Prezado(a)s Colorado(a)s,
Apesar da Direção do Sport Club Internacional reclamar com razão da mudança de horário (das 16h00 para as 19h00) da partida de abertura do segundo turno do Gauchão 2020 contra o Caxias no estádio Centenário sem ter sido consultada, eu até que fiquei bastante contente pois assim não precisei levantar novamente numa madrugada fria aqui em pleno inverno japonês. 🙂 Por isso acordei por volta de 06h28min da manhã deste domingo ensolarado e frio (temperatura por volta de 7 graus Celsius) com bastante disposição para ver ao vivo pela Internet a nossa retomada no Gauchão 2020 contra um dos finalistas do campeonato estadual.
O jogo começou em ritmo lento com as duas equipes tendo mais cuidados defensivos. Foi somente aos 14 minutos que a primeira chance de abrir o marcador ocorreu na partida, ou seja, o meio-de-campo Colorado Patrick perdeu uma ótima oportunidade ao chutar uma bola na frente do goleiro Marcelo Pitol que defendeu com o pé! Menos mal que aos 31 minutos o lateral-esquerdo Eduardo Diniz resolveu “tirar o zagueiro Colorado Rodrigo Moledo para dançar” na área caxiense num dos pênaltis mais evidentes que vi nesses meus quase cinquenta anos de vida acompanhando o futebol! 😉 Com bastante calma, categoria e precisão o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo fez 1 x 0 para a alegria da torcida Colorada! 🙂 Durante os últimos quinze minutos da primeira etapa conseguimos nos defender com bastante segurança e até tivemos mais uma boa chance de ampliar o marcador. Ainda bem que fomos para o vestiário com a vantagem no placar.
Como era de se esperar a segunda etapa começou com o time caxiense tentando colocar mais pressão em cima da gente com o intuito de buscar a igualdade no placar. Apesar disso quase que um lance “capital” define a partida: se o árbitro Douglas Silva tivesse sido mais rigoroso provávelmente teria assinalado pênalti em cima do meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo que levou um pisão do meio-de-campo Juliano dentro da área caxiense aos 13 minutos.. Como isso não aconteceu o Caxias continuou pressionando a gente, principalmente pelo nosso lado esquerdo. E foi num escanteio pelo mesmo lado que aos 35 minutos eles conseguiram empatar a partida através de uma ótima cabeçada do zagueiro Laércio. Felizmente o nosso time não se abateu emocionalmente e foi por pouco que logo após não conseguimos marcar o segundo gol em duas oportunidades através do jovem atacante Colorado Guilherme Pato que obrigou o goleiro Marcelo Pitol a fazer ótimas defesas. No final até que um empate fora de casa com o time misto contra o campeão do primeiro turno ficou de bom agrado.
A minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados na nossa estréia no segundo turno do Gauchão 2020 é a seguinte:
- Marcelo Lomba: não teve culpa no gol de empate do Caxias (nota 6)
- Heitor: bem na defesa e boa participação no apoio embora tenha que melhorar mais nos cruzamentos (nota 6)
- Rodrigo Moledo: foi decisivo no nosso gol pois sofreu o pênalti e também no gol deles pois perdeu a disputa na bola aérea para o zagueiro Laércio (nota 5)
- Zé Gabriel: até que não mal jogando improvisado como zagueiro, pena que foi expulso no segundo tempo.. (nota 5)
- Natanael: fraca atuação, principalmente na defesa no segundo tempo (nota 5)
- Johnny: jogou bem como volante, tanto na proteção da nossa área como na distribuição de passes para os outros jogadores Colorados no meio-de-campo (nota 6)
- Nonato: novamente uma atuação discreta no meio-de-campo Colorado (nota 5)
- Marcos Guilherme: até que se esforçou, mas não conseguiu ser muito efetivo na partida de hoje (nota 6)
- Patrick: perdeu um gol feito na primeira etapa, mais um jogador Colorado com atuação discreta no meio-de-campo.. (nota 5)
- Thiago Galhardo: criou a melhor chance de gol Colorada na primeira etapa e a ainda fez o gol de pênalti que por muito pouco não resultou na nossa vitória no estádio Centenário (nota 8)
- Gustavo: boa disposição e “entrega” considerando que era o seu primeiro jogo e que ainda não está totalmente entrosado com os demais jogadores Colorados (nota 6)
- Guilherme Pato: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Marcos Guilherme aos 18 minutos do segundo tempo e apesar do início discreto chutou duas bolas com muito perigo ao gol adversário (nota 7)
- William Pottker: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo aos 27 minutos do segundo tempo e jogou razoávelmente bem considerando que estava desde o ano passado sem jogar devido à lesão muscular (nota 6)
- Bruno Fuchs: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Johnny aos 35 minutos do segundo tempo e logo em seguida o Caxias empatou a partida numa cobrança de escanteio, mas não teve culpa no lance (nota 6)
Apesar de não termos conseguido a vitória na nossa primeira partida no returno do Gauchão 2020 até que a nossa posição no grupo A não está tão ruim (dependendo do jogo do Ypiranga ainda ficaremos entre os dois primeiros na chave). Agora temos que “mudar a chave” novamente já que estrearemos na Taça Libertadores da América 2020 nesta semana contra a tradicional equipe da Club Deportivo Universidad Católica (CHILE) no estádio Gigante da Beira-Rio! 😉
Até breve,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão