élio Carravetta, precisa fazer um trabalho especial com o atleta. No Qatar era tudo diferente, treino, jogo. Ele ainda está passando por um período de readaptação. Espero que o meia, em 2014, já esteja em pé de igualdade com seus companheiros, a fim de ter um desempenho igual ou melhor de sua última passagem pelo clube e que tenha o pé calibrado juntamente com Fórlan e Sccoco.
Beijocas…
Simone,
Também faço coro das palavras do Melo. Antes de mais nada, é necessária uma oxigenação na Direção de futebol. Em 2013 pediram para errar e exageraram na dose.
Engraçado, o Alex também é minha grande esperança para o elenco de 2014. E neste tópico discordo levemente do Melo, que afirma ter sido o jogador sempre um coadjuvante. Pois bem, naquela Sul-Americana de 2008 foi, senão o principal com o D’Alessandro, um dos mais importantes jogadores daquela conquista.
E para encerrar, também mantenho minha preocupação, demonstrada pelo Alex e Wagner, quanto às categorias de base. O INTER empilha títulos e revela jogadores e o aproveitamento no time principal é muito pequeno. Por que?
SC
Simone, continuo com minha dúvidas e expectativas para 2014. Ou o nosso Internacional muda de verdade, ou continuaremos “sofrendo” um ano inteiro e dando voltas como cachorro, correndo atrás do rabo. A única certeza que tenho é de que começaremos o ano com um treinador de qualidades reconhecidas, vencedor e conhecedor profundo dos “meandros e manhas” do vestiário. Sabe usar as 7 Ferramentas da Qualidades, mas em caso especiais, sabe utilizar a 8… Se derem apoio e deixarem ele trabalhar, muita gente vai deixar a “zona de conforto” e voltar a trabalhar e fazer juz aos salários que recebem. A “vidinha mole” e as “conversas pelos cotovelos” tem seus dias contatos…
Com os zagueiros campeões sub 20 não tem um melhorzinho que o Paulão? PV talvez?
INTER BICAMPEÃO BRASILEIRO SUB 20, AÍ SERÁ QUE NÃO TEM ALGUÉM PRO TIME DE CMIA, PELO MENOS PRA FAZER NÚMERO E NÃO GASTAR COM AIRTONS E ALAN PATRICKS DA VIDA…
Alô você Simone!
Taí o cara para 2014: Alex, mas que não se espere dele o que nunca eu. Alex é um ótimo jogador que tem até uma certa versatilidade e tem seu ponto alto (ou tinha) no arremate, mas nuca foi protagonista, no Inter sempre foi coadjuvante, dos muito bons mas coadjuvante. Chegou a ser colocado na lateral para que J.Wagner jogasse na meia, mais adiante trocaram de função e ele voltou ao meio, mas o caminho é esse mesmo. Mas sabe qual a oxigenação que eu quero? É na direção. Gostaria de ver jovens talentosos que eu sei que orbitam os gabinetes mas não são “empossados” por não serem do “partido”. É aí que me refitro essa é a mentalidade nova que eu gostaria de ver em 2014.
SC