Prezado(a)s Colorado(a)s,
A vontade de assistir ao vivo pela Internet mais um clássico Gre-NAL era muito grande, principalmente porque valia o título do returno do Gauchão 2020, consequentemente o vencedor se qualificaria para disputar na próxima semana o título com o Caxias, campeão do primeiro turno. Entretanto, tive que comparecer à empresa onde trabalho atualmente e por isso não pude ver a partida, mas pelo menos consegui ouvir a transmissão de áudio da rádio Gaúcha através da “home-page” da RBS no computador. 😉
A ânsia por disputar o oitavo Gre-NAL seguido sem vitória era muito grande, afinal já faz dois anos que não ganhamos deles e sete clássicos seguidos que não conseguimos sequer fazer um gol no time deles! 🙁 Talvez por isso se explique por termos levado três cartões amarelos em menos de quinze minutos de partida, tamanho era o nosso nervosismo dentro do campo. Foi somente aos 17 minutos que o primeiro lance perigoso de gol aconteceu quando o lateral-direito gremista Orejuela entrou livre na nossa área e quase achou alguém deles para abrir o marcador. Em compensação aos 24 minutos o lateral-direito Colorado Rodinei arriscou um belo chute de fora da área obrigando o goleiro gremista Vanderlei a espalmar. Logo após o meio-atacante Colorado Marcos Guilherme e o meio–de-campo Colorado Gabriel Boschilia também chutaram com relativo perigo à meta gremista. Só que a partir dos 30 minutos foi somente o time deles que atacou com perigo, principalmente com o craque gremista Everton “Cebolinha”, sendo que por muito pouco não abriram o placar aos 48 minutos quando o atacante gremista Diego Souza perdeu um gol incrível. Nós só fomos ameaçar nos últimos instantes da primeira etapa quando o meio-de-campo Colorado Gabriel Boschilia “isolou” uma bola numa ótima chance criada pelo meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo..
Pelo que ouvi no primeiro tempo o jogo estava em “aberto”, ou seja, não houve um predomínio absoluto de uma equipe sobre a outra. Só que aos 4 minutos da segunda etapa uma enorme desatenção na zaga Colorada permitiu que o meio-de-campo gremista Maicon, completamente livre na nossa área, abrisse o marcador… 🙁 Quase empatamos aos 10 minutos quando o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo chutou pra fora depois de uma boa tabela entre o meio-de-campo Colorado Gabrilel Boschilia e o centroavante Colorado Paolo Guerrero. Aos 25 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo cabeceou para fora num boa oportunidade. Entretanto, aos 36 minutos levamos o segundo gol através do atacante gremista Isaque que fez um golaço depois de receber um “presente” do lateral-esquerdo Colorado Moisés.. 🙁 Mesmo faltando ainda quase quinze minutos (contando os acréscimos) não tivemos atitude e nem qualidade técnica para sequer fazer um gol.. Muito pelo contrário, quase levamos o terceiro gol em duas situações de gol criadas pelos atacantes gremistas Everton “Cebolinha” e Isaque.. 🙁 No final mais um Gre-NAL sem vencer em dois anos (já é o nono) e a eliminação prematura no Gauchão 2020… 🙁 🙁
A minha “análise” sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta terceira derrota em Gre-NAIS neste ano fica evidentemente prejudicada já que somente ouvi a transmissão de áudio da partida, mas como o nosso desempenho foi muito ruim, acho que muito(a)s de vocês irão concordar (ou não) comigo:
- Marcelo Lomba: não teve culpa em nenhum dos dois gols e se não fosse por ele levaríamos outra goleada histórica.. (nota 7)
- Rodinei: óbviamente passou trabalho com o atacante e craque gremista Everton “Cebolinha”, mas teve boa participação no apoio principalmente na primeira etapa quando chutou um bola com muito perigo ao gol deles (nota 6)
- Bruno Fuchs: a impressão que tive foi que o primeiro gol deles aconteceu porque ele deixou o meio-de-campo gremista Maicon cabecear completamente livre na nossa área.. (nota 4)
- Víctor Cuesta: não conseguiu repetir as mesmas boas atuações de jogos anteriores (nota 5)
- Moisés: já é o segundo Gre-NAL em que consegue ser o nosso pior jogador em campo, deu um “gol de presente” para o atacante gremista Isaque liquidar a partida a favor deles.. 🙁 🙁 (nota 3)
- Musto: pelo menos não foi expulso desta vez, mas parece ser um jogador muito limitado técnicamente (nota 5)
- Edenílson: teve uma atuação muito discreta, teve que sair na metade da segunda etapa por cansaço físico (nota 5)
- Marcos Guilherme: mostrou disposição e até conseguiu oferecer um certo perigo à zaga gremista (nota 6)
- Gabriel Boschilia: também mostrou boa disposição tendo chutado várias vezes a gol, embora sem levar perigo (nota 6)
- Tiago Galhardo: teve boa participação no ataque Colorado, embota tenha perdido um gol “feito”.. (nota 6)
- Paolo Guerrero: nosso centroavante “Matador” Colorado parece um “gatinho” quando joga contra a zaga gremista titular.. 🙁 (nota 5)
- Patrick: entrou no lugar do meio-atacante Colorado Marcos Guilherme aos 12 minutos da segunda etapa e não acrescentou nada sendo inclusive expulso merecidamente após o segundo gol deles (nota 4)
- William Pottker: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Edenílson aos 22 minutos da segunda etapa mas não conseguiu ser efetivo no ataque Colorado (nota 5)
Infelizmente com mais esta derrota em Gre-NAIS ficamos definitivamente em terceiro lugar no Gauchão 2020! 🙁 🙁 Muito triste e desapontado com a atitude do time Colorado neste ano de 2020 em relação ao nosso maior rival.. 🙁 🙁 🙁 Como podemos pensar em “vôos maiores” na Copa do Brasil 2020, Brasileirão 2020 e Taça Libertadores 2020 se não conseguimos nem se classificar para as finais do nosso campeonato estadual? Pois é meus(minhas) amigo(a)s Colorado(a)s, só nos restar REZAR!
Até mais!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Boa tarde a todos,
Não sou muito de opinar sobre futebol e normalmente guardo a minha humilde opinião para discussões em família ou com amigos, e, já tem um tempo que venho fazendo isso no que diz respeito ao Inter. Porém, assim como acredito a maioria aqui, já estou bastante cansado do que tenho visto e gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos/visões.
Concordo com boa parte do que foi descrito na postagem acima, no entanto, me parece que o “problema” do inter vai um pouco além do simplesmente jogo em si. Temos notado, ao menos eu vejo dessa forma, uma certa evolução no time desse ano se comparado ao que vínhamos vendo nos últimos anos, vide as apresentações principalmente na libertadores antes da parada por conta da pandemia. O time fez jogos muito bons, incluindo o greNal do 0x0 e pancadaria onde, se houvesse um vencedor, provavelmente seríamos nós pelo futebol apresentado, volume de jogo, chances perdidas, etc. Todavia, os jogos após parada não estão mostrando o mesmo time, na vdd, longe disso. Fizemos jogos muito ruins, com exceção da goleada sobre o Esportivo, o que convenhamos, não quer dizer muito.
Sobretudo, gostaria de focar nos últimos greNais, ambos perdidos, e quero frisar essa palavra, perdidos, pelo inter e não ganhos pelo grêmio. Não vou entrar no mérito de discutir qual time é melhor jogador por jogador, pois acredito que futebol não se vença dessa forma, e sim, através do conjunto, do grupo, afinal, temos um time e não jogadores separados cada um jogando de forma aleatória. E é exatamente aí que vejo o problema! Não consigo ver um “time” do inter após parada, temos visto muitos erros individuais, é verdade, mas o time enquanto coletivo não tem funcionado, muitos jogadores estão abaixo, e muito abaixo, do que normalmente entregam, alguns deles já citados na postagem do blog, e embora acredito que sim, o Coudet seja um bom técnico e tenha capacidade de montar um time vencedor, não é o que vejo no momento, principalmente usando os greNais como exemplo.
O time do inter se acovardou e perdeu os jogos para o grêmio de forma bisonha, com erros técnicos que normalmente não acontecem, ou seja, até acredito que exista sim algum tipo de problema psicológico ou até de gestão (extra campo) nesse grupo, pois algumas coisas simplesmente não fazem sentido, vou citar algumas:
– jogadores que vinham jogando muito bem, Guerrero, Edenílson, Cuesta, Boschilla, dentre outros, caíram muito de produção e estão bem distantes dos jogadores que podem ser;
– nossos jogadores desistem das jogadas com muita facilidade, seja na marcação, seja no ataque, só ver os lances de ontem, quantas bolas perdidas tivemos em divididas, bolas alçadas na nossa área, ataques desperdiçados onde era somente tocar de lado. Minha visão é que jogadores com a qualidade dos que temos (a maioria, ao menos) não podem cometer esses erros, deixar 2 atacantes do adversário simplesmente livres para concluir ao gol com 2 ou 3 marcadores simplesmente assistindo, como assim? Em que parte do mundo esse futebol é normal?;
– desequilíbrio emocional é algo visível nos jogadores do inter, ao menos em boa parte deles, visto os exemplos das brigas e desentendimentos nos greNais, entradas ríspidas e muito duras em momentos desnecessários, faltas completamente desnecessárias bem próximas a nossa área, ou até, dentro da nossa área. Portanto, reitero, não acho que seja simplesmente questão técnica, existe algo mais, tem que haver algo extra campo sim;
– como já mencionado, não pretendo falar muito da questão técnica, principalmente individual, mas alguns aspectos e jogadores merecem ser citados:
* Musto – sem condições de atuar como titular, faz muitas faltas totalmente sem precisar e em regiões perigosas do campo, além de levar cartão em praticamente todo jogo, somado a isso, fraquíssimo no ataque, lento e sem noção alguma de conclusão a gol. Muitos criticam o Lindoso, mas se pegarmos somente os números dele do último ano, estarão muito acima do que o Musto tem apresentado, ou seja, se for por teimosia do técnico que o Musto segue titular, alguém precisa resolver essa questão e rápido;
* Moisés – esforçado e sempre se entrega tanto quanto pode, não tem técnica e qualidade necessária para ser titular, de forma alguma. A culpa não é dele, já sabiam que era isso que apresentaria antes de vir para cá, mas não podemos simplesmente aceitar e seguir vendo as apresentações como as de ontem, erra tanto na defesa, quanto no ataque, assim, não tem como e nem porque jogar;
Espero e torço para que as coisas melhorem nos próximos dias, temos o brasileirão começando e em breve retorna a Iibertadores, mais um ano sem ganhar nadica de nada, será complicado de aturar, ainda mais, se não vermos progresso e mudança para a próxima temporada.
Alô você Márcio!
Gostei do que li, tanto no aspecto coletivo envolvendo estratégias ou mesmo aspectos psicológicos quanto a apreciação do individual. Concordo em gênero número e grau. Creio ter faltado citar o aspecto futebol na visão da direção, no caso o Vice de Futebol. Bem articulado, educado não demostra ter conhecimento suficiente para cobrar de maneira absolutamente profissional a opção do treinador por expressões individuais como Muito. Não parece que significativa parcela pertence a esse universo.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Prezado Colorado Márcio,
Assim como o nosso grande amigo Colorado PRM acima, concordo com muita coisa que escrevestes no teu belo comentário acima! 🙂
Talvez a única coisa que eu discordaria um pouco é que ainda é muito cedo para o nosso time apresentar a mesma “mecânica” de jogo que estava apresentando antes da parada do futebol devido à pandemia. Embora tenha se visto isso na vitória de 4 x 0 contra o Esportivo, acho que precisaremos de uns dois meses aproximadamente para que consigamos jogar com marcação “alta” em todos os jogos, já que isso é extremamente dependente da condição física dos nosso jogadores.
Em relação aos Gre-NAIS que perdemos, eles tem todos os méritos mas vamos “combinar” né? Eles também tiveram MUITA sorte em alguns gols, principalmente naquela derrota lá em Caxias do Sul quando a bola praticamente desvia num jogador nosso (Moisés?) na barreira e no segundo gol deste Gre-NAL 426 onde o Isaque recebeu um “presente” de Natal do lateral-esquerdo Colorado Moisés em pleno agosto! 🙁
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson
Alô você WPJ!
A análise do que ocorreu é quase perfeita (como de hábito), entretanto se me permitires cabe algumas considerações:
Fucks teve uma atuação bem abaixo de discreta, acho o Medo muito mais zagueiro, mas muito mesmo, mas quem está na marcação do Diego no primeiro gol é o Moisés (falhou diretamente nos dois gols);
Edenilson saiu no segundo tempo mas não por estar cansado e sim por ter levado uma pancada fortíssima do kanemann que sequer foi apontada como falta.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Alô você Grande Colorado PRM,
Muito obrigado pelo esclarecimento em relação ao problema do Edenílson no Gre-NAL. Não tinha me dado conta. 🙂
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson
PS. Acho que quis dizer “Moledo” ao invés de “Medo” né? 😉
Se bem que ele mete um medo danado no atacante adversário.. 🙂
Alô você WPJ!
Ah ah ah
Ainda mato um corretor.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo
Caros amigos:
Ontem escapamos de mais um vexame. Nosso time não jogou absolutamente nada. Ou melhor, não vem jogando nada desde muito tempo. Desde que Argel foi contratado e desembarcou como treinador. Depois, vieram Falcão, Roth, Zago, Guto, Odair e não sei mais quem…, e seguimos na mesma. Time jogando para trés, com troca de passes entre zagueiros e chutão para a frente. É só esse o estilo Inter. Com Coudet, mais uma agravante, o Inter já entra em campo com dez jogadores. Sim, pois o Musto é um zero à esquerda. Lento e tosco. Nosso Colorado perde a meia cancha em tudo que é grenal. Ontem mais uma vez. Escancaradamente fomos dominados no setor. Com Musto jogando atrás dos zagueiros, Edenilson sozinho e isolado no meio, pois Boschilia, Marcos Guilherme e Tiago Galhardo não são meio campistas e sim atacantes, fomos presa fácil mais uma vez. E essa fraqueza no meio, sem retenção de bola, sem troca de passes, sem armação de jogadas, obriga a zagueirada a dar chutes para a frente na tentativa de produzir uma jogada ofensiva. E ainda temos mais a nos preocupar: nossos zagueiros não são uma Brastemp, e os laterais piores ainda. A dupla Fuchs e Cuesta não deu certo. Rodinei ontem até não comprometeu como se temia. Acho que se tivesse jogado o Saravia ainda seria pior, pois marca menos que Rodinei. E na esquerda? Meu Deus! Moisés, mais uma vez, foi um desastre. Como em todos os grenais anteriores. Não tem condições de ser titular do Inter. E mais um repeteco se viu ontem: como os atacantes do Inter são obrigados a fazer a função de meio campistas (que não são), deixam o Guerrero sozinho no ataque em meio aos zagueiros adversários. Finalizando, das duas, uma: ou Coudet muda a sua maneira de montar a equipe, ou o Inter muda de treinador! Mais uma vez….
Abraços aos amigos do blog!
Prezado Colorado José,
Teu comentário acima é EXCELENTE! Concordo com TUDO que escrevestes acima, principalmente em relação ao Musgo (sim Musgo porque “adora pegar jogador adversário”, por isso que está quase sempre levando cartão) e ao Moisés (o bíblico abriu o mar para os fiéis, este vive abrindo a nossa defesa)!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson