NAO TA MORTO QUEM PELEIA!!

POR ADRIANO GARCIA – EL MAGO
Não tá morto quem peleia (imagem: Yahoo)
Não tá morto quem peleia (imagem: Yahoo)

Hoje, o meu personagem da semana é uma das potências do futebol brasileiro. Refiro-me ao torcedor. Parece um pobre-diabo, indefeso e desarmado. Ilusão. Na verdade, a torcida pode salvar ou liquidar um time. É o craque que lida com a bola e a chuta. Mas acreditem: — o torcedor está por trás, dispondo. Relatei que o torcedor não é um desarmado e provo. De fato, ele possui uma arma irresistível: — o palpite errado. Empunhando o palpite, dá cutiladas medonhas. Vejam o jogo contra os mineiros. Perdemos e todos já dão como favas contadas; e ate já entregaram a taça e as faixas de campeão à raposa. Não fizemos do adversário gato e sapato. Mas quando saí para ira a padaria, após o jogo, vejo, por toda parte, uma torcida de colorados amargos e deprimidos. Mais adiante, esbarro num amigo lúgubre. Faço espanto: — “Mas que cara de enterro é essa?”. O amigo rosna: — “Estou decepcionado com o escrete!”. Caio das nuvens, o que, segundo Machado de Assis, é melhor do que cair de um terceiro andar. Instantaneamente, vi tudo: — o meu amigo era ali, sem o saber, um símbolo pessoal e humano da torcida vermelha. Símbolo exato e definitivo. diz-se ele que o sonho de ser campeão havia findado. Ora esquece a nação colorada de que como diz o ditado “Nao tá morto quem peleia”. Porem façamos a nossa síntese da tese:

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.
Para a psicanálise o sonho é o “espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos”. O pesquisador James Allan Hobson considerou “os sonhos mero subproduto da atividade cerebral noturna”. Os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa espécie de “fotografia” do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal.
No Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã. Pensadores, cientistas e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda. O grande pai da tabela periódica, Dmitri Mendeleiev, afirmou ter tido um sonho no qual era mostrado o modelo da tabela periódica atual. Não obstante a torcida sonha, idealiza por um titulo que pela profetização dos entendidos, dos infames secadores, esta mais distantes. Porem ainda alcançável, não vamos jogar a toalha ainda apor um instante. É preciso acreditar que o impossível, ser possível mesmo que todos digam o contrario; foi assim em 2006 quando todos diziam que levaríamos cinco dos espanhóis. Amigos, eu sei que os fatos não confirmam a profecia. Ao que o profeta pode responder: — “Pior para os fatos!”. É só. vamos pelar ate o fim, o jogo só acaba quando soa o apito!
Saudações Adriano Garcia
Presidente da Regional

5 thoughts on “NAO TA MORTO QUEM PELEIA!!

  1. Muito bom, Adriano, penso como você. Fizemos uma boa partida, principalmente no segundo tempo, poderíamos facilmente ter empatado e até ganhado, digo facilmente. O Cruzeiro não é esse bicho de sete cabeças, na minha opinião, sabes quem faz isso: A IMPRENSA. Ouvir os comentaristas esportivos depois da derrota para o Cruzeiro chegava a dar náuseas. Frases tipo …sabíamos que o Cruzeiro era muito superior, esse resultado era certo, falamos a semana inteira que seria ser assim, o campeonatao está definido, dispararam 9 pontos, são invencíveis, o Inter não é tudo isso…Só um pouquinho!!!!!! Calem a boca!!!!!!! O Inter poderia ter vencido!!!! Quem assistiu o jogo????? E daí vem o pior, eles fazem a opinião pública, os torcedores escutam isso e acreditam!!!!! O palpite errado, caros blogueiros, quase sempre vem da imprensa. Não está morto quem peleia! Vamos pra cima deles!!! Sempre Inter! Saudações Coloradas! Tatiana

  2. Prezado Adriano: Faço parte do teu bloco. Ainda é cedo para aclamar o único time à nossa frente. Houve um momento em nossa História que estávamos com onze (11)pontos a frente e misteriosamente nos foram tomados… Não importa se não ganharmos o título nacional, que tanto ansiamos; mas classificarmo-nos para embates internacionais com a estirpe que fazemos jus é o que devemos preservar. Classificar por classificar excede a nossa competência, a nossa representatividade alcançada no Cenário Mundial, e na América mais próxima. Pensamento é fato. Sonho é realidade, desde que perseguido e planejado. Tudo, uma questão de Tempo, Senhor de todas as Certezas…

  3. Alô você!
    Elencando esse cast de pensadores, cientistas e matemáticos somados a tua criação do torcedor indefeso e desarmado, cheguei a lembrar de um personagem do grande jornalista e escritor Sérgio Jockymann: “O colorado delirante”. Certamente ele (SJ) assinaria esse post. Vamos juntos, Ecoou aqui, não tá morto quem peleia. Parabéns!
    Coloradamente,
    Melo

    1. Jamais jogarei a toalha, mesmo que os secadores estejam ali pressionando para o caos. Amo meu Internacional e acredito na minha forma de amar, de sentir. Nosso Inter está na luta, é isso mesmo, não tá morto quem luta e quem peleia, pois lutar é a marca do campeiro!!!!
      Belo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.