Prezado(a)s Colorado(a)s,
Num dia típico de primavera japonesa, já com o sol raiando, saí de casa bem cedo às 05h20min da manhã para caminhar em direção à estação de trem para ir ao trabalho (uma viagem que leva em média duas horas e meia). Como havíamos vencido a primeira partida das oitavas-de-final por um placar relativamente largo, eu estava me sentindo leve e solto para o jogo de volta lá no Mangueirão diante do Paysandu. 😉
E foi assim durante todo o primeiro tempo que ouvi dentro do trem em direção ao meu local de trabalho na estação de Shin-Sugita. Logo no começo do jogo, o nosso centroavante Colorado “matador” Paolo Guerrero faz um golaço, conforme a transmissão de áudio da rádio Gaúcha, mas infelizmente o gol foi anulado pois o Nico López estava impedido por um meio corpo de diferença (parecia corrida de cavalo quando se discute qual jóquei venceu o páreo 🙂 ) .. Aliás, cá entre nós, eu detestei esta nova recomendação da FIFA que o bandeirinha só deve levantar a bandeirinha em caso de impedimento somente após a conclusão do lance! Puxa, nós torcedores vibramos imensamente com o GOL no exato momento em que ocorre e, em fração de segundos ou minutos, temos de parar de vibrar para ficar esperando a decisão do árbitro principal e dos AAVs. É extremamente broxante isso ..
Se o primeiro tempo da partida foi bem monótono devido à falta de qualidade do time paraense e também da relativa falta de ambição do nosso time (apesar de termos o controle do jogo), a segunda etapa foi bem diferente! O Paysandu veio pra cima da gente e quase abriram o marcador aos 7 minutos da etapa complementar. Isso só não ocorreu porque o nosso grande goleiro Colorado e capitão do time, Marcelo Lomba, fez duas defesas sensacionais! Depois disso parece que o nosso time “acordou” em campo tanto que o Nico López perdeu um gol feito. Os times se jogaram mais à frente e parecia que teríamos um duelo de lá e cá. Entretanto o time paraense teve um jogador expulso (por ter levado o segundo cartão amarelo) aos 17 minutos e isso fez com que retomássemos o controle da partida novamente. Mesmo com mais da metade do segundo tempo jogando com um atleta a mais, o nosso time não conseguia aproveitar a vantagem para abrir o marcador apesar de ter mais chances de gol. Felizmente aos 40 minutos, depois de um passe perfeito do “maestro” D’Alessandro para o Sarrafiore, o jovem argentino deixou a bola “limpinha” para o eficiente centroavante Colorado “matador” Paolo Guerrero finalmente marcar o seu primeiro gol fora do estádio Gigante da Beira-Rio e consequentemente, carimbar em definitivo a nossa classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil 2019! 🙂
Como hoje somente pude ouvir a transmissão de áudio da partida, a minha “análise” sobre o desempenho de cada jogador Colorado fica prejudicada, por isso fiquem à vontade para retificar quaisquer erros:
- Marcelo Lomba: novamente foi muito eficiente, principalmente em dois lances seguidos no começo do segundo tempo (nota 8)
- Zeca: parece ser afoito às vezes, mas de qualquer maneira não comprometeu (nota 6)
- Emerson Santos: com a sequência de jogos está se firmando bem na zaga Colorada (nota 7)
- Víctor Cuesta: não fez uma boa partida, teve um lance que foi totalmente envolvido pelo atacante Pimentinha .. (nota 5)
- Uendel: apesar de estar fora de ritmo jogou razoávelmente bem, principalmente no apoio (nota 7)
- Rodrigo Lindoso: discreto mas sempre no lugar certo e na hora certa! (nota 7)
- Edenílson: se fizer propaganda para empresa de motores vai ganhar muito dinheiro, é o nosso meio-campista mais regular dos últimos dois anos! (nota 7)
- Nonato: um pouco afoito hoje, mas jogou bem novamente (nota 6)
- Guilherme Parede: lembra-me o William Pottker às vezes pois parece “queimar uma usina para acender um fósforo” .. (nota 6)
- Paolo Guerrero: centroavante “matador” e de ofício é isso, quando tem chance clara de gol não perdoa! 🙂 (nota 8)
- Nico López: está jogando mais para o time do que pra si mesmo, merece fazer um gol o mais rápido possível (nota 7)
- Sarrafiore: entrou no lugar do Nico López aos 15 minutos do segundo tempo e deu o passe decisivo para o nosso centroavante Colorado “matador” Paolo Guerrero fazer o gol da vitória Colorada! (nota 7)
- D’Alessandro: entrou no lugar do Guilherme Parede aos 26 minutos da segunda etapa e foi o responsável pela jogada que resultou no nosso gol! (nota 7)
- Bruno: entrou no lugar do Uendel aos 31 minutos do segundo tempo e teve uma boa atuação (nota 6)
Como a próxima fase da Copa do Brasil 2019 é somente em julho temos que agora focar exclusivamente no Brasileirão 2019, principalmente nestes próximos três jogos (antes da pausa do mes que vem) para subirmos ainda mais na tabela de classificação do campeonato nacional! 😉
Portanto até semana que vem! 🙂
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Salve,Wilson. Como Adulto jovem, trabalhei também em local distante de casa, praticamente o mesmo tempo que levas para o teu batente. Quanto ao jogo não assisti mas apostei que mesmo ganhando, levaríamos um “sufoco”. Mas, a minha surpresa, ao assistir o último quarto do segundo tempo, já com o adversário com 10, subentendi que nosso Mestre Odair jogava com o regulamento embaixo do braço, ciente da maratona de jogos que está participando. Estamos classificados. Agora, que o Inter domingo próximo ofereça ao Avai 5 (Havai 5.0)… abraço.
Alô você Wilson Pardi Jr!
De fato é desanimador a história da gente suspender o grito e a vibração e aguardar a decisão do VAR. Isso tem que ser melhor pensado, aí concordamos. A meu ver o Zeca fez mais uma ótima partida. Defensuvamente fou muito bem e deu três ou quatro arrancadas de trás com força e velocidade que era o que, a meu juízo, estava faltando. Eu atribuiria nota 8 a ele.
Diretamente de Natal
Coloradamente,
Melo
SALDO= CLASSIFICADO, TRES ETAPAS PARA A FINAL.