Um péssimo resultado no recomeço da temporada 2020

Prezado(a)s Colorado(a)s,

É incrível como o tempo passa rapidamente! Hoje fazem exatamente 4 meses e 1 semana que disputamos uma partida de futebol, mais precisamente uma vitória convincente de 4 x 1 sobre o São José-RS pelo returno do Gauchão 2020 no dia 15 de março de 2020. Confesso que pessoalmente acho que ainda não deveríamos voltar a realizar partidas de futebol no nosso imenso Brasil já que estamos em pleno inverno e ainda com uma taxa de mortalidade muita alta devido ao coronavírus-19.. 🙁 Mas já que decidiram pela volta do Gauchão 2020, paciência. Portanto, como sempre faço quando vou trabalhar, coloquei meu “uniforme” de torcedor Colorado apaixonado e embarquei no trem local na estação de Numazu por volta de 04h55min desta manhã nublada (temperatura por volta de 25 graus Celsius) em direção à cidade de Yokohama para ir trabalhar normalmente. Por isso eu já estava pronto na frente da estação de trabalho por volta de 09h07min para acompanhar discretamente a transmissão de áudio do Gre-NAL 425 pela rádio Gaúcha. 😉 Inicialmente o Gre-NAL 425 estava marcado para o estádio Gigante da Beira-Rio pois o mando de campo era nosso. Entretanto, como o prefeito Nelson Marchezan vetou a realização da partida em Porto Alegre devido à alta taxa de ocupação das UTIs pelos pacientes que estão contaminado(a)s pelo coronavírus-19, a partida foi transferida para o estádio Centenário em Caxias do Sul.

Como era de se esperar (devido à parada obrigatória de 4 meses sem futebol) a partida foi de um baixíssimo nível técnico, principalmente no primeiro tempo. Muitos erros de passes pelas duas equipes nos primeiros 20 minutos de partida. Somente aos 25 minutos é que houve uma jogada perigosa por parte deles que felizmente foi neutralizada pela nossa defesa. Entretanto, aos 31 minutos foi assinalado um pênalti (corretamente pois o meio-de-campo Colorado Musgo infantilmente agarrou o zagueiro Kannemann) para o Grêmio.. Ainda bem que o grande goleiro Colorado Marcelo Lomba não perdeu a boa forma e conseguiu defender o chute desferido pelo atacante Everton “Cebolinha”! 🙂 Apesar de não termos criado nenhuma situação de gol na primeira etapa, foi importante ir para o intervalo sem estar perdendo.

O segundo tempo começou num ritmo mais lento, mas dava a impressão que tomaríamos conta do jogo já que tivemos duas situações relativamente boas para marcar, principalmente aos 15 minutos quando o meio-de-campo Colorado Edenílson chutou uma bola próxima à trave gremista. Infelizmente aos 17 minutos sofremos um gol “bobo” numa cobrança de falta pelo meio-de-campo Jean Pyerre. A bola desviou na barreira e enganou o nosso grande goleiro Colorado indo parar dentro da nossa rede.. 🙁 Apesar de termos tido ainda trinta minutos de jogo para empatar o clássico 425, não fomos eficazes o suficiente e acabamos sem ganhar mais um Gre-NAL pela oitava vez consecutiva! 🙁 Já são praticamente dois anos sem ganhar e sem fazer um único gol neles! É muita infelicidade para nós, torcedore(a)s Colorado(a)s espalhados por esse mundo afora! 🙁

Segue abaixo a minha tradicional “análise” (prejudicada pois apenas ouvi a transmissão de áudio da partida) sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta partida que marca a volta do futebol ao nosso convívio:

  • Marcelo Lomba: não teve culpa nenhuma no gol deles pois foi enganado na cobrança de falta e ainda defendeu um pênalti! (nota 8)
  • Renzo Saravia: teve uma atuação muito abaixo da expectativa, chegou a “furar em bola” numa ótima chance para empatar a partida (nota 4)
  • Rodrigo Moledo: manteve o mesmo nível alto de atuação apesar da parada obrigatória (nota 7)
  • Víctor Cuesta: não teve uma boa atuação, provávelmente sentiu bastante a parada obrigatória (nota 5)
  • Moisés: sem querer fez justiça ao nome ao “abrir o Mar Vermelho” para bola entrar no nosso gol.. (nota 5)
  • Musto: outro que teve uma atuação desastrosa, cometeu um pênalti infantil e só não foi expulso porque foi substituído no intervalo (nota 4)
  • Edenílson: atuação discreta na primeira etapa, mas um pouco melhor na segunda etapa (nota 6)
  • Marcos Guilherme: muito bem marcado em campo praticamente não “apareceu” (nota 5)
  • Gabriel Boschilia: também foi bem marcado pelo time adversário, a única exceção foi uma falta bem cobrada na segunda etapa (nota 6)
  • D’Alessandro: atuação razoável considerando a idade e a parada obrigatória de 4 meses (nota 6)
  • Paolo Guerrero: ainda não conseguiu ser efetivo em Gre-NAIS, parece ter muita dificuldade contra a zaga titular gremista (nota 6)
  • Rodrigo Lindoso: entrou no intervalo no lugar do meio-de-campo Colorado Musto e com a exceção do pênalti cometido pelo companheiro argentino também teve um desempenho ínfimo (nota 5)
  • William Pottker: entrou no lugar do “maestro” Colorado D’Alessandro aos 18 minutos do segundo tempo, mas não conseguiu criar nenhuma situação de gol (nota 5)
  • Praxedes: entrou no lugar do meio-atacante Colorado Marcos Guilherme aos 27 minutos do segundo tempo e até que se esforçou bastante (nota 6)
  • Patrick: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia aos 27 minutos do segundo tempo e mostrou boa combatividade (nota 6)
  • Zé Gabriel: entrou no lugar do lateral-esquerdo Colorado Moisés faltando menos de dez minutos para acabar a partida, por isso leva a nota “padrão” (nota 5)

Considerando a falta de ritmo da equipe pelo fato de estar sem disputar uma partida há mais de quatro meses e também do péssimo estado do gramado do estádio Centenário, até que não foi nenhuma tragédia perder novamente mais um clássico Gre-NAL, principalmente por ter sido apenas por 0 x 1. Por isso peço que não levem muito a sério as minhas notas atribuídas acima! 😉

O mais IMPORTANTE é que todas as pessoas (dentro e fora do gramado) que participaram diretamente ou indiretamente da partida em Caxias do Sul estejam BEM DE SAÚDE! Isso estende-se a todo(a)s vocês, meus(minhas) amigo(a)s COLORADO(A)S virtuais que espero ainda encontrá-los um dia pessoalmente quando voltar ao nosso país! MUITA SAÚDE e CUIDEM-SE, POR FAVOR!

Até o próximo fim-de-semana! 🙂

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

6 thoughts on “Um péssimo resultado no recomeço da temporada 2020

  1. Salve! Seja bem-vindo,novamente, em que pese estejamos de “barbas de molho” com tudo o que vem do Oriente. Tenho muita DIFICULDADE com nota. Caso Musto, por exemplo. Não sei a idade dele, e também se sempre foi dono da velocidade que apresenta. O fato é que faz muitas faltas, o que revela vulnerabilidade técnica ou tática. Se Técnica, problema dele e do Treinador. Se tática, exclusivamente do treinador. Detalhe:
    ambos atletas trazidos pelo treinador,ou seja, da maior confiança, ambos deixaram a desejar, quer pela sucessão de faltas, excluindo a que originou o pênalti – muito mal aplicado(prova a não expulsão já que Musto tinha Cartão amarelo), e a Grande Infelicidade da Noite do menino Sarávia em sua ânsia de marcar um gol Espetacular em GRENAL – acabou errando um chute que se efetivado o guindaria ao patamar de craque. A parada covid-19 foi e continua sendo totalmente prejudicial a qualquer movimento coletivo humano. Essencial ou não, a Economia precisa de Saúde para funcionar, e a Saúde precisa da Economia para se sustentar. Assim, Serviços Formais, Serviços Informais, Serviços Semiformais, estão sujeitos a Determinações de ordem pública. O melhor seria a não realização de partidas. O mando de campo sonegado, transferido, s.m.j., observou interesses incompatíveis aos interesses do nosso Clube, sob o Manto do Covid-19. .

    1. Prezado Colorado Jaldemir Candido dos Santos,

      O volante Colorado Musto tem atualmente 33 anos de idade. Logo, é um jogador veterano..

      Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

      Wilson

      PS. O que significa s.m.j.??

  2. Alô você WPJ!
    Bom relato, também entendo que não se deva fazer desse resultado uma síntese de desempenho, temos muito ainda pra andar. O que é inegável é que só chutamos UMA bola na direção da goleira adversária. É muito pouco, muito. Quanto ao desempenho dos jogadores, também entendo que Lomba foi o destaque positivo e Muito o destaque negativo.
    Diretamente de NATAL RN.
    Coloradamente,
    Melo

  3. Fora do dia a dia do futebol gaúcho até agora não consegui entender a lógica que justificou a transferência do jogo do Beira-Rio, em Porto Alegre, para o Estádio centenário, em Caxias do Sul. O momento trágico do COVID 19 em Porto Alegre e no RS, poderia justificar a transferência da data, não do local do jogo. Só a exposição nos deslocamentos das delegações já justificariam a transferência da data. Quanto ao resultado, normal para um clássico, com desempenhos aceitáveis depois do comprometimento visível de 120 dias de ausência em competições. Alguns jogadores sentiram maise4ssa parada e outros menos, mas ficou claro que o espírito de luta e a não aceitação passiva das derrotas, continuam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.