Prezado(a)s Colorado(a)s,
Como de costume voltei novamente cedo pra casa ontem à noite com o objetivo de recuperar as minhas energias físicas e mentais para encarar a boa equipe do Deportes Tolima (COLÔMBIA) nesta quarta-feira pela manhã (horário japonês) no jogo decisivo a ser realizado no estádio Gigante da Beira-Rio pela Pré-Libertadores 2020. Como o jogo começava por volta de 09h30min desta quarta-feira o plano era ouvir somente a transmissão de áudio da partida pelo aplicativo da rádio Gaúcha AM no meu celular enquanto trabalharia na empresa. Entretanto, devido a uma leve febre (máxima em torno de 37.1 graus Celsius) e uma dor de cabeça com uma sensação de fraqueza geral no corpo enquanto trabalhava nesta terça-feira, resolvi tirar o dia de folga hoje. Por isso consegui dormir mais de nove horas (um “milagre”, tratando-se de dia de semana) e acordar bem melhor nesta quarta-feira fria (temperatura por volta de 12 graus Celsius) e ensolarada para ver o jogo ao vivo pela Internet em casa. 🙂
A partida começou em ritmo eletrizante! Logo a 1 minuto o centroavante Colorado Paolo Guerrero quase abriu o placar ao chutar uma bola “venenosa” ao gol adversário, que resultou em escanteio. Os primeiros vinte minutos da primeira etapa foram praticamente dominados pelo nosso time, embora sem termos criado chances claras de gol, com exceção de uma bela cobrança de falta através do “maestro” Colorado D’Alessandro que também resultou em escanteio. Por isso aos poucos o Deportes Tolima (COLÔMBIA) foi equilibrando a partida e por muito pouco não abriram o marcador através de um chute bem colocado do atacante Francisco Rodríguez que obrigou o goleiro Colorado Marcelo Lomba a fazer uma defesa espetacular para escanteio! Ainda bem que “entramos” no jogo logo a seguir quando quase o zagueiro Colorado Bruno Fuchs marcou um belo gol de cabeça depois de um cruzamento preciso do “maestro” Colorado D’Alessandro. Aos 38 minutos tivemos uma ótima chance perdida através do lateral-esquerdo Colorado Uendel que chutou muito fraco nas mãos do goleiro Álvaro Montero.. Era lá e cá com lances de perigo nas duas áreas, aos 44 minutos o meia-atacante Estupiñán (mas que nome, hein? 😉 ) chutou com perigo obrigando o goleiro Colorado Marcelo Lomba a fazer uma defesa difícil com os pés. Finalmente aos 48 minutos da primeira etapa conseguimos abrir o marcador através do centroavante Colorado Paolo Guerrero ao receber um cruzamento preciso do “maestro” Colorado D’Alessandro! 🙂 Foi muito importante ir para o intervalo da partida com a vantagem no placar.
Com o placar de 1 x 0 favorável a nós começamos a segunda etapa mais tranquilos com o objetivo de ampliar o marcador e liquidar a partida. Entretanto, num intervalo de quase dez minutos o “maestro” Colorado D’Alessandro leva dois cartões amarelos por faltas “bobas” e por isso é expulso deixando o nosso time com um jogador a menos! 🙁 Com a desvantagem no placar, mas com um jogador a mais em campo, o técnico Hernán Torres colocou três atacantes no time no decorrer da segunda etapa com o objetivo de buscar o empate já que o 1 x 1 classificaria o Deportes Tolima (COLÔMBIA). Ainda bem que a maioria das jogadas deles só resultavam em “chuveirinhos” para a nossa área que foi bem protegida pelos nossos defensores. Quando parecia que o jogo se encerraria sem maiores emoções, tivemos uma final de partida eletrizante! Aos 47 minutos o centroavante Colorado Paolo Guerrero quase ampliou o placar ao chutar uma bola por cima do gol adversário. No instante seguinte quase que o lateral-esquerdo Albornoz empata a partida, ainda bem que fomos salvos mais uma vez pelo goleiro Colorado Marcelo Lomba! E aos 49 minutos o centroavante Colorado Paolo Guerrero só não fez o seu segundo gol graças a uma excelente defesa do goleiro Álvaro Montero que se “esticou” colocando a bola para escanteio! No final só foi festa já que conseguimos o nosso objetivo neste começo de temporada, ou seja, se classificar para a Taça Libertadores da América 2020! 🙂
Como eu consegui ver bem (apesar da minha “gripe”) a partida ao vivo pela Internet acredito que a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta vitória Colorada em plena quarta-feira de cinzas está de acordo com a maioria do(a)s torcedore(a)s Colorado(a)s que assistiram o jogo:
- Marcelo Lomba: fez defesas importantíssimas que garantiram a nossa classificação para a Taça Libertadores da América 2020! (nota 9)
- Rodinei: uma atuação apenas regular, poderia ter apoiado mais principalmente na primeira etapa (nota 6)
- Bruno Fuchs: foi sua melhor atuação no time Colorado desde que foi promovido a titular pelo técnico Colorado Eduardo Coudet, quase marcou um belo gol de cabeça na primeira etapa (nota 7)
- Victor Cuesta: atuação de luxo na defesa, embora não tenha apoiado tanto como em jogos anteriores (nota 7)
- Uendel: não comprometeu na defesa e ainda tentou apoiar no ataque (nota 6)
- Musto: seu segundo jogo seguido sem levar cartão amarelo, protegeu bem a área Colorada (nota 6)
- Edenílson: jogou bem principalmente na segunda etapa quando foi mais à frente para tentar jogadas perto da área adversária (nota 7)
- Rodrigo Lindoso: saiu por lesão antes do final da primeira etapa não deixando saudades pelo que pouco produziu em campo.. (nota 5)
- Gabriel Boschilia: foi um pouco mais discreto na primeira etapa embora tenha participado mais do jogo na segunda etapa (nota 6)
- D’Alessandro: uma atuação de gala na primeira etapa sendo o principal responsável pelo gol Colorado ao “entortar” o lateral-esquerdo Banguero (que ficou “banguela” no lance 😉 ), mas uma atuação desastrosa na segunda etapa quando foi expulso e deixou o time em apuros (nota 6)
- Paolo Guerrero: excelente atuação, fez o gol da vitória Colorada que garantiu a classificação do clube para a Taça Libertadores da América 2020 e por pouco não fez mais um ou dois gols! (nota 9)
- Marcos Guilherme: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Lindoso aos 39 minutos da primeira etapa e começou a jogada que resultou no gol Colorado (nota 7)
- Johnny: entrou no lugar do meio-de-campo Gabriel Boschilia aos 41 minutos da segunda etapa para dar mais proteção ao meio-de-campo e à defesa Colorada (nota 6)
- Rodrigo Moledo: entrou no lugar do lateral-direito Colorado Rodinei aos 47 minutos da segunda etapa somente para fazer o tempo passar mais rápidamente.. 😉 (nota 5)
Buenas, alcançamos o nosso principal objetivo neste começo de temporada que era se classificar para a Taça Libertadores da América 2020 que já começa na semana que vem quando voltaremos ao Chile para enfrentar dessa vez a boa equipe do Club Deportivo Universidad Católica (CHILE). Entretanto, temos que “mudar a chave” novamente já que iniciaremos o segundo turno do Gauchão 2020 no próximo fim-de-semana diante da ótima equipe do Caxias lá em Caxias do Sul! Portanto, vamos com muito respeito e determinação para enfrentar a equipe caxiense, campeã do primeiro turno do Gauchão 2020.
Até breve,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Alô, pessoal!
Mais uma vez o resultado foi melhor que o desempenho em campo. Concordo como Paulo Melo: jogadores parecem que ainda não assimilaram totalmente o novo esquema proposto pelo treinador. Tanto que foi por uma jogada individual de Dale que abrimos o marcador. Ainda há muita troca de passes entre zagueiros. Lentidão da meia cancha na transição para o ataque. Laterais sem efetuarem cruzamentos. E setor de ataque com poucas conclusões a gol. Guerrero continua isolado entre os zagueiros adversários. Com a vitória vindo após a mudança do esquema, acho que o técnico deve repensar as próximas escalações.
Mas o importante ontem foi a classificação. Agora tem mais uma semana para os ajustes.
Abraços a todos!
Salve, W.P.J.: gostei da tua análise. Lástima teu olhar exigente não contemplar nossos dez “guerreiros”, pelo menos Um com nota DEZ. Fizemos um grande jogo que foi dificultado por excesso de zelo. Muita cautela, resultado do empate sem gols na casa do adversário. Jogo mata-mata, qualquer descuido a fatalidade se apresenta. Para qualquer lado. Mas venceu a técnica somada à experiencia e sabedoria inata. Quem sabe nunca desaprende. Os anos chegam e a liderança ainda viva. O sangue novo foi determinante para afrouxar a carga sobre o nosso veterano. E a fatalidade apareceu no ato de se proteger atacando. Nosso Capitão em sua lentidão demorou para retirar o pé do pisão a quem antes lhe havia dado carrinho e sequer foi admoestado. Expulso, o melhor da partida e do mesmo nivel o Paolo, o Lomba, Edenilson, o Cuesta e também os laterais, enfim, todos, inclusive o Lindoso. Grande abraço!
Marcos Guilherme mudou o jogo depois da sua entrada! Guerrero e D’Ale com seu drible lindo de se ver fizeram o golaço da classificação! E semana que vem tem mais!
Alô você WPJ!
Assisti o jogo daqui da “Cidade Maravilhosa” e concluo que fostes muito fiel ao que aconteceu. Nosso time segue com uma proposta que parece não ter sido assimilado pelos jogadores e isso redunda na falta de rotina de jogo, indefinições no penúltimo passe, o lado bom é que fizemos a “lição de casa”. Agora vamos a fase de grupos.
Diretamente do Leme, RJ
Coloradamente,
Melo