Falta ao INTER de hoje muita criatividade. Nestes quase 107 anos de existência vestiram o manto sagrado do SPORT CLUB INTERNACIONAL inúmeros craques. Uns se destacando pela potência do chute, outros pela precisão do passe. Pelo cabeceio preciso ofensivamente e pelos cortes perfeitos com a cabeça na área defensiva.
Muitos já possuíam o dom para o esporte, outros tiveram que treinar inúmeras vezes certos fundamentos do futebol para depois se destacarem na equipe titular. É emblemático o caso do Valdomiro, cujos cruzamentos para os atacantes que invadiam a área adversária eram tão perfeitos que se dizia serem dotados de um “efeito procurante”, pois sempre encontravam o pé ou a cabeça de um dos nossos, ecoando em seguida no estádio o grito de goooool!
Hoje já não temos ponteiros como Valdomiro e Lula, daquele maravilhoso time dos anos 70. O futebol mudou muito nas últimas décadas e o que mais me preocupa atualmente em nosso INTER é a falta de criatividade de nossos jogadores. Sei que é muito difícil manter nos tempos atuais um atleta do nível técnico de Falcão, Fernandão ou D’Alessandro. Mas temos o Anderson, que se quiser poderá fazer a diferença, sendo o cara criativo no meio de campo colorado.
Já ouvi elogios aos times que jogam mecanicamente, pois muitas vezes são eficientes. É verdade. Porém, se o treinador Argel está querendo tornar o INTER uma equipe que jogue mecanicamente, terá que treinar muito um dos principais fundamentos do futebol – o passe -, para que a equipe se mostre eficiente. Creio que isso demandaria um tempo muito maior do que investir em um jogador criativo para atuar no meio de campo, seja ao lado de Anderson ou para promover a concorrência no setor de armação de jogadas ofensivas.
Afirmo que demandaria muito tempo para aprimorar a equipe no “modo mecânico” porque vejo que o INTER comete muitos erros de passe, eis que o plantel colorado é apenas mediano e carece de maior qualidade. Assim, um jogador de elevado nível técnico, semelhante aos acima citados, mudaria a característica atual da equipe, que acabou se tornando um aglomerado de onze jogadores que somente busca acionar um lateral fraco (William) para que este faça o que não sabe (cruzar com precisão). Às vezes acerta, e só então se ouve o grito de gol. De vez em quando aciona-se o lado esquerdo, com Artur, e surgem jogadas melhores. Mas só isso é muito pouco para o INTER e para as pretensões de sua enorme torcida.
Que venha um jogador pronto e CRIATIVO. É o que está faltando ao Campeão de Tudo.
Aquidaban F. Machado – 26/02/2016
Perdemos um pouco de criatividade ao longo dos anos. Não nós do Inter, mas o futebol em si, o nosso futebol. É preciso pensar profundamente, MESMO.
Lula foi um dos meu craques prediletos; ia a campo só para vê-lo jogar !!!
Orestes Pandolfo também tive a oportundade de ver o grande Luis Ribeiro Pinto Neto, o Lula, encantar a torcida colorada. Incomodava na semana mas incomodava mais o adversário no domingo: palavras de Rubens Minelli.
Também o vi jogar muitas vezes. Que facilidade para enfrentar os adversários, partir prá cima, chutar, dar precisos passes e cruzamentos. Sei que talvez seja pedir demais querer um novo Lula, mas se conseguirmos sair dessa mesmice de cruzamentos para a área, contratando um jogador criativo para o meio campo, que faça a bola rolar e chegar aos nossos atacantes já teremos novas esperanças para este ano.
Alô você Aquidaban!
Tens total razão. Ou se busca alguém para dividir as tarefas de criação com Anderson ou vamos ficar no futebol burocrático que nada rende.
Coloradamente,
Melo
Pois é, amigo Melo. Ao mesmo tempo em que o treinador abre as portas para os jovens talentos, dando-lhes oportunidades na equipe principal, e isso é muito elogiável, percebe-se a necessidade urgente de um craque já pronto para atuar no meio de campo, na articulação de jogadas ofensivas, sendo o verdadeiro protagonista da equipe. Penso que a Diretoria deva estar trabalhando nesse sentido, para qualificar o time para a disputa das competições nacionais. É que espero que aconteça, pois do contrário teremos mais um ano perdido. SC