Saudades do Gordinho!

Daltro á direita com Aldo Dias Rosa (de óculos á esquerda)
Daltro á direita com Aldo Dias Rosa (de óculos á esquerda)

Daltro Rodrigues Menezes foi uma figura marcante no INTERNACIONAL.  O Gordinho foi um jogador sem sucesso em sua curta carreira, aliás é difícil de imaginar o Daltro com seus vários quilogramas a mais de calção e correndo. Já no meio dos anos 60, Daltro, que faleceu em 1994 aos 58 anos era treinador do então Infanto Juvenil, uma categoria de base abaixo de juvenil (atual junior).

Em 1968, as vésperas da inauguração do Beira-Rio, Daltro foi guindado a condição de treinador da equipe principal. Montou a equipe que recuperou a hegemonia do futebol Gaúcho  em 1969, hegemonia essa que foi mantida até 1976, mantida e seguida por dois treinadores : Dino Sani  1971 até 1973e Rubens Minelli.
Mas voltando ao Gordinho ele tinha uma personalidade muito forte. Foi ele o responsável,em sua volta em 1985 , pelo lançamento do Jovem Taffarel, considerado por muitos dos colorados  como o melhor goleiro da história colorada. Aliás nos juniores (juvenis à época) era conhecido como André, e por ter falhado em um greNAL resolveu se rebatizar de TAFFAREL, e usou isso como marco de uma nova trajetória , como que se auto-afirmando.
O Inter tinha como goleiros Gilmar Rinaldi, oriundo das categorias de base,  Roberto Costa  contratado junto ao Vasco da Gama e tinha ainda o Mano que era de Cachoeira do sul  e tinha feito um campeonato gaúcho extraordinário. De repente na palestra que antecedia  o jogo   Daltro vaticinou: “O Alemão será o titular hoje”. Era um  greNAL.  Quando  a imprensas soube a inquirição foi inevitável. Porque Tafarel? Consta que Daltro foi cobrado pelos antigos e saiu com essa pérola:
 Vocês juntos  não fazem uma luva do Alemão. Para a impresnsa o Gordinho repetiu a afirmação e emendou: “esse joga muito, vocês vão ver, podem me cobrar depois”.
Resultado: O Inter venceu o greNAL por 2 x 0, Tafarel foi perfeito e anos depois foi reconhecido como um dos melhores goleiros da seleção Brasileira de todos  os tempos.
O Gordinho tinha razão, o Gordinho tinha personalidade para abrir mão de experientes jogadores para lançar promissores e talentosos.
Tá faltando Gordinho, Tá faltando Daltro Rodrigues Menezes.

One thought on “Saudades do Gordinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.