Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir bem cedo por volta de 20h21min no domingo à noite para poder acordar por volta de 03h13min nesta última segunda-feira do ano de 2020 (temperatura por volta de 7 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional equipe do Bahia na bonita cidade de Salvador pela vigésima-sétima rodada do Brasileirão 2020. A nossa expectativa era evidentemente ver se o nosso amado Sport Club Internacional iria confirmar o ótimo momento em termos de desempenho e resultados no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Colorado Abel Braga.
A partida já começa num ritmo eletrizante. Logo no primeiro minuto o meio-de-campo Colorado Praxedes faz um cruzamento para a área do Bahia e no rebote quase que o meio-de-campo Colorado Edenílson abre o placar num chute à “queima-roupa” obrigando o goleiro Douglas a espalmar para escanteio. Aos 5 minutos numa jogada pela esquerda o Bahia chega com perigo à nossa área num chute desviado do centroavante Gilberto que sai pela linha de fundo. Aos 14 minutos novamente o centroavante Gilberto aproveita uma bola mal rebatida na área Colorada, mas chuta para fora. Aos 16 minutos o atacante Alesson entra na nossa área pelo lado esquerdo e chuta também para fora numa ótima chance do ataque deles. Aos 17 minutos o atacante Colorado Caio Vidal invade a área adversária e quase marca um belo gol num chute bem defendido pelo goleiro Douglas, infelizmente na sequência do lance o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo desperdiça a oportunidade de abrir o marcador. Aos 36 minutos o meio-de-campo Indio Ramírez faz um passe magistral que coloca o atacante Rossi na “cara” do gol para abrir o placar, mas felizmente o goleiro Colorado Danilo Fernandes faz uma defesa espetacular com o pé direito. Aos 38 minutos o meio-de-campo Colorado Patrick deixa o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo numa ótima condição para marcar, mas a zaga do Bahia consegue travar o chute dele. Aos 39 minutos numa bola cruzada para a nossa área o atacante Rossi desperdiça uma boa oportunidade ao desviar para fora. Aos 45 minutos o lateral-esquerdo Colorado Uendel cobra um escanteio e o meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado sobe mais alto que todo mundo e faz um belíssimo gol de cabeça! 🙂 Esse gol no final do primeiro tempo foi extremamente importante para dar confiança ao time Colorado em busca dos três pontos ganhos.
O segundo tempo também começou de maneira eletrizante. Aos 2 minutos o meio-de-campo Gregore comete pênalti com o braço ao tentar interceptar um cruzamento do meio-de-campo Colorado Edenílson. O meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo cobra o pênalti, a bola bate no travessão e cai dentro do gol fazendo com que finalmente acabasse o jejum de um mes e meio sem marcar! 🙂 Aos 9 minutos o lateral-esquerdo Colorado Uendel cobra mais um escanteio e a bola fica livre para o zagueiro Colorado Lucas Ribeiro chutar em cima do goleiro Douglas. Aos 13 minutos, num contra-ataque Colorado envolvente, a bola passa pelos meio-campistas Colorados Edenílson e Patrick e chega na medida para o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo marcar, mas o goleiro Douglas faz uma defesa espetacular. Aos 23 minutos o meio-de–campo Indio Ramírez aproveita um rebote na entrada da nossa área, dribla dois ou três jogadores Colorados e marca um belo gol ao deslocar o goleiro Colorado Danilo Fernandes. 🙁 Aos 31 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo dá um excelente passe para o atacante Colorado Yuri Alberto que desperdiça uma ótima chance de ampliar o placar ao chutar em cima do goleiro Douglas. Aos 34 minutos o atacante Colorado Yuri Alberto, num lance bem similar, acaba desperdiçando outra chance, mas neste caso ele estava impedido. Aos 47 minutos quase que o Bahia empata a partida numa cobrança de escanteio, mas felizmente a defesa Colorada conseguiu afastar a bola da nossa área. No final a vitória Colorada foi merecida já que criamos inúmeras chances para marcar principalmente no segundo tempo, talvez o resultado mais justo teria sido uns 4 x 1. 😉
Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados na última partida disputada por nós neste ano atípico de 2020:
- Danilo Fernandes: fez uma defesa importantíssima no primeiro tempo quando o placar ainda estava em 0 x 0 (nota 8)
- Rodinei: possui uma deficiência séria quando tenta afastar a bola de primeira, isso acabou resultando no gol do Bahia (nota 5)
- Lucas Ribeiro: teve uma atuação muito segura na defesa Colorada e ainda quase que marcou um gol (nota 7)
- Víctor Cuesta: parece estar recuperando o seu futebol de alto nível, voltando à sua condição de “Xerife Auxiliar” da zaga Colorada (nota 7)
- Uendel: teve participação decisiva no primeiro gol Colorado na cobrança de escanteio e ainda fez outros bons cruzamentos para a área adversária (nota 7)
- Rodrigo Dourado: fez um golaço de cabeça, mas também foi driblado infantilmente no gol do Bahia (nota 7)
- Edenílson: atuação brilhante em todas as partes do meio-de-campo Colorado, quase fez um golaço no início da partida e teve participação decisiva no pênalti que resultou no segundo gol Colorado (nota 8)
- Praxedes: jogou com bastante garra e determinação embora tenha sido um pouco afoito às vezes (nota 6)
- Patrick: mostrou a mesma disposição de sempre ao tentar o drible em sentido “vertical” embora sem muita efetividade hoje, mas acabou sendo compensado pelos bons passes que fez durante a partida (nota 7)
- Caio Vidal: é um jogador de muita velocidade e força física, deu bastante trabalho à defesa do Bahia (nota 7)
- Thiago Galhardo: apesar de ter perdido um gol cara-a-cara com o goleiro do Bahia finalmente marcou um gol (de pênalti) acabando com a “seca” de um mes e meio (nota 7)
- Yuri Alberto: entrou no lugar do atacante Colorado Caio Vidal aos 26 minutos da segunda etapa e não conseguiu ser efetivo apesar de ter tido uma chance claríssima para ampliar o escore (nota 5)
- Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado aos 30 minutos da segunda etapa para ajudar na marcação à frente da área Colorada (nota 6)
- Nonato: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Praxedes aos 37 minutos da segunda etapa para reforçar o meio-de-campo Colorado (nota 6)
- Abel Hernández: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo aos 38 minutos da segunda etapa para tentar segurar a bola no ataque Colorado (nota 5)
Eu gostaria de terminar a minha última coluna neste ano de 2020 escrevendo somente sobre o nosso Sport Club Internacional, mas esta semana está sendo muito difícil para minha família aqui no Japão. No exato momento em que o Maestro Colorado D’Alessandro estava se despedindo no estádio Gigante da Beira-Rio após a sensacional vitória de 2 x 0 sobre o Palmeiras-SP, a minha querida sogra faleceu aos 83 anos após uma batalha que durou um ano e meio contra um câncer de pâncreas.. Minha sogra foi definitivamente a pessoa mais humilde e educada que conheci em toda a minha vida. Por mais de vinte anos nunca a vi ficar zangada e sempre nos acolheu com o aberto e um lindo sorriso.
No meu caso ela sempre me tratou como seu próprio filho, nunca como um genro. Às vezes, quando eu costumava passar uma noite em sua casa, ela sempre ficava preocupada se eu tinha comido o suficiente ou se não estava sentindo frio. Ela costumava ir ao supermercado mais próximo e comprar muitos pães diferentes, yogurt, e leite só para ter certeza que eu não sentiria fome antes de ir para o trabalho na manhã seguinte. A atitude e o cuidado dela comigo realmente tocou meu coração, considerando o fato de que eu sou apenas um estrangeiro vivendo em um país diferente, i.e., um completo desconhecido. Ela não entendia Português e nem Inglês e eu ainda não entendo o Japonês muito bem. Entretanto, isso não impediu que tivéssemos um relacionamento maravilhoso durante todos esses anos! Foi realmente uma honra e uma dádiva ter conhecido a minha Mãe japonesa!
Agradeço humildemente a todo(a)s o(a)s Colorado(a)s que sempre tiveram a paciência de ler as minhas resenhas pós-jogos desde que voltei a escrever de uma forma regular neste espaço nobre da Torcida Colorada. Por isso gostaria de aproveitar a oportunidade para desejar-lhes um FELIZ 2021 com MUITA SAÚDE e FELICIDADES!
Até mais!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão